Questõesde IFN-MG sobre Literatura

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Foram encontradas 16 questões
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IFN-MG 2016 - Literatura - Naturalismo, Realismo, Escolas Literárias, Romantismo

Com relação ao enredo e/ou características da obra, a única alternativa correta é:

A
Bom-Crioulo é uma obra literária do Romantismo, retratando o período histórico da Abolição dos escravos, o fim do Imperialismo e início da República.
B
a obra Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, é realista, com tendência naturalista; explora a figura do negro, da religiosidade de matriz africana e o tema da homossexualidade.
C
Amaro, mais conhecido como Bom-Crioulo, é configurado como um negro delicado, ingênuo, ex-escravo que foi seduzido por Aleixo, através do qual iniciou suas experiências homossexuais.
D
os fatos narrados ocorrem no mar e na terra, mais precisamente no Rio de Janeiro, na pensão de D. Carolina, entretanto, o desfecho da narrativa se dá com o assassinato de Amaro, quando este estava em viagem ao Brasil com destino à África.
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IFN-MG 2016 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

O poema apresentado no TEXTO 7 é representativo da poética de Sandra Fonseca porque:

Leia o TEXTO 7, que contém o poema da obra Dez violinos marinhos e uma guitarra de sal, de Sandra Fonseca para responder à questão.

TEXTO 7 

De que são feitos os sonhos? 

De que são feitos os sonhos?
Do sangue
Da essência, a mais divina
Da pele
Dos desejos, os mais estranhos
Da tinta
A mais antiga, em pergaminhos
Da luta
Da dureza dos caminhos
Da língua
Dos anjos, da ira das espadas
Da ponta
Em ferro das chibatas
Do canto
Do lamento das sereias
Do prato
Da eterna lua cheia
Das cores
Da primavera, dos cristais
Das flores etéreas
Do submundo dos astros
Do brilho
Descabido das estrelas
Dos anéis
Dos segredos, e das lendas
Da poeira
Da cauda dos cometas
Do encanto
Das palavras do poeta
Do concerto Que compomos a duras penas
Disso tudo
E além, e algo mais são feitos os sonhos.

FONSECA, Sandra. Dez violinos marinhos e uma guitarra de sal. 2010, p. 24-25. 
A
predomina a denúncia social.
B
é uma releitura da tradição da poesia clássica brasileira.
C
recorre ao uso da metalinguagem, isto é, problematiza a relação do poeta e seu fazer artístico.
D
embora o título do livro Dez violinos marinhos e uma guitarra de sal remeta a instrumentos musicais, a poesia de Sandra Fonseca não explora a musicalidade.
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IFN-MG 2016 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Com relação ao(s) tema (s) desenvolvido(s) na obra Tenda dos milagres, de Jorge Amado, é correto afirmar que:

A
o personagem Pedro Archanjo é representativo do pensamento racista e preconceituoso.
B
a obra põe em destaque a fácil ascensão social dos não-brancos, as perseguições institucionalizadas contra as manifestações culturais e religiosas populares.
C
a narrativa reforça o passado histórico que rotulou o mestiço de “incapaz” e “degenerado”, sem, contudo, oferecer possibilidade de reflexão e denúncia de intolerância étnico-religiosa.
D
o componente negro e a religiosidade vinculada ao candomblé evidenciam a interrelação cultural Brasil e África e firmam a teoria da mestiçagem. A obra é uma denúncia à intolerância étnico-religiosa.
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IFN-MG 2016 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

Sobre o filme Que horas Ela volta, de Anna Muylaert, pode-se afirmar que:

A
a personagem Jéssica, embora bem articulada e crítica, não rompe as convenções, ocupando o seu espaço de “filha de empregada”.
B
a empregada Val tem livre circulação pela casa dos patrões, sendo considerada membro da família. Portanto, o filme retrata o ideal de organização social em que não há espaço para a intolerância social.
C
a casa de Bárbara pode ser lida como uma alegoria da sociedade, uma vez que o seu espaço reproduz a exclusão social. Os empregados têm circulação restrita. Observa-se que há luxo e espaço no restante da casa e o quarto da empregada é um “cubículo”.
D
o título do filme Que horas Ela volta faz referência à Barbara, que se ausenta como mãe, cabendo à Val exercer o papel afetivo em relação à atenção dispensada a Fabinho.Val também se desdobra e consegue participar da educação de sua filha Jéssica e se mantém sempre presente.
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IFN-MG 2017 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

Leia o trecho do poema ―Navio Negreiro‖, de Castro Alves. 


TEXTO 06


Existe um povo que a bandeira empresta

Pra cobrir tanta infâmia e cobardia!...

E deixa-a transformar-se nessa festa

Em manto impuro de bacante fria!...

Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,

Que impudente na gávea tripudia?!...

Silêncio!... Musa! chora, chora tanto

Que o pavilhão se lave no teu pranto...

Auriverde pendão de minha terra,

Que a brisa do Brasil beija e balança,

Estandarte que a luz do sol encerra,

E as promessas divinas da esperança...

Tu, que da liberdade após a guerra,

Foste hasteado dos heróis na lança,

Antes te houvessem roto na batalha,



Que servires a um povo de mortalha!...

Fatalidade atroz que a mente esmaga!

Extingue nesta hora o brigue imundo

O trilho que Colombo abriu na vaga,

Como um íris no pélago profundo!...

...Mas é infâmia de mais... Da etérea plaga

Levantai-vos, heróis do Novo Mundo...

Andrada! arranca este pendão dos ares!

Colombo! fecha a porta de teus mares!



Fonte: http://enemquiz.com.br/simulado/literatura/3a-geracao-castro-alves-social#.WQeRkNLyvIU. Acesso em: 23 de mar 2017.


Marque a opção CORRETA

A
O poema é de caráter histórico porque tematiza o período da colonização brasileira, destacando o heroísmo de personagens que contribuíram para o processo civilizatório no Brasil, destacando-se especialmente Cristóvão Colombo.
B
O poema é ilustrativo da geração nacionalista do Romantismo brasileiro, em que os temas da pátria, do ufanismo são explorados com propósito de imprimir a cor local à literatura brasileira.
C
O poema é ilustrativo da terceira geração modernista brasileira e é uma crítica aos processos grotescos da colonização, à desumanização dos negros que eram trazidos da África para o Brasil. A crítica não é somente direcionada ao Brasil, mas também ao Velho Mundo.
D
O poema é ilustrativo da terceira geração romântica, também conhecida por geração humanista, que se interessava pelas causas sociais e acreditava na reforma do mundo. Há uma crítica à nação brasileira que permite tamanha atrocidade.
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IFN-MG 2017 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Leia o poema que se segue.


TEXTO 07


Assaltaram a gramática
Assaltaram a gramática
Assassinaram a lógica
Meteram poesia
na bagunça do dia a dia
Sequestraram a fonética
Violentaram a métrica
Meteram poesia
onde devia e não devia
Lá vem o poeta
com sua coroa de louro,
Agrião, pimentão, boldo
O poeta é a pimenta
do planeta!
(Malagueta!)


Waly Salomão


Fonte: http://portugues.uol.com.br/literatura/dez-poemas-geracao-mimeografo-ou-poesia-marginal.html. Acesso em: 12 de mar 2017.


Sobre o TEXTO 07 e ou sobre o poeta Waly Salomão, só NÃO é correta a seguinte afirmativa:

A
Waly Salomão é poeta da geração mimeógrafo, ou poesia marginal, movimento que surge na década de 1970. A geração mimeógrafo se constituiu como um movimento sociocultural não somente na literatura, mas na música, cinema, teatro e artes plásticas.
B
A geração mimeógrafo surge no contexto da ditadura militar, com a união de artistas, agitadores culturais, professores e intelectuais que tentaram romper a repreensão do regime totalitário.
C
O poema traz imagens do poeta e da poesia, desvinculadas de uma função social; característica essa, própria da geração mimeógrafo.
D
A geração busca formas alternativas de fazer o texto e as ideias circularem, utilizando o mimeógrafo para fazer cópias de textos.
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IFN-MG 2017 - Literatura - Naturalismo, Escolas Literárias

Sobre a obra O bom Crioulo, de Adolfo Caminha, podemos afirmar que:

A
Há na obra alguns traços de um narrador romântico, uma vez que se desenvolvem os seguintes temas: a dor da separação e do ciúme; a descoberta do amor e a presença do herói forte e protetor, capaz de qualquer sacrifício pelo ente amado.
B
A trama centraliza na história de um amor romântico, entre dois homens. Entretanto, os fatos são narrados objetivamente, através da 1ª pessoa, com interferência desse narrador, que emite comentários a respeito de certas circunstâncias do enredo.
C
O autor é um grande representante da vertente do Romantismo brasileiro, porque recusa o sentimentalismo e aborda temas chocantes como o homossexualismo, por exemplo.
D
A obra não apresenta nenhum traço do Naturalismo, embora trate dos temas da sexualidade, da luxúria dos encontros amorosos e os indivíduos são dominados pelos instintos.
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IFN-MG 2017 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Sobre a Obra Tenda dos Milagres, de Jorge Amado, só NÃO é correta a seguinte afirmativa.

A
A obra tematiza o preconceito racial e o preconceito religioso, propondo uma reflexão sobre a identidade nacional. Para tanto, comparecem tipos humanos tanto da periferia, quanto de pessoas letradas.
B
O enredo é monótono porque explora mais o aspecto sociológico e cultural, com um propósito mais documentário e apresenta poucos personagens, registrando apenas tipos humanos marginalizados.
C
O Mestre Archanjo tem uma função importante na obra porque resguarda a cultura, uma vez que sai às ruas recolhendo informações sobre a cultura dos negros. Assim a configuração do espaço geográfico na obra está em consonância com o espaço identitário.
D
As ideias do personagem Archanjo se opõem às do personagem Argolo, de modo que possibilita uma crítica à postura racista, originária da Europa e a obra também ironiza a tardia valorização da intelectualidade do negro, que é reconhecida à revelia da elite local.
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IFN-MG 2017 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Texto 05



Mãos dadas 


Carlos Drummond de Andrade



Não serei o poeta de um mundo caduco.

Também não cantarei o mundo futuro.

Estou preso à vida e olho meus companheiros.

Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.

Entre eles, considero a enorme realidade.

O presente é tão grande, não nos afastemos.

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.



Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,

não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,

não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,

não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.

O tempo é a minha matéria, do tempo presente, os homens presentes,

a vida presente.(in: Sentimento de Mundo)


Fonte: https://www.letras.mus.br/carlos-drummond-de-andrade/460648/. Acesso em: 17 mar 2017.


Sobre o poema “Mãos dadas” e sobre a estética de Carlos Drummond de Andrade, TEXTO 05, NÃO É CORRETA a seguinte afirmativa:


A
Ao propor fugir do individual, valoriza-se o coletivo, a solidariedade. Ao afirmar que não há espaço para pessimismo, para o lirismo contemplativo e para a fuga (escapismo), o poeta contrapõe-se à estética realista-naturalista.
B
O poema é ilustrativo do modernismo brasileiro, mais especificamente da fase da poesia social do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, cuja temática revela a preocupação universal em oposição à poesia intimista.
C
O poema conclama a união diante de um momento pessimista e sombrio.
D
O poeta propõe renunciar aos temas pessoais, tais como “mulher” “história”, “uma paisagem vista da janela”, “os suspiros de amor”, “a solidão”, “a fuga”, pois seu interesse é pelo tempo presente.
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IFN-MG 2018 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

Marque a opção que NÃO se aplica à obra Olhos D’água, de Conceição Evaristo.

A
No conto Duzu-Querença, a personagem, antes de viver em mendicância, foi abusada e trabalhou em casa de prostituição.
B
A obra compõe-se de contos cujos personagens, em sua maioria, são mulheres e crianças pobres em luta pela sobrevivência. A dureza da vida e as fatalidades são elementos que compõem uma unidade temática na obra.
C
Os temas da pobreza, da violência urbana e da realidade da população afro-brasileira, sobretudo das mulheres, afiguradas nas personagens Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Natalina, Luamanda, Cida e a menina Zaíta compõem a galeria de mulheres que são excluídas socialmente.
D
As cenas de mortes, aborto, fatalidades e sexo são apresentadas de maneira sutil, leve e até poética nos contos e as personagens sempre encontram saídas para os seus dramas.
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IFN-MG 2018 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

A obra Nossos Ossos, de Marcelino Freire, é classificada como literatura contemporânea, uma vez que traz problematizações do nosso momento, sobretudo os embates do meio urbano. Da mesma forma,Capão Pecado, de Ferréz, traz um retrato contemporâneo do espaço urbano, a partir de uma trama narrativa que tem como cenário a favela Capão Redondo.
Leia as considerações que se seguem.
I. A obra Nossos Ossos centraliza a narrativa na personagem protagonista Heleno, um dramaturgo. A forma como os fatos são narrados não são lineares, surgem como quadros de cenas de um teatro, reclamando um leitor que se desdobra em espectador e coautor, uma vez que lhe cabe ordenar a narrativa.
II. Em Nossos Ossos, São Paulo se afigura como uma cidade marcada pela dureza, para a qual as personagens principais do livro, oriundas do nordeste brasileiro, se direcionam em busca de oportunidades. Nesse aspecto, o autor do livro empresta esse elemento autobiográfico à narrativa.
III. A obra Nossos Ossos explora elementos do macabro, assassinato, suicídio, prostituição e pornografia, de modo que problematiza a relação vida e morte; esta seria equivalente ao ―baixar as cortinas de um teatro‖ e aquela corresponde ao curso da encenação.
IV. Em Capão Pecado, Ferréz apresenta os desafios da cidade grande e denuncia a injusta distribuição de rendas e ainda a ineficácia do Estado que não consegue promover justiça social, sobretudo para aqueles que vivem nas favelas.

Marque a opção correta.

A
Somente I, II, III são corretas.
B
Somente I, II, IV são corretas.
C
Somente I, III, IV são corretas.
D
Todas as considerações são corretas.
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IFN-MG 2018 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

Sobre o conto de título homônimo ao livro Olhos D’água, de Conceição Evaristo, só NÃO podemos afirmar que:

A
a narrativa é conduzida a partir da lembrança que a narradora tem dos olhos da mãe e da sua infância de privações. Portanto, o título ―Águas correntezas‖ é uma metáfora que se remete ao fluir da vida.
B
a busca pela cor dos olhos da mãe reconduz a narradora para a infância de privações e para a cidade natal. Quando do encontro entre mãe e filha, esta conclui que os olhos da mãe eram como águas correntezas.
C
para driblar a fome, a mãe da personagem narradora brincava com os filhos. Em alguns momentos era a rainha enfeitada de flores e as filhas eram as princesas.
D
a mãe ria, um riso triste e molhado, quando brincava com as crianças, inventando jogos para distraí-las da fome. Tanto a mãe, quanto a filha tinham histórias de vida que se confundiam em relação à privação e aos olhos de cor úmida.
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IFN-MG 2017 - Literatura - Barroco, Simbolismo, Modernismo, Escolas Literárias, Romantismo

Considere o trecho da Obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, que se segue:


Virgília? Mas era a mesma senhora, que alguns anos depois...? (...) Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é um romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação. Era isto Virgília, e era clara, muito clara, faceira, ignorante, pueril, cheia de uns ímpetos misteriosos; muita preguiça e alguma devoção – devoção, ou talvez medo; creio que medo. (ASSIS, Machado, 1994, p. 55)


Com base na leitura do trecho, considerando a referida obra e o conhecimento sobre as escolas literárias, podemos afirmar que há uma crítica explícita à seguinte estética:

A
Barroco
B
Modernismo
C
Romantismo
D
Simbolismo
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IFN-MG 2018 - Literatura - Naturalismo, Realismo, Escolas Literárias, Romantismo

Sobre as características das escolas literárias brasileiras, é INCORRETO afirmar que:

A
O Realismo centraliza na caracterização das personagens, com o propósito de denunciar o caráter humano e a hipocrisia da sociedade burguesa do século XIX.
B
A Escola Naturalista apresenta obras cujas personagens exemplificam a corrente filosófica denominada Determinismo, proposta Hippolyte Taine, para o qual a hereditariedade e o meio social explicam o comportamento humano.
C
As personagens românticas são representativas das camadas sociais que viviam à margem: prostitutas, policiais, moradores dos cortiços, enfim, tipos humanos em embate com a sociedade burguesa.
D
O Naturalismo brasileiro explorou personagens simples, patológicas, mórbidas e doentias.