Questõesde UCPEL sobre Escolas Literárias
A ficção machadiana tem como particularidade a
presença de diálogo constante com o leitor, o que
pode ser verificado no fragmento que segue:
[...] Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro,
traz certa contração cadavérica; vício grave, e
aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro
és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro
anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida,
o estilo regular e fluente, e este livro e o meu
estilo são como os ébrios, guinam à direita e à
esquerda, andam e param, resmungam, urram,
gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem
[...]
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás
Cubas. São Paulo: Ateliê Editorial. p. 172
(fragmento)
Essa forma de escrita de Machado de Assis
sinaliza uma característica importante que está
presente na
[...]
Os contos de Machado de Assis constituem
pequenas obras-primas da literatura brasileira. No
conto “Missa do Galo”, por exemplo, o autor
revela sua capacidade de trabalhar com a questão
do erótico sem apelar para as descrições de cunho
sexual, algo que é percebido como crítica ao
Sobre Cecília Meireles e sua obra, analise as
afirmações seguintes como FALSAS (F) ou
VERDADEIRAS (V).
I. Sua poesia está mais voltada ao mundo
metafísico, subjetivo e existencial que à
realidade circundante do mundo. Seu universo
é, portanto, interior, cuja sondagem só foi
possível através de uma linguagem essencial e,
às vezes, hermética, carregada ainda de resíduos
de estéticas anteriores ao próprio Modernismo.
II. Cecília empregou tanto as formas consagradas
pela tradição, metros regulares, ritmos e acentos
quase clássicos ou mesmo estrofes de cunho
popular, quanto as formas mais livres
apreendidas da modernidade.
III.No plano estilístico, ao contrário do
coloquialismo dos poetas modernos, há, em sua
obra, uma tendência à linguagem elevada,
sempre carregada de musicalidade.
A sequência correta é
II. Cecília empregou tanto as formas consagradas pela tradição, metros regulares, ritmos e acentos quase clássicos ou mesmo estrofes de cunho popular, quanto as formas mais livres apreendidas da modernidade.
III.No plano estilístico, ao contrário do coloquialismo dos poetas modernos, há, em sua obra, uma tendência à linguagem elevada, sempre carregada de musicalidade.
Assinale a única opção correta.
Para o teste seguinte, analise as afirmativas e
assinale a opção correta.
I. Vinicius de Moraes, em sua obra, entre o muito
que fez pela poesia brasileira, estabeleceu uma
peculiaríssima ligação entre o mar, a praia e a
vida amorosa; reconstruiu o soneto; transformou
o versículo solene dos seus primeiros livros em
ritmo suspenso entre verso e prosa, de modo a
não haver mais verso nem prosa; foi capaz de
se apegar às coisas pequenas e humildes para
lhes dar uma gravidade que não vem do tom,
mas da estrutura latente de paradoxo que
enforma sua poesia.
II.Os romances iniciais de Machado de Assis,
embora guardem ainda características do
Romantismo, já contêm, em sua quase
totalidade, aquelas que o autor desenvolverá
plenamente nos romances tipicamente realistas:
a análise psicológica das personagens, um
humorismo ferrenho, diversas interrupções na
ordem linear das narrativas, longos monólogos
interiores sobre a visão naturalista da vida social,
política e econômica do interior pernambucano
e o gosto em explicar o comportamento humano
à luz das teorias científicas de sua época.
III.Com Francisco Lobo da Costa, o trabalho,
começado pelos primeiros românticos para
arrancar-nos da influência portuguesa, progrediu
bastante. O moço fluminense, educado por
alemães, acostumou-se a olhar para o grande
mundo das letras e da poesia e a ler os grandes
mestres gregos e latinos. Como poeta, foi um
talento possante e não podia viver muito, era
doentio, melancólico, demasiadamente franzino
e apenas cantava os aspectos patológicos da
capital carioca.
II.Os romances iniciais de Machado de Assis, embora guardem ainda características do Romantismo, já contêm, em sua quase totalidade, aquelas que o autor desenvolverá plenamente nos romances tipicamente realistas: a análise psicológica das personagens, um humorismo ferrenho, diversas interrupções na ordem linear das narrativas, longos monólogos interiores sobre a visão naturalista da vida social, política e econômica do interior pernambucano e o gosto em explicar o comportamento humano à luz das teorias científicas de sua época.
III.Com Francisco Lobo da Costa, o trabalho, começado pelos primeiros românticos para arrancar-nos da influência portuguesa, progrediu bastante. O moço fluminense, educado por alemães, acostumou-se a olhar para o grande mundo das letras e da poesia e a ler os grandes mestres gregos e latinos. Como poeta, foi um talento possante e não podia viver muito, era doentio, melancólico, demasiadamente franzino e apenas cantava os aspectos patológicos da capital carioca.
Os textos de Manuel Bandeira, Castro Alves e Cruz
e Sousa são, respectivamente, de quais períodos
literários?
Para responder à questão considere os textos 1, 2 e 3.
Texto 1
Disponível em:
Texto 2
Disponível em:
Texto 3
Disponível em:<https://poesiaspoemaseversos.com.br/cruz-e-sousa-poemas>. Acesso em: 07 nov. 2016.
Em “O Último Poema”, no texto 1, Manuel
Bandeira concretiza, o que é denominado
Para responder à questão considere os textos 1, 2 e 3.
Texto 1
Disponível em:
Texto 2
Disponível em:
Texto 3
Disponível em:<https://poesiaspoemaseversos.com.br/cruz-e-sousa-poemas>. Acesso em: 07 nov. 2016.
Sobre o(s) texto(s) é correto afirmar que:
Para responder à questão considere os textos 1, 2 e 3.
Texto 1
Disponível em:
Texto 2
Disponível em:
Texto 3
Disponível em:<https://poesiaspoemaseversos.com.br/cruz-e-sousa-poemas>. Acesso em: 07 nov. 2016.
Para o teste seguinte, analise as afirmativas e
assinale a opção correta.
I . Martins Pena intuiu que o drama não se ajustaria
ao universo que propunha retratar, porque os
grupos burgueses urbanos careciam de tragédia
humana e suas contradições eram limitadas ou
inexistentes. Apenas o riso conseguiria dar-lhes
certo interesse. Então, iniciou a carreira
satirizando os costumes rurais, os costumes da
“roça”.
II. José de Alencar, inserido na linha nacionalista
do Romantismo, procurou construir uma obra
romanesca que abrangesse todo o Brasil,
principalmente em sua totalidade física. Mas o
projeto também atingia as coordenadas
históricas do país, através de relatos “históricos”
e “indianistas”, situados na era colonial. Além
disso, buscou o regionalismo brasileiro e
também abordou a vida cotidiana do Rio de
Janeiro.
III.Embora o tema predileto de Joaquim Manuel
de Macedo fosse o amor, as aventuras
sentimentais que imaginava nunca tiveram a
violência e o amoralismo dos folhetins
estrangeiros. São afetos decorosos, pois o autor
fazia o possível para não ferir os leitores com o
trágico e o desmedido. Mais açúcar do que
sangue. Em vez de adultérios, respeitáveis
namoros que terminam em casamento. Até os
vilões sabem adaptar-se às conveniências. Só
praticam a vilania, enquanto o enredo assim o
exige. No final, convertem-se.
III.Embora o tema predileto de Joaquim Manuel de Macedo fosse o amor, as aventuras sentimentais que imaginava nunca tiveram a violência e o amoralismo dos folhetins estrangeiros. São afetos decorosos, pois o autor fazia o possível para não ferir os leitores com o trágico e o desmedido. Mais açúcar do que sangue. Em vez de adultérios, respeitáveis namoros que terminam em casamento. Até os vilões sabem adaptar-se às conveniências. Só praticam a vilania, enquanto o enredo assim o exige. No final, convertem-se.