Questõessobre Literatura

1
Foram encontradas 1470 questões
25a73933-7a
ENEM 2022 - Literatura - Naturalismo, Escolas Literárias

O Bom-Crioulo


            Com efeito, Bom-Crioulo não era somente um homem robusto, uma dessas organizações privilegiadas que trazem no corpo a sobranceira resistência do bronze e que esmagam com o peso dos músculos. […] A chibata não lhe fazia mossa; tinha costas de ferro para resistir como um hércules ao pulso do guardião Agostinho. Já nem se lembrava do número das vezes que apanhara de chibata…


            […]


            Entretanto, já iam cinquenta chibatadas! Ninguém lhe ouvira um gemido, nem percebera uma contorção, um gesto qualquer de dor. Viam-se unicamente naquele costão negro as marcas do junco, umas sobre as outras, entrecruzando-se como uma grande teia de aranha, roxas e latejantes, cortando a pele em todos os sentidos.


            […]


            Marinheiros e oficiais, num silêncio concentrado, alongavam o olhar, cheios de interesse, a cada golpe.


            — Cento e cinquenta!


            Só então houve quem visse um ponto vermelho, uma gota rubra deslizar no espinhaço negro do marinheiro e logo este ponto vermelho se transformar numa fita de sangue.


CAMINHA, A. O Bom-Crioulo. São Paulo: Martin Claret, 2006.



A prosa naturalista incorpora concepções geradas pelo cientificismo e pelo determinismo. No fragmento, a cena de tortura a Bom-Crioulo reproduz essas concepções, expressas pela 

A
exaltação da resistência inata para legitimar a exploração de uma etnia.
B
defesa do estoicismo individual como forma de superação das adversidades.
C
concepção do ser humano como uma espécie predadora e afeita à morbidez.
D
observação detalhada do corpo para a identificação de características de raça.
E
apologia à superioridade dos organismos saudáveis para a sobrevivência da espécie.
61ba1f6b-7a
ENEM 2021 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo


Disponível em: www.masp.art.br. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado).



Nessa obra, que retrata uma cena de Caramuru, célebre poema épico brasileiro, a filiação à estética romântica manifesta-se na 

A
exaltação do retrato fiel da beleza feminina.
B
tematização da fragilidade humana diante da morte.
C
ressignificação de obras do cânone literário nacional.
D
representação dramática e idealizada do corpo da índia.
E
oposição entre a condição humana e a natureza primitiva.
a03e96bd-67
UFPR 2021 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

A respeito da temática da violência nos contos de Sagarana, de Guimarães Rosa, assinale a alternativa correta. 

A
Em “Minha gente”, o narrador vai visitar o tio numa região rural e acaba testemunhando um assassinato a foice que tem motivação política, ligado ao envolvimento da família com a disputa eleitoral que está em curso na região.
B
Em “Duelo”, a violência é um círculo vicioso, já que a mulher de Turíbio comete adultério com Cassiano, o que leva o marido a matar por engano o irmão do amante; a partir daí, Turíbio e Cassiano passam a se perseguir longamente e os dois acabam morrendo.
C
Em “O burrinho pedrês”, um dos vaqueiros que saem de manhã para conduzir a boiada do fazendeiro Major Saulo até a cidade para embarcar no trem de carga planeja a morte de um companheiro por ciúme de uma moça, mas só executa o crime à noite, na volta para a fazenda.
D
Em “A hora e vez de Augusto Matraga”, o protagonista é um homem violento que acaba ele próprio sendo vítima de uma tentativa de homicídio à qual sobrevive; esse acontecimento o leva a uma mudança radical e ele abre mão definitivamente de seu comportamento violento.
E
Em “Corpo fechado”, citam-se casos de vários valentões de uma pequena cidade, mas o tom é de humor e a violência não é diretamente encenada, já que o personagem principal é um rapaz que não tem medo dos valentões, porque desde pequeno tem o corpo fechado por um feiticeiro.
a047550e-67
UFPR 2021 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

Assinale a alternativa correta em relação a Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum. 

A
A narração do atropelamento da menina Soraya exemplifica o registro predominante ao longo de todo o romance: relatos de memórias, apresentados em linguagem poética, contendo lacunas que impedem saber exatamente o que aconteceu. 
B
A leitura em conjunto dos vários depoimentos que compõem a obra esclarece detalhes desconhecidos de um ou outro narrador, desfazendo, assim, os mistérios relativos ao passado da família de libaneses cuja matriarca, Emilie, teve morte trágica.
C
A obra é representativa da literatura regionalista de cunho social por ter como tema a desagregação de uma família de imigrantes libaneses motivada pelo prejuízo econômico que tiveram em suas atividades comerciais; assim como Manaus, eles não resistiram ao declínio causado pelo fim do ciclo da borracha.
D
Alguns descendentes de Emilie foram excluídos do convívio familiar por adotarem atitudes rebeldes, motivadas por diferenças religiosas: uns optaram pela religião muçulmana do pai, enquanto outros adotaram o cristianismo da matriarca.  
E
O romance alterna a apresentação de espaços considerados exóticos, como a floresta amazônica e a Cidade Flutuante, com cenas que se passam em paisagens urbanas europeias, nas cidades onde a narradora principal e seu irmão biológico moraram.
a04152c7-67
UFPR 2021 - Literatura - Naturalismo, Escolas Literárias

 A respeito do romance Casa de Pensão, de Aluísio Azevedo, é correto afirmar que:

A
os eventos se sucedem de modo linear, começando com a narrativa da infância do protagonista no Maranhão e culminando com sua vida boêmia na capital.
B
a descrição minuciosa da construção e do apogeu da casa de Madame Brizard contrasta com a narração de episódios do cotidiano agitado dos hóspedes.
C
o motivo que leva Amâncio ao Rio de Janeiro ocupa papel secundário na trama, na qual têm destaque seus envolvimentos afetivos e sua situação financeira.
D
a passagem do tempo no romance é documentada pela trajetória das mucamas da fazenda e dos escravos Sabino e Cora, desde a compra até a alforria deles.
E
as histórias contadas pelos hóspedes são independentes umas das outras, o que torna o livro uma sucessão de contos unidos por uma mesma ambientação.
a0447d9b-67
UFPR 2021 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Acerca dos personagens de Clara dos Anjos, de Lima Barreto, considere as seguintes afirmativas:

1. Clara dos Anjos é uma moça que tem dezessete anos no início da trama; viveu toda sua vida no subúrbio e foi criada de maneira rígida, sem ter permissão para sair de casa sozinha.
2. Salustiana Baeta de Azevedo é uma mulher que se julga superior a todos os outros habitantes do subúrbio e que protege seu filho Cassi Jones mesmo contra a vontade do marido.
3. Marramaque é um pequeno funcionário público, padrinho de Clara e amigo do pai dela; desde o início da trama, Marramaque demonstra repulsa por Cassi Jones, que arquiteta seu assassinato.
4. Cassi Jones é um cantador de modinhas malandro típico do Rio de Janeiro do início do século XX, capaz de circular com desenvoltura tanto no subúrbio, onde vive, como no centro da cidade.

Assinale a alternativa correta. 

A
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
B
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
ac1a4195-57
ENEM 2021 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo




MEIRELLES, V. Moema. Óleo sobre tela, 129 cm x 190 cm.
Masp, São Paulo, 1866.

Disponível em: www.masp.art.br. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado).

Nessa obra, que retrata uma cena de Caramuru, célebre poema épico brasileiro, a filiação à estética romântica manifesta-se na

A
exaltação do retrato fiel da beleza feminina.
B
tematização da fragilidade humana diante da morte.
C
ressignificação de obras do cânone literário nacional.
D
representação dramática e idealizada do corpo da índia.
E
oposição entre a condição humana e a natureza primitiva.
60d5eafb-09
UEA 2018 - Literatura - Barroco, Modernismo, Escolas Literárias, Arcadismo, Romantismo

Nos anos em que atuaram estes escritores, a poesia brasileira percorreu os meandros do extremo subjetivismo, à Byron e à Musset. Alguns poetas adolescentes, mortos antes de tocarem a plena juventude, darão exemplo de toda uma temática emotiva de amor e morte, dúvida e ironia, entusiasmo e tédio.

(Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira, 2006. Adaptado.)

O texto refere-se

A
à primeira geração do Modernismo.
B
ao Condoreirismo.
C
ao Arcadismo.
D
ao Barroco.
E
à segunda geração do Romantismo.
afcd4d4f-0a
UECE 2021 - Literatura - Simbolismo, Modernismo, Parnasianismo, Escolas Literárias, Romantismo

Cecília Meireles é um dos maiores nomes da literatura brasileira. Poeta, jornalista, escritora, professora e musicista. Pelas características de sua obra literária e pelo contexto histórico em que se encontra, a escritora pode ser associada ao momento literário denominado de

Texto 3


Retrato

Cecília Meireles



A
Romantismo.
B
Parnasianismo.
C
Simbolista.
D
Modernista.
78cbaaf8-06
SÃO CAMILO 2019 - Literatura - Simbolismo, Naturalismo, Parnasianismo, Realismo, Escolas Literárias, Romantismo

Completam as lacunas do texto, respectivamente:

Leia o texto para responder à questão.

    Se o século XIX, marcado pelo progresso científico — genética, evolucionismo, positivismo, sociologia, racionalismo, etc. — motivou escolas literárias correspondentes — ________, _______ , _______ —, propugnando uma descrição rígida, precisa e minuciosa, acarretou, em contrapartida, um momento de descrédito da ciência, uma reação quase radical, que propunha a diluição dos objetos e sentimentos no vago e indistinto, no inefável, abstrato e incorpóreo, ideal supremo do ________.

(Lauro Junkes, 2016. Adaptado.)
A
Realismo, Naturalismo, Romantismo — Simbolismo.
B
Romantismo, Simbolismo, Naturalismo — Realismo.
C
Realismo, Parnasianismo, Naturalismo — Simbolismo.
D
Realismo, Naturalismo, Romantismo — Parnasianismo.
E
Romantismo, Simbolismo, Naturalismo — Parnasianismo.
cbf7b1bb-03
UEA 2018 - Literatura - Barroco, Modernismo, Parnasianismo, Realismo, Escolas Literárias, Arcadismo

Leia o comentário (adaptado) do crítico Sânzio de Azevedo, publicado em 2006:

“Identificação da poesia com a escultura; correção métrica e gramatical; ausência de sentimentalismo (mas não de sentimento); ‘mot juste’, a palavra exata; gosto pelos poemas descritivos e/ou narrativos; uso do alexandrino (o que nem sempre foi seguido); apreço pela rima (raros poemas em versos brancos); predileção pela forma fixa (soneto, balada etc); presença da mitologia greco-latina; história grega ou romana; exotismo, focalizando o mundo oriental; tudo isso constitui o conjunto das principais características desse movimento.”

O texto refere-se ao

A
Arcadismo.
B
Realismo.
C
Modernismo.
D
Barroco.
E
Parnasianismo.
a85f7847-02
UEG 2017 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias

Em 2017, o quadro cubista “Guernica”, obra emblemática da carreira de Pablo Picasso, completa oitenta anos. A estética cubista

Leia o poema e observe a imagem a seguir para responder à questão.


PICASSO, Pablo. Guernica (1937). In: PROENÇA, Graça. História da Arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2008. p. 257.



ANDRADE, Carlos Drummond de. Disponível em:<http://trabalhohistoriagce.blogspot.com/p/poesias.html>. Acesso em: 24 mar. 2017.
A
busca retratar o efeito da luz sobre os objetos e as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.
B
representa as figuras em minúsculos fragmentos e pontos, cabendo ao observador percebê-las como um todo organizado.
C
objetiva criar uma arte desprovida de sentido para, com isso, apontar para o próprio não sentido do mundo moderno.
D
recusa-se a uma representação realista utilizando-se de linhas e pontilhados que sugerem velocidade e exaltação do futuro.
E
fundamenta-se na destruição da harmonia clássica das figuras, na fragmentação da realidade e na distorção dos volumes.
a85c9b11-02
UEG 2017 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias

O poema de Adélia Prado é modernista, ao passo que a pintura de Salvador Dalí é

Leia o poema e observe a imagem a seguir para responder à questão.

Um sonho

Eu tive um sonho esta noite que não quero esquecer,
por isso o escrevo tal qual se deu:
era que me arrumava para uma festa onde eu ia falar.
O meu cabelo limpo refletia vermelhos,
o meu vestido era num tom de azul, cheio de panos, lindo,
o meu corpo era jovem, as minhas pernas gostavam
do contato da seda. Falava-se, ria-se, preparava-se.
Todo movimento era de espera e aguardos, sendo
que depois de vestida, vesti por cima um casaco
e colhi do próprio sonho, pois de parte alguma
eu a vira brotar, uma sempre-viva amarela,
que me encantou por seu miolo azul, um azul
de céu limpo sem as reverberações, de um azul
sem o ‘z’, que o ‘z’ nesta palavra tisna.
Não digo azul, digo bleu, a ideia exata
de sua seca maciez. Pus a flor no casaco
que só para isto existiu, assim como o sonho inteiro.
Eu sonhei uma cor.
Agora, sei.

PRADO, Adélia. Bagagem. 26. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 75.


DALÍ, Salvador. Dalí, aos seis anos, quando acreditava que era uma garotinha, levantando a pele da água para ver um cão dormindo na água do mar (1950). Óleo sobre tela. In: PROENÇA, Graça. História da Arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2008. p. 270. 

A
surrealista
B
dadaísta
C
fauvista
D
futurista
E
cubista
bf42b888-07
UNICENTRO 2016 - Literatura - Barroco, Escolas Literárias

A característica marcante em todo poema e o recurso estético pertinente ao Barroco, na última estrofe, encontra-se, respectivamente, em


MATOS, Gregório. Disponível em: http://poesiascolecionadas. blogspot.com.br/2010/05/desenganos-da-vida-metaforicamente.html. Acesso em: 21 set. 2016.

A
Materialismo / contradição de ideias.
B
Dualismo / comparação de ideias.
C
Espiritualidade / oposição de ideias.
D
Transitoriedade / enumeração de ideias.
bf461d88-07
UNICENTRO 2016 - Literatura - Escolas Literárias, Arcadismo

No texto, evidenciam-se dois aspectos pertinentes ao Arcadismo: um princípio estético marcante denominado de __________ e uma visão de mulher ____________


GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. In: Sérgio Buarque de Hollanda (Org.) Antologia dos poetas brasileiros da fase colonial. São Paulo, Perspectiva.1979. p.301. 

A
racionalismo / lisonjeada, mas indiferente ao amor.
B
bucolismo/ hipervalorizada pela comparação poética.
C
teocentrismo / mistificada, como objeto de adoração, mas inatingível.
D
sensualismo/ elevada à condição platônica do amor.
b1f2b3a2-05
CESMAC 2018 - Literatura - Barroco, Escolas Literárias

Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba. Atreve-se o tempo a colunas de mármore quanto mais a corações de cera! São as afeições como as vidas que não há mais certo sinal de haverem de durar pouco, que terem durado muito. São como as linhas que partem do centro da circunferência, que, quanto mais continuadas, tantos menos unidas. (..) A razão natural de toda essa diferença é porque o tempo tira a novidade às coisas, descobre-lhe os defeitos, enfastia-lhe o gosto, e basta que sejam usadas para não serem as mesmas. Gasta-se o ferro com o uso quanto mais o amor?

(Padre Antonio Vieira, Sermão do mandato)

Padre António Vieira é reconhecido como um dos expoentes do período literário conhecido como o Barroco, período:

1) que reflete um momento conturbado da história do continente europeu.
2) caracterizado pelo desequilíbrio entre razão e emoção, pela expressão da dualidade humana.
3) cuja visão conflitante se manifestava pelo uso reiterado de figuras de linguagem, sobretudo de inversões e de antíteses.
4) em que à retórica argumentativa foi atribuída uma função socialmente relevante, como no trecho do sermão mostrado acima.

Estão corretas:

A
1, 2, 3 e 4.
B
1, 2 e 3, apenas.
C
1, 2 e 4, apenas.
D
2 e 3, apenas.
E
2 e 4, apenas.
b1f9a935-05
CESMAC 2018 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

No Brasil, o chamado Movimento Modernista:

1) buscou a valorização da identidade, da história e da cultura nacionais.
2) defendeu a liberdade de criação da obra literária, incorporando temas, vocabulário e sintaxes peculiares aos usos nacionais.
3) cultivou a expressão do cotidiano, optando, assim, na prosa, pelo uso de uma linguagem coloquial e, na poesia, pelo verso livre.
4) na primeira geração de seus autores teve como expoentes Mário de Andrade e Oswaldo de Andrade.
5) na segunda geração, contou com as obras de Manuel Bandeira (Cinza das Horas) e de João Cabral de Melo Neto (Morte e Vida Severina).

Estão corretas:

A
1, 2, 3, 4 e 5.
B
1, 2, 3 e 4, apenas.
C
2, 3 e 4, apenas.
D
1, 2 e 3, apenas.
E
1 e 5, apenas.
b1f61006-05
CESMAC 2018 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

O Romantismo brasileiro se distinguiu, em relação a outros períodos da literatura nacional, pois:

A
fugia, em seus folhetins, comuns na época, ao interesse pelo romance urbano e às críticas à sociedade da época.
B
defendia o nacionalismo, inclusivamente na valorização da natureza, da cultura e da língua portuguesa em uso no Brasil.
C
desvalorizou a opção pelo romance regionalista, o qual preferia tramas, cenários e personagens próprios de diferentes regiões.
D
afirmava a superioridade da observação de aspectos objetivos da realidade, descartando, então, as impressões subjetivas.
E
foi influenciado pelo determinismo social, segundo o qual o ser humano – em ações, personalidade e condições de vida – seria produto do meio social.
b1fcd3bd-05
CESMAC 2018 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

A região Nordeste, e sua realidade sofrida, dura e frequentemente castigada pelas agruras de grandes estiagens, foi tema de grandes produções literárias, entre as quais convém citar as obras:

1) Vidas Secas, de Graciliano Ramos, à volta de personagens, como Fabiano, Sinhá Vitória, os filhos e a cachorra Baleia.
2) O Quinze, de Rachel de Queiroz, que narra o drama da seca de 1915: “o cenário é a caatinga, caracterizada pela seca que devasta a vegetação e o solo, e castiga seus habitantes.”
3) Seara Vermelha, de Jorge Amado, que gira em torno da saga de migrantes nordestinos que fogem da privação provocada pela seca.

Está(ão) correta(s):

A
1, 2 e 3.
B
1, e 2, apenas.
C
1 e 3, apenas.
D
2, apenas.
E
3, apenas.
d544ed04-05
UFRGS 2016 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

Instrução: A questão refere-se ao romance A noite das mulheres cantoras, de Lídia Jorge.


Leia o segmento abaixo.


........ comunica a ........ que ela não pode assinar todas as letras que compusera, pois é necessário que apareça um nome masculino. Ela pode escolher três de suas letras. As outras serão assinadas por .........


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do segmento, na ordem em que aparecem.

A
Solange de Matos – Gisela Batista – Francisco Capilé.
B
Madalena Micaia – Gisela Batista – João de Lucena.
C
Solange de Matos – Gisela Batista – João de Lucena.
D
Gisela Batista – Solange de Matos – Francisco Capilé.
E
Gisela Batista – Madalena Micaia – João de Lucena.