Questõesde UNIVESP 2017 sobre História

1
1
1
Foram encontradas 7 questões
6210817f-76
UNIVESP 2017 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Leia o fragmento para responder à questão.


“O dilema racial brasileiro, na forma em que ele se manifesta na cidade de São Paulo, lança suas raízes em fenômenos de estratificação social. (...) O sistema de castas foi abolido legalmente [com a Abolição da Escravidão]. Na prática, porém, a população negra e mulata (...) em vez de ser projetada, em massa, nas classes sociais (...), viu-se incorporada à ‘plebe’, como se devesse converter-se numa camada social dependente e tivesse de compartilhar de uma ‘situação de casta’ disfarçada. ”

(FERNANDES, F. A persistência do passado. In: FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1972, pp. 84-85. Adaptado.)


De acordo com a abordagem do dilema racial na sociedade brasileira após a Abolição da Escravidão, presente no fragmento, pode-se afirmar corretamente que

A
para que fosse aceita socialmente, a população negra e mulata teve que aderir a uma situação de casta “disfarçada”, por meio da qual ascendeu socialmente.
B
após a Abolição da Escravidão, a população negra e mulata escolheu continuar vivendo no sistema de castas.
C
a Abolição da Escravidão não promoveu a integração completa da população negra e mulata ao sistema de classes sociais.
D
com a Abolição da Escravidão, foram também abolidos o sistema de “castas disfarçadas” e as distinções entre classes sociais.
E
o sistema de castas “disfarçadas” foi vantajoso para a população negra e mulata que, assim, deixou de ser considerada como parte da “plebe”.
6209ecaa-76
UNIVESP 2017 - História - História Geral

Leia o fragmento para responder à questão.

“[A burguesia] afogou os fervores sagrados da exaltação religiosa, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca (...) A burguesia despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas como dignas e encaradas com piedoso respeito. Fez do médico, do jurista, do sacerdote, do poeta, do sábio seus servidores assalariados. A burguesia rasgou o véu do sentimentalismo que envolvia as relações de família e reduziu-as a meras relações monetárias.”
(MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2002, p. 42. Adaptado.)

O fragmento trata da burguesia europeia, que se consolidou como classe dominante no século XIX.
As características da classe social burguesa apresentadas no fragmento remetem à

A
afetividade das relações sociais.
B
racionalização das relações sociais.
C
tradição referente aos valores sociais.
D
apologia ao Antigo Regime.
E
revolução proletária.
61d20965-76
UNIVESP 2017 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Leia o texto para responder à questão.

“O governo imperial [...] esmagou a nossa principal indústria, vexando-a ainda mais. [...] Repetidas reclamações de nossa parte sobre este assunto foram constantemente desprezadas pelo governo imperial [...]. Um só recurso nos restava, um único meio se oferecia à nossa salvação; e este recurso e este meio único era a nossa independência política e o sistema republicano [...].”
Manifesto dos Farrapos, Piratini, 1838. In: PESSOA, R.C. A ideia republicana no Brasil através dos documentos. São Paulo: Alfa-Ômega, 1973. pp.21-31.

A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, foi a mais longa rebelião do Brasil Império, estendendo-se de 1835 a 1845.
Entre as causas da insatisfação dos rebeldes, estava

A
o movimento migratório promovido pelo governo imperial, que deslocou contingentes de população do Norte e do Nordeste para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina.
B
a expropriação das fazendas de algodão para fins de reforma agrária, atendendo à demanda dos imigrantes europeus recém-chegados à região.
C
o projeto republicano defendido por políticos do Sudeste e contestado pelos gaúchos, beneficiados pelas políticas imperiais.
D
o aumento dos impostos sobre o gado, a terra e o sal, que afetou os negócios dos pecuaristas gaúchos.
E
a manutenção da escravidão no Brasil, considerada um obstáculo ao desenvolvimento da indústria no Sul do país.
61cbbab8-76
UNIVESP 2017 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Leia o texto para responder à questão.

“No presente, o homem se faz através da posse da razão. Se as árvores e bestas selvagens crescem, os homens, creia-me, moldam-se. [...] A natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual deveis moldar para que se converta em um homem de verdade. Se este ser moldado se descuidar, continuareis tendo um animal; se, ao contrário, ele se realizar com sabedoria, eu poderia quase dizer que resultaria em um ser semelhante a Deus”.
Erasmo de Rotterdam (1469-1536). In: ACKER, T.V. Renascimento e Humanismo. São Paulo: Atual, 1992. p.32-33.

O texto de Erasmo de Rotterdam expressa uma das principais características do movimento artístico e filosófico conhecido como Renascimento.
Essa característica é o

A
Cientificismo, que acreditava ser possível compreender a obra divina a partir da aplicação dos métodos de investigação científica.
B
Teísmo, a crença moderna de que o destino dos homens é determinado pela vontade de Deus, que se manifesta nos acontecimentos da vida cotidiana. 
C
Misticismo, conceito central do humanismo renascentista, que atribui características sobrenaturais aos elementos da natureza, como plantas, rios e rochas.
D
Iluminismo, que pregava o uso da razão em contraposição à fé como condição indispensável para o desenvolvimento das capacidades humanas.  
E
Antropocentrismo, que se opunha aos valores medievais e atribuía ao ser humano, e não à vontade de Deus, a responsabilidade por suas conquistas e fracassos. 
61c41390-76
UNIVESP 2017 - História - História Geral, Revolução Industrial

Ocorrida no período correspondente à segunda metade do século XIX e ao início do século XX, a Segunda Revolução Industrial se caracterizou pela relação intrínseca entre indústria e ciência, expressa em invenções e produtos como

A
o avião, o telefone celular e a bomba atômica.
B
o satélite, o automóvel e o computador.
C
a eletricidade, a televisão e a internet.
D
o telefone, o telégrafo e o rádio.
E
a bússola, o trem e o raio-X.
61bcfe0e-76
UNIVESP 2017 - História - Medievalidade Europeia, História Geral, Mundo Árabe : de Maomé ao Império

Leia o texto para responder à questão.

“A todos os que partirem e morrerem no caminho, em terra ou mar, ou que perderem a vida combatendo os pagãos, será concedida a remissão dos pecados. Que combatam os infiéis [...]. A terra que habitam é pequena e miserável para tão grande população, mas no território sagrado do Oriente há extensões de onde jorram leite e mel. Tomai o caminho do Santo Sepulcro, arrebatai aquela terra da raça perversa e submetei-a a vós mesmos.”
Papa Urbano II, Concílio de Clermont, 1095. In: DOMINGES, J.E. História em Documento. Imagem e Texto. 2ªed. São Paulo: FTD, 2013. p.107.

A aclamação de Urbano II é considerada o marco inicial das Cruzadas, expedições militares que

A
travaram guerras contra os muçulmanos para retirar deles o controle de Jerusalém, a “Terra Santa” onde se localiza o túmulo de Cristo.
B
mobilizaram os hunos, os francos e os alanos, católicos nômades que viviam no norte da Europa, contra o domínio do Império Romano.
C
rumaram para as Américas com o objetivo de combater o politeísmo e dominar as regiões auríferas ocupadas pelos povos maia e asteca.
D
partiram de Portugal em direção à África para conquistar territórios, dominar rotas comerciais e catequisar os povos politeístas.
E
conquistaram as terras do Extremo Oriente, retomando o controle das regiões ocupadas por populações budistas e hindus.
61b7f098-76
UNIVESP 2017 - História - História Geral, Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)

O Código de Hamurabi (instituído por volta do século XVIII a.C), um dos mais antigos conjuntos de leis escritas da história da humanidade, reunia centenas de regras e estabelecia as punições a serem aplicadas àqueles que as descumprissem.
Seguindo o princípio da Lei de talião, popularmente conhecida como “olho por olho, dente por dente”, o Código de Hamurabi regulava as relações econômicas e sociais da população

A
do Mali, reino localizado na África Ocidental.
B
da Babilônia, reino localizado na Mesopotâmia.
C
de Atenas, cidade-Estado localizada na Grécia.
D
dos Marajoara, civilização localizada na Ilha de Marajó.
E
de Teotihuacan, centro urbano localizado na Mesoamérica.