Questõesde PUC - RS sobre História

1
1
Foram encontradas 127 questões
2fba0dc6-fc
PUC - RS 2017 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Um fluxo intenso de mudanças, atingindo todos os níveis da experiência social, transformou o cotidiano das populações urbanas do ocidente, marcado pelo desenvolvimento e uso da eletricidade, do petróleo, da siderurgia e pelos avanços dos transportes, das comunicações e da medicina. No ritmo dessas mudanças, surgiram os grandes complexos industriais e as metrópoles modernas, nas quais se observa uma nova temporalidade, marcada pelo ritmo de produção das máquinas, pela racionalização dos usos do tempo, com a implantação de relógios em espaços públicos.

(SEVCENKO, Nicolau. Introdução. In: NOVAIS, Fernando (org.). História da Vida Privada no Brasil. Vol.III. São Paulo: Cia. das Letras, 1998). Adaptado.


O contexto internacional da Revolução Técnico-Científica ao qual o texto se refere está relacionado à mudança institucional e à recomposição social e política da sociedade brasileira no período

A
da Proclamação da República.
B
da Pós-Revolução de 1930.
C
do Golpe do Estado Novo
D
do Golpe Civil-Militar de 1968.
2fa0550f-fc
PUC - RS 2017 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

A cidade, na época do Renascimento, é um ser de razão. Não é só vivida como também é pensada. (...) A cidade não deve ser apenas prática. É conveniente que seja também bela.

(DELUMEAU, Jean. A Civilização do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994, p. 258-261).


Com base na citação acima, que aponta para o novo contexto político, social, econômico e cultural da Europa nos séculos XVI e XVII, analise as afirmativas a seguir, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Os arquitetos projetaram tanto a forma urbana, a partir de formas geométricas belas ideais, quanto construíram, para a comodidade dos habitantes, os palácios, as praças, as fontes e os monumentos.

( ) A centralização do Estado e a ampliação da máquina burocrática para a administração dos negócios públicos, o comércio, a aplicação da justiça e a cobrança dos impostos exigiram que a nobreza se abrisse para o exercício de novas profissões.

( ) Foram criadas editoras, academias e bibliotecas, que permitiram a expansão da cultura letrada e a circulação de novas ideias nas principais cidades europeias.

( ) A laicização da cultura urbana provocou o abandono de práticas religiosas na vida cotidiana e a perda de importância da Igreja Católica na política.

O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A
V – F – V – F
B
V – V – F – F
C
F – F – V – V
D
F – V – F – V
2f9cdf08-fc
PUC - RS 2017 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

A respeito do Renascimento Comercial e Urbano na Europa dos séculos XII e XIII, considere as afirmações a seguir.


I. As cidades situavam-se no cruzamento de rotas comerciais ou à beira de rios, eram cercadas por muralhas, e o crescimento populacional provocava a ocupação de terrenos extramuros.

II. O processo de expansão urbana estava ligado ao crescimento da produção agrícola e ao fortalecimento de rotas comerciais terrestres entre as cidades portuárias italianas, as feiras francesas e as cidades da região de Flandres.

III. “O ar das cidades torna os homens livres” era um ditado do período, referindo-se ao costume de considerar livre o servo que trabalhasse por determinado período de tempo no burgo.

IV. A autonomia administrativa e jurídica das cidades era conquistada através do pagamento de franquias aos senhores feudais ou da compra de cartas de privilégios.


Estão corretas as afirmativas

A
I e II, apenas.
B
III e IV, apenas.
C
I, II e III apenas.
D
I, II, III e IV.
2fa4a8cc-fc
PUC - RS 2017 - História - História Geral, Revolução Industrial

As transformações desencadeadas pela Revolução Industrial Inglesa foram muito mais sociais que técnicas, tendo em vista que é nessa fase que se aprofundam as diferenças entre ricos e pobres.

(HOBSBAWM, Eric J. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1979).


Sobre o impacto social da industrialização nas relações entre campo e cidade na Inglaterra, considere as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento agrícola e o cercamento dos campos para a criação de ovelhas expulsaram um número crescente de trabalhadores do campo para as cidades, constituindo um exército de mão de obra barata de reserva para a indústria.

II. A industrialização encontrou as melhores condições para florescer em Londres, a maior cidade do reino, onde a monarquia, aliada à burguesia, abriu mão de impostos sobre a terra para favorecer o crescimento econômico.

III. A indústria desencadeou a exploração extensiva e intensiva de recursos naturais, causando a poluição do ar e da água, com consequências graves, sobretudo, para a qualidade de vida das populações mais pobres.

IV. O aumento da população urbana provocou uma crise de moradia, com o encarecimento dos aluguéis e a ocupação de lugares insalubres, o que tornou ainda mais precárias as condições de vida da classe operária.


Estão corretas apenas as afirmativas

A
I e II.
B
II e III.
C
I, II e IV.
D
I, III e IV
2f97f213-fc
PUC - RS 2017 - História - História Geral, Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos

Por trás do ressurgimento da indústria e do comércio, que se verificou entre os séculos XI e XIII, achava-se um fato de importância econômica fundamental: a imensa ampliação das terras aráveis por toda a Europa e a aplicação de métodos mais adequados de cultivo.

(LEWIS, Munford, A Cidade na História. Ed. Itatiaia Limitada, Belo Horizonte, 1965, vol I, p.336).


Com base no texto, é correto afirmar que

A
a Alta Idade Média caracterizou-se pela reorganização espacial das áreas rurais, aumentando significativamente a produção de grãos para abastecer a emergente população urbana.
B
o contexto descrito foi também decorrência da abertura dos portos europeus no mar Mediterrâneo, que ampliou o comércio e favoreceu a criação de novos núcleos urbanos.
C
as condições climáticas mais severas na porção oeste do continente europeu contribuíram, nesse período, para a introdução de um sistema de uso intensivo do solo.
D
a presença de uma atividade industrial organizada, associada à queda da produção de têxteis e ao desenvolvimento comercial, favoreceu a redução das áreas de florestas na região.
2f9310c3-fc
PUC - RS 2017 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

Com relação às regiões do Império Romano assinaladas no mapa, considere as afirmativas a seguir.


https://image.slidesharecdn.com/oimprioromano120726225338-phpapp01/95/o-imprio-romano-12-728. jpg?cb=1343343354

I. A região 1 era a que apresentava a maior concentração populacional durante a pax romana, período marcado pela edificação de obras monumentais nas cidades.

II. A região 2 era dominada pelos pastores e agricultores que constituíamos povos germanos, sendo ainda hoje uma área de planície agricultável integrada, desde 1992, pelo sistema Reno-Meno-Danúbio, que liga o Mar Negro ao Mar do Norte.

III. A região 3, de clima mediterrâneo, corresponde ao Magreb – que se estende da atual Líbia, a oeste, ao Egito, a leste – e se caracterizou pela produção de cereais, especialmente trigo, durante o Império Romano, sendo que hoje se caracteriza pelo cultivo de videiras e oliveiras.

IV. As regiões 1 e 3, por apresentarem grande diversidade climática e de solo, favoreceram, durante os séculos I e II dC, a obtenção de diversos insumos, como metais e tecidos, que circulavam pelo Império Romano por meio do comércio marítimo e terrestre.

Estão corretas apenas as afirmativas

A
I e III.
B
II e IV.
C
I, II e IV.
D
II, III e IV.
2f8d0615-fc
PUC - RS 2017 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

O processo de colonização e emigração de populações gregas das cidades-estados para as colônias no Mediterrâneo estabeleceu novas relações políticosociais e ocasionou grandes transformações econômicas, tais como o desenvolvimento da construção naval e o crescimento da produção de manufaturas e do comércio marítimo. Em decorrência dessas mudanças na sociedade grega, os armadores, os comerciantes e os artesãos ganharam importância social.


O processo de colonização e de formação de novas cidades-estados gregas ocorreu no período

A
Clássico.
B
Arcaico.
C
Helenístico.
D
Micênico
61f905d0-b0
PUC - RS 2010 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

O presidente Rodrigues Alves (1902-1906), com a ambição de transformar o Rio de Janeiro numa metrópole, projetou, juntamente com Pereira Passos, prefeito do RJ, um plano de recuperação e modernização. Mui- tas desapropriações foram efetuadas, casas derrubadas, ruas alargadas, o que transformou a cidade numa área repleta de desabrigados e de entulhos. Enquanto isso, Osvaldo Cruz desenvolvia uma vacina para sanear a cidade, combatendo a varíola e a febre amarela. O povo, já indignado com a diminuição do poder aquisitivo, com as desapropriações e com a “favelização” da cidade, rejeitou as medidas de saneamento e provocou uma rebelião, que se tornou conhecida como a Revolta

A
de Canudos.
B
da Chibata
C
do Contestado.
D
da Vacina.
E
dos Muckers.
61ff52d3-b0
PUC - RS 2010 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

O governo Geisel (1974-1979), ao mesmo tempo em que tentava controlar a Linha Dura, elaborava medidas para impedir o avanço do prestígio da oposição, que exigia democracia. Entre 1976 e 1977, utilizando o AI – 5, decretou recesso do Congresso Nacional e promulgou o Pacote de Abril, o qual estabelecia medidas de contenção das oposições. Como exemplos dessas medidas, citam-se:

I. Mandato de seis anos para presidente da República, manutenção das eleições indiretas para governador, criação de senadores biônicos e diminuição da representação dos estados mais populosos no Congresso.

II. Mandato de cinco anos para presidente da República, eleições indiretas somente para a presidência da República, criação de dois partidos políticos apenas e ampliação da representação política dos estados.

III. Mandato de quatro anos para presidente da República, eleições diretas para governador e prefeito, criação de maior número de cargos nos gabinetes da presidência da República e manutenção do direito de greve.

IV. Mandato vitalício para presidente da República, eleições indiretas para senadores e prefeitos, ampliação dos direitos de imprensa e do direito de greve para trabalhadores.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são, apenas:

A
I.
B
II.
C
III.
D
IV.
E
II e IV.
61f358e9-b0
PUC - RS 2010 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Na segunda metade do séc. XIX, no Brasil, os projetos de modernização e urbanização e as transformações econômicas, advindas do aquecimento do mercado pela produção do café, possibilitaram novos empreendimentos, fazendo surgir grupos sociais com interesses divergentes daqueles ligados à produção mais tradicional. A própria Revolução Industrial europeia, do séc. XVIII, estimulara negócios no Brasil, que forçavam a ampliação dos mercados consumidores, fato que implicou uma gradual modificação nas relações de trabalho neste país. Essas transformações iniciaram com a Lei Eusébio de Queirós (1850), em resposta ao decreto inglês – Bill Aberdeen – e resultaram na proibição do tráfico negreiro no Brasil. Antes da Lei Áurea (1888), outras duas leis compunham o processo gradual de substituição da mão-de-obra, de escrava para livre. São elas a Lei _________ e a Lei _________.

A

Sena Madureira (1870)

de Terras (1850)

B

do Beneplácito (1824)

do Padroado (1824)

C

do Ventre Livre (1871)

do Sexagenário (1885)

D

Christie (1865)

Reacionária (1846)

E

do voto censitário (1824)

Reacionária (1846)

61dfcbf1-b0
PUC - RS 2010 - História - História Geral, Revolução Industrial

A Revolução Industrial que se consolidou na Inglaterra da segunda metade do século XVIII apresentava fatores condicionantes em variados campos da sociedade britânica. No campo institucional, tem-se a _________; no que se refere ao pensamento econômico, apresenta-se o _________; no plano ético de fundamentação religiosa, cita-se o _________ e, no campo econômico, verifica-se a liberação de mão de obra causada pela prática dos _________.

A

Monarquia Parlamentar

mercantilismo

protestantismo

cercamentos

B

República Parlamentar

liberalismo

catolicismo

campos abertos

C

Monarquia Parlamentar

liberalismo

protestantismo

cercamentos

D

República Parlamentar

mercantilismo

protestantismo

campos abertos

E

Monarquia Parlamentar

liberalismo

catolicismo

cercamentos

61eabc2f-b0
PUC - RS 2010 - História - Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil

Entre 1500 e 1530, os interesses da coroa portuguesa, no Brasil, focavam o pau-brasil, madeira abundante na Mata Atlântica e existente em quase todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. A extração era feita de maneira predatória e assistemática, com o objetivo de abastecer o mercado europeu, especialmente as manufaturas de tecido, pois a tinta avermelhada da seiva dessa madeira era utilizada para tingir tecidos. A aquisição dessa matéria-prima brasileira era feita por meio da

A
exploração escravocrata dos europeus em relação aos índios brasileiros.
B
criação de núcleos povoadores, com utilização de trabalho servil.
C
utilização de escravos africanos, que trabalhavam nas feitorias.
D
exploração da mão-de-obra livre dos imigrantes portugueses, franceses e holandeses.
E
exploração do trabalho indígena, no estabelecimento de uma relação de troca, o conhecido escambo.
61e63216-b0
PUC - RS 2010 - História - Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral, Queda do Socialismo Real

Em dezembro de 1991, era criada a Comunidade de Estados Independentes (CEI), o que determinava a extinção da União Soviética. No interior da crise econômica e institucional, que mostrava efeitos havia pelo menos uma década, um elemento decisivo para a criação da CEI foi

A
a pressão diplomática do governo J. Carter.
B
o fortalecimento do Pacto de Varsóvia.
C
o nacionalismo das repúblicas bálticas.
D
o embargo militar decretado pela OTAN.
E
o apoio irrestrito do Partido Comunista russo.
61e2bb24-b0
PUC - RS 2010 - História - História Geral, Primeira Guerra Mundial, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Inicialmente favorecida pelas condições internacionais do pós-Primeira Guerra, a economia dos Estados Unidos conheceu um período de forte expansão e euforia nos anos 1920. Todavia, ao final dessa década, o país seria um dos focos da crise mundial de 1929 e da Grande Depressão que a seguiu. Um dos motivos dessa violenta reversão de expectativas foi

A
a falência das principais medidas estabilizadoras do New Deal.
B
a política antitruste determinada pela Sociedade das Nações.
C
a perda de mercados devido à descolonização afro-asiática.
D
a superprodução no setor primário dos Estados Unidos.
E
o crescimento da dívida norte-americana em relação às principais potências europeias.
61eea5cc-b0
PUC - RS 2010 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Depois de proclamada a República brasileira e instaurado o governo provisório do Mal. Deodoro da Fonseca (1889-1891), foram necessárias medidas no plano econômico-financeiro para solucionar a insuficiência de papel-moeda em circulação no país. Rui Barbosa, ministro da fazenda, elaborou uma rápida solução que ficou conhecida como Encilhamento.


Esse plano econômico-financeiro tinha como principal característica

A
o confisco do papel-moeda em circulação, o que gerou inflação e especulação.
B
a emissão de papel-moeda para a reativação dos negócios, o que provocou inflação e especulação.
C
a criação de nova moeda para o país, levando o Brasil à condição de nação desenvolvida.
D
a organização do mercado e de novos negócios, a partir da criação de mais quatro bancos no país.
E
a distribuição equilibrada da renda, provocando um aquecimento na economia do mercado interno.
61d70412-b0
PUC - RS 2010 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

INSTRUÇÃO: Para responder a questão, considere as afirmativas abaixo, sobre a cidade estado (polis), base da organização sociopolítica da Grécia Antiga.

I. Esparta, que englobava as regiões da Lacônia e da Messênia, e Atenas, que correspondia a toda a região da Ática, eram exceções quanto à grande dimensão territorial, se comparadas à maioria das demais cidades-estado.

II. As cidades-estado consolidaram suas estruturas fundamentais no chamado período arcaico da história grega e conheceram sua máxima expressão política e cultural durante o período clássico.

III. A acrópole, parte alta da zona urbana da polis, concentrava as atividades econômicas essenciais para o sustento material da cidade, suplantando a produção agrícola da zona rural nesse setor.

IV. As cidades-estado formavam unidades politicamente autônomas e economicamente autossuficientes, não tendo desenvolvido processos significativos de expansão territorial por colonização de novas áreas até o período helenístico.

Estão corretas apenas as afirmativas

A
I e II.
B
II e III.
C
III e IV.
D
I, II e IV.
E
I, III e IV.
61dc2f29-b0
PUC - RS 2010 - História - Medievalidade Europeia, História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Dentre os fatores responsáveis pelo chamado Renascimento Comercial e Urbano, que ocorre a partir do século XI na Europa Ocidental, NÃO se pode referir

A
a diminuição de epidemias e pestes.
B
o término das grandes invasões.
C
a amenização dos costumes guerreiros da nobreza.
D
o desaparecimento das corporações de ofício nas cidades.
E
a queda da mortalidade e o aumento da natalidade na população.
60ce2863-30
PUC - RS 2016 - História - História do Brasil, Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, associe os nomes dos países (coluna A) à política adotada para o reconhecimento da Independência do Brasil (coluna B).

Coluna A

1. Inglaterra

2. França

3. Estados Unidos

4. Espanha

Coluna B

( ) País pioneiro no reconhecimento da independência brasileira entre as nações livres, desejava intensificar suas trocas comerciais com o Brasil e impor sua influência na América Latina.

( ) Apesar de o pedido da diplomacia brasileira ter ocorrido ainda em 1826, esta nação só veio a reconhecer a Independência do Brasil em 1834, quando o Primeiro Reinado já havia terminado no País.

( ) Nação signatária do Tratado de Versalhes e integrante da Santa Aliança, somente reconheceu a Independência do Brasil depois que Portugal oficialmente aceitou esta situação.

( ) Intermediou o reconhecimento da Independência do Brasil por Portugal através de um Tratado no qual a Coroa Lusitana exigia, dentre outras medidas, que a governo brasileiro não reivindicasse a anexação de Angola.

A numeração correta dos parênteses, de cima para baixo, é

A
2 – 3 – 1 – 4
B
2 – 4 – 3 – 1
C
3 – 1 – 2 – 4
D
3 – 4 – 2 – 1
E
4 – 2 – 4 – 3
60d3fa79-30
PUC - RS 2016 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Em março de 1964, um movimento militar derrubou o então presidente João Goulart (PTB), dando origem a uma nova fase da história brasileira, na qual se estabeleceu uma Ditadura Militar, que durou até meados dos anos 1980. Sobre as causas que deram origem ao Golpe Militar de 1964, NÃO é possível incluir

A
as reformas de base que Jango tentou implantar no seu governo e que deveriam envolver a reforma eleitoral e a reforma agrária, contrariando os interesses das classes conservadoras.
B
a falta de apoio de Goulart à revolta dos sargentos que defendiam o direito dos indivíduos desta patente se candidatarem ao Poder Legislativo, o que descontentou a cúpula militar.
C
as diretrizes da Política Externa Independente (PEI) adotada pelo governo João Goulart, que privilegiava alianças diplomáticas com países fora da zona de controle dos EUA, provocando temores em Washington sobre os seus reais propósitos.
D
as características políticas de João Goulart, líder sindicalista e populista, o que levava os setores conservadores a suspeitar de suas intenções em estabelecer um regime peronista no Brasil.
E
a visão oposicionista da grande imprensa brasileira, que encetou forte campanha contra o governo de Goulart, especialmente entre os anos de 1963 e 1964, defendendo a sua saída da Presidência da República.
60d11708-30
PUC - RS 2016 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia o trecho abaixo do discurso de Getúlio Vargas, proferido em sua posse como chefe do Governo Provisório, em 3 de novembro de 1930, depois da Revolução de 1930.

“O movimento revolucionário, iniciado vitoriosamente a 3 de outubro no sul, centro e norte do país, e triunfante a 24 nesta capital, foi a afirmação mais positiva que até hoje tivemos da nossa existência como nacionalidade. Em toda a nossa história política, não há, sob esse aspecto, acontecimento semelhante. Ele é, efetivamente, a expressão viva e palpitante da vontade do povo brasileiro, afinal senhor de seus destinos e supremo árbitro de suas finalidades coletivas.”

Sobre o discurso de Vargas e a Revolução de 1930 referida no texto, afirma-se:

I. O “movimento revolucionário” mencionado é a Aliança Nacional Libertadora, que defendia o combate ao imperialismo, a reforma agrária e a instalação do socialismo no Brasil.

II. Por definir o “povo” como “senhor de seus destinos e supremo árbitro de suas finalidades coletivas”, Vargas pautou seu governo pela defesa das camadas populares e pelo respeito às liberdades democráticas.

III. Na campanha eleitoral à Presidência, em 1930, Vargas defendeu o voto secreto e a autonomia da justiça eleitoral, o que lhe possibilita associar o movimento revolucionário à “expressão viva e palpitante da vontade do povo brasileiro”.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) afimativa(s)

A
I.
B
II.
C
III.
D
I e II.
E
II e III.