Questõesde CEDERJ sobre Período Colonial: produção de riqueza e escravismo

1
1
1
Foram encontradas 5 questões
0cc939da-88
CEDERJ 2020 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

0 tráfico de escravos da África para o Brasil, por menos que se queira, faz parte da nossa história. Mesmo que se tente esquecer ou esconder - como fez Rui Barbosa quando mandou queimar a documentação existente sobre escravidão no Brasil - não se pode ignorar sua existência.

(Extraído: https://bndigital.bn.gov.br/dossies/trafico-deescravos-no-brasil/trafico-e-comercio-de-escravos/)

O traficante de escravos ganhava muito dinheiro, pois, trazendo para os nossos dias, os escravos valiam na África cerca de U$ 40 e podiam ser vendidos no Brasil por U$ 400, mas podendo chegar até U$ 1.200 que, na lógica cruel mercantilista, a perda de alguns homens durante a viagem não fazia diferença.

(Fonte: O Globo, 22 de janeiro de 2011.)

O comércio negreiro, demonstrado pelos relatos acima, marcou profundam ente a história da sociedade brasileira e era bastante lucrativo.

Entre as opções que se seguem, uma explicação da predominância do trabalho do africano escravizado na América portuguesa, já a partir do século XVII, era:

A
o clero católico justificava o escravismo como punição de Deus aos africanos que viviam em pecado, devido à poligamia
B
o “indígena” era indolente, preguiçoso, não se dispondo ao trabalho, mesmo sob administração do clero católico nas missões jesuíticas
C
o tráfico negreiro atendia aos interesses mercantilistas tanto dos traficantes como da coroa portuguesa, que acumulavam muito lucro
D
o comércio escravista dos africanos não atendia aos interesses tributários lusitanos, daí a preferência portuguesa pela escravidão indígena
7239dc4f-b0
CEDERJ 2019, CEDERJ 2019 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil

O indianismo foi a forma com que o romantismo brasileiro construiu a base histórica da nação, porque ele convidava o Brasil independente a fazer parte de uma história que começaria muito antes da chegada dos portugueses ao país, permitindo o anúncio da oposição ao período de domínio lusitano denominado:

A
Período colonial
B
Período de transição entre feudalismo e capitalismo
C
Período de eclesiástico
D
Período do ciclo do pau brasil.
70da95e5-8b
CEDERJ 2019 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

Uma das primeiras manifestações importantes do Estado português na sua colônia Brasil já delineava, de certa maneira, que a produção agrícola se associaria aos latifúndios. Essa ação do Estado português no Brasil corresponde à

A
criação dos governos gerais do Brasil.
B
fundação da cidade de São Salvador.
C
divisão da Colônia em capitanias hereditárias.
D
fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
1b56ec10-96
CEDERJ 2014 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

https://www .google.com.br/search?q=escambo+indios+e+portugueses&esp. Acesso em: 05 out.2014.

Prática recorrente nos primeiros séculos da colonização do Brasil, o escambo consistia na troca ou permuta de mercadorias, ou mesmo na troca de mercadorias por trabalho. Assinale a alternativa que melhor caracteriza essa relação no contexto colonial.

A
A prática de escambo fortaleceu um ideário de salvaguarda dos índios, o que impediu que eles fossem reduzidos à condição de cativos, tal como aconteceria com os negros, vindos da África.
B
Nos primeiros séculos da colonização, a prática de escambo permitiu que os portugueses obtivessem boa parte dos produtos para sua subsistência, como milho e farinhas, produzidos pelos índios.
C
Os colonizadores ofereciam graciosamente espelhos e armas aos índios, como forma de fortalecer a paz entre as várias etnias.
D
No século XVI, os processos de visitação do Santo Ofício do Nordeste não encontraram evidências de que o escambo também tivesse sido utilizado para o aprisionamento de índios, transformados em cativos.
64fe593d-17
CEDERJ 2012 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

Imagem 031.jpg

A descoberta do ouro em Minas Gerais, em fins do século XVII, tem sido objeto de intensas discussões dos historiadores. Alguns ressaltam o seu papel no desenvolvimento econômico da metrópole; outros destacam o aumento da pobreza na região, resultado da migração de pessoas em busca de riquezas. Dentre as alternativas abaixo, destaque a que melhor define esse período.

A
As incursões pelo interior do país foram feitas pelos bandeirantes, ansiosos por encontrar ouro e, também, grupos de índios, transformados em cativos para as fazendas.
B
As expedições pelo interior no Brasil em busca do ouro representaram um longo período de pacificação dos índios, beneficiados – ainda que indiretamente – com os frutos da riqueza de suas terras.
C
As chamadas “entradas” para o interior tinham o objetivo de abrir estradas para a circulação de riquezas, com o auxílio financeiro da metrópole, interessada em estimular o desenvolvimento da colônia.
D
As expedições em busca do ouro estimularam o desenvolvimento de Minas Gerais e democratizaram o acesso à riqueza, encontrada nos solos das cidades mineiras e seu entorno.