Questõesde PUC - RS sobre Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil

1
1
1
Foram encontradas 5 questões
61eabc2f-b0
PUC - RS 2010 - História - Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil

Entre 1500 e 1530, os interesses da coroa portuguesa, no Brasil, focavam o pau-brasil, madeira abundante na Mata Atlântica e existente em quase todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. A extração era feita de maneira predatória e assistemática, com o objetivo de abastecer o mercado europeu, especialmente as manufaturas de tecido, pois a tinta avermelhada da seiva dessa madeira era utilizada para tingir tecidos. A aquisição dessa matéria-prima brasileira era feita por meio da

A
exploração escravocrata dos europeus em relação aos índios brasileiros.
B
criação de núcleos povoadores, com utilização de trabalho servil.
C
utilização de escravos africanos, que trabalhavam nas feitorias.
D
exploração da mão-de-obra livre dos imigrantes portugueses, franceses e holandeses.
E
exploração do trabalho indígena, no estabelecimento de uma relação de troca, o conhecido escambo.
60cb5780-30
PUC - RS 2016 - História - Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil, Pré-História Brasileira: Legado de povos nativos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmações sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral, que aportou no litoral brasileiro em abril de 1500, dando origem ao “descobrimento do Brasil”.

I. A expedição foi um empreendimento estatal comandado e controlado pela Coroa Portuguesa, sem que houvesse participação de investimentos privados na sua montagem e execução.

II. A viagem de Cabral contou com o apoio da Igreja Católica, que desejava expandir o cristianismo para além da Europa; ademais, o reconhecimento oficial da Igreja conferia legitimidade às novas conquistas.

III. A escolha do comandante da esquadra portuguesa teve como principais critérios a competência e a experiência profissional de Cabral, sinalizando o rompimento do Estado português com os privilégios aristocráticos na sua burocracia.

IV. A expedição tinha como objetivo final estabelecer rotas comerciais de especiarias com o Oriente; a “descoberta do Brasil”, porém, estava entre os resultados possíveis, devido ao interesse português em controlar a navegação no Atlântico Sul.

Estão corretas apenas as afirmativas

A
I e II.
B
II e IV.
C
I, II e III.
D
I, III e IV.
E
II, III e IV.
07f476ba-1d
PUC - RS 2015 - História - Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil

Sobre o período pré-colonial na História do Brasil, é correto afirmar que

A
foi estabelecida a escravidão indígena como forma de exploração do trabalho, devido à ausência de uma atividade econômica que financiasse o tráfico de escravos africanos para o Brasil.
B
a economia baseou-se na exploração de produtos naturais da terra, que não exigiam o estabelecimento da agricultura para serem extraídos, como o pau-brasil, o cacau e o látex.
C
promoveu-se a doação de porções da terra recém-descoberta para a aristocracia portuguesa, cujos membros ocupavam os principais cargos na administração pública reinol.
D
havia desinteresse na colonização imediata do território, tendo em vista que os principais recursos humanos e materiais portugueses estavam voltados para a exploração do rendoso comércio com as Índias.
E
foram enviadas ao litoral brasileiro as chamadas “expedições guarda-costas”, que visavam vigiar a nova descoberta portuguesa diante da possível invasão holandesa na região.
0c8e8fe1-27
PUC - RS 2011 - História - Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil

A chegada da Família Real ao Brasil trouxe incremento à vida cultural e modificações de ordem político- administrativa, com reflexos na economia.

Considerando a primeira metade do século XIX, é correto apontar, como exemplo de medida adotada,

A
o início do monopólio comercial da Colônia, com o fechamento dos portos às nações amigas.
B
a proibição para o funcionamento de indústrias no território.
C
a promoção da melhoria de aeroportos e a duplicação de estradas.
D
a criação do Ministério da Educação, Desportos e Turismo.
E
a criação de instituições científicas, artísticas e financeiras, algumas ainda existentes.
1e85da03-3f
PUC - RS 2012 - História - Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil, Pré-História Brasileira: Legado de povos nativos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 26, relacione o texto de Vieira ao trabalho de evangelização dos nativos brasileiros e selecione a opção que preencha corretamente as lacunas do enunciado.


Imagem 008.jpg


Conforme o autor, os indígenas do Brasil _________ os ensinamentos religiosos com _________, mas logo _________. O trabalho dos missionários equivalia, assim ao de um atento _________.

A
recebiam
docilidade
se revoltavam
marmorista
B
combatiam
violência
os esqueciam
jardineiro
C
rejeitavam
força
os adotavam
jardineiro
D
adotavam
dúvida
os retomavam
marmorista
E
recebiam
docilidade
os esqueciam
jardineiro