Questõesde UCPEL sobre Guerra Fria e seus desdobramentos

1
1
1
Foram encontradas 6 questões
f6219d72-e3
UCPEL 2018 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

A divisão das Coreias vem desde o fim da Segunda Guerra Mundial e é, hoje, um dos principais focos de tensão da geopolítica mundial.

Com relação às seguintes afirmativas, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o território da Coreia – então sob a influência do Japão, derrotado ao lado dos países do Eixo – foi dividido a partir da influência dos Estados Unidos, ao Sul, e da URSS e China, ao norte.
( ) Em 1950, eclodiu, então, a Guerra das Coreias (1950-1953), quando as tropas sul-coreanas atacaram o norte de surpresa, invadindo e ocupando a capital Seul.
( ) A China interviu na Guerra das Coreias, ajudando diretamente a Coreia do Sul. Em 27 de julho de 1953, foi assinado um armistício na cidade de Panmujon, divisa entre os dois países, em que foi acordado o cessar-fogo e ficou estabelecida a divisão das Coreias nos limites do paralelo 38º N.
( ) Desde que Kim Jong-un, assumiu o poder a Coreia do Norte avançou significativamente em seu programa de desenvolvimento nuclear e de mísseis. O país realizou um teste nuclear em 2013 e outros dois em 2016, provocando grande apreensão da comunidade internacional. Em julho de 2017, lançou com sucesso um míssil balístico intercontinental Hwasong-14.

A alternativa correta é

A
F, F, V e F.
B
F, V, F e V.
C
V, F, V e F.
D
V, F, F e V.
E
V, F, V e V.
4b98beb8-e3
UCPEL 2017 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

“Judô dá primeiro ouro para Kosovo”. Esta foi uma manchete recorrente durante as Olimpíadas do Rio em 2016. Isso, porque o Kosovo ainda não é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um país independente, mas o reconhecimento dado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), permitiu à Majlinda Kelmendi conquistar o primeiro título olímpico para o país na modalidade de judô na categoria até 52 quilos.

Países da extinta Iugoslávia (em destaque)


A desintegração da Iugoslávia, na década de 1990, teve conflitos que persistiram durante toda a década. Esse foi um dos fatos geopolíticos mais importantes depois da queda do muro de Berlim e do colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Sobre os países resultantes da antiga Iugoslávia, é correto afirmar que

A
a Sérvia, cuja capital é Belgrado, só tem acesso ao Mar Negro por intermédio do rio Reno.
B
a Bósnia-Herzegovina, que tem sua capital em Sarajevo, é composta por duas entidades políticas autônomas, a Federação da BósniaHerzegovina e a República Sérvia
C
a Croácia, que tem sua capital em Zagreb, tem no turismo um setor importante de sua economia, mas não consegue ser admitida na União Europeia.
D
a Eslovênia, cuja capital é Liubliana, é o único integrante da União Europeia, apesar de ainda não usar o Euro como moeda, que continua sendo o Tolar.
E
o Montenegro, cuja capital é Podgorica, é o único que não está localizado nos Balcãs.
b9a55d47-e2
UCPEL 2016 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

Em 1968, o mundo foi sacudido por diversos movimentos liderados pela juventude que reivindicavam o fim de posturas conservadoras e exigiam ampliação da democracia. Esses movimentos se fizeram sentir tanto no bloco Ocidental como no Leste europeu. Um exemplo disso na área de influência Soviética foi a

A
Primavera de Praga.
B
Revolução de Veludo.
C
Revolução dos Cravos.
D
Coexistência Pacífica.
E
Revolução Cultural.
bedd2518-e1
UCPEL 2009 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos

“A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar”.
(HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-
1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.224)

A citação do historiador inglês Eric Hobsbawm refere-se à

A
Queda do Socialismo no leste europeu.
B
Queda do Muro de Berlim.
C
Guerra do Vietnã.
D
Guerra do Golfo.
E
Guerra Fria.
def763cd-e1
UCPEL 2007 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Coréia foi dividida em duas zonas militarizadas: uma ao sul e outra ao norte, criando uma separação em duas Coréias, seguindo a lógica da Guerra Fria. Com base em seus conhecimentos sobre as Coréias, é INCORRETO afirmar que

A
a situação econômica da Coréia do Norte piorou muito com o fim da URSS, pois essa era forte aliada da economia norte-coreana. Sem a ajuda soviética, a indústria pesada e a mecanização da agricultura diminuíram consideravelmente o crescimento na Coréia do Norte.
B
após a crise asiática de 1997 e a ocorrência de inundações no norte houve uma reaproximação entre os dois países; no entanto, quando a Coréia do Sul (República Popular Democrática da Coréia), de regime comunista, cuja capital é Pyongyang, afirmou possuir um programa nuclear, as relações voltaram a esfriar.
C
a Coréia do Sul foi classificada como Tigre Asiático em função do crescimento alcançado entre 1980 e 1993. Hoje, o setor da exportação de eletrônicos é que move a República da Coréia, país que é uma república capitalista, com forma de governo mista, que compreende presidente e primeiro-ministro e com capital em Seul.
D
a Coréia do Norte, em 2002, foi incluída no chamado eixo do mal, pelo presidente dos EUA, juntamente com Iraque e Irã. Segundo George W. Bush, esses países são perigosos para a comunidade internacional e incentivam práticas terroristas.
E
no contexto da Guerra Fria, em 1950, a Coréia do Norte invadiu a do Sul e os EUA e a ONU intervieram. Em seguida, os EUA invadiram a Coréia do Norte, quando, então, a China entrou no conflito e impediu que a Coréia do Norte fosse dominada pelos norte-americanos. Em 1953, foi assinado um armistício, válido até hoje.
ded8b4bd-e1
UCPEL 2007 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

"Bush chamou líderes da Coréia do Sul, Rússia, Japão e China para reafirmarem o compromisso com uma península coreana livre de armas nucleares. Na ONU, os EUA propuseram sanções duras, como proibição do comércio de artigos militares e de luxo, inspeção de mercadorias importadas ou exportadas do país e congelamento de bens ligados às armas. O embaixador americano, John Bolton, ameaçou: 'A Coréia do Norte possui uma história de sucesso em intimidar outros países, mas não terá sucesso conosco', acrescentou."

Diário Popular, 11 de outubro de 2006, p. 24.

O texto acima faz referência ao suposto teste nuclear realizado pela Coréia do Norte. No passado, o Japão foi alvo de duas bombas atômicas. Sobre este assunto todas as opções estão corretas, com exceção daquela que afirma que 

A
a derrota do imperialismo militarista nipônico implicou, também, a perda de mercados consumidores dos seus produtos e fornecedores de matérias-primas.
B
passados alguns anos após o ataque das duas bombas atômicas, o Japão vivenciou uma extraordinária e rápida recuperação econômica, fato que ficou conhecido como o "milagre japonês".
C
as bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki levaram os nipônicos a revidarem por meio do ataque japonês à base americana de Pearl Harbor
D
o lançamento das duas bombas atômicas levou o governo japonês a solicitar o armistício dias depois das explosões ocorridas em Hiroshima e Nagasaki.
E
as bombas de Hiroshima e Nagasaki lançadas pelos Estados Unidos, em agosto de 1945, causaram a curto prazo milhares de mortes e, a longo prazo, a incidência de muitas doenças causadas pela radioatividade.