Questõessobre História e Geografia do Município de Fortaleza

1
1
Foram encontradas 13 questões
6bd4df7c-75
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

Em oposição a Franco Rabelo, um exército de camponeses e jagunços invadiu a cidade de Fortaleza em março de 1914 para garantir a continuidade do controle político da oligarquia aciolina. Esse evento faz parte

A
da Sedição de Pinto Madeira, liderada por Joaquim Pinto Madeira.
B
do Massacre do Caldeirão, comunidade liderada pelo Beato José Lourenço.
C
da Sedição de Juazeiro, liderada por Padre Cícero e Floro Bartolomeu.
D
do banditismo social do cangaço, que tinha a liderança de João Calangro no estado do Ceará.
c01ed948-b8
UECE 2014 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

Sobre o déficit habitacional em Fortaleza, analise as afirmações a seguir.

I. Fortaleza apresenta um déficit habitacional muito abaixo da média nacional, perdendo apenas para Recife.
II. Um estudo do Ipea, baseado na PNAD-2012, demonstra que houve elevação no déficit habitacional absoluto em Fortaleza.
III. O aumento do número de ocupações indevidas em áreas de risco e invasões não tem relação com o déficit habitacional em Fortaleza.

Está correto o que se afirma apenas em

A
III.
B
I e II.
C
II.
D
I e III.
e1bc544b-f6
UFC 2009 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

Em 1888, são propostas para Fortaleza novas normas para ocupação do solo urbano através da configuração de uma Planta da Cidade de Fortaleza. Assinale a alternativa que corresponde ao engenheiro-arquiteto que projetou essa Planta

A
Silva Paulet.
B
Oscar Niemeyer.
C
Arrojado Lisboa.
D
Manuel Francês.
E
Adolfo Herbster.
de0774ef-b8
UECE 2013 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

Considerando os sistemas ambientais naturais que caracterizam o sítio urbano de Fortaleza, as áreas avaliadas como de preservação permanente, com alta vulnerabilidade à ocupação e com rica biodiversidade são

A
os tabuleiros costeiros.
B
as dunas móveis.
C
as planícies fluviomarinhas com manguezais.
D
as faixas de praias.
c7032715-f6
UFC 2013 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

Sobre as transformações urbanas e sociais ocorridas em Fortaleza na segunda metade do século XIX, é correto afirmar que:

A
As intervenções para ampliação dos logradouros facilitaram a ocorrência de manifestações políticas e partidárias em locais públicos.
B
O planejamento urbano da cidade de Fortaleza, o plano em xadrez para as ruas, ocorreu devido às ações políticas de comerciantes.
C
As plantas do engenheiro Adolfo Herbster, de 1875 e 1888, não tinham como perspectivas de ampliação as áreas despovoadas da cidade.
D
A abertura das avenidas Dom Manuel (denominada Boulevard da Conceição), do Imperador e Duque de Caxias são símbolos das disputas entre o saber médico e o poder público.
E
Os projetos arquitetônicos de Adolfo Herbster visavam o alinhamento de ruas e casas, e a abertura de avenidas para o ordenamento do espaço urbano e o controle social.
34172d25-f6
UFC 2008 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

“Tempo, espaço, memória imbricam-se no Centro. Parte expressiva de nossas referências identitárias está contida em suas ruas, casarões, edifícios, paisagens, pregões, cheiros e ruídos. [...] Sem ele a história de Fortaleza apresenta um vácuo, uma enorme lacuna temporal. Não existe uma cidade nova. O que há, na verdade, é uma cidade que migra, orientando, fortemente, novos investimentos para outras direções. Neste processo, vai consumindo paisagens, construindo e destruindo patrimônios naturais e edificados, engolindo novos espaços, criando outros. Em seu rastro, a sensação de abandono. A busca do novo, do inusitado, não implica a ausência de requalificação e refuncionalidade do Centro Histórico”. (Nas trilhas da cidade. 2. ed. Fortaleza: Museu do Ceará, 2005, p. 39-40).

Partindo desse texto do geógrafo José Borzacchiello da Silva, conclui-se que:

A
as migrações de contingentes do interior do estado para Fortaleza provocaram o declínio do centro urbano.
B
o patrimônio cultural e os marcos de memória situados no centro têm relação apenas com o passado da cidade.
C
a degradação da região central é uma conseqüência irreversível da modernização de Fortaleza nas últimas décadas.
D
a transformação do espaço urbano precisa voltar-se, de preferência, para o investimento maciço em novas áreas, sem vínculo com o centro.
E
o centro deve ser preservado e valorizado, pois constitui um espaço de importância simbólica e socioeconômica para os habitantes de Fortaleza.
0adfc3b6-f5
UFC 2008 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

A Padaria Espiritual surgida em Fortaleza, no final do século XIX, foi composta por:

A
intelectuais que organizaram uma agremiação literária.
B
mulheres letradas, as primeiras a escrever na imprensa diária.
C
jornalistas que defendiam a adoção de padrões estrangeiros na cultura.
D
homens de letras que fundaram um jornal para veicular idéias anarquistas.
E
políticos e militares que pregavam o direito à educação para todos os cidadãos.
0acfd5cc-f5
UFC 2008 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

Justifica-se a preservação e a manutenção do Parque do Cocó, em Fortaleza, por:

A
garantir a conservação das áreas de mangue.
B
permitir o reflorestamento das áreas de Mata Atlântica.
C
fornecer ambiente propício ao cultivo de frutas em sua área.
D
destinar áreas de reserva para a expansão de vias para tráfego de carros.
E
estimular atividades econômicas a partir do criatório de camarões em cativeiro.
ca140f9f-b8
UECE 2014 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

Tomando por base a avaliação do contexto geoambiental da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF –, assinale a única afirmação FALSA.

A
Os sistemas ambientais mais estáveis e que não têm limitações significativas para a expansão urbana são os tabuleiros da Formação Barreiras.
B
Os sistemas ambientais mais instáveis e com maiores vulnerabilidades à ocupação estão localizados na planície litorânea.
C
A dinâmica costeira não tem sido afetada pelas intervenções antrópicas.
D
Grande parte de recobrimento vegetal primário da RMF foi suprimido em face do processo de expansão urbana e do uso agropecuário nas zonas rurais.
c983da13-c2
UECE 2014 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

A seca que, entre 1777 e 1779, devastou o Ceará trouxe uma nova realidade para a cidade de Fortaleza, alterando sua paisagem urbana e populacional. Analise as proposições abaixo e assinale aquela que NÃO corresponde ao contexto enunciado.

A
Os abarracamentos eram chefiados pelos próprios retirantes que se organizavam em vários grupos e dividiam-se para distribuir comida, medicação, roupas e até auxílio funeral para os que morriam em consequência da varíola ou de outra doença qualquer.
B
Durante a citada seca, a população de Fortaleza teria triplicado, em virtude da grande onda de indivíduos que foram obrigados a abandonar o interior do Estado em busca de sobrevivência na capital.
C
A solução encontrada pelo Presidente da Província para abrigar os retirantes foi a criação dos abarracamentos, que se constituíram numa solução emergencial para a demanda populacional do momento.
D
A presença dos retirantes na cidade era o retrato vivo da miséria, e chocava os olhos da elite e dos moradores da cidade de Fortaleza, de modo geral; os poderes instituídos viam– nos como uma gente perigosa que necessitava ser vigiada.
867d70e9-c6
UECE 2013 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

Dentre os caminhos que levam o mínimo de sustentabilidade às áreas urbanas, estão a criação, a aplicação e o cumprimento efetivo das leis e normas que regulamentam o uso de seus espaços, tanto pelo poder público quanto por seus cidadãos. Sobre os rios urbanos de Fortaleza, analise as afirmações a seguir.


I. Além do rio Cocó, os rios Ceará e Pacoti drenam a cidade de Fortaleza, e todos estes corpos hídricos têm elevado comprometimento ambiental em suas respectivas bacias.

II. Nas bacias dos rios Ceará, Cocó e Pacoti existem diversas áreas ocupadas irregularmente por invasões que se encontram em área de risco.

III. A bacia do rio Ceará é a que apresenta as melhores condições de preservação ambiental e total adequação à legislação ambiental vigente.


Está correto o que se afirma somente em

A
II e III.
B
I e II.
C
II.
D
III.
9dda6243-b7
UECE 2012 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

“Mais de duas mil pessoas ocupam um terreno localizado ao lado do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO I), no conjunto Jana Barroso, no bairro Itaperi, em Fortaleza. Em barracos improvisados, os moradores se organizam e iniciam a construção das casas.”
http://diariodonordeste.globo.com/ noticia.asp?codigo=334016&modulo=966. Diário do Nordeste Online, 26.01.2012.

Sobre a produção do espaço urbano e as recentes ocupações irregulares em Fortaleza, é correto afirmar-se que

A
atualmente, esses aglomerados populacionais urbanos são inexpressivos espacial e quantitativamente, devido à forte atuação preventiva do poder público e da política habitacional vigente.
B
famílias de baixa renda e sem moradia ocuparam e continuam ocupando áreas sujeitas a deslizamento e inundações sazonais, sem considerar a preservação do meio ambiente urbano e o risco de vida eminente.
C
estas ocupações não apresentam nenhum tipo de risco, pois são rapidamente assistidas pelo poder público e dotadas de toda infraestrutura, peculiar à periferia da cidade de Fortaleza.
D
a inexistência de políticas públicas direcionadas à habitação da população de baixa renda justifica as ocupações irregulares, mesmo em áreas de risco e áreas de preservação permanente.
c1a5ac4c-b0
UECE 2013 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

No sítio urbano de Fortaleza, as áreas mais estáveis e que não apresentam maiores problemas de expansão urbana correspondem aos sistemas ambientais de

A
planícies fluviomarinhas.
B
planícies fluviais revestidas por matas ciliares.
C
campos de dunas.
D
tabuleiros da Formação Barreiras.