Questõessobre História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul

1
1
Foram encontradas 13 questões
cea77e02-fa
UFRGS 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul

No contexto da chamada Primeira República, dois conflitos armados foram registrados no Rio Grande do Sul: a "Revolução Federalista" (1893-1895) e a "Revolução de 1923".

Associe os fatos históricos apresentados na coluna da direita aos conflitos indicados na coluna da esquerda.

1 - Revolução Federalista
2 - Revolução de 1923

( ) Movimento iniciado por partidários de Gaspar Silveira Martins, conhecidos como "maragatos", defendia a deposição do presidente do Estado, Júlio de Castilhos, e a realização de um plebiscito para escolha da forma de governo.
( ) Movimento iniciado por partidários de Assis Brasil, que formavam oposição ao governo do Estado, contestava a eleição de Borges de Medeiros e defendia a intervenção do governo federal no Rio Grande do Sul.
( ) Conflito finalizado com mudanças no sistema eleitoral gaúcho, após várias tentativas de acordo, mediadas pela presidência da República.
( ) Conflito cuja extensão chegou a Santa Catarina e ao Paraná, onde as forças revoltosas foram contidas no episódio conhecido como "Cerco da Lapa".

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A
1 - 2 - 2 - 1.
B
2 - 1 - 1 - 2.
C
1 - 2 - 1 - 2.
D
2 - 1 - 2 - 1.
E
1 - 2 - 2 - 2.
36261d5c-f9
UFRGS 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Estão em discussão, na atualidade, diferentes projetos de empreendimentos com potencialidade para geração de impactos ambientais preocupantes em diferentes bacias hidrográficas do Estado do Rio Grande do Sul. Entre esses projetos, estão os de mineração, localizados na Bacia do ........ que podem afetar o ........ , e os de hidrelétricas na Bacia do ........ que podem afetar o ........ .

A
Lago Guaíba - Parque Estadual do Delta do Jacuí - Rio Uruguai - Parque Estadual do Turvo
B
Rio Uruguai - Parque Estadual do Turvo - Lago Guaíba - Parque Estadual do Delta do Jacuí
C
Rio Uruguai - Parque Estadual do Espinilho - Lago Guaíba - Parque Estadual do Tainhas
D
Lago Guaíba - Parque Estadual do Tainhas - Litoral - Parque Nacional de Aparados da Serra
E
Litoral - Parque Nacional de Aparados da Serra - Rio Uruguai - Parque Estadual do Turvo
35137666-f9
UFRGS 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul

Sobre os aspectos físicos do Rio Grande do Sul, considere as seguintes afirmações.

I - O Estado apresenta variedade geomorfológica: planícies, planaltos e depressões.
II - A Bacia Hidrográfica do rio Camaquã, que cobre o setor norte e oeste do Estado, apresenta potencial de navegação e potencial hidrelétrico.
III- A cobertura vegetal é composta por áreas de floresta tropical, mata de araucárias, mangues e campos.

Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
I, II e III.
35175816-f9
UFRGS 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul

Observe a tabela abaixo.



Sobre as migrações no Rio Grande do Sul, é correto afirmar que

A
as mudanças nos padrões migratórios entre o final do século XX e o início do século XXI não foram significativas, tanto nas migrações intraestaduais quanto interestaduais.
B
a saída cada vez maior de pessoas do Rio Grande do Sul reflete mudanças nas cidades receptoras, com Porto Alegre deixando de ter saldo positivo, enquanto Caxias toma a dianteira nesse parâmetro.
C
as migrações no Estado estão restritas às maiores cidades que, por padrão, se desenvolvem mais do que pequenas cidades.
D
o Estado vem apresentando um saldo migratório decrescente.
E
o Rio Grande do Sul, por ser um dos Estados mais desenvolvidos do Brasil, atrai migrantes do país inteiro, como comprova o saldo migratório.
657396ac-d9
IF-RS 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul

De acordo com o Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul (2018):

A Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA é a área mais densamente povoada do Rio Grande do Sul, concentrando mais de 4 milhões de habitantes - 37,7% da população total do estado. Dela fazem parte 9 dos 18 municípios do RS com mais de 100 mil habitantes. A densidade demográfica média da região é de 389,7 hab/km².
Fonte: <http://www.atlassocioeconomico.rs.gov.br>. Acesso em: 13 mar. 2018. (adaptado)


Assinale a alternativa que apresenta o conceito de REGIÃO.

A
Unidade espacial homogênea em vários aspectos, que podem ser naturais, históricos, sociais e econômicos, podendo também ser considerada resultado do processo desigual da produção do espaço.
B
Porção do território visível e material, que retrata as sociedades que a construíram, sendo um conjunto de formas naturais e artificiais.
C
Apropriação de uma parcela do espaço por uma comunidade ou um Estado.
D
Local de interação entre os elementos naturais e a sociedade, que varia de acordo com o modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes.
E
Espaço com o qual os indivíduos têm vínculo afetivo, onde se encontram as referências pessoais e os sistemas de valores, que levam a formas diversas de construção da paisagem e do espaço geográfico.
657c3bd9-d9
IF-RS 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul

Leia as afirmações abaixo, sobre as bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul.


I - O Rio Grande do Sul possui cinco bacias hidrográficas principais: Bacia Hidrográfica do Guaíba, Bacia Hidrográfica do Uruguai, Bacia Hidrográfica Litorânea, Bacia Hidrográfica do Jacuí e Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas.
II - As bacias hidrográficas possuem problemas ambientais conforme as suas características naturais, forma de ocupação e atividades econômicas predominantes.
III - Dentre os problemas ambientais comuns às principais bacias hidrográficas, estão o despejo de efluentes nas águas, a ocorrência de estiagens e enchentes e o assoreamento dos cursos d’água p la retirada da vegetação ciliar.
IV - O despejo de efluentes industriais nos cursos d’água, os altos índices d poluição do ar por fontes fixas e também por veículos, a grande produção de resíduos urbanos e industriais e o transporte de cargas perigosas, que representam risco à contaminação do solo e da água, são os principais problemas ambientais da Bacia Hidrográfica do Uruguai.


Quais estão corretas?

A
Apenas I e II.
B
Apenas II e III.
C
Apenas I, II e III.
D
Apenas II, III e IV.
E
I, II, III e IV.
bece56d3-e1
UCPEL 2009 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul

“Os habitantes desta província tomaram todos parte na guerra, durante um grande número de anos e quase nunca receberam soldo e, quando lhes pagavam, levavam seus animais e suas carroças. As famílias ficavam expostas a vexames e rapinagens dos chefes e subalternos. (...) Pode-se dizer, com segurança, que os franceses não suportariam, sem revolta, a centésima parte do que agüentaram, com tanta paciência, os habitantes da Capitania do Rio Grande”.
(SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem ao Rio Grande do Sul.
Porto Alegre: ERUS, 1987, p.74)

A situação descrita por Saint-Hilaire prenuncia a

A
Revolução Farroupilha.
B
Inconfidência Mineira.
C
Revolução Federalista.
D
Guerra do Paraguai.
E
Coluna Prestes.
dedd4962-e1
UCPEL 2007 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul


Tendo por base a análise da charge acima e os seus conhecimentos acerca da História do Brasil e do Rio Grande do Sul, considere as afirmativas abaixo.


I Os tempos mudaram porque é a primeira vez que uma mulher governa o Rio Grande do Sul, Estado altamente conservador, que tem suas origens alicerçadas no separatismo da Revolução Farroupilha movimento chefiado pela elite estancieira e charqueadora gaúcha e na Revolução Federalista, a qual, por meio do Pacto de Pedras Altas, garantiu uma reforma na Constituição gaúcha, proibindo a reeleição de Borges de Medeiros.


II A mudança referida na charge diz respeito à quebra na tradição conservadora do Estado rio-grandense na medida em que este elege uma mulher à chefia do executivo estadual, pois historicamente, o Rio Grande do Sul constituiu-se como uma fronteira viva do país, fato que levou à assinatura de diversos tratados para a definição dos limites do Brasil como, por exemplo, o Tratado de Lisboa (1681), que devolvia a Portugal a Colônia do Sacramento (sua antiga fundação).


III A charge ilustra a surpresa causada pela eleição da primeira governadora do Rio Grande do Sul, tendo em vista toda a formação tradicional do Estado que, inúmeras vezes, forneceu contingente militar para os conflitos no Prata, como é o caso da participação do Brasil na Guerra do Paraguai conflito que transformou a república paraguaia numa nação pobre, arruinada e endividada.


Está(ao) correta(s)


A
somente a III.
B
somente a II.
C
I e III somente.
D
II e III somente.
E
todas.
f5e5a846-e1
UCPEL 2006 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul

Com relação à configuração das diferentes unidades do relevo do Rio Grande do Sul, marque (V) para a alternativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Planalto Uruguaio Sul-rio-grandense está situado no setor sul-sudeste do Estado. Constituise, basicamente, de rochas ígneas e metamórficas de idade pré-cambriana.
( ) As unidades geomorfológicas do Rio Grande do Sul são Planalto Uruguaio Sul-rio-grandense, Planalto Basáltico, Planalto Arenito-basáltico, Depressão Periférica e Terras Emersas.
( ) A sedimentação costeira no Rio Grande do Sul iniciou-se no Mioceno e registra em suas litologias uma origem conseqüente de ingressões e egressões marinhas repetidas no espaço e no tempo até o Holoceno.
( ) O Planalto Basáltico ocupa o centro-norte do Estado. Apresenta a NE as maiores altitudes do Estado. É limitado por uma escarpa abrupta voltada para o oceano (escarpa de linha de falha Osório Torres) e outra escarpa de erosão em contato com a Depressão Periférica.

A seqüência correta é

A
V; V; V; F.
B
V, F; F; V.
C
V; V; F; V.
D
F; F; F; V.
E
V; F; V; V.
007a0926-e1
UCPEL 2005 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul

"É preciso dizer que desde o seu início a luta dos farroupilhas contou com a importante participação de negros e mulatos. Em abril de 1836, logo após a captura de Pelotas, o chefe farroupilha João Manuel de Lima e Silva libertou e armou centenas de escravos. Em setembro de 1836, foi constituído o primeiro Corpo de Cavalaria de Lanceiros Negros, decisivo na batalha de Seival e na expedição a Laguna, verdadeira ‘tropa de choque’ do exército farroupilha. "

(Jornal Zero Hora, 13 de novembro de 2004, p. 12)


Com base no texto acima, é correto afirmar que


A
apesar de os escravos terem participado ativamente da Revolução Farroupilha, os mesmos não foram protagonistas de nenhuma outra rebelião ocorrida no Brasil durante o período imperial.
B
os escravos participaram ativamente na Revolução Farroupilha, principalmente, pela constituição do Corpo de Lanceiros Negros, até novembro de 1844, momento em que foram desarmados por David Canabarro, separados dos demais integrantes da tropa, atacados de surpresa e chacinados pelas tropas do governo imperial.
C
após o término da Revolução Farroupilha, os escravos sobreviventes do conflito foram todos libertados como estabelecia o acordo de paz firmado entre os principais líderes farroupilhas e os representantes das forças legalistas.
D
os escravos participaram ativamente da Revolução Farroupilha em razão da promessa de libertação feita pelos chefes farroupilhas (ação, posteriormente, copiada pelos líderes imperiais) e da impossibilidade de constituírem família.
E
no Rio Grande do Sul, os escravos buscaram a possibilidade de obtenção da liberdade na Revolução Farroupilha pois, durante todo o período monárquico, não dispunham de condições legais para a obtenção de alforria.
054e470d-da
UniCEUB 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul

Ana Terra descia a coxilha no alto da qual ficava o rancho da estância, e dirigia-se para a sanga, equilibrando sobre a cabeça uma cesta cheia de roupa suja. Tinha vinte e cinco anos e ainda esperava casar. Não que sentisse muita falta de homem, mas acontecia que casando poderia ao menos ter alguma esperança de sair daquele cafundó, ir morar no Rio Pardo, em Viamão ou até mesmo voltar para a Capitania de São Paulo, onde nascera. Ali na estância a vida era triste e dura. Moravam num rancho de paredes de taquaraçu e barro, coberto de palha e com chão de terra batida. Em certas noites Ana ficava acordada debaixo das cobertas, escutando o vento, eterno viajante que passava pela estância gemendo ou assobiando, mas nunca apeava do seu cavalo.
(Erico Veríssimo. O tempo e o vento – o continente, 1997. Adaptado.)

O trecho descreve o cotidiano e as vivências da personagem Ana Terra. Do ponto de vista geográfico, o excerto apresenta características do espaço rural do Rio Grande do Sul e ainda destaca

A
a rede hidrográfica, na qual a sanga corresponde à jusante do curso d’água principal de uma bacia hidrográfica.
B
o movimento migratório, em que o casamento da personagem representa a possibilidade da migração sazonal.
C
a forma do relevo, no qual as coxilhas correspondem às colinas com elevações arredondadas de pequena altitude.
D
o deslocamento dos ventos, em que a atuação da massa polar atlântica (mPa) favorece a formação dos alísios de sudeste.
E
a estrutura da terra, na qual a estância representa a expansão das frentes pioneiras através de latifúndios monocultores.
f0a4bf0d-d9
IF Sul Rio-Grandense 2016, IF Sul Rio-Grandense 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul

Sobre a população do Rio Grande do Sul, assinale a alternativa correta.

A
A população do Estado vem apresentando aumento no ritmo de crescimento nas últimas décadas.
B
O Estado possui apenas um município com população acima de 100 mil habitantes, que é Porto Alegre.
C
Sua população rural, ao contrário do restante do Brasil, ultrapassa 50% da população total.
D
O número de mulheres é superior ao número de homens, principalmente entre a população jovem (0-19 anos).
E
A área mais povoada do Estado situa-se no eixo entre Porto Alegre e Caxias do Sul.
eafacb70-af
UFRGS 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio Grande do Sul

Considere as seguintes afirmações sobre a história do Rio Grande do Sul, no século XX.


I - O PSD (Partido Social Democrático) e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), oriundos da base de apoio de Getúlio Vargas, constituíram-se como as principais legendas políticas no Rio Grande do Sul até o golpe civil-militar de 1964.

II - O Rio Grande do Sul foi refratário à abertura econômica implementada pelo governo de Juscelino Kubitschek, impondo proibições à presença de capital estrangeiro na indústria agropecuária e em setores estratégicos do Estado, como a distribuição de energia e o setor das telecomunicações.

III- O Estado, ainda marcado pelo impacto da Campanha da Legalidade, em 1961, constituiu-se como um dos principais focos nacionais de resistência ao golpe civil-militar de 1964, transferindo a capital para Passo Fundo, com o intuito de se contrapor às forças de ocupação do governo central.


Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.