Questõesde UNIOESTE 2017 sobre Geografia

1
1
1
Foram encontradas 6 questões
f3ac77e0-af
UNIOESTE 2017 - Geografia - População, Migrações

Estar no mundo, hoje, é conviver com a mobilidade e a migração, e todas suas implicações. Do ponto de vista existencial, esta é uma experiência desconcertante, em que as referências espaciais e socioculturais são reconstituídas, num processo que envolve e atinge o próprio cerne da autoidentidade: a segurança existencial.
(...) Esse percurso leva a um pensar ontológico acerca das estratégias e consequências do fenômeno migratório, o que faz refletir sobre o papel da identidade territorial, do envolvimento com o lugar e das redes sociais no movimento de sair do lugar de origem e estabelecer-se no local de destino. MARANDOLA JR., Eduardo; GALLO, Priscila M. Dal. Ser Migrante: implicações territoriais e existenciais da migração. R. Bras. Est. Pop. Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, jul./dez. 2010, p. 407.

Acerca dos movimentos populacionais e seus impactos ao longo da história é INCORRETO afirmar.

A
Os anos entre 1850 e 1930 caracterizam-se como o período de maior entrada de imigrantes no Brasil, devido principalmente ao aumento da cafeicultura e consequentemente à maior necessidade de mão-deobra.
B
A chamada Expansão Marítima, sob liderança de portugueses e espanhóis, ocorre a partir do século XV. Conhecida ainda como As Grandes Navegações, ficou marcada entre outros aspectos pela submissão de outros seres humanos ao trabalho escravo e pela difusão do cristianismo.
C
Um importante movimento populacional ocorre no século III d.C.: o império romano sofreu a invasão de um único povo denominado, por ele, de “povo bárbaro”.
D
A imigração tem sido um dos principais problemas humanitários dos últimos anos. Os imigrantes nem sempre são acolhidos, ao contrário, se deparam com perseguição policial, políticas xenofóbicas e fronteiras fechadas.
E
Foi em meados do século VIII a.C. que os gregos expandiram seu mundo, e enviaram colonizadores para várias regiões do Mediterrâneo e do Mar Negro. Tal processo continuou por mais de três séculos.
f3a1af88-af
UNIOESTE 2017 - Geografia - Geologia

“O objetivo da geografia física é explicar a dimensão espacial dos sistemas dinâmicos da Terra – sua energia, ar, água, tempo meteorológico, clima, tectônica, relevo, rochas, solos, plantas, ecossistemas e biomassa. Compreender as relações Humanos-Terra faz parte do desafio para criar uma visão holística (completa) do Planeta e de seus habitantes” (Prefácio do livro Geossistemas, 2012 – Uma introdução à geografia física). Analise as alternativas abaixo que remetam a alguns dos sistemas dinâmicos da Terra:

I – a crosta terrestre é composta de várias placas que ‘flutuam’ sobre o manto. Em determinadas áreas, as placas colidem, são deformadas, resultam na formação de fossas tectônicas, dobramentos, falhamentos, formação de cordilheiras, dentre outras morfologias. São resultantes dos movimentos tectônicos.
II – as rochas podem ser classificadas em três tipos, dependendo dos processos que as formaram: magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas. A região Oeste do estado do Paraná apresenta rochas do tipo metamórficas ou transformadas, que são utilizadas para diferentes fins e cuja decomposição origina solos férteis.
III - o terceiro planalto paranaense apresenta em sua maior parte a presença de espessos derrames de lavas básicas (ígneas) que podem ultrapassar os 1500 m de espessura, as quais são oriundas de intenso vulcanismo durante o Pré-cambriano, há cerca de 4,5 bilhões de anos.
IV – a crosta terrestre está continuamente em mudança, é formada, deformada, movida e quebrada por processos físicos, químicos e biológicos. Dos agentes que atuam sobre a crosta, há o sistema endógeno ou interno que atua na construção das formas e o sistema exógeno ou externo que a desgasta ativamente.
V – o território brasileiro possui estruturas e formações litológicas antigas, mas suas formas são recentes. Essas formas resultam de ações erosivas que ocorreram e continuam ocorrendo.

Sobre os enunciados acima, assinale a alternativa que apresente os itens CORRETOS.

A
Estão corretas as alternativas I e II.
B
Estão corretas as alternativas II, III e V.
C
Estão corretas as alternativas I, IV e V.
D
Estão corretas as alternativas III, IV e V.
E
Estão corretas as alternativas I, II e IV.
f39ab8a8-af
UNIOESTE 2017 - Geografia - Fuso Horário, Cartografia

‘A noção de Cartografia enquanto um conjunto de técnicas utilizadas com finalidade de representar elementos e fenômenos evidenciados no espaço geográfico é tão antiga quanto a própria humanidade. À medida que os grupos humanos passaram a se organizar coletivamente, as representações espaciais foram criadas para demarcar os núcleos de povoamento e os próprios territórios de caça dessas sociedades mais antigas. Ao longo dos séculos, essas representações, os mapas, foram evoluindo bem como seus fins foram se tornando mais complexos’ (Menezes, P. M. L.; Fernandez, M. C. Roteiro de Cartografia, 2013). Sobre a Cartografia e os temas relacionados, analise as proposições abaixo:


I – o sistema horário mundial ou fusos horários caracterizam-se pela definição de uma grade de meridianos principais com intervalo de 15º entre si. Os fusos horários têm como referência o Meridiano de Greenwich.

II – a escala cartográfica de um mapa é a razão entre uma medida realizada sobre esse e sua medida real. Diferentes áreas do conhecimento e profissionais utilizam o recurso da escala cartográfica, tais como a geografia, a engenharia, a arquitetura, dentre outros.

III – o horário de verão ou horário de aproveitamento da luz diurna é adotado no Brasil e em inúmeros outros países como medida de economia de eletricidade. No Brasil, alguns estados, principalmente do Norte e Nordeste não adotam o horário de verão em função da abundância de energia hidrelétrica, devido à presença das usinas instaladas no Rio São Francisco e nos diversos rios amazônicos.

IV – no sistema de coordenadas geográficas, latitude refere-se ao ângulo e à distância entre o local desejado e o Meridiano de Greenwich, com valores que variam entre 0º e 90º, tanto para Norte, quanto para Sul. Por sua vez, a longitude refere-se ao ângulo e à distância entre a Linha do Equador e o local desejado, com valores que variam entre 0º e 180º, tanto para Leste como para Oeste.

V – o Sistema de Informação Geográfica, o Sensoriamento Remoto e o Sistema de Navegação Global por Satélite são amplamente utilizados para diferentes fins cartográficos.


Sobre os enunciados acima, assinale a alternativa que apresente os itens CORRETOS.

A
Estão corretas as alternativas II, III e V.
B
Estão corretas as alternativas III e IV.
C
Estão corretas as alternativas I, II e III.
D
Estão corretas as alternativas II e IV.
E
Estão corretas as alternativas I, II e V.
f393ab9b-af
UNIOESTE 2017 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

Segundo dados do DATALUTA (Banco de Dados da Luta pela Terra), no ano de 2015, havia no Brasil, mais de 38 mil famílias lutando por acesso à terra, organizadas em 21 movimentos sociais. O DATALUTA revela ainda que as áreas ocupadas por latifúndios cresceram 375% nos últimos 30 anos. Já os dados divulgados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) evidenciam que 61 pessoas que estavam lutando pela terra foram assassinadas em 2016. Em 2017, somente nos primeiros cinco meses do ano, 36 pessoas foram assassinadas no campo brasileiro. Em relação à realização da reforma agrária, movimentos e organizações do campo denunciaram que no ano de 2016 nenhuma família foi assentada e nenhuma propriedade que descumpre a função social da terra foi desapropriada para este fim, como determina a Constituição Federal. O relatório “Terrenos da desigualdade: terra, agricultura e desigualdade no Brasil rural”, publicado pela Oxfam (2016), contribui para a compreensão dessas questões. Baseado em dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, o relatório evidencia que 4.013 pessoas físicas e jurídicas detentoras de terra possuem dívidas individuais acima de R$ 50 milhões o que somadas chegam a R$ 906 bilhões, uma dívida maior que o PIB de 26 estados, ou da metade do que o Estado brasileiro arrecadou em 2015. As terras pertencentes a esse grupo abrangem mais de 6,5 milhões de hectares, segundo informações cadastradas no Sistema Nacional de Cadastro Rural. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) estima que com essas terras seria possível assentar 214.827 famílias – considerando o tamanho médio do lote de 30,58 ha/famílias assentadas.

De acordo com a análise do texto e considerando-se a dinâmica da questão agrária brasileira, assinale a afirmação INCORRETA.

A
Os grandes proprietários rurais são os responsáveis pela produção da grande maioria dos produtos alimentícios e pelo sustento das contas públicas do Estado brasileiro. Eles geram a maioria dos empregos no meio rural e riquezas ao País, contraem empréstimos públicos a juros altos e pagam vultosas quantias em Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) na exportação de produtos primários, como a soja.
B
A agricultura familiar representa 90,2% do total das unidades de produção no Brasil, e, embora ocupe a menor quantidade de área, aproximadamente 30% do total destinado à agricultura, é a que mais produz alimentos (cerca de 70%). E, apesar de ser responsável por 74,4% dos empregos gerados no campo (12,3 milhões de pessoas) é a menos assistida pelo Estado.
C
Atualmente, menos de 1% dos grandes proprietários concentra 45% de toda a área rural do Brasil, enquanto os pequenos proprietários, com menos de 10 hectares, ocupam menos de 2,3% da área rural, ou seja, a concentração fundiária é um dos principais motivos para a violência no campo.
D
A paralisação das ações da reforma agrária, a conjuntura política do País e as medidas postas em prática nos últimos 02 anos impulsionaram o contexto de violência vivido pelas comunidades camponesas.
E
O crescimento da bancada ruralista no congresso nacional tem agravado a suspensão do conjunto das políticas públicas destinadas às comunidades camponesas e aos trabalhadores/as rurais no Brasil, paralisando ainda a reforma agrária, a demarcação de terras indígenas, quilombolas e unidades de conservação.
f38f63b5-af
UNIOESTE 2017 - Geografia - Agricultura brasileira, Agricultura tradicional, Agropecuária

Texto 1:
O Brasil que, desde 2009, tornou-se o maior consumidor de agrotóxicos do Planeta, teve um aumento na taxa de crescimento das vendas desses produtos da ordem de 200%, no período de 2000 a 2010. A média de consumo de agrotóxicos no País por hectare era de 7kg em 2005 e passou para 10,1kg por hectare em 2011 (Valor Econômico, 30/07/2012), ou seja, um escandaloso aumento de 43% em um curto período de seis anos.
Disponível em: BOMBARDI, Larissa Mies. Violência Silenciosa: o uso de Agrotóxicos no Brasil. Anais do VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária: Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2013. Acesso em: 18 de agosto de 2017


Texto 2:
Os agrotóxicos têm dois grandes grupos de impactos sobre a saúde. O primeiro é o das intoxicações agudas, aquelas que acontecem logo após a exposição ao agrotóxico, de período curto, mas de concentração elevada. Por exemplo, quando se pulveriza uma plantação com aplicador costal, trator ou aérea. Esse tipo de intoxicação gera um quadro clínico que pode variar da dor de cabeça, náusea, alergias cutâneas e ardor na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores até convulsão, coma e morte.
[...]
O segundo grande grupo de impactos dos agrotóxicos sobre a saúde é o dos chamados efeitos crônicos, que são muito ampliados. Temos o que se chama de interferentes endócrinos, que é o fato de alguns agrotóxicos conseguirem se comportar como se fossem o hormônio feminino ou masculino dentro do nosso corpo; enganam os receptores das células para que aceitem uma mensagem deles.

Disponível em: < https://www.cptne2.org.br/index.php/publicacoes/noticias/agrotoxicos/3023-entrevista-osimpactos-dos-agrotoxicos-no-pais>. Acesso em: 18 de agosto de 2017.


Considerando-se as informações apresentadas nos textos e mapas e com base nos estudos sobre a utilização de agrotóxicos no Brasil, é INCORRETO afirmar.

A
Há um expressivo número de pessoas, em especial, agricultores, trabalhadores rurais e seus familiares sendo cotidianamente intoxicados e até mesmo vindo a óbito devido ao uso de agrotóxicos.
B
O uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil está vinculado à expansão do agronegócio e à atuação dos monopólios fabricantes de agroquímicos, além de causar degradação ambiental e contaminação de cerca de 64% dos alimentos consumidos no País.
C
Embora possam trazer riscos à saúde humana, a utilização de agrotóxicos no Brasil está submetida à rígida fiscalização pelo governo federal, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e outros mecanismos de controle, que testam, registram e impedem o uso de substâncias nocivas à saúde humana, inclusive daquelas proibidas em outros países.
D
O consumo de alimentos contaminados com agrotóxicos pode ser responsável por diversos cânceres, alterações neurocomportamentais, asma, hepatopatias tóxicas, infertilidade masculina, abortos, malformações congênitas, além de desregulação endócrina e imunogenética.
E
O uso de agrotóxicos no Brasil, inclusive de substâncias proibidas em outros países, garante à indústria química brasileira um mercado que supera os 12 bilhões de dólares e permite aos produtores de commodities agrícolas o aumento da produtividade e do lucro.
f3852549-af
UNIOESTE 2017 - Geografia - Geografia Física, Vegetação, Clima, Solo

Considerando-se que a Biogeografia “estuda as interações, a organização e os processos espaciais do presente e do passado, dando ênfase aos seres vivos – biocenoses – que habitam determinado local” (TROPPMAIR, H. Biogeografia e Meio Ambiente. Rio Claro: Divisa, 2004, p. 1), analise a alternativa INCORRETA.

A
A existência e a distribuição dos seres vivos dependem de fatores físicos e químicos que, interrelacionados, dão características ao ambiente físico. Por isso, é possível afirmar que paisagem é uma herança de processos de atuação antiga, remodelados e modificados por processos de atuação recente.
B
A distribuição espacial das formações e associações vegetais depende de diferentes elementos e fatores, dentre os quais destacam-se o clima e o solo. O fator predominante é o solo, sendo que o clima exerce papel menos importante na distribuição dos biomas.
C
O endemismo de espécies é um bom indicador da extensão do tempo em que uma área ficou isolada, já que cada nova espécie de organismo que evolui em uma área particular e restrita terá sua distribuição limitada por barreiras que circundam a área de origem.
D
Além da abordagem das áreas core ou centrais dos biomas globais, a biogeografia também se preocupa em compreender o que determina as chamadas áreas de transição, as quais, algumas vezes, podem assumir características únicas a partir da junção de duas áreas core adjacentes.
E
Locais com características determinantes que possibilitam grande biodiversidade são conhecidos como “hot-spots de biodiversidade”, os quais ocupam 1,32% de toda a superfície terrestre e contêm cerca de 50% das espécies terrestres.