Questõesde UniCEUB sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 14 questões
0544d6cc-da
UniCEUB 2019 - Geografia - Globalização

Se a notícia é o que é novo, numa era de acontecimentos velozes só o que é o último ou o mais novo é considerado realmente novo. Ciclos de notícias duravam semanas nos séculos XVIII e XIX. Na primeira metade do século XX, os jornais diários substituíram os semanais, o passo acelerou. Da segunda metade do século XX até os dias de hoje, horas, minutos e segundos passaram a dominar o agora ciclo banal de notícias 24 horas.
(Benjamin R. Barber. Consumido, 2009. Adaptado.)

De acordo com o excerto e conhecimentos sobre a difusão tecnológica, a atual velocidade da informação é resultado

A
do avanço das transmissões via satélite, que marcou o acesso à internet na distribuição territorial das atividades econômicas.
B
dos avanços técnico-científicos das redes geográficas, que permitiram o desenvolvimento do capitalismo comercial.
C
do crescimento do ciberespaço global, que integrou diferentes sistemas de comunicação entre os países.
D
do progresso das redes de notícias, que promoveu uma divisão internacional do trabalho entre os países.
E
do aperfeiçoamento dos meios de comunicação, que contribuiu para a compressão do espaço-tempo.
05512fc7-da
UniCEUB 2019 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Analise a imagem.

O bioma ilustrado na imagem corresponde

A
à Mata Atlântica, que se caracteriza pelo clima subtropical com formação de floresta ombrófila e elevada diversidade de fauna.
B
à Amazônia, que se caracteriza pela diversidade paisagística e integra diferentes tipos de portes de árvores caducifólias.
C
à Amazônia, que possui potencial hídrico devido à formação dos rios em planalto que compõem a região.
D
ao Cerrado, que é composto por formação vegetal de florestas pirofíticas e integra um conjunto variado de fauna e flora.
E
à Mata Atlântica, que apresenta relevos planálticos cobertos por diferentes tipos e portes de árvores e microclimas de mata.
054acc36-da
UniCEUB 2019 - Geografia - Pirâmide etária, População

Analise as pirâmides etárias, que retratam a evolução populacional de um mesmo país.

As transformações representadas nas pirâmides podem ter como consequência

A
a tensão na política migratória.
B
a erradicação da pobreza.
C
o incentivo da política antinatalista.
D
a expansão da economia informal.
E
o investimento em educação.
0547bd3e-da
UniCEUB 2019 - Geografia - Geografia Econômica

Percentual de crescimento global estimado (2017-2019)


Considerando os dados apresentados e conhecimentos referentes à economia mundial, pode-se afirmar que o percentual de crescimento

A
da China resulta dos investimentos internacionais no setor agroindustrial concentrados nas Zonas Econômicas Especiais (ZEEs).
B
do Brasil está fundamentado no setor terciário, tendo as atividades comerciais e de serviços como principais destaques na composição do PIB.
C
dos Estados Unidos é superado pelo dos países que integram o G7, devido às perdas provenientes da guerra comercial com a China desde 2018.
D
do Japão é superado pelo da Coreia do Sul, resultado dos investimentos nipo-britânicos nos países em desenvolvimento, denominados Tigres Asiáticos.
E
dos países que integram a União Europeia é maior que a soma do percentual de crescimento dos países que compõem o BRIC.
9e2e96b3-06
UniCEUB 2014 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Sobre as áreas de encontro de placas litosféricas no nosso planeta, assinale a alternativa incorreta.

                        

A
Nas zonas de divergência, as correntes de convecção provocam a aproximação das placas litosféricas. De maneira geral essas placas estão localizadas no meio dos oceanos, e por serem menos espessas, a pressão do magma consegue abrir fendas no assoalho oceânico, deixando extravasar grande quantidade de lava, originando novos terrenos ao longo de milhares de anos, além de cadeias montanhosas chamadas dorsais meso-oceânicas.
B
Nas zonas de convergência, o encontro entre duas ou mais placas litosféricas pode provocar a subducção, ou seja, uma das placas “afunda" em direção ao interior da Terra, e ao ganhar profundidade, entra em fusão por causa da proximidade com as altas temperaturas do manto.
C
Nas zonas de convergência também podem ocorrer movimentos de obducção onde as placas são pressionadas umas contra as outras, deslizando horizontalmente em direções opostas. Esse deslizamento provoca fissuras e falhas na crosta terrestre, originando vales e depressões ao longo da zona de contato entre as placas.
D
A maioria dos sismos ou terremotos ocorre nas áreas de contato entre as placas. Essas áreas apresentam rochas que estão sob intensa pressão pela força do atrito entre as placas litosféricas, e quando o limite de resistência de uma camada é atingido, as rochas se rompem e provocam deslocamentos, criando falhas e ondas sísmicas que se propagam em todas as direções.
E
O deslocamento das placas litosféricas é decorrente de forças endógenas do planeta, geradas pelas correntes de convecção no interior do manto terrestre. Essas forças são responsáveis pela existência de zonas de grande tensão na superfície terrestre, onde ocorre intensa atividade tectônica, como terremotos, erupções vulcânicas, dobramentos e falhamentos na crosta.
9b47881a-06
UniCEUB 2014 - Geografia - Geografia Econômica, Geografia Política

Assinale a alternativa correta a respeito da crise na Venezuela.

                  

A
A Venezuela, país assinalado pela letra A no mapa, adotou tom nacionalista em suas respostas às críticas contra a repressão nas manifestações populares contrárias ao governo, afirmando que “Os problemas venezuelanos são resolvidos pelos venezuelanos!"
B
A Venezuela, país assinalado pela letra B no mapa, se viu obrigado a fechar acordos com diferentes países da América, como parte de um plano de abastecimento. Entre os maiores parceiros estão Brasil e Argentina, além de acordos menores com República Dominicana, Nicarágua, Guiana e Uruguai, que garantirão milhares de toneladas de alimentos ao longo de 2014.
C
O governo da Venezuela, país assinalado pela letra B, recebeu apoio total e irrestrito por parte do Brasil, principal liderança geopolítica na região, por ser consenso entre os países vizinhos de que,nas manifestações populares da Venezuela, há uma tentativa de golpe de Estado.
D
Os países membros do Mercosul repudiaram a violência na Venezuela, país representado pela letra A no mapa, e condenaram o que consideram ameaças de quebra da ordem democrática provocadas tanto por oposicionistas - nas manifestações -, quanto pelo governo - na repressão.
E
José Mujica, presidente da Venezuela, país representado pela letra A no mapa, em meio às manifestações oposicionistas, decidiu pela expulsão de todos os funcionários da embaixada estadunidense, pois, segundo ele, estariam recrutando estudantes para participar de atos de violência, evidenciando o interesse de anos por parte do país do hemisfério norte,na instabilidade política na Venezuela que, desde os governo de Hugo Chaves, vem lutando contra o imperialismo dos Estados Unidos.
9c3e056b-06
UniCEUB 2014 - Geografia - Fontes de energia e recursos naturais, Energia

Petróleo brasileiro: previsões de Ano Novo

      [...] a AIE prevê que a produção de petróleo no Brasil atingirá 6 a 7 milhões de barris por dia em 2035. Para aquele mesmo ano, prevê que o consumo interno do Brasil será de 3,5 milhões de barris por dia. Prevê, portanto, que haverá um excedente exportável de petróleo brasileiro da ordem de 3 milhões de barris por dia em 2035.[...] O atual Plano de Negócios da Petrobras (PNG 2013-17) projeta produção diária de 4 milhões de barris de petróleo em 2020. [...] Se a companhia vai dobrar a produção nos sete anos entre 2013 e 2020, é razoável imaginar que possa agregar outros 50% em quinze anos mais. A competência técnica existe. O petróleo, também.

                                                                                                                       Carta Capital, no Blog Outras Palavras. 17/01/2014


Analise as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta.


I. Num mundo onde 58% da energia comercial consumida derivam do petróleo e gás natural, fica evidente a grande dependência da economia mundial ao petróleo e, portanto, o aumento de produção de países que ainda contam com reservas inexploradas desperta interesse mundial.
II. Em visita ao Brasil, em 2011, o presidente dos EUA explicitou que seu país desejava tornar-se cliente do petróleo brasileiro. Isso faz todo sentido, já que os EUA são os maiores importadores de petróleo do mundo. Para eles, interessa ter disponível mais um grande exportador de petróleo, principalmente em se tratando de um país da América do Sul, situado em sua esfera de influência direta, com ambiente político estável e aberto à presença de empresas norte-americanas.
III. Quem possui petróleo pode garantir à sociedade mundial o aquecimento no inverno, o combustível para o transporte e as indústrias e, em alguns países, o combustível para a geração de eletricidade. E pode continuar garantindo também, ao capitalismo, insumo vital para a acumulação de riqueza. Desta forma, o aumento de produção previsto para o Brasil com excedente para exportação, coloca o país em uma condição de destaque dentro da própria OPEP, da qual já é integrante como um dos maiores exportadores do mundo
.

A
Apenas I está correta.
B
Apenas II está correta.
C
Apenas III está correta.
D
Apenas I e II estão corretas.
E
Apenas I e III estão corretas.
9d37ba91-06
UniCEUB 2014 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

Interprete o gráfico, analise as afirmativas abaixo, julgue-as verdadeiras (V) ou falsas(F), e assinale a alternativa que contenha a sequência correta.

                    

Embora só recentemente a mídia esteja divulgando os problemas de escassez de água nos reservatórios que abastecem várias regiões metropolitanas, esse é um problema que vem se arrastando há alguns anos ao qual o poder público não tem dado a devida atenção, uma vez que sempre conta com a “certeza" de índices elevados de pluviosidade nos períodos de verão. No entanto, muitos problemas cercam este tema e pode-se afirmar que

( ) apesar de o Brasil possuir 12% da água doce do mundo disponível em seu território, e esta ser a maior disponibilidade hídrica do planeta, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do país, como é o caso da cidade de São Paulo, que, embora tenha nascido na confluência de vários rios, tornou as fontes próximas imprestáveis para consumo e tem de captar água de bacias distantes, alterando cursos de rios e a distribuição natural da água na região.
( ) apesar de 90% do território brasileiro receber chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas favorecerem a formação de uma extensa e densa rede de rios, essa água é distribuída de forma irregular, oferecendo maior quantidade onde há menor demanda, e vice-versa.
( ) os problemas de abastecimento nas cidades, estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada – que atinge regiões de mananciais, enquanto que na zona rural, os recursos hídricos tam- bém são explorados de forma irregular, além de parte da vegetação protetora da bacia (mata ciliar) ser destruída para a realização de diferentes atividades. Além disso, os agrotóxicos e dejetos utilizados nas atividades agropecuárias também acabam por poluir a água.
( ) a baixa eficiência das empresas de abastecimento se associa ao quadro de poluição: as perdas na rede de distribuição por roubos e vazamentos atingem entre 40% e 60%, e 64% das empresas não coletam o esgoto gerado. Além disso, 90% dos esgotos domésticos e 70% dos afluentes industriais são jogados sem tratamento nos rios, açudes e águas litorâneas, o que tem gerado um nível de degradação nunca imaginado.
( ) a água disponível no território brasileiro já não é suficiente para as necessidades do país. Mesmo que 90% das atividades modernas (atividades industriais, lavagem de áreas públicas, descargas sanitárias de condomínios etc.) pudessem ser realizadas com água de reuso, diminuindo a pressão sobre a demanda – com a vantagem de o custo dessa água ser pelo menos 50% menor do que o preço da água fornecida pelas companhias de saneamento, por não precisar passar por tratamento – os atuais níveis de poluição das águas inviabilizam qualquer possibilidade de utilização.

A sequência correta é

A
V – V – V – V – F
B
V – F – V – F – V
C
V – F – V – V – F
D
F – F – V – V – V
E
F – V – F – F – V
9a51f258-06
UniCEUB 2014 - Geografia - Geografia Política

                        


      [...]
      Os problemas na Ucrânia começaram em novembro, quando multidões foram às ruas da capital ucraniana, Kiev, para pressionar o então presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, a fechar um acordo comercial com a União Europeia em detrimento de um com a Rússia.
      Yanukovich, que é de etnia russa e só aprendeu a falar ucraniano na vida adulta, acabou dando as costas à UE e fechando com Moscou, que lhe prometeu um pacote de ajuda financeira incluindo um empréstimo bilionário e desconto no preço do gás natural.[...]

                                                                                                        Folha de São Paulo, 07/03/2014. Mundo.

Analise as afirmações sobre a disputa pela Crimeia entre Ucrânia e Rússia, e em seguida, assinale a alternativa correta.

I - A Rússia tem uma ligação histórica com a península desde a época de Catarina a Grande, no século XVIII, quando os russos conquistaram o sul da Ucrânia e a Crimeia, tomando a região do Império Turco-Otomano. Em 1954, a Crimeia foi presenteada à Ucrânia pelo líder soviético Nikita Khrushchev, de origem ucraniana.
II - Após o Parlamento da Crimeia adotar uma declaração de independência da Ucrânia e antes mesmo de um referendo onde os eleitores viriam a aprovar a reunificação do território como membro da Federação da Rússia, a Crimeia anunciou o fechamento de espaço aéreo para voos comerciais.
III - As primeiras reações das potências ocidentais após o presidente russo Vladimir Putin confirmar a anexação da Crimeia foram: suspensão das licenças de exportação de armas do Reino Unido para a Rússia e a suspensão da Rússia na reunião do G8. Além disso, sansões econômicas dos Estados Unidos levaram Visa e Mastercard a deixarem de servir, sem aviso prévio, clientes de bancos russos.

A
Nenhuma está correta.
B
Estão corretas apenas I e II.
C
Estão corretas apenas II e III.
D
Estão corretas apenas I e III.
E
Todas estão corretas.
21875c70-08
UniCEUB 2014 - Geografia - Geografia Física, Urbanização, População brasileira, Meio Ambiente na Geografia, População, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Urbanização brasileira, Relevo

Segundo dados divulgados em 2014 pelo IBGE, alguns desastres naturais ocorridos no Brasil deixaram milhões de pessoas desabrigadas ou desalojadas no período entre 2008 e 2012. Foram 2,1 milhões de pessoas que ficaram nessas condições por causa de alagamentos; nesse período, 2.065 municípios foram atingidos por enchentes ou enxurradas. Já os deslizamentos, acometeram 895 municípios. Cidades do Sudeste e Sul do país foram as mais atingidas. Assinale a afirmação que NÃO justifica esses acontecimentos.

A
O grande adensamento populacional nas grandes cidades decorrente do êxodo rural ocorrido a partir do processo de industrialização e da mecanização do campo.
B
A canalização da maioria dos rios e córregos nos grandes centros, provocada pelo intenso processo de urbanização pelo qual o país passou a partir da segunda metade do século XX.
C
O alto custo territorial nos grandes centros que força, cada vez mais, a ocupação das áreas de risco por parte da população de menor poder aquisitivo.
D
A saturação do solo devido aos elevados índices pluviométricos e a consequente elevação nos níveis dos lençóis freáticos, provocando o refluxo das águas subterrâneas.
E
As características do relevo favorecem o acúmulo de água no solo em áreas de maior declividade e o consequente escorregamento de grandes massas de solo provocado pela ação gravitacional.
20900bea-08
UniCEUB 2014 - Geografia - Geografia Econômica

Desde novembro de 2013, a Ucrânia passou a ocupar lugar de destaque nas mídias mundiais, pois vem sofrendo perdas políticas expressivas em função, principalmente, do componente étnico que divide o país e por divergências de interesses entre a população. Esse fato tem gerado grande tensão no Ocidente, em especial entre Estados Unidos e União Europeia e a Rússia. Após analisar cada uma das afirmativas abaixo sobre os problemas destacados anteriormente, considere-as verdadeiras (V) ou falsas (F), e assinale a alternativa que contenha a sequência correta.

( ) No final da década de 1990, o então presidente russo Mikhail Gorbachev, negociou com os chefes de Estado dos EUA (Ronald Reagan), Grã-Bretanha (Margareth Thatcher), Alemanha (Helmut Kohl) e França (François Mitterrand) que aceitaria a reunificação da Alemanha, mas que o Ocidente, em contrapartida, não deveria tentar invadir a área de influência da Rússia. Sobre isso, há grande quantidade de documentos. Ainda assim, desde a mesma época, os EUA desrespeitam o compromisso de não ampliar a OTAN e instalam bases militares em torno da Rússia.
( ) Depois da Crimeia, numa das mais contundentes manifestações pró-Rússia no leste da Ucrânia , militantes separatistas tomaram diversos prédios do governo de Lugansk e anunciaram a preparação de um referendo para o dia 11 de maio. É importante destacar que as divisões na Ucrânia remontam a episódios muito anteriores à crise atual: o país tem estado dividido entre leste e oeste desde o colapso da União Soviética em 1991 e a separação se reflete também na cultura e na língua.
( ) Após as sanções impostas à Rússia pelos EUA e pela União Europeia em retaliação à tensão política e militar que se estabeleceu na Ucrânia, com claro objetivo de impactar a economia russa atingindo uma de suas produções mais importantes – o gás natural -, Vladimir Putin anunciou que pode rever a presença de empresas norte-americanas e europeias, especialmente as do setor de energia favorecendo um alinhamento oriental.
( ) A crise começou em novembro de 2013 quando o governo do então presidente ucraniano Viktor Yanukovych anunciou que havia abandonado um acordo que estreitaria as relações do país com a Rússia. Posteriormente o governo procurou uma aproximação maior com a União Europeia.
( ) A Ucrânia tem laços econômicos tanto com a União Europeia quanto com a Rússia. Os gasodutos russos para a Europa passam pelo país, o que ficou evidente em 2006 quando Moscou cortou brevemente o fornecimento de gás.

A sequência correta é:

A
V – V –V – F – F
B
V – F – V – V – V
C
F – V – V – V – F
D
V – V – F – V – V
E
V – V – V – F - V
1f9743c6-08
UniCEUB 2014 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

O uso excessivo da água do Mar Morto, na volátil região entre Israel, Jordânia e territórios palestinos, fez com que ele perdesse 35% de sua extensão nos últimos 60 anos.
( ... )
Segundo a especialista em recursos hídricos Sarit Caspi Oron, da ONG Adam Teva V'din, as razões principais do encolhimento do Mar Morto são o desvio das águas do rio Jordão e a ação das indústrias químicas israelenses e jordanianas, que extraem grandes quantidades de água para explorar os minerais que lá se encontram.
( ... )
Mas a Jordânia já acusou Israel de usar em excesso as águas do rio Jordão e alega que outro vizinho, a Síria, viola os termos de um acordo de 1987 sobre o uso do rio Yarmouk, afluente do Jordão. A Autoridade Palestina não tem controle algum sobre a exploração do Mar Morto e nem sobre a utilização das águas do rio Jordão, já que seus territórios se encontram sob ocupação militar israelense desde a guerra de 1967.

                                                                                                                                         BBC Brasil - 29/03/2014

Sobre a condição do Mar Morto, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que contenha somente as corretas.

I - Localizado a 427 metros abaixo do nível do mar, o ponto mais baixo do planeta, o Mar Morto possui uma concentração especialmente alta de potássio, cálcio e magnésio, além de um grau de salinidade dez vezes maior do que os oceanos.
II - Em dezembro de 2013, Israel, Jordânia e Autoridade Palestina assinaram um acordo com o apoio do Banco Mundial, para construir um sistema de canos que levará água do Mar Vermelho para o Mar Morto.
III - A mistura com a água do Mar Vermelho além de equilibrar a quantidade de água do Mar Morto, não provocará grandes impactos, pois a qualidade das águas e sua composição química são relativamente parecidas.
IV - Atualmente, apenas 5% do volume natural de água do Jordão são despejados no Mar Morto: Israel fica com 60%, enquanto Jordânia e Síria desviam os outros 35%. Essa pequena porcentagem que consegue chegar a ele traz outros problemas pois é esgoto em vários estágios de tratamento.
V - Durante milhares de anos o Mar Morto foi abastecido com águas subterrâneas e com a água doce do rio Jordão, o que manteve seu ecossistema.

Estão corretas apenas:

A
I, II, IV e V.
B
II, III, IV e V.
C
I, III, IV e V.
D
I, II, III e IV
E
I, II, III e V.
1ea13f91-08
UniCEUB 2014 - Geografia - Geografia Física, Clima


Uma série de tornados causou grande destruição nas regiões central e sul dos Estados Unidos, deixando pelo menos 17 mortos. A maioria das mortes ocorreu no Estado de Arkansas, onde a cidade de Mayflower foi devastada. O tornado que atingiu a localidade seguiu para o norte, deixando um rastro de destruição. O vilarejo de Quapaw, no Estado vizinho de Oklahoma, também foi duramente atingido pelas fortes chuvas e ventos.
[...]
A temporada de tornados está apenas começando e a principal preocupação dos americanos é que a situação possa piorar ainda mais nos próximos dias.

                                                                                                                                          BBC Brasil 28/04/2014



Sobre a ocorrência dos tornados, assinale a alternativa correta.

A
Um dos fatores determinantes para a ocorrência dos tornados nos Estados Unidos é a extensa área de planalto no meio- oeste do território, que impede as tempestades de se dissiparem, pois as montanhas no oeste servem como barreiras naturais.
B
O verão é a época de ocorrência de tornados no país, já que é nessa estação que uma série de condições atmosféricas se unem e contribuem para sua formação.
C
Alguns elementos têm que estar presentes para que os tornados se formem, tais como o encontro de massas de ar frio e seco com uma massa de ar quente e úmido, e uma planície.
D
A velocidade dos tornados varia bastante, no entanto nunca houve registros de ventos com velocidade acima de 350km/h.
E
As nuvens que caracterizam os tornados são do tipo altocumulus, que são gigantescas, com vários quilômetros de altura.
1da9f3b2-08
UniCEUB 2014 - Geografia - Geografia Política

Uma das situações mais dramáticas da atualidade é vivida no Sudão do Sul, país mais novo do mundo, formado em julho de 2011 após a divisão do Sudão, mas que arrasta décadas de sofrimento. As afirmações abaixo expressam a condição vivida pela população do país, EXCETO que

A
o antigo Sudão sempre foi marcado por violência e conflitos religiosos. O norte, majoritariamente muçulmano, oprimiu por longo tempo o sul cristão. A autodeterminação sulista era uma luta antiga. Duas guerras civis feriram o país, nos últimos 50 anos. A primeira durou quase duas décadas (1955-1972), quando o sul exigia um sistema federativo. Na segunda guerra (1983-2005), o norte pretendeu transformar todo o país (inclusive regiões do sul) num estado árabe.
B
centenas de civis foram massacradas em razão de sua etnia na cidade petroleira de Bentiu, por tropas do ex-vice-presidente do Sudão do Sul no mês de abril. Apenas quem conseguiu se abrigar em mesquitas, igrejas, hospitais e prédios da ONU esteve a salvo nesta escalada de violência.
C
após a confirmação de que crianças foram mortas no Sudão do Sul nos ataques contra civis que marcaram o mês de abril/2014, ou como resultado de terem sido recrutadas por grupos armados para serem transformadas em crianças-soldado, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alertou que a crescente violência, além de tirar vidas, está agravando uma já “muito perigosa” crise de desnutrição, que pode afetar cerca de 250 mil crianças até o final do ano.
D
surtos de violência devastam as cidades no norte e centro do país. Esses confrontos e ataques de represália forçaram milhares de pessoas a buscar refúgio nas bases da Missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS), que já estavam lotadas abrigando mais de 75 mil pessoas.
E
o conflito explodiu no país africano em dezembro de 2013 e ganhou rapidamente contornos étnicos, já que o presidente pertence à tribo Dinka, enquanto o ex-vice-presidente e líder rebelde é da tribo Nuer. Os enfrentamentos, nos quais morreram milhares de pessoas, colocaram o país à beira de uma guerra civil, depois que o presidente acusou o ex-vice-presidente de ter tramado um golpe de Estado.