Questõesde UFAC sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 36 questões
b20c5799-e8
UFAC 2011 - Geografia - Geografia Física, Clima

De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem três tipos de chuvas: frontal, orográfica e convectiva (ou de verão):



A chuva demonstrada na figura é do tipo:

A
Frontal – esse tipo de chuva resulta do deslocamento horizontal e eventual choque entre massas de ar com diferentes características de temperatura e pressão. O contato entre elas forma uma faixa de instabilidade, onde ocorrem as chuvas.
B
Orográfica – barreiras no relevo levam as massas de ar a atingir grandes altitudes, o que causa queda de temperatura e condensação do vapor. As chuvas costumam ser localizadas, intermitentes e finas.
C
Convectiva – atingindo altitudes elevadas, a temperatura aumenta e o vapor se condensa em gotículas que permanecem em suspensão. O ar fica mais denso, desce frio e s superfície e inicia novamente o ciclo convectivo. Após a precipitação claro novamente.
D
De verão ou convectiva – são causadas pela ascensão ou pela descida lenta (subsidência) do ar. O ar mais próximo da superfície terrestre se aquece e ascende na atmosfera ao atingir camadas mais frias da troposfera. O vapor d’água se condensa, formam-se nuvens e chove. Geralmente são chuvas torrenciais d curta duração acompanhadas de raios e trovões.
E
Frontal – geralmente ocorre em zonas de contato entre duas massas de ar com características semelhantes. Logo, inicia -se processo de condensação do vapor e a precipitação da água na forma de chuva.
b2199d77-e8
UFAC 2011 - Geografia - Geologia

A figura abaixo apresenta uma visão parcial da Ilha de Fernando de Noronha, pertencente ao Estado de Pernambuco.



Sobre o processo de formação da Ilha de Fernando de Noronha, podemos afirmar que:

A
É uma ilha formada na plataforma continental, também chamada de ilha costeira. Pode ser de origem vulcânica, sedimentar ou biológica.
B
É uma ilha oceânica de origem vulcânica.
C
É considerada uma ilha oceânica de origem biológica.
D
É uma ilha costeira de origem sedimentar.
E
É uma ilha de origem metamórfica.
b2165890-e8
UFAC 2011 - Geografia - Geografia Física, Clima

Observe a imagem abaixo:


A
Áreas frias (ou de alta pressão), como as polares e as subtropicais, são dispersoras de massas de ar e ventos e recebem o nome de áreas ciclonais.
B
As áreas quentes ou de baixa pressão atmosférica, como as equatoriais, são receptoras de massas de ar e ventos que recebem o nome de áreas ciclonais.
C
O ar aquecido das zonas de baixas latitudes próximas ao equador se expande, torna-se leve e sobe (ascende), criando uma área de alta pressão ou ciclonal.
D
Os movimentos do ar (massas de ar e ventos) resultam da distribuição homogênea de energia solar nas zonas de baixas, médias e altas latitudes.
E
A diferença de temperatura do ar atmosférico exerce uma função muito importante na formação de áreas de baixa e alta pressão atmosférica, porém não interfere no movimento das massas de ar e dos ventos.
b203a0db-e8
UFAC 2011 - Geografia - Geografia Física, Clima

Com base na figura, aponte a alternativa correta:


A
A massa de ar úmido (1), deslocando-se em direção ao continente, aumenta sua temperatura ao passar sobre a corrente de Humboldt, retardando as chuvas.
B
A corrente fria de Humboldt, no Hemisfério Sul, causa queda da temperatura nas áreas litorâneas (2). Isso provoca condensação e precipitação. Ao chegar ao continente, a massa de ar se torna seca (3).
C
Quando a massa de ar úmido (1) se desloca para o continente, refria-se ao passar sobre a corrente de Humboldt, atrasando o processo de precipitação e chegando ao continente como massa de ar seco (3).
D
Ao chegar ao continente, as massas de ar estão quentes e úmidas e originam desertos, como o de Atacama (Chile) e o da Califórnia (Estados Unidos).
E
A corrente do Golfo, por ser quente, impede o congelamento do Mar do Norte e ameniza os rigores climáticos do inverno na porção ocidental da Europa. Já a corrente de Humboldt causa queda da temperatura em áreas litorâneas, diminuindo o processo de condensação do ar e de chuvas no oceano.
b2080513-e8
UFAC 2011 - Geografia - Globalização

“A globalização é o atual momento da expansão capitalista. Pode-se afirmar que ela está para o capitalismo informacional assim como o colonialismo esteve para a sua etapa comercial ou o imperialismo para o final da fase industrial e início da financeira. Trata-se de uma expansão que visa aumentar os mercados e, portanto, o lucro, o que de fato move os capitais, tanto produtivos quanto especulativos, no mercado mundial [...]”

MOREIRA, João Carlos Moreira & SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2007. p. 175.


No Brasil, a expansão capitalista trouxe muitas mudanças, dentre elas:

A
A adoção de uma política cambial favorável ao setor de importação e desfavorável ao setor de exportação, provocando retração nas vendas de muitas empresas sediadas em território brasileiro, gerando queda na produção e aumento do desemprego.
B
O aumento das tarifas alfandegárias, incidentes sobre os produtos importados, refletiu na abertura de muitas empresas nacionais e na elevação das taxas de emprego.
C
A privatização de grande parte das empresas estatais, onde o Estado passou, ao capital privado, o controle de apenas 10 % das ações das empresas que gerenciava.
D
O avanço do setor bancário que estimulou o aumento de contratação de pessoal, melhorou a vida dos funcionários com a informatização e o surgimento dos caixas automáticos.
E
O avanço do desemprego estrutural responsável pelo aumento de postos de trabalho, favorecendo a inclusão social onde a população garante sua permanência no mercado de trabalho.
b1fc2669-e8
UFAC 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Com relação à Hidrografia Brasileira, é incorreto afirmar:

A
Em regiões planálticas, os rios brasileiros apresentam um enorme potencial hidrelétrico, bastante explorado no Centro-Sul e nos rios São Francisco e Tocantins.
B
O Brasil não possui lagos tectônicos, pois as depressões tornaram-se bacias sedimentares.
C
Em vários pontos do país há corredeiras, cascatas e, em algumas áreas, rios subterrâneos, o que favorece o turismo.
D
A Bacia Amazônica é a maior do planeta, drena cerca de 56 % do território brasileiro e tem suas vertentes delimitadas pelos divisores de água da Cordilheira dos Andes, pelo Planalto das Guianas e Planalto Central.
E
Todos os rios brasileiros possuem regime simples pluvial.
b2005fc1-e8
UFAC 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Cada rio tem suas próprias características, que podem variar bastante ao longo de seu curso. A figura abaixo, apresenta os quatro tipos fundamentais de canal fluvial:



RICCOMINI, C. et al. Rios e processos aluviais. In: TEIXEIRA, W. et al (orgs). Decifrando a terra. São Paulo: Oficina de textos, 2000, p.197. (adaptado).


Em relação aos canais apresentados na figura, é correto afirmar:

A
O canal 4 é do tipo retilíneo, tem essa configuração porque geralmente ocorre em relevos com acentuada declividade, assim, as águas escoam com grande velocidade.
B
O canal 2 é do tipo anastomosado, ocorre em relevos com presença de vários morros, colinas ou pequenas elevações. Os cursos d’água se dividem e se entrelaçam construindo um rio com canal principal.
C
O canal 1 é do tipo meandrante, adquire essa feição por atravessar relevos planos, onde a baixa declividade e velocidade das águas tornam os desvios mais acentuados.
D
O canal 2 é do tipo entrelaçado, caracteriza um rio permeado por ilhas e barras formadas por assoreamento de material transportado em suspensão por suas próprias águas.
E
O canal 3 é do tipo anastomosado, ocorre em relevos com presença de morros, colinas e elevações. Os cursos de água se dividem e se entrelaçam, constituindo um rio sem canal principal.
b1f935b5-e8
UFAC 2011 - Geografia - Geologia

O carvão mineral é uma rocha sedimentar de origem orgânica, resultante da transformação de antigos vegetais submetidos a certas condições, no decorrer do tempo geológico. No Brasil, o consumo de carvão mineral representa apenas 0,5% do mundial. Sobre o carvão mineral no Brasil, pode-se dizer:

A
O carvão mineral é uma fonte de energia renovável. Quando queimado, emite gases poluentes na atmosfera, causando problemas de várias ordens para o meio ambiente.
B
No Brasil, existem grandes jazidas de carvão mineral em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Acre. Entretanto, apenas Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná fazem exploração.
C
O carvão mineral, extraído na Região Sul do Brasil, possui grande percentagem de sulfeto de ferro (FeS2), na forma de cristais de pirita, popularmente conhecido como “ouro dos trouxas”, por sua cor amarela e brilho metálico. Uma vez trazido à superfície da terra, em contato com o oxigênio e a umidade do ar, dá origem ao ácido sulfúrico (H2SO4), bastante tóxico e corrosivo.
D
Até 1990, as companhias siderúrgicas eram legalmente obrigadas a utilizar uma mistura de 50 % de carvão nacional, com 50 % de carvão importado. Com a revogação dessa lei, as empresas passaram a consumir somente carvão mineral nacional.
E
Na fase de extração a céu aberto ou em galerias construídas nas minas, os danos à paisagem são pequenos, já que o carvão mineral é uma fonte de energia renovável.
c7c4f913-de
UFAC 2009, UFAC 2009 - Geografia - Amazônia

Sobre a Amazônia Brasileira, pode-se afirmar:

A
A Região Amazônica possui cerca de 4,8 milhões de quilômetros quadrados, considerada a menor porção territorial de toda a Amazônia Sul-Americana.
B
O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) consiste em um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal, que visam acelerar o crescimento econômico do Brasil. Entre as obras previstas para o PAC, a Região Amazônica não foi contemplada.
C
Nessa região, não existe mais a presença de alguns personagens tradicionalmente característicos, como o seringueiro, a população ribeirinha e os grupos indígenas.
D
A densidade demográfica, dessa região, é uma das maiores do Brasil, o que deve estar relacionado à intensificação da ocupação humana, nos últimos anos.
E
Nas últimas décadas, a Amazônia Brasileira mudou bastante. Perdeu todo o romantismo dos relatos de viagens de muitos pesquisadores, para se tornar um enorme problema ambiental e social, que vem atraindo a atenção de todo o mundo.
c7bd2d80-de
UFAC 2009 - Geografia - Geologia

A estrutura geológica das terras emersas do Brasil é constituída, basicamente, por bacias sedimentares e escudos cristalinos, tectonicamente estáveis.



As áreas cinzas do mapa representam:

A
Dobramentos modernos.
B
Bacias sedimentares.
C
Bacias hidrográficas.
D
Escudos cristalinos.
E
Áreas de instabilidade tectônica.
c7b98c9c-de
UFAC 2009, UFAC 2009 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

A área localizada entre a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Caatinga, caracteriza-se como mata de transição entre formações bastante distintas. Atualmente vem sendo desmatada para o cultivo de grãos, com destaque para a soja. O texto refere-se a:

A
Mata Atlântica
B
Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais
C
Campos Naturais
D
Caatinga
E
Mata dos Cocais
c7c87ec3-de
UFAC 2009 - Geografia - Conceitos Demográficos, População

A esperança (ou expectativa) de vida, ao nascer, juntamente com a taxa de mortalidade infantil, são importantes indicadores da qualidade de vida da população de um país.


Ao se analisar os dados da tabela acima, é possível constatar:

A
As regiões Sul e Sudeste apresentam os piores índices de mortalidade infantil, quando comparadas às demais regiões brasileiras. 
B
O Brasil se enquadra nos padrões mundiais, o número de nascimento de homens supera o de mulheres. O mesmo acontece com a expectativa de vida ao nascer, que é maior para os homens e menor para as mulheres. 
C
No Brasil, os contrastes entre as regiões são muito acentuados. A Região Sul, por exemplo, possui uma taxa de mortalidade infantil de 17,2 ‰, enquanto a Região Nordeste apresenta o maior índice de mortalidade infantil de todo o país. 
D
As condições socioeconômicas das regiões Norte e Nordeste não justificam os altos índices de mortalidade infantil. 
E
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é constituído por três variáveis: a renda per capita, a expectativa de vida e a taxa de mortalidade infantil. 
c7af102c-de
UFAC 2009 - Geografia - Geografia Física, Clima

Atuam no território brasileiro cinco massas de ar, que estão representadas pelas letras A, B, C, D e E no mapa a seguir:



Com base na leitura do mapa podemos verificar:

A
A massa de ar correspondente a letra B, representa a massa equatorial continental que influência o território brasileiro, deslocando calor e umidade. b
B
As massas de ar, representadas pelas letras A, B, C e D, são originárias da Planície do Chaco, as quais contribuem para manifestação de períodos quentes e secos.
C
A massa de ar indicada pela letra E, no mapa, é originária do Sul do Oceano Atlântico. É quente e úmida e forma os ventos alísios de sudeste.
D
No mapa, a letra A corresponde à massa polar atlântica, que exerce forte influência em todas as regiões brasileiras. Ela é responsável pela queda de temperatura na região Norte e Planície do Pantanal, fenômeno conhecido como “friagem”.
E
A massa tropical continental corresponde à letra D, no mapa, a qual atua nas áreas do interior das regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste.
c7a88f46-de
UFAC 2009 - Geografia - Cartografia, Projeções e Representações

“Não existe o mapa ideal, bom para qualquer propósito, toda projeção tem que sacrificar a exatidão e tolerar distorções de algum tipo”
(Lloyd A. Brown)

Existem vários tipos de projeção cartográfica, cada uma elaborada para uma finalidade ou preocupação. Para navegação, por exemplo, podemos apontar como projeção mais utilizada:

A
Projeção cilíndrica de Mercator. Esse tipo de projeção é bastante fiel nas distâncias, especialmente, as marítimas.
B
Projeção descontínua. Nessa, os mapas, em geral, apresentam exatidão e riqueza de detalhes, mas é difícil calcular as distâncias, por causa dos “cortes” ou interrupções.
C
Projeção cilíndrica de Gall-Peters. Essa corrige a distorção que existe na projeção de Mercator, em relação ao tamanho relativo de cada área.
D
Projeção de Robinson. Foi criada, em 1963, pelo geógrafo e cartógrafo estadunidense Arthur Robinson e usada na representação de planisférios, comum para uso didático.
E
Projeção plana ou polar. Essa nos permite representar as diversas partes da superfície terrestre, a partir da centralização, num ponto qualquer do globo. As áreas próximas ao centro ficam melhor representadas.
c7b26b95-de
UFAC 2009, UFAC 2009 - Geografia - Desenvolvimento

A obesidade significa um excesso de gordura corpórea, situação na qual a pessoa esta acima do seu peso ideal. Só recentemente a obesidade foi considerada como um importante problema demográfico mundial pelas organizações internacionais. Neste sentido, podemos afirmar:

A
A África subsaariana, a Ásia (menos o Japão e os Tigres Asiáticos) e a América Latina possuem significativo número de pessoas obesas, devido ao consumo excessivo de alimentos.
B
Em média a expectativa de vida de uma pessoa obesa é bem maior do que a de um indivíduo que está no seu peso ideal.
C
Nos Estados Unidos, na Europa e no Japão a proporção de pessoas obesas não ultrapassa 15% da população total.
D
A OMS – Organização Mundial da Saúde – criou o termo globesidade, uma espécie de epidemia de obesidade. A população mundial passa por uma “transição alimentar”, impulsionada pelo consumo cada vez maior de gorduras saturadas, o que é percebido tanto em países ricos como em países pobres.
E
Em algumas regiões do mundo, principalmente entre as pessoas mais pobres, o consumo reduzido de alimentos conduz a baixos índices de mortalidade.
70315b40-59
UFAC 2009, UFAC 2009 - Geografia - Sistemas agrícolas, Agropecuária

Em geral, a economia dos países do Sul da Ásia baseia-se na agricultura, com exceção da Índia, que possui uma atividade industrial expressiva para um país do Sul.

Com relação ao país indiano, podemos verificar que:

396a9f9c-58
UFAC 2010 - Geografia - Geografia Física, Clima

Ele já foi um dos países mais prósperos da região, possui solos férteis, clima favorável e excelente posição geográfica para o comércio mundial. O Líbano é um pequeno país, em geral montanhoso, com 10.452 km² e de aproximadamente 4 milhões de habitantes. Em relação ao Líbano, não podemos afirmar:

A
São dois os grandes problemas do Líbano: avizinhança com Israel (com a presença de refugiados palestinos) e a divisão de sua população em muçulmanos e cristãos.
B
O Líbano, chamado de “Suíça do Oriente Médio”, após a sua independência em relação à França, era considerado o país mais estável da região. O turismo gerava muitos recursos, o comércio era intenso e a agropecuária uma das mais desenvolvidas da região.
C
A guerra civil libanesa, iniciada em 1975 e aparentemente terminada em 1990, arrasou o país, destruindo prédios, plantações, afugentando o turismo e diminuindo drasticamente o comércio e as finanças.
D
Desde 1990, o Líbano vive um período menos conturbado, onde vem aos poucos se recuperando, recebendo ajuda financeira de diversos países, exportadores de exportadores de inclusive dos países árabes exportadores de petróleo.
E
No Líbano, cerca de 90 % da população são muçulmanos, divididos em sunitas e xiitas, e o restante da população (10 %) é composta principalmente por cristãos maronitas, além de gregos ortodoxos, católicos, cristão armênios, cristãos assírios, dentre outros.