Questõesde UFT sobre Relevo

1
1
1
Foram encontradas 9 questões
68a2d235-fd
UFT 2018 - Geografia - Geografia Física, Relevo


De acordo com o relevo brasileiro e suas formas é CORRETO afirmar que o corte topográfico de A-B indicado no mapa do Brasil e expresso no perfil acima refere-se a:

A
planaltos residuais norte-amazônico planalto da Amazônia Oriental rio Amazonas depressão marginal sul-amazônica planaltos residuais sul-amazônicos.
B
planície do Amazonas depressão do Araguaia planaltos e chapadas dos Parecis depressão do Tocantins.
C
depressão da Amazônia Ocidental planaltos e chapadas dos Parecis planaltos residuais sul-amazônicos.
D
planaltos e chapadas da bacia do Araguaia rio Tocantins depressão sertaneja planalto da Borborema tabuleiro litorâneos.
791251e5-fc
UFT 2019 - Geografia - Geografia Física, Vegetação, Relevo


Fonte: ROSS, Jurandyr L. S. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2003. (adaptado)


Os mapas apresentam ocorrências de domínios morfoclimáticos brasileiros.


É CORRETO afirmar que o domínio morfoclimático representando no mapa possui as seguintes características:

A
no mapa I o relevo é acidentado e são características da paisagem as formas conhecidas como “meias-laranjas”, que são serras fortemente erodidas pelas chuvas.
B
no mapa II o clima característico é o semiárido, e o solo é pedregoso e pouco fértil. A morfologia do relevo favorece a grande rede de drenagem, além é claro da boa precipitação da região.
C
apesar de sustentar uma das regiões com maior abundância em flora e fauna, o domínio presente no mapa III possui o solo com pouca espessura e uma planície desprovida de árvores e arbustos.
D
com duas estações fluvioclimáticas distintas ao longo do ano, o domínio representado no Mapa III apresenta solos fortes, resistentes e vegetação farta. A hidrografia é caracterizada por rios de planaltos que garantem o alto poder de geração de energia da região.
13b8a900-b0
UFT 2013 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Os relevos residuais são aqueles "que resistiram aos velhos processos desnudacionais, responsáveis pelas superfícies aplainadas dos sertões, ao fim do Terciário e início do Quaternário: superfície sertaneja velha e sertaneja moderna."
AB'SABER. A. Os domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas.São Paulo: ateliê editorial, 2003. p.90

Considerando o texto, essa feição geomorfológica é denominada:

A
Planícies Costeiras.
B
Planalto de Araucárias.
C
Domínio Morfoclimático dos "Mares e Morros".
D
Inselberg.
E
Depressões.
15e1e0fa-b0
UFT 2013 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Esta formação compõe a estrutura geomorfológica brasileira. É formada pelo solapamento da base do relevo, originando paredões litorâneos escarpados, que apresentam um desnivelamento abrupto (TERRA,L. et al. Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2010, p. 142, vol I e II).

O texto refere-se a uma formação de relevo denominada:

A
restingas litorâneas
B
abrasão marinha
C
cuestas flúvio-marinhas
D
falésias
E
deltas litorâneos
15ccb4ae-b0
UFT 2013 - Geografia - Geografia Física, Relevo

São resultantes de um processo de sedimentação provocada pela ação do vento: 


a) formam-se em regiões desérticas ou ao longo de grandes lagos e litorais de clima temperado e tropical. Resultam do acúmulo de partículas de areia depositadas pelo vento, que produz acúmulo de sedimentos ou detritos em determinadas áreas.

b) é um depósito de sedimentos muito finos de cor amarelada, constituídos de partículas de areia oriundos de geleiras e transportados pelo vento. Existem depósitos em várias partes do mundo: na China Ocidental, na França, na Hungria e em algumas áreas dos Estados Unidos (J.W. VESENTIN, VLACH. Geografia: o espaço natural e a ação humana, 2012, p.161).


Os textos acima está se referindo a quais formações geográficas? 

A
Processos erosivos em cuestas e em falésia. 
B
Dunas no Jalapão e na Costa Cearense.  
C
Dunas e Loesse. 
D
Dunas aluviais e nuvens de areias.  
E
Loesses aluviais e nuvens de areias formadoras de dunas. 
816d5d8d-0e
UFT 2011 - Geografia - Geografia Física, Clima, Solo, Relevo

Em função de fatores variados, dentre eles a significativa extensão territorial, o relevo, a dinâmica de massas de ar e do predomínio de clima úmido, o Brasil é composto por uma ampla e densa rede hidrográfica. Regra geral os rios apresentam 4 tipos fundamentais de canais fluviais, a saber: retilíneo, meandrante, anastomosado e entrelaçado. Tomando o enunciado como referência é CORRETO afirmar que a drenagem anostomosada é aquela que

A
corre em relevos com declividade acentuada, onde suas águas escoam com grande velocidade e os desvios tendem a ser pequenos.
B
atravessa relevos planos, onde a baixa declividade e a consequente pequena velocidade de escoamento das águas tornam os desvios mais acentuados.
C
consiste em vários canais distributários que se ramificam e se juntam formando um conjunto de canais interligados e separados por inúmeras ilhas que se apresentam de forma alongada.
D
caracteriza um rio permeado por ilhas e barras formadas pelo assoreamento do material transportado em suspensão por suas próprias águas.
E
apresenta como principal característica relevos de formas abruptas e escarpadas nas margens e o leito com uma profundidade acentuada.
7ab28cfb-0e
UFT 2011 - Geografia - Geografia Física, Relevo

O território brasileiro apresenta um quadro complexo de formas e estruturas de relevos que ganha uma grande diversidade constatada em suas regiões e que por sua vez se materializam em extensas paisagens. Os inselbergs representam uma dessas formas, onde a composição litológica é um dos seus principais destaques. Considerando as formas de relevo é CORRETO afirmar que os inselbergs são definidos por:

A
Declive acentuado que aparece em bordas de planalto e que pode ser gerada por um movimento tectônico que forma escarpas de falhas.
B
Forma de relevo que possui um lado com escarpa abrupta e outro com declive suave.
C
Tipo de planalto que possui um topo aplainado e as encostas escarpadas.
D
Formação que ocorre próximo à praia, diminuindo ou bloqueando o movimento das ondas.
E
Um tipo de saliência encontrada em regiões de clima árido ou semi-árido, onde sua estrutura rochosa é mais resistente à erosão que o material encontrado em seu entorno.
d9d0222f-0a
UFT 2012 - Geografia - Geografia Física, Solo, Relevo

Observe a figura acima.
As  curvas  de  nível  são  fundamentais  para  compreender  a declividade  de  um  terreno,  e  possuem  as  seguintes características: 

imagem-retificada-texto-022.jpg
A
O perfil topográfico é cartografado em um eixo de altura baseada geralmente no ponto mais alto do terreno para então estabelecer as isoípsas.
B
As curvas de nível são as próprias isoípsas, ou seja, as linhas que unem os pontos que têm a mesma altitude e são medidas a partir do nível do mar.
C
O desnível entre as curvas de nível num mesmo mapa pode variar e a alteração de desnível determina se o terreno é plano, ondulado ou montanhoso.
D
Quando as curvas de nível se cruzam num mesmo mapa temos a indicação de que o terreno é plano, já quando elas não se encontram temos um terreno íngreme.
E
A espessura das linhas que determinam as curvas de nível são sempre iguais e são os diferentes pontos numa mesma linha que podem variar e determinar a altitude.
1ef1b20a-6d
UFT 2010 - Geografia - Geografia Física, Geologia, Relevo

As placas tectônicas são grandes blocos de rochas que formam a crosta terrestre e flutuam sobre o magma. Este por sua consistência fluída, possibilita o deslizamento dos continentes e consequentemente suas movimentações. Como provável consequência desta movimentação das placas tectônicas é que observamos a ocorrência do terremoto que atingiu o Chile no final de fevereiro de 2010. O mesmo chegou à magnitude de 8,8 graus na escala Richter, causando significativas perdas econômicas e de muitas vidas humanas. Na figura abaixo temos a representação das principais placas tectônicas que compõem o planeta e seus movimentos.

Imagem 045.jpg

Na busca de explicações das causas do terremoto que atingiu o Chile, pode-se mencionar que

I. Ocorreu devido ao movimento convergente entre placas tectônicas que abrangem o país.

II. Ocorreu devido ao movimento divergente entre placas tectônicas que abrangem o país.

III. Ocorreu devido ao epicentro estar muito próximo do país.

IV. Ocorreu devido à interação entre as placas tectônicas Pacífica e Sul Americana.

V. Ocorreu devido à interação entre as placas tectônicas de Nazca e Sul Americana.

Analisando o texto e a figura acima, são verdadeiras as assertativas

A
I, IV e V
B
II, IV e V
C
I, III e V
D
II, III e V
E
I, II e IV