Questõesde USP sobre População

1
1
1
Foram encontradas 438 questões
deb88187-7b
USP 2021 - Geografia - População, Migrações

Os gráficos mostram a variação nas taxas de emigração, imigração, mortalidade e natalidade de uma dada população de mamíferos ao longo de 20 anos.



Com base nesses gráficos, o tamanho dessa população deve

A
diminuir nos 5 primeiros anos e manter-se constante no restante do período considerado.
B
manter-se constante nos 5 primeiros anos e diminuir no restante do período considerado.
C
diminuir continuamente ao longo do período considerado.
D
manter-se constante ao longo do período considerado.
E
aumentar nos 5 primeiros anos e diminuir no restante do período considerado.
d06be730-f2
USP 2018 - Geografia - Geografia Política, População, Migrações

A tabela mostra o número total de refugiados no mundo em 2017, segundo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados (UNHCR ou ACNUR em português).



Sobre os refugiados e sua distribuição no mundo, é correto afirmar:

A
Os provenientes do Sudão do Sul e da Somália são acolhidos na Turquia, onde encontram oferta de empregos nas atividades comerciais, tradição econômica do país, desde o século XVII.
B
A maioria provém da África, devido aos processos de desertificação, e tem como destino o Oriente Médio e a Europa.
C
O Irã recebe majoritariamente refugiados de países da África Subsaariana, dentre os quais se destacam o Sudão e o Sudão do Sul.
D
Os de origem síria são a maior população nesta condição, e estão sendo acolhidos em vários países do Extremo Oriente e da África, os quais apoiam o governo sírio na guerra civil que ocorre nesse país desde 2011.
E
São majoritariamente provenientes do Oriente Médio, África e Ásia, deslocam‐se, forçadamente, devido a longas guerras, em grande parte para países e/ou regiões fronteiriços.
ffcd2049-e1
USP 2016 - Geografia - População, Crescimento

A figura representa a estrutura de três populações de plantas arbóreas, A, B e C, por meio de pirâmides etárias. O comprimento das barras horizontais corresponde ao número de indivíduos da população em cada estágio, desde planta recém-germinada (plântula) até planta senescente.


A população que apresenta maior risco de extinção, a população que está em equilíbrio quanto à perda de indivíduos e a população que está começando a se expandir são, respectivamente,

A
A, B, C.
B
A, C, B.
C
B, A, C.
D
B, C, A.
E
C, A, B.
ffbb1f1a-e1
USP 2016 - Geografia - População, Migrações


Em 1932, o Estado Brasileiro instalou campos de concentração de flagelados no Ceará, desde a região do Cariri até Fortaleza, destinados a isolar os retirantes que saíam do interior. No total, esses campos chegaram a concentrar mais de 73 mil pessoas vivendo sob condições precárias.

Sobre o tema das secas no Nordeste, é correto afirmar que

A
o chamado “Polígono das Secas”, abrangendo a Zona da Mata, desde a Bahia até o Maranhão, foi oficialmente demarcado nos anos 1930, no contexto da grande seca.
B
grandes levas de retirantes flagelados do Ceará saíam do sertão e se direcionavam ao agreste nordestino, em busca de trabalho nos canaviais, ou às capitais do Sudeste, à procura de emprego no comércio.
C
o projeto de transposição de águas do rio São Francisco, implantado na atualidade como medida de combate à seca, resultará em desassoreamento desse canal fluvial.
D
a ocorrência de campos para flagelados explica-se pela ausência de políticas de combate às secas, implantadas apenas em 1960 pela Sudene - Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.
E
a explicação do fenômeno de migração para as cidades como decorrente da pobreza no sertão e exclusivamente relacionada à seca é insuficiente, pois omite a lógica da concentração fundiária e suas consequências.
607ddec8-97
USP 2015 - Geografia - População, Migrações

Observe os mapas:


Dentre as seguintes alternativas, a única que apresenta a principal causa para o correspondente fluxo migratório é:

A
I: procura por postos de trabalho formais no setor primário.
B
II: necessidade de mão de obra rural, devido ao avanço do cultivo do arroz.
C
III: necessidade de mão de obra no cultivo da soja no Ceará e em Pernambuco.
D
IV: procura por postos de trabalho no setor aeroespacial.
E
V: migração de retorno.
60632592-97
USP 2015 - Geografia - População, Crescimento

Sobre as 20 aglomerações urbanas mais populosas do mundo, conforme gráfico ao lado, é correto afirmar:


A
A maioria delas se encontra na Ásia, e, dentre estas, predominam as localizadas em países com economias desenvolvidas ou em desenvolvimento.
B
Mais de 50% delas encontram-se em países desenvolvidos, com alto PIB e alta distribuição de renda.
C
50% delas estão localizadas na América Latina, em países subdesenvolvidos e pouco industrializados.
D
25% delas estão em países da Europa Oriental, em que há boa distribuição de renda e serviços públicos essenciais gratuitos.
E
O segundo maior número dessas aglomerações encontra se em países da África, as quais se caracterizam por baixo IDH.
fb13fdb4-3b
USP 2014 - Geografia - População, Migrações

Um tema recorrente no debate contemporâneo é a migração global. A Organização das Nações Unidas estima que existam 232 milhões de migrantes em todo o mundo (ONU, 2013). Há, atualmente, mais mobilidade que em qualquer outra época da história mundial. Comparando a migração atual com a do século XIX, é correto afirmar:

A
Até o século XIX, as nações norte-americanas destacaram-se como emissoras de migrantes, enquanto, hoje em dia, encontram- se entre as principais receptoras desses fluxos, sobretudo os originários do continente africano.
B
Diferentemente do que ocorreu no século XIX, os recursos envolvidos são um traço diferenciador na atualidade, pois remessas enviadas por migrantes originários de nações pobres, como Haiti e Jamaica, são, muitas vezes, utilizadas para sustentar suas famílias no país de origem, além de representarem parte significativa do PIB desses países.
C
Países europeus, como Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, foram importantes emissores de migrantes no século XIX e continuam a figurar, hoje em dia, dentre os países com maior fluxo migratório para os EUA.
D
No século XIX, a emissão e a recepção de migrantes concentravam-se na Europa, enquanto, na atualidade, a emissão restringe-se à América do Sul e a recepção tem alcance global.
E
O movimento migratório do continente africano para a Ásia foi significativo no século XIX e, atualmente, apresenta importante crescimento decorrente de políticas de cooperação internacional (Ásia/África) para o desenvolvimento socioeconômico africano, especialmente para Angola e África do Sul.
fb036ee9-3b
USP 2014 - Geografia - População, Migrações

Observe a tabela:


IMIGRAÇÃO: BRASIL, 1881-1930 (EM MILHARES)

Ano Chegadas

1881-1885 133,4

1886-1890 391,6

1891-1895 659,7

1896-1900 470,3

1901-1905 279,7

1906-1910 391,6

1911-1915 611,4

1916-1920 186,4

1921-1925 386,6

1926-1930 453,6

Total 3.964,3

Leslie Bethell (ed.), The Cambridge History

of Latin America, vol. IV. Adaptado.


Os dados apresentados na tabela se explicam, dentre outros fatores,

A
pela industrialização significativa em estados do Nordeste do Brasil, sobretudo aquela ligada a bens de consumo.
B
pela forte demanda por força de trabalho criada pela expansão cafeeira nos estados do Sudeste do Brasil.
C
pela democracia racial brasileira, a favorecer a convivência pacífica entre culturas que, nos seus continentes de origem, poderiam até mesmo ser rivais.
D
pelos expurgos em massa promovidos em países que viviam sob regimes fascistas, como Itália, Alemanha e Japão.
E
pela supervalorização do trabalho assalariado nas cidades, já que no campo prevalecia a mão de obra de origem escrava, mais barata.
34fdc677-e4
USP 2012 - Geografia - População brasileira, População

Observe os gráficos.

imagem-128.jpg

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

A
Em função de políticas de reforma agrária levadas a cabo no Norte do país, durante as últimas décadas, a população rural da região superou, timidamente, sua população urbana.
B
O aumento significativo da população urbana do Sudeste, a partir da década de 1950, decorreu do desenvolvimento expressivo do setor de serviços em pequenas cidades da região.
C
O avanço do agronegócio no Centro-Oeste, a partir da década de 1970, fixou a população no meio rural, fazendo com que esta superasse a população urbana na região, a partir desse período.
D
Em função da migração de retorno de nordestinos, antes radicados no chamado Centro-Sul, a população urbana do Nordeste superou a população rural, a partir da década de 1970.
E
A maior industrialização na região Sul, a partir dos anos 1970, contribuiu para um maior crescimento de sua população urbana, a partir desse período, acompanhado do decréscimo da população rural.
e7b30191-12
USP 2011 - Geografia - População, Migrações

Logo após a entrada de milhares de imigrantes norte-africanos na Itália, em abril deste ano, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro- ministro da Itália, Silvio Berlusconi, fizeram as seguintes declarações a respeito de um consenso entre países da União Europeia (UE) e associados.

Queremos mantê-lo vivo, mas para isso é preciso reformá-lo.
Nicolas Sarkozy.

Não queremos colocá-lo em causa, mas em situações excepcionais acreditamos que é preciso fazer alterações, sobre as quais decidimos trabalhar em conjunto.
Silvio Berlusconi.
http://pt.euronews.net. Acesso em julho/2011. Adaptado.


Sarkozy e Berlusconi encaminharam pedido à UE, solicitando a revisão do

A
Tratado de Maastricht, o qual concede anistia aos imigrantes ilegais radicados em países europeus há mais de 5 anos.
B
Acordo de Schengen, segundo o qual Itália e França devem formular políticas sociais de natureza bilateral.
C
Tratado de Maastricht, que implementou a União Econômica Monetária e a moeda única em todos os países da UE.
D
Tratado de Roma, que criou a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e suprimiu os controles alfandegários nas fronteiras internas.
E
Acordo de Schengen, pelo qual se assegura a livre circulação de pessoas pelos países signatários desse acordo.