Questõesde IF-BA sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 71 questões
c5e03fb5-f9
IF-BA 2019 - Geografia - Produção e consumo no Brasil, Energia

A produção de energia eólica vem crescendo em todo o Brasil. Leia o trecho a seguir: “O potencial de energia eólica no Brasil é de cerca de 500GW, muito mais do que o País consome atualmente”, afirma ElbiaGannoum, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), que não tem dúvida do papel de destaque que o estado vai ocupar no setor nos próximos anos. Com os investimentos já contratados, a Bahia deve ganhar mais 2GW de energia eólica até 2022.

JORGE, Gilson. Bahia planeja liderar produção de energia eólica. 2018. Disponível em http://www.atarde.uol.com. br/empregos/noticias/1968109-bahia-planeja-liderarproducao-de-energia-eolica. Acesso em: 07/07/2018.


Sobre a energia eólica, assinale a alternativa correta:

A
É a energia gerada a partir de gás Hélio, um elemento químico muito presente na atmosfera, que é armazenado e, com uma reação exotérmica, gera energia que é convertida em eletricidade.
B
É a energia gerada a partir dos ventos, geralmente utilizando moinhos que, mecanicamente, se movimentam gerando energia elétrica.
C
É a energia elétrica que é reaproveitada após utilização em reatores biodigestores com a sua utilização nos domicílios urbanos.
D
É a energia elétrica gerada a partir da força das ondas do mar que movimentam turbinas com a subida das marés.
E
É a energia gerada a partir de microalgas. A principal é a espécie Eolicus radiculares e, por isso, o nome eólica.
e319ba02-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Econômica


A cidade de Detroit é o berço da indústria automobilística nos Estados Unidos, onde Henry Ford abriu a primeira fábrica de carros em 1903. Seu processo de falência, apesar de ter ocorrido no ano de 2013, é derivado de causas anteriores e teve início

A
com a corrida espacial durante a Guerra Fria nos anos de 1970 e os investimentos nesse setor em detrimento do setor automobilístico.
B
com política neoliberal e a transferência de grandes indústrias automobilísticas para países subdesenvolvidos a partir da década de 1980.
C
com o aumento do desemprego e inadimplência após a crise econômica de 2008 e a redução no numero de vendas de automóveis nacionais.
D
devido ao aumento da criminalidade e violência nos Estados Unidos nas décadas de 1990 e 2000, resultados do decréscimo da qualidade de vida nesse país.
E
devido aos gastos com a guerra do Iraque e com a indústria bélica, que, juntamente com a crise de 2008, levaram à falência empresas como a Gerenal Motors (GM).
e31e07f5-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geologia

Na figura temos o registro de sismógrafos de um terremoto, onde são indicados três gráficos que mostram os deslocamentos causados pelo tremor, nas direções vertical, norte-sul e lesteoeste em função do tempo. Além disso, temos assinalados dois tipos de onda que chegam ao sismógrafo: primeiro vem um onda P (primária), de pequena amplitude e alta frequência, e em seguida as ondas S (secundárias), com amplitude maior e menor frequência. As velocidades de propagação das ondas são Vp = 8 km/s e Vs = 4 km/s, e são consideradas constantes. O intervalo de tempo de chegada das ondas é medido diretamente no gráfico, com o auxílio de duas linhas verticais tracejadas.



A distância do sismógrafo do ponto de origem do terremoto,na superfície terrestre, é um valor mais próximo de

A
960 km
B
1440 km
C
1920 km
D
2160 km
E
2880 km
e308b11d-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

O tipo de vegetação de determinada região irá depender, primordialmente, do seu tipo de clima. Entretanto, essa regra aplica-se somente a vegetações naturais ou nativas, pois a formação vegetal é o primeiro elemento da paisagem que o homem modifica e, portanto, está em constante transformação.


Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre a vegetação brasileira, é INCORRETO afirmar que

A
a Floresta Amazônica típica de clima equatorial, é caracterizada como uma formação florestal aciculifoliada, pois suas folhas são largas e agrupam-se densamente.
B
a Mata Atlântica é definida como uma floresta latifoliada tropical e de clima tropical úmido, restando apenas 7% de sua cobertura original.
C
a Caatinga compreende uma vegetação típica de clima semiárido, localizada no Nordeste brasileiro e possui plantas espinhosas.
D
a formação do Cerrado é típica do Planalto Central brasileiro e de clima tropical semiúmido, sendo a segunda maior formação vegetal do Brasil.
E
a Mata de Araucária é uma formação vegetal com predominância de pinheiros, sendo uma vegetação típica de clima subtropical.
e3169a39-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Pirâmide etária, População



Assinale a única alternativa que não pode ser extraída a partir da análise do gráfico:

A
A população do Brasil está envelhecendo.
B
A taxa de fecundidade diminuirá nas próximas décadas.
C
A taxa de mortalidade aumentará nas próximas décadas.
D
O número de idosos superará o de jovens a partir de 2030.
E
A população adulta continuará sendo maioria no Brasil nas próximas décadas.
e30ba110-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Coordenadas Geográficas, Cartografia

As coordenadas geográficas são linhas imaginárias pelas quais a Terra foi “cortada”. Essas linhas são os paralelos e meridianos, através dos quais é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta. Sobre esse assunto, é possível considerar que


I. a necessidade dos fusos é devido ao movimento de rotação da Terra, durante o qual ela gira no seu próprio eixo. Esse movimento dá origem aos dias e noites, perfazendo em 24 horas.

II. os paralelos correspondem às linhas imaginárias paralelas ao plano equatorial, enquanto os meridianos definem-se como linhas imaginárias paralelas ao mesmo tempo pelo meridiano de Greenwich e a linha do Equador.

III. a latitude configura-se como a distância angular de um determinado ponto do planeta entre o arco do paralelo e a linha do Equador, enquanto a longitude é a localização de um ponto da superfície medida em graus, nos paralelos e no meridiano de Greenwich.

IV. o ponto Zero é o meridiano de Greenwich, sendo que a leste, a cada 1º de fuso aumenta 15 horas; e a oeste de Greenwich, a cada 1º de fuso diminui 15 horas.


A alternativa que indica a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é

A
I.
B
II.
C
III.
D
IV.
E
I e IV.
e30ea421-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Física, Clima

Observe os climogramas abaixo:



Sobre as localidades apresentadas acima, podese dizer que

A
a localidade A representada pelo seu climograma está localizada no Hemisfério Norte.
B
as localidades A e B representadas pelos seus respectivos climogramas estão localizadas no Hemisfério Norte.
C
as localidades A e B representadas pelo seus respectivos climogramas estão localizadas no Hemisfério Sul.
D
a localidade A representada pelo seu climograma está localizada no Hemisfério Boreal.
E
apenas a localidade B está localizada no Hemisfério Meridional.
e304effe-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geologia

Grande maré de terremoto: esse é o significado da palavra tsunami em japonês. Os tsunamis são ondas gigantescas, com mais de 30 metros de altura, provocadas por perturbações nas profundezas do mar, como abalos sísmicos (maremotos), erupções vulcânicas ou deslizamentos no fundo oceânico.

Revista Geografia Vestibular 2013.


Baseando-se no texto e em seus conhecimentos sobre a dinâmica interna da Terra, é correto afirmar que

A
na Cordilheira dos Andes, localizada na porção oriental da América do Sul, é possível identificar o limite de placas convergentes, do tipo subducção.
B
os processos geológicos endógenos dizem respeito, de modo geral, a todos os fenômenos relacionados a sedimentação, transporte e deposição.
C
a Cordilheira do Himalaia corresponde a uma formação orogênica resultante do movimento de placas divergentes.
D
ao longo da Dorsal Meso-Atlântica, é possível identificar o limite divergente entre a placa Sulamericana e Nazca.
E
a partir da Teoria da Deriva Continental de Alfred Wegener, instaurou-se ao longo do século XX a perspectiva de que a litosfera apresenta-se dividida em placas tectônicas.
e2ec2336-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Econômica

Identifique as alternativas que apresentam corretamente diferenças, ao longo do século XIX, entre as ideologias liberal e socialista:


I . A primeira teve no operariado e nas classes médias urbanas suas mais efetivas bases sociais, enquanto a segunda foi melhor acolhida junto à burguesia e ao campesinato.

II . A primeira caracterizou-se por uma visão radicalmente coletivista da sociedade, enquanto a segunda insistiu no primado dos indivíduos sobre os corpos coletivos como as nações e classes sociais.

III . A primeira buscou reduzir os poderes do Estado a limites considerados toleráveis, ao passo que a segunda, em sua versão mais radical, pregava a revolução, cuja meta final seria a instauração do comunismo, com a extinção do Estado.

IV . A primeira defendia a propriedade privada, a liberdade de empreendimento e a necessidade da desigualdade social, enquanto a segunda manifestava a intenção de suprimir a propriedade privada dos meios de produção, o direito de herança e eliminar a distinção de classes.

V . A primeira inspirou-se, fundamentalmente, nas ideias desenvolvidas, com relação ao campo da política, por pensadores como John Locke e Montesquieu, e com relação à economia, por pensadores como Quesnay e Adam Smith, enquanto a segunda teve em Saint-Simon, Fourier e Marx alguns de seus expoentes.


São verdadeiras as afirmações contidas em

A
I, II e III.
B
I, II e IV.
C
I, III e V.
D
II, III e IV.
E
III, IV e V.
4dc48962-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Econômica

O sistema-mundo, ou seja, a produção realizada em escala global, proporcionou a articulação da economia mundial, numa geografia onde as etapas produtivas encontram-se separadas fisicamente em diversos continentes e, ao mesmo tempo, integradas/articuladas mundialmente em rede. Isso proporciona a realização ampliada do lucro em escala planetária e ao mesmo tempo, intensifica a acumulação do capital e do conhecimento em algumas poucas regiões do planeta, consideradas como os principais nós dessa rede global. Nesse sentido, destacam-se os tecnopólos.


Sobre este fenômeno do espaço geográfico globalizado é INCORRETO afirmar que

A
um tecnopólo é uma área adaptada às necessidades globais de inovação tecnológica, e sua existência depende da presença de mão de obra altamente qualificada.
B
numa região considerada como tecnopólo, deve existir uma grande concentração de importantes universidades e centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), além de indústrias de ponta.
C
no mundo globalizado, as grandes corporações colocaram a inovação tecnológica como estratégia principal de concorrência na disputa por mercados e na valorização de suas marcas.
D
o Vale do Silício, na Califórnia (Estados Unidos), é um exemplo clássico de tecnopólo, com grande concentração de indústrias do setor de informática.
E
os tecnopólos estão relacionados a uma nova fase do capitalismo onde qualquer tipo de mão de obra humana, devido à inovação tecnológica, tornouse desnecessária.
4dc17850-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia



Considerando a leitura do quadro anterior, bem como a questão da distribuição, apropriação e consumo da água potável no mundo atual, é correto afirmar que

A
a partir da concepção de pegada hídrica confirma-se a necessidade de reduzir o consumo direto da água nas residências como medida prioritária no combate à escassez desse recurso no mundo.
B
a água potável consumida por processos produtivos agrícolas e industriais iguala a responsabilidade dos países subdesenvolvidos ao dos países desenvolvidos na pegada hídrica global.
C
a água potável é enviada indiretamente,através de diversas mercadorias, de países agroexportadores para países industrializados que não contabilizam a pegada hídrica em seus territórios nacionais.
D
fica claro com o conceito de pegada hídrica que a questão da distribuição e consumo da água passa a ser responsabilidade exclusiva dos governos de países exportadores de gêneros agrícolas.
E
apesar da variação na disponibilidade da água potável no mundo, o fortalecimento do comércio internacional tende a resolver a distribuição desigual da pegada hídrica de cada país.
4dbdd55c-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Cartografia, Projeções e Representações

O Sistema de Posicionamento Global (Global Position Sistem, em inglês) ou GPS, que até alguns anos atrás era uma tecnologia desconhecida por grande parte da população e utilizada quase que exclusivamente para fins militares e científicos, tornou-se objeto comum no dia a dia de milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

Aimagem que segue sintetiza o funcionamento dessa geotecnologia:



As afirmações abaixo são sobre o GPS e outras geotecnologias, cada vez mais comuns em nosso cotidiano. Identifique quais delas são verdadeiras:


I. Adisseminação dessas novas tecnologias reafirmam o poder estratégico do conhecimento geográfico para pessoas, empresas e nações.

II. Atualmente, é possível encontrar programas e aplicativos gratuitos na internet que possibilitam localizar e mapear objetos em diversas regiões do planeta e interagir com mapas.

III.O conhecimento sobre as geotecnologias e as condições técnicas necessárias para acessá-las tornou-se universal com o processo de globalização da economia nos últimos anos.

IV.O cruzamento de informações enviadas por satélites artificiais possibilita a localização de objetos na superfície terrestre com precisão a partir do conceito de coordenadas geográficas.


Estão corretas as alternativas:

A
I, III e IV.
B
II e IV.
C
II, III e IV.
D
I, II e IV.
E
I e IV.
4db9e1d2-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Física, Clima



A questão das condições de vida e morte no sertão nordestino se impõe como característica estrutural (e histórica) da geografia nesta parte do território brasileiro. Explicá-la tornou-se uma tarefa que vai além do entendimento de questões naturais.


Sendo assim, analise as afirmações que seguem, identificando a única verdadeira:

A
A escassez de chuvas, o ecossistema frágil e os solos pedregosos dificultam a ocupação e justificam satisfatoriamente os baixos indicadores socioeconômicos da região.
B
Ainda que as condições naturais do sertão apresentem adversidades para o desenvolvimento agrícola, é a ocupação humana muito recente que explica os graves problemas de adaptação.
C
A oscilação climática adversa nas precipitações é bastante agravada pela má distribuição de terras e águas relacionada à presença de latifúndios, à exclusão social e ao baixo investimento em infraestrutura.
D
Sabe-se que o isolamento demográfico da população sertaneja durante o período colonial, e a forte emigração de mulheres e idosos colaboraram para os elevados índices de mortalidade infantil.
E
O quadro socioeconômico encontrado no sertão é resultado de uma combinação de fatores históricos recentes no Brasil, como a corrupção, com problemas ambientais relacionados a mudanças climáticas.
4db59ef8-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Fontes de energia e recursos naturais, Energia

Leia atentamente o fragmento de texto que segue:


“É que com o uso generalizado dos combustíveis fósseis se está devolvendo à atmosfera substâncias químicas que o próprio petróleo e carvão, enquanto fósseis, abrigam em seus corpos. Assim, o carbono, que com a ajuda da fotossíntese havia sido feito corpo vivo, depositado a grandes profundidades, submetido a enormes pressões e temperaturas durante um tempo que se conta em milhões de anos (tempo geológico), tornou-se carvão e petróleo que, hoje, explodimos (motor a explosão) e, assim, devolvemos à atmosfera aquilo que dela havia sido retirado.”

PORTO-GONÇALVES, Carlos W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. p. 328.


Com base na reflexão que o autor realiza acerca da origem geológica dos combustíveis fósseis e da sua apropriação econômica, base das mais variadas cadeias produtivas da sociedade industrial, indique qual das afirmações que seguem está INCORRETA:

A
O carvão mineral é um combustível menos poluente que o gás natural, já que a sua queima libera menos dióxido de carbono na atmosfera. Além disso, o gás natural colabora com a destruição do ozônio.
B
O petróleo é um hidrocarboneto encontrado no subsolo de algumas áreas que no Mesozoico estiveram cobertas por mares e águas ricas em vida, e atualmente são bacias sedimentares.
C
A queima de combustíveis fósseis pode trazer problemas ao sistema atmosférico com potencial para desencadear impactos socioambientais em série, como o derretimento de geleiras e danos a ecossistemas.
D
Entre os prejuízos ambientais do uso excessivo de combustíveis fósseis está a chuva ácida, derivada principalmente da queima de carvão mineral, que libera além do dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio e de enxofre.
E
A problemática do aquecimento global se coloca como um dos grandes debates deste início de século e vem obrigando vários países do mundo a repensar a composição de sua matriz energética.
5d96bc9f-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Física, Relevo

As formas de relevo da superfície terrestre são resultantes da interação de duas grandes forças: a endógena (interna) e a exógena (externa).




Baseando-se na proposta de classificação do relevo do território brasileiro assinalada no mapa acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que


I. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às depressões, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.

II. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às planícies e aos dobramentos modernos, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.

III. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aziz Ab´Sáber, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aroldo de Azevedo.

IV. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aroldo de Azevedo, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aziz Ab´Sáber.

V. a classificação de relevo assinalada no mapa foi apresentada por Jurandyr Ross, sendo considerada a mais completa proposta de relevo contando com 28 unidades entre planaltos, planícies e depressões.


As proposições corretas dizem respeito apenas às alternativas

A
I e III.
B
II e III.
C
III e IV.
D
Apenas III.
E
Apenas V.
5d8d5a1a-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Já se tornou até um clichê dizer que o planeta Terra deveria se chamar planeta Água. Mas o chavão faz todo o sentido quando notamos que o líquido é a substância mais presente no globo, cobrindo mais de 70% da superfície.

Geografia atualidades 2014, p. 46.


Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre as características e dinâmica da hidrosfera no mundo, é INCORRETO afirmar que

A
O fenômeno da rotação terrestre não colabora para a formação das marés. O movimento de subida e descida das águas em relação à costa é ocasionado exclusivamente pela atração que a Lua e o Sol exercem sobre as massas de água.
B
Os mares são porções menores de água salgada ligada aos oceanos. Em geral, são classificados de acordo com a maneira pela qual se juntam aos oceanos, sendo comumente chamados como mares abertos, continentais e fechados.
C
As correntes marítimas são um tipo de movimento das águas oceânicas influenciado, dentre outros fatores, pela rotação da Terra e em razão da inclinação do eixo terrestre, bem como pela diferença térmica entre a linha do Equador e as zonas polares.
D
Toda a água disponível no planeta está em constante renovação. Esse processo no qual a água se desloca da superfície terrestre e da atmosfera, passando pelos estados líquido, sólido e gasoso, recebe comumente o nome de ciclo hidrológico.
E
Os mananciais constituem-se como fontes de água, superficiais e subsuperficiais, que podem ser usadas para o abastecimento das populações. Ainda assim, percebe-se que a interferência humana nesses ambientes vem reduzindo drasticamente a quantidade de água potável no planeta.
5d8a0b88-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Física, Clima

Desde a construção dos primeiros termômetros até a análise de dados por meio de satélites e supercomputadores, a meteorologia - a ciência que estuda os fenômenos atmosféricosaumentou enormemente o grau de previsão do tempo.

Geografia atualidades 2014, p. 46.


Baseando-se nessa afirmação e em seus conhec imentos sobre os fenômenos atmosféricos terrestres, pode-se dizer que

A
a chuva frontal ou orográfica ocorre quando a massa de ar sobe por causa de algum obstáculo de relevo, como uma montanha.
B
a chuva orográfica, também chamada de chuva convectiva, ocorre quando a massa de ar sobe por causa de algum obstáculo de relevo, como uma montanha.
C
a massa de ar constitui-se como um corpo de ar com características próprias de umidade, pressão e temperatura, herdadas, por sua vez, das diferentes regiões da superfície terrestre.
D
a Troposfera, também conhecida como Tropopausa, representa a camada atmosférica mais importante para o ser humano, por concentrar a maioria dos fenômenos atmosféricos.
E
geralmente as áreas anticiclonais ou de baixa pressão atmosférica são áreas dispersoras de ventos, enquanto as áreas de alta pressão atmosférica ou ciclonais são zonas receptoras de ventos.
5d86f45d-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Industrialização, Indústria brasileira



De acordo com o gráfico e com base em seus conhecimentos a respeito do processo de desconcentração industrial no Brasil, é possível afirmar que

A
a desconcentração espacial das indústrias diminuiu no período entre 1996 e 2008.
B
a região Sudeste foi a que menos sofreu redução no percentual de estabelecimentos industriais.
C
a desconcentração industrial no Brasil, no período entre 1996 e 2008, foi reduzida devido à baixa oferta de mão de obra qualificada fora das capitais.
D
o aumento de 6,3% do total de indústria na região Sul, deve-se, em parte, a sua proximidade com os países do Mercosul.
E
as regiões Nordeste e Centro-Oeste foram as que mais aumentaram seu percentual de indústrias no total do país.
5d73db9c-e6
IF-BA 2014 - Geografia - População, Migrações

A tarefa do agenciador não requer muita especialização; basta dizer aos camponeses que dentro de alguns meses terão dinheiro aos montes, que num par de anos serão proprietários de latifúndios, que de trabalhadores braçais tornar-se-ão patrões e persuadir meia dúzia dos mais importantes e o apostolado está completo (...). E assim, aos gritos de “Viva a América, morram os patrões”, levas de emigrantes deixaram a região dirigindo-se para o Brasil.

Comentário de um observador italiano, em 1874. SEVCENKO, N., org. História da Vida Privada no Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 1998. V. 3, p. 231.


O observador italiano apresenta, em seu comentário, uma realidade que no Brasil está associada

A
a levantes armados de imigrantes contra o governo imperial a quem culpavam por tê-los enganado com falsas promessas de enriquecimento fácil.
B
à promessa do governo imperial de que os imigrantes logo se tornariam donos de indústrias, deixando de ser operários e se tornando patrões no Brasil.
C
aos esforços empreendidos para trazer imigrantes europeus, fundados na ideia de que estes contribuiriam para “civilizar”, modernizar e embranquecer a sociedade brasileira.
D
à cansativa tarefa do império brasileiro em convencer europeus a abrirem mão das comodidades e da segurança de seus países, doandolhes terras que os tornariam latifundiários no Brasil.
E
aos problemas enfrentados pelos imigrantes ao chegarem ao Brasil e constatarem as enormes dívidas que tinham com o governo brasileiro, referentes aos custos da viagem de navio
5d83c0c6-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Conceitos Demográficos, População

População brasileira cresce 0,9% entre 2012 e 2013


A população brasileira cresceu 0,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste ano, o Brasil tem 201,03 milhões, ou seja, 1,79 milhão a mais do que no ano passado (199,24 milhões). O crescimento é menor do que o observado entre 2011 e 2012, que havia sido 0,93%. Segundo o pesquisador do IBGE Gabriel Borges, a tendência é que o ritmo de crescimento da população caia até 2042, ano em que a população brasileira para de crescer. “A população vai crescendo, cada vez menos, até 2042, quando começa a diminuir”.

Disponível em: http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/08/populacaobrasileira-cresce-09-entre-2012-e-2013 Acesso em: 09 setembro de 2013.


Indique a alternativa que não representa uma tendência demográfica para o Brasil nas próximas duas décadas:

A
Diminuição da população absoluta.
B
Aumento da expectativa de vida da população.
C
Diminuição das taxa de natalidade e mortalidade.
D
Aumento do percentual de idosos sobre o total da população.
E
Diminuição do percentual de jovens sobre o total da população.