Questõesde UCPEL sobre Geologia

1
1
1
Foram encontradas 8 questões
f61af5c2-e3
UCPEL 2018 - Geografia - Geologia

Considera-se que a crosta terrestre é constituída por cerca de seis grandes placas tectônicas e outras menores, que se deslocam sobre a astenosfera e provocam a deriva dos continentes. Alguns tipos de contatos entre as placas tectônicas são responsáveis por fenômenos naturais que têm significativa importância para a vida da humanidade.

Sobre alguns tipos de contatos entre placas tectônicas, é correto afirmar que

A
na faixa de contato entre duas placas continentais ou oceânicas conservativas ocorre o movimento orogenético que explica o surgimento das grandes cadeias de montanhas.
B
na faixa de contato entre duas placas divergentes oceânicas, quando uma mergulha sob a outra (movimento de subducção) ocorre metamorfismo, terremotos e dobramentos.
C
na faixa de contato entre duas placas, sendo uma oceânica e outra continental, ocorre um movimento de expansão com a formação de crista.
D
na faixa de contato entre duas placas convergentes oceânicas, quando uma mergulha sob a outra ocorre a formação de uma fossa.
E
na faixa de contato entre duas placas convergentes continentais, quando uma mergulha sob a outra ocorre uma zona de subducção e a formação de uma falha.
4b9d7080-e3
UCPEL 2017 - Geografia - Geologia

Cientistas dizem ter evidências da existência de um novo planeta no Sistema Solar. Desde o rebaixamento de Plutão, o Sistema Solar passou a contar com oito planetas. Entretanto, com a suposta existência de um novo planeta, voltaria a ter nove. Em estudo publicado no periódico Astronomical Journal, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, os cientistas demonstram, por meio de modelos matemáticos e simulações de computadores, as conclusões de sua pesquisa. Entretanto, ainda não foi possível a observação direta do chamado “Planeta Nove”.

Com relação aos planetas integrantes do Sistema Solar, é correto afirmar que

A
Marte é um planeta do tipo terrestre ou telúrico, é conhecido como Estrela D’Alva ou estrela da manhã e por sua característica brilhante pode ser visto durante o dia.
B
Júpiter é o último (a partir do Sol) dos planetas rochosos, aparece como uma “estrela de fogo” à noite, possui calotas polares que contêm água.
C
Urano é conhecido como o “planeta azul”, mas não pela presença de água e sim pelo gás metano, possui treze luas.
D
Saturno é outro dos planetas rochosos, composto basicamente de hidrogênio e hélio, caracterizado pela existência de anéis formados por seus satélites.
E
Mercúrio é o menor e o mais interno, tem uma aparência similar a da lua com crateras de impacto e planícies lisas, não possui satélites naturais.
4ba114f0-e3
UCPEL 2017 - Geografia - Geologia

De acordo com a Teoria da “Tectônica das Placas”. Admite-se que a litosfera é constituída por placas que se movimentam, provocando uma intensa atividade geológica que resulta, entre outros efeitos, em terremotos e vulcões, principalmente nos limites das placas.


Sobre as Placas Tectônicas, leia as seguintes afirmativas e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

I. Os movimentos das placas são devidos às “correntes de convecção” que ocorrem na astenosfera (camada logo abaixo da litosfera): as correntes de convecção são causadas pelo movimento ascendente dos materiais mais quentes do manto (magma) em direção à litosfera, que, ao chegar à base da litosfera, tende a se movimentar lateralmente e perder calor por causa da resistência desta e depois descer novamente dando lugar a mais material aquecido.

II. No meio dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico existem cordilheiras que chegam a atingir até 4000 mil metros acima do assoalho oceânico chamadas de Cordilheiras “Meso-oceânicas”. Estas cordilheiras se originam do afastamento das placas tectônicas nas chamadas “zonas de divergência”. São locais onde as correntes de convecção atuam em direções contrárias originando rupturas no assoalho oceânico pelas quais é expelido o magma da astenosfera. Dessa forma, ao esfriar, o magma (ou lava basáltica) causa a renovação do assoalho oceânico.

III.Outro tipo de movimento das placas tectônicas acontece nas chamadas “zonas de convergência” onde as placas se movimentam em direção contrária uma da outra. Nesse caso, pode acontecer de uma placa afundar por sob a outra nas “zonas de divergência”. Isso acontece entre uma placa oceânica e uma placa continental porque a placa oceânica tende a ser menos densa que a placa continental o que faz com que ela seja “engolida” por esta última. Um exemplo é a zona de divergência da Placa de Nazca em colisão com a Placa continental Sul-Americana e responsável pela formação da Cordilheira Andina.

IV.Quando o movimento de divergência ocorre entre duas placas continentais de igual densidade, ocorre o soerguimento de cadeias montanhosas como o Himalaia, por exemplo, que está na zona de divergência das placas continentais Euroasiática e Arábica.


A alternativa que contém a sequência correta de afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F) é

A
F, F, V e V.
B
V, F, V e F.
C
V, V, F e F.
D
F, V, F e V.
E
V, F, F e V.
bbc336eb-e2
UCPEL 2015 - Geografia - Geologia

A rocha é um agregado natural formado por um ou mais minerais. De acordo com sua origem, as rochas podem ser classificadas de diferentes maneiras. Leia as informações sobre os diferentes tipos de rochas, classificadas quanto à origem.

I. São formadas pelo resfriamento e pela solidificação do magma pastoso. Uma grande parte dessas rochas é bastante antiga e resistente. Predominam entre ela o granito e o diabásio. Constituem o embasamento rochoso dos continentes.
II. São formadas a partir das transformações sofridas por outras rochas. Essas mudanças ocorrem, quando as rochas são submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra. A rocha transformada adquire novas características e tem sua composição alterada.
III.São rochas de origem química, em que os sedimentos se acumulam e se consolidam em camadas ou estratos. Decorrem dos processos que desgastam e sedimentam a superfície terrestre.

É correto afirmar que os tipos de rochas referidos são, respectivamente,

A
estalactite, estalagmite e minerais.
B
minerais, sedimentares e estalactite.
C
ígneas, metamórficas e sedimentares.
D
magmáticas, sedimentares e metamórficas.
E
ígneas, magmáticas e minerais.
8064c8cf-e1
UCPEL 2010 - Geografia - Geologia

Leia a notícia a seguir.

Forte terremoto atinge Haiti; instalações do Exército brasileiro são afetadas, diz Defesa
Um grande terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o Haiti, o país mais pobre da América, por volta das 19h50 (horário de Brasília) desta terça-feira (12/01/2010). Um alerta de tsunami para partes do Caribe, incluindo a República Dominicana, Cuba e Bahamas chegou a ser emitido pelo Centro para Alertas de Tsunami no Pacífico, mas já foi retirado.

Fonte:Disponível em . Acessado em 13 jan 2009.


A devastação provocada pelo recente terremoto que ocorreu no Haiti chocou o mundo inteiro e mobilizou muitos países na organização de ajuda humanitária para a ilha caribenha.
Os abalos sísmicos estão entre os agentes modeladores da crosta terrestre, que está em contínua transformação. O modelado da crosta sofre a ação de dois tipos diferentes de forças: os agentes internos, que tem origem no interior do planeta; e os externos, resultantes de forças oriundas da atmosfera.


Sobre os agentes modeladores da crosta terrestre, é correto afirmar que

A
os movimentos chamados de orogênese são de curta duração (em escala geológica) que ocorrem nas zonas de instabilidade da crosta e resultam da pressão horizontal exercida pelo choque das placas tectônicas, resultando em dobras e falhas.
B
o tectonismo, como a epirogênese, é a denominação geral para a ação gerada pela pressão dos materiais do magma sobre a crosta terrestre. O intemperismo, caracterizado pela invasão de superfícies continentais pelas águas oceânicas, é um exemplo típico desta ação.
C
o erguimento de cadeias montanhosas, como o que ocorreu no início do Período Terciário e que deu origem às grandes cordilheiras da atualidade, caracteriza uma atividade típica de epirogênese, como o vulcanismo.
D
a areia pode ser transportada a curtas distâncias, mas a poeira fina pode ser transportadas a distâncias muito longas, como ocorre com material proveniente do Saara que chega à Europa e a Amazônia brasileira, por exemplo. Trata-se de um exemplo típico de intemperismo físico.
E
os abalos sísmicos são gerados por violentos movimentos de afastamento entre as placas tectônicas provocando o derramamento de material fluido oriundo do magma na superfície através de fendas na crosta.
bee5032f-e1
UCPEL 2009 - Geografia - Geologia

A chamada camada “pré-sal” é uma faixa que se estende por cerca de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). Nessa área o petróleo encontrado está a profundidades que superam os sete mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal. A figura a seguir ilustra essa descrição.


A descoberta de reservas potencialmente ricas em petróleo suscita discussões sobre o destino dos lucros obtidos bem como sobre possíveis alterações no modelo de exploração adotado pelo país.

Essa discussão, acerca da forma de exploração do petróleo, só tornou-se possível em decorrência

A
da quebra do monopólio da Petrobrás na extração, transporte, refino e importação de petróleo e seus derivados, em 1995 com a revisão da Constituição de 1988.
B
do Estado brasileiro não poder contratar empresas privadas ou estatais, sejam nacionais ou estrangeiras, que queiram atuar no setor graças à manutenção do monopólio da Petrobrás para exploração do petróleo.
C
da quebra do monopólio da União no que diz respeito à pesquisa e extração de jazidas de petróleo e gás natural, do refino, importação e exportação de petróleo, com base na Constituição de 1988.
D
dos subsídios do governo incentivando indústrias a substituírem o petróleo por energias alternativas, permitindo à Petrobrás o privilégio na extração de petróleo.
E
da existência de refinarias públicas e privadas que garantem a autossuficiência no setor de petróleo o que permite ao país se dedicar a explorações mais profundas.
c4b486f5-e1
UCPEL 2008 - Geografia - Geologia

O estudo do passado da Terra permite conhecer animais e vegetais que existiram em épocas pretéritas, as variações do clima e outras informações sobre a história do planeta e da vida sobre ele.

Observe as eras geológicas apresentadas a seguir e associe-as com as informações que as caracterizam.

I – Pré-Cambriana
II – Paleozóica
III – Mesozóica
IV – Cenozóica

( ) Foi a era do gigantismo na Terra, com o surgimento, desenvolvimento e extinção de grandes répteis, como os dinossauros. Houve, também, um intenso vulcanismo e, conseqüentemente, derrame de lava em várias partes do globo. Grande parte das jazidas petrolíferas hoje conhecidas originaram-se do processo de sedimentação dos fundos marinhos ocorridos nessa era.
( ) Constituição das grandes cadeias montanhosas (Alpes, Andes, Himalaia, Rochosas e Atlas). Extinção dos répteis gigantescos e desenvolvimento dos mamíferos. Surgimento da espécie humana. Configuração atual dos continentes e oceanos. É caracterizada, também, pelas grandes glaciações.
( ) Era de grande atividade formadora e transformadora da superfície. É dessa época o surgimento de alguns conjuntos montanhosos, como os Alpes Escandinavos (Europa), os Montes Apalaches (Estados Unidos ) e o Maciço de Vosges (França). Durante o período final dessa era, ocorreu o soterramento de florestas em varias porções do globo, dando origem às jazidas de carvão mineral. É também marcada pelo surgimento dos primeiros répteis e pelo destaque dos anfíbios, moluscos e peixes.
( ) Corresponde à formação da crosta terrestre, com o surgimento dos primeiros aglomerados rochosos, que são os escudos cristalinos. Marca, igualmente, o inicio da definição dos mares e continentes e o inicio da vida, com o aparecimento de bactérias e de algas azuis nos oceanos.

A opção que contém a numeração que estabelece a relação correta entre as eras geológicas e suas respectivas características é

A
I, II, III e IV
B
IV, III, I e II.
C
III, IV, II e I.
D
II, I, III e IV
E
I, II, IV e III.
dee9a88b-e1
UCPEL 2007 - Geografia - Geologia

Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras conseqüências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.
Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.

A
Movimento tectônico.
B
Epirogenese.
C
Vulcanismo.
D
Desmoronamento.
E
Erosão.