Questõesde UFRGS sobre Geografia Física

1
1
1
Foram encontradas 49 questões
363bfc93-f9
UFRGS 2019 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Leia o segmento abaixo.

A lei federal 7.661, de 1988, estabelece, no seu artigo X, que no Brasil as praias "( ... ) são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse de segurança nacional ou incluídos em áreas protegidas por legislação específica" .

Disponível em:<https://apublica.org/colecaoparticular/>.
Acesso em: 31 mai. 2019.

Sobre a situação de espaços públicos no Brasil, considere as afirmações abaixo.

I - O controle de acesso em praias é realizado normalmente pelas comunidades tradicionais sem a autorização do poder público.
II - O controle de acesso em· praias é um direito do proprietário, de acordo com princípios constitucionais.
III- O controle de acesso em praias é realizado normalmente por moradores, com finalidade de privatização de espaços públicos.

Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
I, II e III.
35f129fe-f9
UFRGS 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

Considere o segmento abaixo.

Cerca de 600 alpinistas escalaram o Monte Everest na temporada deste ano de 2019 - de 14 a 28 de _maio. Houve até mesmo filas de espera para alcançar o pico. E houve quem morresse à espera.

Adaptado de:<https://www.tsf.pt/mundo/filas-de-espera-e-corpos-pelo-caminho-caos-e-
carnificina-para-subir-o-evereste-10962607.html>. Acesso em: 31 mai. 2019.

Sobre as regiões de montanhas, pode-se afirmar que, quanto maior for a altitude, ocorre

A
a diminuição de 6,5 ºC/km na temperatura média superficial do ar.
B
a rarefação do Oxigênio, pois o Argônio passa a predominar na composição do ar.
C
o aumento dos raios cósmicos, e as temperaturas médias do ar aumentam 0,5 ºC a cada 100m.
D
o aumento do efeito estufa, devido à maior quantidade de gases como o Ozônio troposférico, CO2 e vapor d'água.
E
o aumento da precipitação líquida, se a montanha estiver localizada na região tropical, pois as temperaturas· são altas, independentemente da elevação topográfica.
350dd7ae-f9
UFRGS 2017 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a capacidade hídrica e o uso da água no Brasil.

( ) O Brasil é um dos países em que esse recurso é mais disponível, o que se reflete, então, no fato de não haver dificuldade de acesso para seu consumo.
( ) O estresse hídrico é evidente, como comprovam as secas em várias partes do país, especialmente no Nordeste.
( ) O país aparece com os maiores problemas de abastecimento no ranking da ONU, em razão de a distribuição de água doce ser irregular.
( ) O uso da água é abundante; os maiores consumidores são a agricultura (em torno de 75%), depois, em ordem decrescente, indústria, uso animal, consumo humano urbano e consumo humano rural.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A
V – V – V – F.
B
F – F – F – V.
C
F – V – F – V.
D
V – F – V – F.
E
V – F – F – V.
34d00832-f9
UFRGS 2017 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Os oceanos são grandes fontes de alimento pela riqueza de sua vida marinha, embora, nos últimos tempos, venham enfrentando problemas ambientais, provocados por ações humanas.

Considere as seguintes afirmações sobre os problemas ambientais dos oceanos.

I - As águas oceânicas recebem todos os produtos derivados de atividades industriais, mas suas grandes extensões reduzem a concentração dos poluentes, não oferecendo grandes riscos à fauna marinha.
II - A pesca predatória, em escala industrial, retira do mar milhares de toneladas de peixes sem nenhum controle quanto à seleção das espécies e à época de reprodução de cada uma, o que pode levar cardumes inteiros ao desaparecimento.
III- Os acidentes de manutenção nas plataformas de gás e petróleo são responsáveis pela maior parte das descargas de óleo nos oceanos.

Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
34cc0e78-f9
UFRGS 2017 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Considere as afirmações abaixo, sobre o Sistema Aquífero Guarani.

I - É um gigantesco reservatório de água subterrânea, que abrange cerca de 1,2 milhão de km2 , espalhando-se por Paraguai, Uruguai, Argentina e oito estados brasileiros.
II - Possui 100% de água potável, disponível e suficiente para o abastecimento de todos os moradores da América do Sul pelos próximos 2.500 anos. I
II- Apresenta heterogeneidade, com relação a sua potencialidade, com poços secos em camadas quase impermeáveis, que isolam outras camadas aquíferas de boa permeabilidade e poços de ótima vazão, o que significa que nem sempre é possível obter água potável de boa qualidade nesse sistema.

Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
e3461451-ba
UFRGS 2019 - Geografia - Geografia Física, Solo

Leia o texto abaixo.


Pesquisas evidenciam que a linha de praia do delta do Rio Nilo está retrocedendo da costa a uma taxa alarmante. A água marinha ameaça solos agricultáveis e afeta milhões de pessoas.


Assinale a alternativa correta sobre fatores que podem estar relacionados à retração da linha de praia do delta do Rio Nilo.

A
Urbanização, desmatamento e aumento de áreas úmidas costeiras, como fatores de alteração do escoamento fluvial na bacia hidrográfica.
B
Aumento médio dos níveis dos mares pelo efeito estufa como única causa da erosão costeira.
C
Construção de barragens e de canais artificiais para o aumento do sistema distributário natural do rio.
D
Esforços de recuperação da dinâmica fluvial com a ampliação da retirada de areia do leito.
E
Manutenção das áreas úmidas costeiras e manguezais.
e3279acd-ba
UFRGS 2019 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Assinale a afirmação correta sobre o relevo da superfície terrestre e sua constante transformação.

A
O relevo terrestre é o resultado da ação de tectonismo, chuva, vento, cursos d'água, mares, geleira, sem envolver a ação antrópica.
B
A ação do agente de erosão fluvial é considerada predominante em ambientes de climas com elevado regime de precipitação e gera formas de relevo chamadas fiordes.
C
A ação do vento em ambientes desérticos e costeiros promove um processo deposicional contínuo e a ausência de processos erosivos.
D
O intemperismo químico das rochas é responsável pelo processo progressivo de dissolução e pela ação da chuva e dos cursos d'água.
E
As planícies envolvem elevações superiores a 200 metros e são diferenciadas das depressões, as quais estão relacionadas a prolongados processos de erosão em sua gênese.
e32bacff-ba
UFRGS 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

Assinale a afirmação correta sobre a atmosfera terrestre.

A
A atmosfera é mais densa em altas altitudes, e os gases mais abundantes são nitrogênio, vapor d’água e oxigênio.
B
A camada da atmosfera chamada estratosfera suporta a biosfera e é a principal região da atividade do tempo atmosférico.
C
Aproximadamente 90% do total da massa da atmosfera está na troposfera, onde a altitude da camada superior limite (tropopausa) varia conforme a estação e a latitude.
D
As temperaturas, na troposfera, aumentam em altitude, pois o ozônio absorve a radiação ultravioleta e reirradia em ondas longas.
E
A pressão do ar aumenta com a altitude, ao contrário da temperatura do ar, pois ela é produzida por movimento, tamanho e número de moléculas do ar.
e32ff963-ba
UFRGS 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

Leia o texto abaixo que apresenta as condições climáticas ideais para o cultivo do mirtilo.


O mirtilo necessita de acúmulo de frio hibernal, para as espécies do tipo highbush que varia de 650 a 850 horas de temperatura inferior a 7,2 °C e até 250 horas para o tipo Southern highbush. Para um bom teor de açúcar na fruta, o mirtilo requer até 50 mm de água, semanalmente, durante o período de desenvolvimento das frutas. O tipo rabbiteye, entretanto, apesar das raízes superficiais, é capaz de sobreviver a períodos de seca, devido a características adaptativas, como resistência estomatal, e ao consequente uso eficiente de água. O crescimento e a produção do mirtilo são consideradas diretamente proporcionais ao teor de matéria orgânica do solo.

Adaptado de:<https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/32395/1/ documento-96.pdf> . Acesso em: 27 ago. 2018.


Observe o mapa dos tipos climáticos do Brasil.



A partir da leitura do texto e da observação do mapa, assinale a alternativa que apresenta o lugar com as condições mais próximas do ideal para o cultivo do mirtilo do tipo highbush.

A
Pelotas (RS)
B
Manaus (AM)
C
Barretos (SP)
D
Palmas (TO)
E
Juazeiro (BA)
e33450a2-ba
UFRGS 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

Leia o segmento abaixo.


Os 13 membros da equipe de futebol Wild Boar ficaram presos na caverna no dia 23 de junho, após chuvas fortes inundarem a entrada principal do local. Naquela ocasião, os militares tailandeses afirmaram que os jovens teriam aulas de mergulho para conseguir deixar o complexo de cavernas de Tham Luang, localizado em Chiang Rai, no norte da Tailândia, e que é o quarto mais extenso do país, com cerca de 10 quilômetros.

Disponível em: <https://www.climatempo.com.br/verao/noticia/2018/07/03/o-dificil-resgate-de-jovens-em-caverna-na-tailandia-2473> . Acesso em: 03 jul. 2018.


As chuvas fortes citadas no texto podem estar diretamente relacionadas

A
ao efeito da nevasca sazonal.
B
ao gradiente adiabático sísmico.
C
às monções tropicais.
D
à ondulação extratropical.
E
à circulação termohalina.
f980d0f4-cc
UFRGS 2018 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia, Amazônia

Considere o texto abaixo.


O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja, 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume de água do rio Amazonas é o maior de todos os rios do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta.

Fonte: http://riosvoadores.com.br/. Acesso em: 30 ago. 2017.

Assinale a afirmativa correta sobre a região hidrográfica amazônica.

A
O ecoturismo é a principal atividade econômica da região e colabora para a preservação desse rico patrimônio ambiental.
B
As chuvas orográficas são provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas.
C
O garimpo e a mineração geram contaminação por metais pesados e assoreamento, sem oferecer riscos à qualidade da água.
D
A expansão das áreas urbanas sobre as áreas das planícies de inundação é pouco significativa nessa região.
E
A região abrange territórios do Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela e Guiana.
f9886ba6-cc
UFRGS 2018 - Geografia - Geografia Física, Clima

Assinale a alternativa correta sobre eventos climáticos extremos e suscetibilidades ambientais.

A
As condições geológicas e geomorfológicas e a pouca cobertura vegetal em áreas densamente urbanizadas são fatores relacionados aos movimentos de massa.
B
A intensidade da precipitação é um fator relacionado às inundações e não aos movimentos de massa.
C
As ações antrópicas sem planejamento adequado provocam a diminuição da suscetibilidade ambiental.
D
Os desastres ambientais estão relacionados à maior degradação ambiental e à maior resiliência da população.
E
O avanço das áreas urbanas sobre planícies de inundação, o aumento da permeabilidade do solo e o assoreamento dos cursos d’água estão relacionados à intensificação das enchentes.
f98beb83-cc
UFRGS 2018 - Geografia - Geografia Física, Solo

Assinale a alternativa correta sobre uso e ocupação do solo.

A
A cobertura vegetal, através das copas e da serapilheira, amplia o escoamento superficial no solo e diminui o processo erosivo.
B
A impermeabilização do terreno urbano por edificações e pavimentações aumenta o processo de recarga do lençol freático.
C
A cobertura vegetal diminui a infiltração e a erosão do solo.
D
As intervenções antrópicas em drenagens urbanas podem alterar seu equilíbrio dinâmico.
E
A falta de retificação de trechos de rios e a inserção de áreas úmidas intensificam as enchentes.
f984d498-cc
UFRGS 2018 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

No bloco superior abaixo, estão indicadas as regiões hidrográficas brasileiras; no inferior, informações sobre essas regiões.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1 - Amazônia

2 - São Francisco

3 - Paraná

4- Paraguai


( ) Apresenta grande potencial energético, e seu rio principal atravessa o polígono das secas.

( ) Drena as terras do Pantanal Mato-grossense, e seu rio principal é de planície.

( ) Ocupa trechos do Planalto Meridional, e seus rios são facilmente navegáveis.

( ) Abrange terras da zona equatorial e tem nascentes nos Andes.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A
2 – 1 – 3 – 4.
B
2 – 4 – 3 – 1.
C
3 – 2 – 1 – 4.
D
3 – 4 – 2 – 1.
E
4 – 1 – 3 – 2.
f97cc4d8-cc
UFRGS 2018 - Geografia - Geografia Física, Clima

Considere os climatogramas abaixo.

Assinale a alternativa correta sobre os climatogramas

A
O clima equatorial pode ser representado pelo climatograma 1, em que se verificam elevados totais pluviométricos
B
A elevada amplitude térmica pode ser observada no climatograma 1, o qual representa o clima equatorial.
C
A umidade climática representada no climatograma 2 também é garantida pelas temperaturas elevadas durante todo o ano e pela concentração de pluviosidade nos meses de junho a outubro.
D
A cidade de Cuiabá pode ser bem representada pelo climatograma 1, pois apresenta condições térmicas de maior aquecimento e índices de precipitação bem distribuídos ao longo do ano todo.
E
A variabilidade térmica da cidade de Porto Alegre, representada pelo climatograma 2, é bastante acentuada, e as médias anuais situam-se entre 2 °C e 35 °C.
f974f706-cc
UFRGS 2018 - Geografia - Geografia Física, Clima

Observe a figura e leia o texto abaixo.

     

Entre agosto e setembro de 2017, a Nasa reportou as consequências da passagem do furacão Harvey, em Houston, a quarta cidade mais populosa dos EUA, quando milhares de pessoas foram resgatadas das enchentes devido ao volume de precipitação ocorrido. Dias depois, o furacão Irma foi registrado como o de maior intensidade no Atlântico, quando atingiu áreas como Flórida e ilhas da América Central, gerando grandes repercussões socioeconômicas.

Sobre essas ocorrências na região, é correto afirmar que os furacões estão relacionados a

A
ciclones tropicais.
B
ciclones extratropicais.
C
monções.
D
margens tectônicas ativas junto ao Golfo do México.
E
ciclones extratropicais formados nas águas aquecidas do Golfo do México.
f9710748-cc
UFRGS 2018 - Geografia - Geografia Física, Geologia, Relevo

Identifique, no mapa, as unidades geomorfológicas do Rio Grande do Sul, que correspondem às características indicadas abaixo.

( ) Área de elevada altitude, originalmente recoberta por matas e campos onde, atualmente, predomina a agricultura.

( ) Área com topografia que decai para oeste em direção ao rio Uruguai. Apresenta coxilhas recobertas por campos e pastagens entremeados de matas galerias ao longo dos rios.

( ) Área caracterizada por baixas altitudes, formada de rochas sedimentares que compõem colinas, ora de topo plano, ora de topo arredondado.

( ) Área formada por rochas muito antigas, altamente falhadas e dobradas. Apresenta um relevo caracterizado pelos afloramentos rochosos e áreas de deposição mais rebaixadas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

 Instrução: As questões 55 e 56 referem-se ao mapa das unidades geomorfológicas do Rio Grande do Sul.



A
4 – 1 – 3 – 5.
B
4 – 2 – 1 – 3.
C
4 – 5 – 3 – 1
D
5 – 1 – 3 – 2.
E
5 – 2 – 4 – 3.
f978e8db-cc
UFRGS 2018 - Geografia - Geografia Física, Clima

Assinale a alternativa correta sobre o Acordo de Mudanças Climáticas de Paris e o contexto das mudanças climáticas globais.

A
O Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas foi assinado por todas as 196 nações que fazem parte da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima em 2016.
B
O Acordo de Paris objetiva manter o aumento da temperatura média global em 5 °C, em comparação com os níveis pré-industriais.
C
As discussões do Acordo de Paris trouxeram à luz a informação de que um iceberg de 5.800 quilômetros quadrados desprendeu-se de uma plataforma Antártica formada por gelo marinho, em 2017.
D
O objetivo do Acordo de Paris pretende ser alcançado através de compromissos nacionais para reduzir as emissões antropogênicas dos gases de efeito estufa, antes do final deste século.
E
O Brasil deixou de ratificar o Acordo de Paris em 2017, com repercussões significativas na política de desenvolvimento sustentável do país.
f961f3e0-cc
UFRGS 2018 - Geografia - Geografia Física

Observe o quadro abaixo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.

Examinando os horários de nascer e pôr do Sol em Porto Alegre, constata-se que o dia aumenta em número de minutos. Isso acontecerá até o dia ........ , quando então começará a decrescer.

A
10 de fevereiro.
B
21 de março.
C
21 de junho.
D
23 de setembro .
E
21 de dezembro.
f9659fa9-cc
UFRGS 2018 - Geografia - Geografia Física

Considere as seguintes afirmações sobre os eclipses.

I - Os eclipses solares só acontecem durante a lua nova, quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, pois, se os três corpos não estiverem alinhados perfeitamente, a Lua irá bloquear apenas parte do Sol, gerando solar parcial.

II - O eclipse lunar acontece durante a lua crescente e quando a Lua penetra total ou parcialmente no cone de sombra projetado pela Terra.

III- O eclipse lunar é uma evidência da esfericidade da Terra.

Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.