Questõesde UEPB sobre Geografia Física

1
1
1
Foram encontradas 47 questões
f6e7c9f5-e2
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Observe o gráfico da distribuição da água doce na superfície do planeta. Com base nos conhecimentos sobre o tema e o auxílio do gráfico, podemos afirmar:




I - A distribuição desigual dos recursos hídricos é apenas uma face da problemática escassez de água potável no mundo; o desequilíbrio entre sua oferta e demanda passa também pela poluição dos grandes mananciais e pelas possibilidades das populações pobres terem acesso à água tratada.

II - A América do Sul, que sozinha detém quase 1/3 da água doce do planeta, se configura como área estratégica. Mas também enfrenta problema, com a ambiguidade entre o desperdício e a escassez de abastecimento de água potável entre as camadas de suas populações.

III - Os recursos hídricos estão equitativamente bem distribuídos por todos os continentes e dentro deles a carência de acesso a esse bem renovável se dá não por escassez, mas simplesmente por questões políticas, tais como no Nordeste brasileiro e no Saara, onde o subsolo guarda grandes reservas de água doce que poderiam abastecer as populações e desenvolver a agricultura irrigada sem problema.

IV - As estatísticas da distribuição da água pelo planeta por si não revelam toda a realidade de acesso, ou não, das populações a esse líquido, tal como ocorre com a Ásia, que, embora detenha um dos maiores percentuais da água doce do planeta, também detém a maior população, parte vivendo em pobreza absoluta e alguns povos em áreas de escassez, onde o acesso à água é causa de conflitos.


Estão corretas apenas as proposições:

A
II, III e IV
B
I, II e III
C
I, II e IV
D
I, III e IV
E
II e III
f6d8e058-e2
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

A paisagem da foto mostra um dos biomas caracterizados pela presença de uma fauna de grande porte quase que dizimada pela caça esportiva praticada por milionários do primeiro mundo. Hoje, embora a matança de animais selvagens não seja mais permitida, a caça ilegal ainda é praticada na clandestinidade. Diante da postura preservacionista que se difunde por todo o mundo, este bioma se volta na atualidade para o turismo ecológico com os safáris organizados para observar os animais em seus habitats naturais.



Com base no texto e na ilustração é possível afirmar que esse bioma é:

A
A Taiga siberiana
B
A Floresta amazônica
C
A Caatinga nordestina
D
A Savana africana
E
As Pradarias canadenses
d57c54fa-e0
UEPB 2009 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia



A manchete acima mostra que a obra de transposição do Rio São Francisco é foco de conflitos e disputa entre os diferentes usuários do rio. Sobre o assunto, é correto afirmar:


I - Do ponto de vista do Ministério da Integração Nacional, levar água para abastecer sertanejos da PB, PE, CE e RN é a solução para acabar com os males da seca, criar pólos de agricultura irrigada para produzir renda e reduzir o êxodo rural.

II - Os defensores do projeto afirmam que 95% da água, que ultrapassa a barragem de Sobradinho, é despejada na foz sem nenhum uso. Apenas 5% são consumidas ao longo do rio e apenas 1% será captada pelos canais de transposição sem causar estragos ambientais.

III - Os opositores da transposição, MG, BA, SE e AL, temem que a obra reduza a água que irriga seus municípios, prejudique a geração de energia hidroelétrica e importantes zonas agrícolas irrigadas responsáveis pela produção de 70% das exportações brasileiras de manga e uva. Enfim, temem os impactos ambientais e econômicos do projeto.

IV - Na visão dos ambientalistas e críticos da transposição, o mais urgente é “revitalizar” o rio, com projetos que recuperem a mata ciliar e reduzam os impactos ambientais, já que 450 cidades sem saneamento básico lançam detritos em suas águas espalhando poluição.



Estão corretas as proposições:

A
I e II, apenas
B
I, II, III e IV
C
II e III, apenas
D
I e III, apenas
E
I e IV, apenas
dcb4ccda-e0
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Manoel Correia de Andrade, ao se referir a algumas áreas diferenciadas que estão presentes no semiárido nordestino, afirma que são “cristas com altitudes superiores a 700 metros e que resultam da ação conjunta de dois fatores: a altitude e a exposição dos ventos úmidos do sudeste. A altitude, amenizando a temperatura, diminui a intensidade da evaporação e provoca à noite a condensação do vapor d’água transportado pelo vento”. (ANDRADE, Manoel Correia de. 5. ed. A Terra e o Homem do Nordeste: contribuição ao estudo da queda agrária no nordeste: São Paulo, Atlas, 1986. p. 34.)


Tais áreas correspondem

A
às de dissecação comandadas pelos rios Paraíba e Curimataú, que formam trechos rebaixados sobre o planalto da Borborema, cuja altitude vai de 400 a 600 metros.
B
aos brejos de altitude e exposição, a exemplo dos brejos paraibanos.
C
ao agreste da Borborema, onde, nas porções soerguidas, a presença de uma mata (que perde suas folhas na estação seca) deu lugar a uma agricultura comercial.
D
aos vales úmidos dos rios temporários do sertão que possibilitaram a formação dos chamados brejos ciliares.
E
aos brejos de pé de serra, tal como ocorre no cariri cearense, cuja abundância de água depende da permeabilidade da chapada do Araripe.
dcb09f16-e0
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Clima

Estabeleça a correlação entre as características dos conceitos estabelecidos na coluna I.


(1) Ilha de calor
(2) Inversão térmica
(3) Chuva ácida
(4) Zona de convergência intertropical



( ) É um fenômeno meteorológico que provoca grandes danos à saúde da população urbana, em decorrência dos poluentes que ficam retidos nas camadas baixas da atmosfera.

( ) É um dos mais importantes sistemas meteorológicos que atuam nos trópicos. Ela é parte integrante da circulação geral da atmosfera.

( ) Corresponde ao aumento da produção de calor na área urbana. É resultante da vegetação escassa, do excesso de concreto e asfalto.

( ) Produzida por gotas de água carregadas de ácidos, resultantes dos resíduos poluentes depositados na atmosfera pelas indústrias, automóveis etc. Esses resídios entram em reação química com água formando o ácido sulfúrico, os quais se precipitam em forma de chuva.


A alternativa que apresenta a sequência correta é:

A
2 4 1 3
B
4 2 1 3
C
1 3 2 4
D
4 1 2 3
E
3 1 2 4
dca3faa0-e0
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Observe o mapa que representa os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros




Analise as afirmações a seguir e identifique a alternativa correta


I - O número 1 refere-se à floresta amazônica, área de abrangência de clima equatorial, que conta com um terço do número de espécies do planeta e uma rica biodiversidade.

II - O número 2 refere-se à área de cerrado, onde predomina o clima tropical e apresenta uma vegetação formada por dois estratos: um superior formado por uma vegetação composta de arbustos e pequenas árvores retorcidas e um segundo por gramíneas.

III - O número 4 refere-se à caatinga, área de predominância de clima semiárido, com temperaturas elevadas, chuvas moderadas e uma vegetação resistente à seca do tipo xerófita.

IV - O número 6 refere-se à mata dos cocais, onde predomina o babaçu e a carnaúba, e se constitui uma mata de transição entre os biomas da caatinga e a floresta amazônica e o cerrado.


Estão corretas

A
Apenas as proposições I e III
B
Apenas as proposições I, II e III
C
Apenas as proposições I e V
D
Apenas as proposições II e IV
E
Todas as proposições
dc887219-e0
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Herdeiro da Pampa Pobre (Vaine Darde)


Mas que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a história
Não me deixaram nem sequer matizes?

Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas

Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei do pai.


A composição que fez sucesso com os Engenheiros do Hawaii adverte para os problemas ambientais. Identifique entre as proposições a alternativa que se relaciona corretamente com a composição apresentada.

A
O complexo do pantanal, um verdadeiro santuário ecológico na maior planície alagada do Brasil, hoje se encontra ameaçado pelo avanço da agropecuária, pelo turismo desordenado e a caça e a pesca predatórias.
B
O cerrado do Centro-Oeste, o segundo maior bioma brasileiro, cuja vegetação de savana tem sido destruída com a introdução da monocultura intensiva de grãos,da pecuária extensiva e a mineração que polui seus rios torna esse bioma um dos mais ameaçados do planeta e é classificado como um hotspot por merecer atenção especial.
C
A caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, de solos rasos e chuvas escassas sujeito a processo de desertificação que é agravado com a devastação da vegetação para a produção de carvão e lenha e pelo pisoteio do gado, que foi introduzido em sistema ultraextensivo desde o século XVII.
D
A mata dos pinhais típica dos planaltos ondulados do Sul do Brasil, a mais explorada economicamente do país, contribuiu para a completa alteração de sua paisagem pelo desmatamento intenso para a fabricação de móveis, papel e celulose. O pouco que resta dessa vegetação encontra-se em áreas de conservação ambiental.
E
As pradarias mistas do sul do Brasil, de terras férteis, clima ameno e pastagens naturais, viabilizaram a ocupação desde o período colonial da pecuária extensiva e a partir do século XIX, com a vinda dos imigrantes, da monocultura de grãos, cuja ocupação acelerada e emprego de técnicas inadequadas têm levado ao processo de desertificação em algumas áreas.
dc806008-e0
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Clima

Observe os pluviogramas abaixo. Neles os índices pluviométricos estão representados pelas colunas, enquanto que a variação de temperatura é representada pela linha. Com base na leitura dos gráficos, identifique as respectivas descrições feitas dos mesmos.





( ) Clima semiárido com chuvas de verão e outono. Apresenta baixo índice pluviométrico e baixa amplitude térmica com temperaturas elevadas durante todo o ano.

( ) Clima subtropical, com chuvas bem distribuídas durante todo o ano e alta amplitude térmica, com verões quentes e invernos frios.

( ) Clima equatorial, com chuvas abundantes e temperaturas elevadas durante todo o ano, não apresenta estação seca.

( ) Clima tropical litorâneo sob a influência dos alísios, com chuvas abundantes no inverno, estação na qual as temperaturas elevadas declinam.



A alternativa que apresenta a sequência correta é

A
4 3 2 1
B
3 4 2 1
C
3 1 2 4
D
3 4 1 2
E
1 2 4 3
dc5b39d6-e0
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Observe o gráfico da distribuição da água doce na superfície do planeta.




Com base nos conhecimentos sobre o tema e o auxílio do gráfico, podemos afirmar:


I - A distribuição desigual dos recursos hídricos é apenas uma face da problemática escassez de água potável no mundo; o desequilíbrio entre sua oferta e demanda passa também pela poluição dos grandes mananciais e pelas possibilidades das populações pobres terem acesso à água tratada.

II - A América do Sul, que sozinha detém quase 1/3 da água doce do planeta, se configura como área estratégica. Mas também enfrenta problema, com a ambiguidade entre o desperdício e a escassez de abastecimento de água potável entre as camadas de suas populações.

III - Os recursos hídricos estão equitativamente bem distribuídos por todos os continentes e dentro deles a carência de acesso a esse bem renovável se dá não por escassez, mas simplesmente por questões políticas, tais como no Nordeste brasileiro e no Saara, onde o subsolo guarda grandes reservas de água doce que poderiam abastecer as populações e desenvolver a agricultura irrigada sem problema.

IV - As estatísticas da distribuição da água pelo planeta por si não revelam toda a realidade de acesso, ou não, das populações a esse líquido, tal como ocorre com a Ásia, que, embora detenha um dos maiores percentuais da água doce do planeta, também detém a maior população, parte vivendo em pobreza absoluta e alguns povos em áreas de escassez, onde o acesso à água é causa de conflitos.


Estão corretas apenas as proposições

A
I, II e III
B
I, II e IV
C
II, III e IV
D
I, III e IV
E
II e III
dc5307cb-e0
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Relevo

Observe os blocos-diagramas abaixo; neles estão representados alguns processos diferentes de modelagem do relevo terrestre.




Assinale com V ou com F as proposições abaixo, conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação aos processos erosivos que modelam as referidas paisagens.


( ) O bloco-diagrama 1 mostra o trabalho do mar em uma costa plana, na qual o processo destrutivo de abrasão das ondas é mínimo, prevalecendo o processo de deposição na formação de restingas e lagunas.

( ) A paisagem representada no bloco-diagrama 2 é típica de regiões úmidas, como o litoral brasileiro, onde predominam os mares de morros com relevo em forma de meias-laranjas cuja erosão pluvial é o principal agente modelador.

( ) O bloco-diagrama 3 mostra uma paisagem alpina, inexistente no território brasileiro, esculpida pela erosão glaciária que cavou um vale em forma de “U” com picos piramidais, ásperos e pontiagudos.

( ) A paisagem mostrada na figura 4 é típica das regiões desérticas ou semiáridas nas quais predominam a desagregação térmica das rochas, e a erosão eólica é a mais importante para modelagem do relevo.


A sequência correta das assertivas é

A
V V V F
B
F V V V
C
F V F V
D
V V F F
E
F F F V
dc4a6700-e0
UEPB 2011 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

A paisagem da foto mostra um dos biomas caracterizados pela presença de uma fauna de grande porte quase que dizimada pela caça esportiva praticada por milionários do primeiro mundo. Hoje, embora a matança de animais selvagens não seja mais permitida, a caça ilegal ainda é praticada na clandestinidade. Diante da postura preservacionista que se difunde por todo o mundo, este bioma se volta na atualidade para o turismo ecológico com os safáris organizados para observar os animais em seus habitats naturais.



Com base no texto e na ilustração é possível afirmar que esse bioma é:

A
A Floresta amazônica
B
A Savana africana
C
A Caatinga nordestina
D
A Taiga siberiana
E
As Pradarias canadenses
1bfcc982-df
UEPB 2009 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

A manchete ao lado mostra que a obra de transposição do Rio São Francisco é foco de conflitos e disputa entre os diferentes usuários do rio. Sobre o assunto, é correto afirmar:




I - Do ponto de vista do Ministério da Integração Nacional, levar água para abastecer sertanejos da PB, PE, CE e RN é a solução para acabar com os males da seca, criar pólos de agricultura irrigada para produzir renda e reduzir o êxodo rural.

II - Os defensores do projeto afirmam que 95% da água, que ultrapassa a barragem de Sobradinho, é despejada na foz sem nenhum uso. Apenas 5% são consumidas ao longo do rio e apenas 1% será captada pelos canais de transposição sem causar estragos ambientais.

III - Os opositores da transposição, MG, BA, SE e AL, temem que a obra reduza a água que irriga seus municípios, prejudique a geração de energia hidroelétrica e importantes zonas agrícolas irrigadas responsáveis pela produção de 70% das exportações brasileiras de manga e uva. Enfim, temem os impactos ambientais e econômicos do projeto.

IV - Na visão dos ambientalistas e críticos da transposição, o mais urgente é “revitalizar” o rio, com projetos que recuperem a mata ciliar e reduzam os impactos ambientais, já que 450 cidades sem saneamento básico lançam detritos em suas águas espalhando poluição.


Estão corretas:

A
Todas as proposições
B
Apenas as proposições I e II
C
Apenas as proposições II e III
D
Apenas as proposições I e III
E
Apenas as proposições I e IV
1bcfaee8-df
UEPB 2009 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Observe o mapa.



A seqüência correta de vegetação natural indicada pelo perfil A B é:

A
Floresta Amazônica, Mata dos Cocais, Caatinga e Mata Atlântica.
B
Mata dos Cocais, Cerrado, Mata Atlântica e Campo.
C
Floresta Amazônica, Cerrado, Mata dos Cocais e Mata Atlântica.
D
Floresta Equatorial, Caatinga, Cerrado e Mangue.
E
Mangue, Cerrado, Caatinga, Mata dos Cocais.
1bbb23be-df
UEPB 2009 - Geografia - Geografia Física, Clima



Comparando os dois cartogramas, é possível afirmar que a localização dos grandes desertos do mundo está associada de uma forma geral:


I - aos centros de alta pressão atmosférica em torno dos paralelos de 30º dos dois hemisférios.

II - à presença de altas montanhas a leste dos desertos, que funcionam como barlavento aos ventos constantes, impedindo a passagem de umidade.

III - a uma convergência de fatores, tais como: zona de baixa pressão, baixas latitudes, clima quente de monções, altitudes elevadas, proximidade dos oceanos, correntes marítimas quentes e ventos constantes.

IV - à ação das correntes marítimas frias, que tornam o ar seco nas costas ocidentais da África, Austrália e das Américas.



Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões)

A
IV.
B
III.
C
I, II e IV.
D
I e II.
E
II, III e IV.
1b9b4e46-df
UEPB 2009 - Geografia - Geografia Física, Clima



Ao observar o cartograma com a distribuição das terras mais férteis do mundo, é correto afirmar:

A
Nas regiões tropicais, onde chove em abundância, os solos são pobres em função da lixiviação.
B
As áreas naturalmente férteis estão entre as que abrigam as mais altas concentrações demográficas. Resultado de um processo histórico de atração populacional para a prática da agricultura.
C
O avanço das técnicas fez com que todos os solos se tornassem férteis, daí a localização das terras férteis do cartograma estar associada às áreas que despertaram interesse para a produção capitalista.
D
A relação entre fertilidade do solo e agricultura não pode ser estabelecida, pois as grandes civilizações do passado surgiram em regiões muito áridas e de clima muito adverso.
E
As áreas mais férteis do mundo se restringem aos países onde a agricultura se fez acompanhar com práticas agrícolas modernas de preservação do solo e de respeito à natureza, a exemplo dos Belts americano, da Europa, do Centro-sul do Brasil e do Sudeste asiático.
2f4f43c7-b6
UEPB 2010 - Geografia - Geografia Física, Clima

Estabeleça a correlação entre as características dos conceitos estabelecidos na coluna I.
(1) Ilha de calor
(2) Inversão térmica
(3) Chuva ácida
(4) Zona de convergência intertropical

( ) É um fenômeno meteorológico que provoca grandes danos à saúde da população urbana, em decorrência dos poluentes que ficam retidos nas camadas baixas da atmosfera.
( ) É um dos mais importantes sistemas meteorológicos que atuam nos trópicos. Ela é parte integrante da circulação geral da atmosfera.
( ) Corresponde ao aumento da produção de calor na área urbana. É resultante da vegetação escassa, do excesso de concreto e asfalto.
( ) Produzida por gotas de água carregadas de ácidos, resultantes dos resíduos poluentes depositados na atmosfera pelas indústrias, automóveis etc. Esses resídios entram em reação química com água formando o ácido sulfúrico, os quais se precipitam em forma de chuva.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

A
2 4 1 3
B
4 2 1 3
C
1 3 2 4
D
4 1 2 3
E
3 1 2 4
2f4001e5-b6
UEPB 2010 - Geografia - Geografia Física, Vegetação, Clima

Observe o mapa que representa os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros

Analise as afirmações a seguir e identifique a alternativa correta
I - O número 1 refere-se à floresta amazônica, área de abrangência de clima equatorial, que conta com um terço do número de espécies do planeta e uma rica biodiversidade.
II - O número 2 refere-se à área de cerrado, onde predomina o clima tropical e apresenta uma vegetação formada por dois estratos: um superior formado por uma vegetação composta de arbustos e pequenas árvores retorcidas e um segundo por gramíneas.
III - O número 4 refere-se à caatinga, área de predominância de clima semiárido, com temperaturas elevadas, chuvas moderadas e uma vegetação resistente à seca do tipo xerófita.
IV - O número 6 refere-se à mata dos cocais, onde predomina o babaçu e a carnaúba, e se constitui uma mata de transição entre os biomas da caatinga e a floresta amazônica e o cerrado.

Estão corretas

A
Apenas as proposições I e III
B
Apenas as proposições I, II e III
C
Apenas as proposições I e V
D
Apenas as proposições II e IV
E
Todas as proposições
2f1352e2-b6
UEPB 2010 - Geografia - Geografia Física, Clima

TRISTE PARTIDA (Patativa do Assaré)

Setembro passou

outubro e novembro

já tamo em dezembro

Meu Deus, o que é de nós

Assim fala o pobre

do seco Nordeste

com medo da peste

da fome feroz

Rompeu-se o Natal

porém barra não veio

o sol bem vermeio

nasceu muito além

sem chuva na terra

descamba janeiro

depois fevereiro

e o mesmo verão

apela pra março

que é o mês preferido

do santo querido

senhor São José

e vende seu burro

jumento e cavalo

inté mesmo o galo

venderam também

chegaram em São Paulo

sem cobre quebrado

e o pobre acunhado

procura um patrão

só vê cara estranha

trabaia dois anos

três ano e mais ano

e sempre nos prano

de um dia voltar

mas nunca ele pode

só vive devendo.



De acordo com os fragmentos da composição podemos afirmar:



I - As regiões abordadas na composição são o Agreste e a Zona da Mata Nordestina, onde a ocorrência das chuvas são de outono/inverno, predominantes entre os meses de março e agosto.


II - A seca é um fenômeno natural, suas consequências sobre a população camponesa pobre é de cunho puramente socioeconômico. Enquanto os pobres são duramente penalizados com as secas, os ricos, donos de terras, até chegam a ser favorecidos com a estiagem.


III - O migrante nordestino, além das questões econômicas e sociais, também sofre problemas de ordem afetiva e psicológica com o choque cultural, o preconceito do qual é vítima, a baixa autoestima, a perda de referenciais de identidade e a necessidade de adaptação a um outro estilo de vida.


Está(ão) correta(s)

A
Apenas as proposições I e III
B
Apenas as proposições II e III
C
Apenas as proposições I e II
D
Apenas a proposição I
E
Todas as proposições
2f184b7e-b6
UEPB 2010 - Geografia - Geografia Física, Clima

Observe os pluviogramas abaixo. Neles os índices pluviométricos estão representados pelas colunas, enquanto que a variação de temperatura é representada pela linha. Com base na leitura dos gráficos, identifique as respectivas descrições feitas dos mesmos.

( ) Clima semiárido com chuvas de verão e outono. Apresenta baixo índice pluviométrico e baixa amplitude térmica com temperaturas elevadas durante todo o ano.

( ) Clima subtropical, com chuvas bem distribuídas durante todo o ano e alta amplitude térmica, com verões quentes e invernos frios.

( ) Clima equatorial, com chuvas abundantes e temperaturas elevadas durante todo o ano, não apresenta estação seca.

( ) Clima tropical litorâneo sob a influência dos alísios, com chuvas abundantes no inverno, estação na qual as temperaturas elevadas declinam.

A alternativa que apresenta a sequência correta é

A
4 3 2 1
B
3 4 2 1
C
3 1 2 4
D
3 4 1 2
E
1 2 4 3
2f219116-b6
UEPB 2010 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Herdeiro da Pampa Pobre (Vaine Darde)
Mas que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a história
Não me deixaram nem sequer matizes?

Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas

Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei do pai.

A composição que fez sucesso com os Engenheiros do Hawaii adverte para os problemas ambientais. Identifique entre as proposições a alternativa que se relaciona corretamente com a composição apresentada.

A
O complexo do pantanal, um verdadeiro santuário ecológico na maior planície alagada do Brasil, hoje se encontra ameaçado pelo avanço da agropecuária, pelo turismo desordenado e a caça e a pesca predatórias.
B
O cerrado do Centro-Oeste, o segundo maior bioma brasileiro, cuja vegetação de savana tem sido destruída com a introdução da monocultura intensiva de grãos,da pecuária extensiva e a mineração que polui seus rios torna esse bioma um dos mais ameaçados do planeta e é classificado como um hotspot por merecer atenção especial.
C
A caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, de solos rasos e chuvas escassas sujeito a processo de desertificação que é agravado com a devastação da vegetação para a produção de carvão e lenha e pelo pisoteio do gado, que foi introduzido em sistema ultraextensivo desde o século XVII.
D
A mata dos pinhais típica dos planaltos ondulados do Sul do Brasil, a mais explorada economicamente do país, contribuiu para a completa alteração de sua paisagem pelo desmatamento intenso para a fabricação de móveis, papel e celulose. O pouco que resta dessa vegetação encontra-se em áreas de conservação ambiental.
E
As pradarias mistas do sul do Brasil, de terras férteis, clima ameno e pastagens naturais, viabilizaram a ocupação desde o período colonial da pecuária extensiva e a partir do século XIX, com a vinda dos imigrantes, da monocultura de grãos, cuja ocupação acelerada e emprego de técnicas inadequadas têm levado ao processo de desertificação em algumas áreas.