Questõesde UEG sobre Geografia Física

1
1
1
Foram encontradas 16 questões
a8a9e3b9-02
UEG 2017 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

O Cerrado brasileiro é um hotspot global de biodiversidade em função do número elevado de espécies endêmicas (mais de 4,6 mil espécies que não ocorrem em outro lugar) e da alta taxa de degradação. Um estudo recentemente publicado na revista internacional Nature Ecology & Evolution aponta que o bioma Cerrado perdeu 46% da vegetação nativa e somente 20% permanecem protegidos. Segundo os autores, se não houver um controle do desmatamento, nos próximos 30 anos haverá perda de até 34% das espécies nativas do bioma. O desmatamento nessa região é “causado pela combinação do agronegócio, obras de infraestrutura, pouca proteção legal e iniciativas de conservação limitadas”.

Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39358966>http://. Acesso em: 29 mar. 2017.

Sobre o Cerrado, tem-se o seguinte:

A
a escassez de recursos hídricos e a baixa capacidade de reter água, típicos do bioma, fazem com que sua vegetação apresente grande sensibilidade ao fogo.
B
esse bioma ocupa cerca de 22% da extensão territorial do país, concentrando-se na região centro-sul, cobrindo os estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.
C
em condições naturais, o solo do Cerrado é ácido, com baixo teor de cálcio, alumínio e magnésio e grande quantidade de matéria orgânica, o que contribui para a absorção de nutrientes pelas raízes.
D
entre as espécies nativas, muitas são endêmicas, com destaque para o ipê-amarelo, a ararinha-azul, o tamanduá-bandeira e o mico-leão-dourado, que estão na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção.
E
é conhecido como uma floresta de cabeça para baixo por apresentar vegetação com raízes muito profundas, que alcançam o lençol freático; além disso, algumas plantas perdem as folhas durante a estação seca.
e0237b6d-f4
UEG 2019 - Geografia - Geografia Física, Meio Ambiente na Geografia, Clima, Mudanças climáticas

Leia o texto a seguir.


Valores anormais de um estado climático médio observado ao longo do tempo são comumente chamados de ‘eventos extremos’. Esses eventos ocorrem em escalas temporais que variam de horas, dias e até mesmo milênios [...]. Dependendo das vulnerabilidades existentes, esses eventos podem impactar seriamente os sistemas humanos atingidos, ocasionando um desastre natural. Dessa forma, a ocorrência de desastres suscitam e expõem a vulnerabilidade das populações, alterando o funcionamento das sociedades e o bem-estar social.


Extremos climáticos e desastres naturais. Osvaldo Luiz Leal de Moraes e José Antônio Marengo Orsini. Revista Opiniões. Disponível em:<https://florestal.revistaopinioes.com.br/revista/detalhes/9-extremos-climaticos-e-desastres-naturais/>. Acesso em: 14 mar. 2019.


Conforme o texto, há eventos extremos correlacionados com o tempo e com o clima. São exemplos de eventos extremos ligados ao tempo:

A
extremos de chuvas e enchentes que ocorrem com frequência cada vez maior durante alguns dias de verão em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
B
tendências positivas na frequência de noites e dias quentes e tendências negativas na frequência de noites e dias frios, consistentes com um cenário de aquecimento global.
C
aumento na intensidade de episódios e frequência de dias com chuva intensa num período de mais de três décadas.
D
aumento da intensidade dos raios solares observados na superfície terrestre devido à redução da camada de ozônio.
E
aumento dos índices de evapotranspiração, contribuindo significativamente para aumentar as temperaturas e a quantidade de chuvas no verão em áreas urbanas.
471269ff-c3
UEG 2019 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Em escala global, a presença de aquíferos é de suma importância na manutenção da biodiversidade planetária. Os aquíferos são formados por rochas permeáveis que atuam como reservatórios subterrâneos e transmissores de água. Esses reservatórios são preenchidos com águas de chuva que permeiam os espaços entre as rochas. Durante os períodos de estiagem, por exemplo, esses reservatórios contribuem para a manutenção de rios perenes, para o consumo humano e para a agropecuária. O Brasil abriga o aquífero mais importante do mundo, que está situado na região:

A
centro-leste da América do Sul, o Aquífero Guarani, com 70% localizado no Brasil (de Goiás ao Rio Grande do Sul) e os demais 30% no Paraguai, Uruguai e Argentina, sendo a qualidade da água afetada pela ação antrópica e pela poluição de diferentes tipos.
B
nordeste do Brasil, o Aquífero Cabeças, localizado na Bacia Sedimentar do Parnaíba, ao longo do estado do Piauí, sendo considerado o melhor potencial hidrogeológico, apesar da qualidade da água imprópria para uso doméstico e para irrigação.
C
centro-oeste e sul do Brasil, de formação paleozóica, o Aquífero de Furnas, localizado nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo, sendo pouco produtivo, com água de qualidade pouco satisfatória.
D
norte do Brasil, o Aquífero Alter do Chão, localizado nos estados do Amazonas, Para e Amapá, sendo a disponibilidade da água comprometida pela exploração feita para abastecer as cidades de Santarém (Pará) e Manaus (Amazonas).
E
nordeste do Brasil, na Província São Francisco, o Aquífero Urucuia-Areado, localizado nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí e Maranhão, sendo a água predominantemente bicarbonatada cálcica e pouco mineralizada.
6aad676e-c4
UEG 2017 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Em virtude de suas características físico-naturais, o Cerrado brasileiro permaneceu distante dos interesses econômicos do país por muito tempo. Somente a partir do ano de 1970 esse domínio morfoclimático foi totalmente integrado ao processo produtivo e inserido no contexto da produção agrícola do país. O principal elemento natural que impediu a sua incorporação imediata à economia do país foi

A
as temperaturas elevadas, que não permitiam a germinação de produtos como a soja e o trigo.
B
o relevo acidentado, que impedia o processo de mecanização e correção dos solos.
C
os baixos índices pluviométricos, que eram insuficientes para a produção agrícola.
D
a acidez dos solos, que dificultava a produção agrícola sem o uso da adubação química.
E
a distância da região em relação aos centros de consumo e a falta de infraestrutura de transporte.
9c90c8ff-c5
UEG 2018 - Geografia - Geografia Física, Clima

Observe os climogramas a seguir.



Os climogramas retratam os tipos climáticos que predominam respectivamente nos seguintes ambientes:

A
Pantanal e Floresta amazônica
B
Mangues e Cerrado
C
Mata de araucária e Cerrado
D
Mata de araucária e mangues
E
Floresta amazônica e Pantanal
3ea33188-c4
UEG 2018 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Observe o mapa a seguir.



Disponível em: <www.blogdoenen.com.br/hidrografia-brasil> . Acesso em: 01 mar. 2018. (Adaptado).


As regiões hidrográficas representadas pelos números 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, às regiões



A
Parnaíba; Atlântico Leste e Uruguai.
B
Araguaia-Tocantins; Paraguai e Paraná.
C
Paraná; Parnaíba e Araguaia-Tocantins.
D
Uruguai; São Francisco e Atlântico Leste.
E
São Francisco; Araguaia-Tocantins e Paraguai.
3ea069e0-c4
UEG 2018 - Geografia - Geografia Física, Solo

Sobre a formação e características das rochas e solos, verifica-se o seguinte:

A
os solos resultantes da decomposição das rochas sedimentares ocorrem com maior frequência nas regiões de clima temperado.
B
os solos formam-se inicialmente pela desintegração das rochas por ação do intemperismo químico, físico e biológico.
C
as rochas metamórficas são formadas originalmente no interior da crosta terrestre e são denominadas de rochas básicas.
D
as rochas ricas em sílica são denominadas rochas alcalinas e sua decomposição forma solos ricos para a agricultura.
E
o plutonismo é a ação geológica responsável pela formação das rochas extrusivas pelo rápido resfriamento do magma.
b66c6c3d-c4
UEG 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

Os climogramas são gráficos que trazem representados elementos meteorológicos de uma determinada localidade. É comum a representação das médias de precipitação e temperatura, que são elementos importantes na definição do tipo climático da área representada, como, por exemplo, o climograma a seguir.
Com base nessas informações, infere-se que o climograma apresentado refere-se à cidade de:

A
Quixadá – CE
B
Manaus – AM
C
Maceió – AL
D
Bagé – RS
E
Goiânia – GO
b6605109-c4
UEG 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

Algumas anomalias do sistema climático são mundialmente conhecidas e podem provocar alterações na dinâmica atmosférica, produzindo catástrofes climáticas que assolam determinadas localidades. Um exemplo dessas anomalias são o El Niño e a La Niña. Sobre o El Niño, tem-se que este se caracteriza pelo(a):

A
entrada de massas de ar frio polar sobre o sul da América do Sul.
B
resfriamento anormal das águas do oceano Atlântico no litoral brasileiro.
C
aquecimento das regiões frias e consequente degelo das calotas polares.
D
elevação do nível dos oceanos com o avanço das marés sobre o continente.
E
aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na costa oeste do Peru.
c370e659-c3
UEG 2018 - Geografia - Geografia Física, Clima

A média da amplitude térmica na cidade de Cuiabá (MT) durante o mês de junho é de 15,2°C, ao passo que em Salvador (BA) é de 4,8°C. Considerando-se a localização geográfica dessas cidades, o principal fator climático responsável por essa diferença na amplitude térmica é a:

A
altitude
B
latitude
C
longitude
D
pressão atmosférica
E
maritimidade/continentalidade
74004bfb-c4
UEG 2018 - Geografia - Geografia Física, Clima

A média da amplitude térmica na cidade de Cuiabá (MT) durante o mês de junho é de 15,2°C, ao passo que em Salvador (BA) é de 4,8°C. Considerando-se a localização geográfica dessas cidades, o principal fator climático responsável por essa diferença na amplitude térmica é a:

A
latitude
B
longitude
C
maritimidade/continentalidade
D
pressão atmosférica
E
altitude
c8281f0a-6d
UEG 2011 - Geografia - Geografia Física, Meio Ambiente na Geografia, Hidrografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Observe o mapa a seguir.

Imagem 025.jpg

O São Francisco, também chamado de “rio dos currais” e “rio da unidade nacional”, desempenhou e ainda desempenha grande importância, desde suas nascentes até a sua foz, no processo de ocupação da região. O atual projeto de transposição das águas do São Francisco tem gerado inúmeros debates no cenário nacional. Com relação à temática, é CORRETO afirmar que:

A
a transposição das águas do São Francisco irá beneficiar um dos maiores pólos de desenvolvimento da Bahia – o pólo industrial de Camaçari.
B
o projeto que envolve o desvio e a transposição do São Francisco tem como alvos principais os estados de Sergipe e Alagoas, além do norte da Bahia.
C
a transposição do São Francisco não deixará de atender aos “velhos coronéis”, agora representados pelos interesses dos grandes empreendimentos industriais e do agronegócio.
D
com a efetivação do projeto de transposição, a “indústria da seca” perderá força em razão dos benefícios voltados para as populações ribeirinhas e de baixa renda, as quais têm na pesca a sua principal atividade.
6c314dc7-67
UEG 2007 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Tendo como referência o texto e o mapa das bacias hidrográficas do Brasil apresentados acima, é INCORRETO afirmar:

Imagem 026.jpg
A
No Estado de Goiás, nascem rios que compõem três importantes bacias hidrográficas brasileiras: Tocantins-Araguaia, Paraná e São Francisco.
B
Considerando-se a Bacia Amazônica, os maiores cuidados com o uso da água devem ser adotados por gestores e moradores do Estado do Amazonas.
C
As bacias hidrográficas do Amazonas e do Paraná devem ser de responsabilidade do Brasil em parceria com alguns países sul-americanos, como Paraguai, Bolívia, Uruguai e Peru, entre outros.
D
Bacia hidrográfica corresponde à área drenada por um rio principal e sua rede de afluentes.
6ca389da-fb
UEG 2014 - Geografia - Geografia Física, Clima

Pela análise do mapa e das legendas, nota-se que o Brasil caracteriza-se por apresentar diferentes tipos climáticos, os quais ocorrem em decorrência de

Observe a figura abaixo.

imagem-006.jpg
A
mudanças nas formas de uso e ocupação das terras.
B
modificações das características de rotação da Terra.
C
alterações na constituição dos elementos físicos (solos e geologia).
D
variações nos fatores climáticos, ou seja, latitude, altitude e massas de ar.
696e8a72-fb
UEG 2014 - Geografia - Geografia Física, Geologia, Relevo

A Terra é um sistema vivo, com sua dinâmica evolutiva própria. Montanhas e oceanos nascem, crescem e desaparecem, num processo dinâmico. Enquanto os vulcões e os processos orogênicos trazem novas rochas à superfície, os materiais são intemperizados e mobilizados pela ação dos ventos, das águas e das geleiras. Os rios mudam seus cursos, e fenômenos climáticos alteram periodicamente as condições de vida e o balanço entre as espécies.

A citação comenta a dinâmica interna e externa da Terra. São agentes dessa dinâmica:

A
as implosões, as secas e as precipitações.
B
o tectonismo, o vulcanismo e as erosões.
C
os movimentos de massas e a vegetação.
D
o aquecimento global e a erosão antrópica.
049c63b2-6f
UEG 2010 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Sobre as bacias hidrográficas brasileiras, é CORRETO afirmar:

A
o maior rio em volume de água da bacia do Nordeste é o rio Parnaíba.
B
a bacia do São Francisco é responsável pelo abastecimento de água de mais de 50% da população do Brasil, devido ao alto índice populacional existente em suas margens.
C
as bacias hidrográficas do Sudeste e do Sul são as mais indicadas para a implantação de usinas hidrelétricas em virtude de grande parte de seus rios percorrerem áreas acidentadas.
D
a bacia Amazônica apresenta alto potencial para o transporte fluvial de carga destinado à exportação para Europa e Ásia, uma vez que seus rios fazem ligação direta com o oceano Pacífico.