Questõesde UEFS sobre Geografia Física

1
1
1
Foram encontradas 77 questões
c7cb105a-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Essa hidrovia é um importante corredor de transportes de minérios — das ricas jazidas de caulim e bauxita. Hoje, observa-se a formação de relevantes polos agropecuários, especialmente na região de Paragominas. A hidrovia está sinalizada e dragada, com expectativa de movimentar milhões de t/a.(SILVA FILHO et al., 2005, p. 347).


A partir das informações e dos conhecimentos sobre o transporte hidroviário brasileiro, pode-se afirmar que a alternativa que associa, corretamente, a hidrovia, destacada no texto, à sua localização é a

A
Rio Madeira / Corredor Centro-Norte.
B
São Francisco / Corredor São Francisco-Rio Grande.
C
Guamá-Capim / Corredor Araguaia-Tocantins.
D
Paraguai / Corredor Centro-Oeste.
E
Tietê-Paraná / Corredor Sudoeste.
c7a1ac87-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Relevo

No Nordeste, essas formações alongam-se do Maranhão ao Sul da Bahia. Elas resultam de depósitos recentes da era Cenozoica (período Quaternário) e alternam-se com formações mais elevadas, originárias de sedimentos da mesma era geológica, embora mais antigos (período terciário). Nessa área sedimentar, estão contidas grandes reservas de petróleo nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. (MOREIRA, 1998, p. 214).


A alternativa que melhor expressa as formas de relevo descritas no texto é a

A
Planaltos e Serras do Leste-Sudeste.
B
Planícies e Tabuleiros Litorâneos.
C
Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba.
D
Chapada Diamantina e Depressão do Tocantins.
E
Planalto da Borborema e Chapada Diamantina.
c7942b8a-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Solo

A ação de desagregação das rochas, por intemperismo físico e químico, somada aos agentes modeladores (como a chuva, o vento, os rios, o mar e os gelos), cria condições para que a ação bacteriana, além da decomposição de animais e vegetais, forme camadas dos mais variados tipos na superfície da crosta continental, caracterizando os horizontes dos solos. (PIFFER, 2005. p. 206).


Com base no texto e nos conhecimentos sobre intemperismo e o valor socioeconômico dos solos, é correto afirmar:

A
A decomposição do solo é uma função dos agentes climáticos, e as argilas se desenvolvem nos climas mais quentes e secos.
B
Os solos de massapé, no Brasil, são os mais utilizados no plantio de soja.
C
A origem e a porosidade do solo não interferem na sua fertilidade.
D
Os processos de gênese dos solos são rápidos, sendo as camadas humíferas formadas em poucos meses.
E
Os seres vivos participam do intemperismo do solo de diversas maneiras, e as raízes criam galerias ou agem na decomposição, por meio das comunidades de animais do solo.
c78a6255-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Vegetação



I e II identificam, respectivamente, as formações vegetais

A
litorâneas / Mata de Araucárias.
B
da Mata Atlântica / formações campestres.
C
complexas / Mata Amazônica.
D
da Mata dos Cocais / Mata Atlântica.
E
complexas / formações campestres.
c78e8e77-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia




Com base na análise do quadro, sobre a água na superfície terrestre, pode-se afirmar que está correto o que se afirma nos itens

A
I e II.
B
I e IV.
C
II e III.
D
II e IV.
E
III e IV.
c781d06b-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

As regiões hidrográficas brasileiras foram definidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos, para tornar mais fácil o planejamento e o uso racional desses recursos.


A região que mais se destaca, pelo seu aproveitamento hídrico, é a

A
Amazônica, graças às suas novas usinas hidrelétricas, Belo Monte e Jirau, dentre outras, que servem todo o norte do país.
B
do rio Paraguai, que, por ser de planalto, facilitou seu pleno emprego, com grande atividade agroindustrial.
C
do rio Paraná, que apresenta o maior aproveitamento hídrico do Brasil, abrigando grandes hidrelétricas, com destaque para a de Itaipu e Ilha Solteira.
D
dos rios Tocantins — Araguaia, que, ao descerem o planalto Central, formam numerosas cachoeiras, alimentando dezenas de usinas hidrelétricas.
E
do São Francisco, entre Juazeiro e Pirapora, que possui grande potencial hidrelétrico, aproveitado pelas usinas de Paulo Afonso, Três Marias e Sobradinho.
c785f5be-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Clima



A partir da análise do mapa, é correto afirmar que a alternativa que indica os tipos de clima das cidades de Belém, Belo Horizonte e Curitiba são, respectivamente,

A
tropical de altitude / semiárido / tropical atlântico.
B
tropical atlântico / tropical / semiárido.
C
equatorial / tropical de altitude / subtropical.
D
tropical / tropical atlântico / tropical de altitude.
E
semiárido / equatorial / tropical.
c77943e8-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Vegetação, Clima, Solo

O meio, ou paisagem, natural de uma área é formado de elementos da natureza que interagem naquele lugar, ou seja, que são interdependentes. Os seres humanos, ao ocupar esse espaço, se relacionam com esses elementos: clima, estrutura geológica e relevo, solo, vegetação e fauna originais e hidrografia. (VESENTINI, 2004. p. 302).


A partir da informação e dos conhecimentos das inter-relações dos fatores bióticos e abióticos da paisagem, é correto afirmar:

A
As variações do tempo, em qualquer lugar do globo, podem ser rápidas e inesperadas, e o homem procura adaptar-se a essas alterações.
B
O relevo de uma região é formado, essencialmente, pelo clima e pelos solos desse lugar.
C
A presença de vegetação exclusivamente natural (sem interferência humana) é muito comum e pode ser encontrada em qualquer parte da superfície terrestre, principalmente nas áreas de grande adensamento populacional.
D
As atividades agrícolas anuais e o aumento das safras dependem, basicamente, da sucessão dos climas.
E
A capacidade nutricional de um solo depende fundamentalmente de suas propriedades físicas e químicas, não sendo influenciada pela presença de matéria orgânica.
c77cd3a8-e8
UEFS 2011 - Geografia - Geografia Física, Relevo




Compreende uma extensa área rebaixada e predominantemente aplanada, constituindo superfície de erosão que secciona uma grande diversidade de litologias e arranjos estruturais. Essa superfície apresenta inúmeros trechos com ocorrência de relevos residuais, quase sempre associados às litologias do cristalino. Entretanto, existem alguns relevos residuais de maior extensão esculpidos em sedimentos do Cretáceo. (ROSS, 2000 p. 55, 63).


Com base no perfil, no texto e nos conhecimentos das formas do relevo brasileiro, pode-se afirmar que a depressão apresentada é a

A
periférica central.
B
sertaneja.
C
da borda leste da bacia do Paraná.
D
do Tocantins.
E
do rio Araguaia.
0c2b8351-e7
UEFS 2009 - Geografia - Geografia Física, Clima

A importância do estudo das correntes marítimas reside no fato de que nelas se encontram os alimentos necessários à vida marinha, como também de sua influência no clima das regiões situadas junto à costa litorânea.


Sobre as correntes marítimas, pode-se afirmar:

A
A corrente quente de Gulf Stream atua no litoral ocidental e setentrional da Europa, amenizando as amplitudes térmicas da fachada atlântica do continente e provocando altos índices pluviométricos.
B
A corrente fria de Falklands, originária das águas frias da Antártida, responde pela existência da área litorânea de maior aridez do globo, o Deserto de Atacama.
C
As principais áreas pesqueiras do mundo localizam-se, exclusivamente, em locais de encontro entre correntes marítimas frias.
D
O maior deserto do planeta, o Saara, vem se expandindo graças à influência da corrente quente de Benguela.
E
A corrente do Golfo do México, originária das áreas mais quentes do Mar das Antilhas, é responsável pela formação dos desertos mexicamos e o da Califórnia, nos Estados Unidos.
0c2ff6ec-e7
UEFS 2009 - Geografia - Geografia Física, Clima, Solo, Relevo

Tido como verdadeiro santuário ecológico, constitui um valioso banco genético, que não pode ser destruído. Forma um ecossistema complexo, mas frágil, pois as teias de relações ou interações entre seus elementos são bastante delicadas.


O texto refere-se ao ecossistema

A
de clima subtropical com predomínio de terras baixas onde sobressaem colinas ou ondulações do terreno denominadas cuestas.
B
localizado em uma extensa planície inundável, durante o verão, que apresenta afloramentos cristalinos ricos em minerais metálicos.
C
cujos solos pedregosos, salinos e pouco profundos sustentam uma formação vegetal homogênea de folhas caducas.
D
onde o clima superúmido responde por uma rede hidrográfica densa, planáltica e arreica.
E
com predomínio de vegetação halófila profundamente destruída, com graves consequências na quebra da cadeia alimentar.
0c371a0e-e7
UEFS 2009 - Geografia - Geografia Física, Clima



Considerando-se os conhecimentos acerca das inter-relações entre os fatores bióticos e abióticos da paisagem brasileira, é correto afirmar que a área em destaque no mapa apresenta

A
elevada amplitude térmica anual em decorrência do efeito de continentalidade e do processo de desertificação dos solos ácidos.
B
clima quente e úmido responsável pela existência de uma floresta caducifólia, heterogênea e latifoliada.
C
influência dos ventos alísios de sudeste, provocando chuvas orográficas, que modelam o relevo em formato de meias laranjas, através do intemperismo químico.
D
rede hidrogáfica intermitente e arreica resultante das condições climáticas, sobretudo das elevadas médias térmicas anuais e da irregular pluviosidade.
E
em função da latitude, altitude e umidade, uma floresta aciculifoliada constituída predominantemente por coníferas.
0c265248-e7
UEFS 2009 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Um dos maiores reservatórios de água do mundo já foi visto como um imenso mar de água doce na América do Sul, com capacidade quase inesgotável e potencial para abastecer a população brasileira por cerca de 2500 anos. Agora novos estudos feitos mostram que pontos de difícil acesso e a existência de água salobra ou quente vêm reduzindo o volume que realmente pode ser usado pelo homem. Além disso, o consumo excessivo em certas regiões já ameaça sua manutenção.

O manancial descrito no texto corresponde

A
à Bacia do Prata, cujos rios nascem em território brasileiro e drenam os países platinos.
B
à Bacia Amazônica, considerada a maior bacia hidrográfica do mundo, abrangendo áreas de outros seis países sul-americanos.
C
ao Aquífero Guarani, que se estende pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai e onde a maior parte da água está confinada sob rochas de basalto.
D
aos Lençóis Maranhenses, situados numa área de grande pluviosidade e polos industriais que ameaçam contaminar esse reservatório.
E
à Bacia do Paraná, essencialmente planáltica, ocupando o primeiro lugar em potencial hidrelétrico no país.
0c1c906c-e7
UEFS 2009 - Geografia - Geografia Física, Clima

A importância do clima para tudo que existe na Terra é tão grande, que ele foi considerado pela ONU, em 1989, patrimônio da humanidade.


Com base nos conhecimentos sobre a influência dos elementos e fatores climáticos nas diversas regiões do globo, pode-se afirmar:

A
A baixa umidade relativa do ar no semiárido brasileiro, resulta da constante penetração da m.T.c. durante o ano.
B
As áreas de baixa pressão situadas no oceano Índico, durante o verão, são submetidas a um longo período de chuvas.
C
A altitude é fator amenizador da temperatura nas zonas polares do globo, porque o balanço energético da radiação solar é positivo.
D
As zonas de baixa latitude, por serem de elevada temperatura e pressão, não influenciam na circulação geral da atmosfera, apenas determinam os subtipos climáticos.
E
A Região Norte do Brasil é controlada pela m.E.c. e influenciada, no inverno, pela m.P.a., a qual acarreta queda brusca da temperatura, ocasionando o fenômeno da friagem.
0c1f9188-e7
UEFS 2009 - Geografia - Geografia Física, Clima



Os conhecimentos relativos aos tipos climáticos brasileiros e sua distribuição espacial permitem afirmar que o climograma pertence ao clima

A
equatorial da Amazônia Ocidental.
B
tropical continental do Planalto Central.
C
semiárido das bordas do Planalto de Borborema.
D
litorâneo em Estado nordestino.
E
subtropical do interior dos estados sulinos.
e54574a8-e7
UEFS 2010 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Com base nos conhecimentos sobre a água na superfície terrestre, ou seja, águas continentais, oceanos e mares, identifique as afirmativas verdadeiras.


I O Brasil é um país privilegiado por possuir o maior estoque de água doce do planeta, porém a distribuição dessa água é desigual no território nacional.

II A água está sempre em movimento, na superfície da Terra e na atmosfera, portanto os oceanos e as geleiras precisam de poucos meses para renovar todas as suas águas.

III As correntes marítimas influenciam no clima das áreas por elas atingidas e, ao transportarem os plânctons, tornam certos lugares extremamente piscosos.

IV Os rios efêmeros ou intermitentes congelam durante o inverno e só existem no Hemisfério Norte, em especial na Europa.


A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

A
I e II.
B
I e III.
C
I e IV.
D
II e III.
E
II e IV.
e548aa0e-e7
UEFS 2010 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia



A análise do quadro sobre regiões hidrográficas brasileiras permite afirmar que a única alternativa que apresenta as regiões cujas características estão corretamente indicadas é a

A
I e II.
B
I e III.
C
I e IV.
D
II e III.
E
II e IV.
e54ffbde-e7
UEFS 2010 - Geografia - Geografia Física, Solo

Sobre o intemperismo e os solos e sua importância socioeconômica, é correto afirmar:

A
O intemperismo, meteorização ou erosão complementar, constitui a etapa final dos processos mecânicos que desintegram e decompõem as rochas.
B
O uso do solo com monoculturas e pastagens extensas diminui a erosão, aumenta a diversidade biológica e a produtividade agrícola.
C
A ação antrópica, nos países subdesenvolvidos, tanto na zona rural quanto na urbana, constitui-se a verdadeira causa da ação do intemperismo físico e da degradação do solo, nesses espaços.
D
A preservação dos solos, a maneira de tratar o ambiente e a forma de produzir alimentos apontam para a construção de uma vida saudável.
E
O fogo, além de limpar o terreno rapidamente, conserva os micro-organismos do horizonte O do solo e não contribui para acelerar o efeito estufa.
e5418d41-e7
UEFS 2010 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Observando-se os critérios de extensão e de perenidade do seu rio principal, a área da bacia hidrográfica, ocupando parte das terras de três unidades políticas, é a maior totalmente nordestina, pois grande parte da bacia do São Francisco está localizada no Sudeste. Seu rio principal tem suas nascentes na Chapada das Mangabeiras, corre de sul para norte, até desembocar no oceano Atlântico, com uma foz de rara beleza. (LOPES, 2006, p. 71).


O rio, a forma da foz e as unidades políticas a que o texto se refere são, respectivamente,

A
Jaguaribe / mista / Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
B
Mearim / delta / Maranhão, Ceará e Paraíba.
C
Paraíba / estuário / Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
D
Parnaíba / delta / Piauí, Maranhão e Ceará.
E
Piranha-Açu / estuário / Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
e54d0ffb-e7
UEFS 2010 - Geografia - Geografia Física, Clima



Com base no mapa, no climograma e nos conhecimentos sobre climas do Brasil, é correto afirmar que o tipo de clima apresentado corresponde ao conhecido como

A
tropical.
B
equatorial.
C
semiárido.
D
tropical de altitude.
E
subtropical.