Questõesde IF-BA sobre Geografia Física

1
1
1
Foram encontradas 18 questões
e30ea421-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Física, Clima

Observe os climogramas abaixo:



Sobre as localidades apresentadas acima, podese dizer que

A
a localidade A representada pelo seu climograma está localizada no Hemisfério Norte.
B
as localidades A e B representadas pelos seus respectivos climogramas estão localizadas no Hemisfério Norte.
C
as localidades A e B representadas pelo seus respectivos climogramas estão localizadas no Hemisfério Sul.
D
a localidade A representada pelo seu climograma está localizada no Hemisfério Boreal.
E
apenas a localidade B está localizada no Hemisfério Meridional.
e308b11d-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

O tipo de vegetação de determinada região irá depender, primordialmente, do seu tipo de clima. Entretanto, essa regra aplica-se somente a vegetações naturais ou nativas, pois a formação vegetal é o primeiro elemento da paisagem que o homem modifica e, portanto, está em constante transformação.


Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre a vegetação brasileira, é INCORRETO afirmar que

A
a Floresta Amazônica típica de clima equatorial, é caracterizada como uma formação florestal aciculifoliada, pois suas folhas são largas e agrupam-se densamente.
B
a Mata Atlântica é definida como uma floresta latifoliada tropical e de clima tropical úmido, restando apenas 7% de sua cobertura original.
C
a Caatinga compreende uma vegetação típica de clima semiárido, localizada no Nordeste brasileiro e possui plantas espinhosas.
D
a formação do Cerrado é típica do Planalto Central brasileiro e de clima tropical semiúmido, sendo a segunda maior formação vegetal do Brasil.
E
a Mata de Araucária é uma formação vegetal com predominância de pinheiros, sendo uma vegetação típica de clima subtropical.
4dc17850-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia



Considerando a leitura do quadro anterior, bem como a questão da distribuição, apropriação e consumo da água potável no mundo atual, é correto afirmar que

A
a partir da concepção de pegada hídrica confirma-se a necessidade de reduzir o consumo direto da água nas residências como medida prioritária no combate à escassez desse recurso no mundo.
B
a água potável consumida por processos produtivos agrícolas e industriais iguala a responsabilidade dos países subdesenvolvidos ao dos países desenvolvidos na pegada hídrica global.
C
a água potável é enviada indiretamente,através de diversas mercadorias, de países agroexportadores para países industrializados que não contabilizam a pegada hídrica em seus territórios nacionais.
D
fica claro com o conceito de pegada hídrica que a questão da distribuição e consumo da água passa a ser responsabilidade exclusiva dos governos de países exportadores de gêneros agrícolas.
E
apesar da variação na disponibilidade da água potável no mundo, o fortalecimento do comércio internacional tende a resolver a distribuição desigual da pegada hídrica de cada país.
4db9e1d2-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Física, Clima



A questão das condições de vida e morte no sertão nordestino se impõe como característica estrutural (e histórica) da geografia nesta parte do território brasileiro. Explicá-la tornou-se uma tarefa que vai além do entendimento de questões naturais.


Sendo assim, analise as afirmações que seguem, identificando a única verdadeira:

A
A escassez de chuvas, o ecossistema frágil e os solos pedregosos dificultam a ocupação e justificam satisfatoriamente os baixos indicadores socioeconômicos da região.
B
Ainda que as condições naturais do sertão apresentem adversidades para o desenvolvimento agrícola, é a ocupação humana muito recente que explica os graves problemas de adaptação.
C
A oscilação climática adversa nas precipitações é bastante agravada pela má distribuição de terras e águas relacionada à presença de latifúndios, à exclusão social e ao baixo investimento em infraestrutura.
D
Sabe-se que o isolamento demográfico da população sertaneja durante o período colonial, e a forte emigração de mulheres e idosos colaboraram para os elevados índices de mortalidade infantil.
E
O quadro socioeconômico encontrado no sertão é resultado de uma combinação de fatores históricos recentes no Brasil, como a corrupção, com problemas ambientais relacionados a mudanças climáticas.
5d96bc9f-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Física, Relevo

As formas de relevo da superfície terrestre são resultantes da interação de duas grandes forças: a endógena (interna) e a exógena (externa).




Baseando-se na proposta de classificação do relevo do território brasileiro assinalada no mapa acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que


I. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às depressões, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.

II. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às planícies e aos dobramentos modernos, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.

III. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aziz Ab´Sáber, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aroldo de Azevedo.

IV. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aroldo de Azevedo, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aziz Ab´Sáber.

V. a classificação de relevo assinalada no mapa foi apresentada por Jurandyr Ross, sendo considerada a mais completa proposta de relevo contando com 28 unidades entre planaltos, planícies e depressões.


As proposições corretas dizem respeito apenas às alternativas

A
I e III.
B
II e III.
C
III e IV.
D
Apenas III.
E
Apenas V.
5d8a0b88-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Física, Clima

Desde a construção dos primeiros termômetros até a análise de dados por meio de satélites e supercomputadores, a meteorologia - a ciência que estuda os fenômenos atmosféricosaumentou enormemente o grau de previsão do tempo.

Geografia atualidades 2014, p. 46.


Baseando-se nessa afirmação e em seus conhec imentos sobre os fenômenos atmosféricos terrestres, pode-se dizer que

A
a chuva frontal ou orográfica ocorre quando a massa de ar sobe por causa de algum obstáculo de relevo, como uma montanha.
B
a chuva orográfica, também chamada de chuva convectiva, ocorre quando a massa de ar sobe por causa de algum obstáculo de relevo, como uma montanha.
C
a massa de ar constitui-se como um corpo de ar com características próprias de umidade, pressão e temperatura, herdadas, por sua vez, das diferentes regiões da superfície terrestre.
D
a Troposfera, também conhecida como Tropopausa, representa a camada atmosférica mais importante para o ser humano, por concentrar a maioria dos fenômenos atmosféricos.
E
geralmente as áreas anticiclonais ou de baixa pressão atmosférica são áreas dispersoras de ventos, enquanto as áreas de alta pressão atmosférica ou ciclonais são zonas receptoras de ventos.
5d8d5a1a-e6
IF-BA 2014 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Já se tornou até um clichê dizer que o planeta Terra deveria se chamar planeta Água. Mas o chavão faz todo o sentido quando notamos que o líquido é a substância mais presente no globo, cobrindo mais de 70% da superfície.

Geografia atualidades 2014, p. 46.


Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre as características e dinâmica da hidrosfera no mundo, é INCORRETO afirmar que

A
O fenômeno da rotação terrestre não colabora para a formação das marés. O movimento de subida e descida das águas em relação à costa é ocasionado exclusivamente pela atração que a Lua e o Sol exercem sobre as massas de água.
B
Os mares são porções menores de água salgada ligada aos oceanos. Em geral, são classificados de acordo com a maneira pela qual se juntam aos oceanos, sendo comumente chamados como mares abertos, continentais e fechados.
C
As correntes marítimas são um tipo de movimento das águas oceânicas influenciado, dentre outros fatores, pela rotação da Terra e em razão da inclinação do eixo terrestre, bem como pela diferença térmica entre a linha do Equador e as zonas polares.
D
Toda a água disponível no planeta está em constante renovação. Esse processo no qual a água se desloca da superfície terrestre e da atmosfera, passando pelos estados líquido, sólido e gasoso, recebe comumente o nome de ciclo hidrológico.
E
Os mananciais constituem-se como fontes de água, superficiais e subsuperficiais, que podem ser usadas para o abastecimento das populações. Ainda assim, percebe-se que a interferência humana nesses ambientes vem reduzindo drasticamente a quantidade de água potável no planeta.
c797e335-e6
IF-BA 2012 - Geografia - Geografia Física, Clima

Frente fria baixou a temperatura em Salvador


Frio e calor são relativos. Tudo depende do padrão normal de temperatura do lugar, em cada época do ano. Maio e Junho são períodos de frentes frias grandes e fortes que chegam a Salvador. É um mês de chuva na capital baiana e de ventos frios, de origem polar, que baixam a temperatura junto com a chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima em Salvador, nesta sexta-feira, foi de apenas 26ºC. A tarde de hoje foi uma das mais amenas na capital baiana. A passagem de uma frente fria deixou a cidade com excesso de nuvens, provocou chuva e também levou o vento frio polar para Salvador. A menor temperatura máxima registrada este ano em Salvador foi de 25ºC, em 19 de maio. Ontem, a máxima foi de 25,3ºC, a segunda mais baixa do ano.

Disponível em: http://www.climatempo.com.br. Acesso em: 3 de julho de 2011


De acordo com o texto e os seus conhecimentos sobre a dinâmica das massas de ar no território brasileiro, pode-se afirmar que

A
no inverno, a Massa Equatorial Continental quente e úmida, originária da Amazônia, ao chegar até o litoral da Bahia, onde ocorre um clima úmido, provoca chuva e elevação da temperatura.
B
a Massa Equatorial Atlântica, originaria da Região Sul, ao se deslocar para o nordeste do território brasileiro, provoca queda de temperatura e ocasiona grande precipitação.
C
a Massa Polar Atlântica, originária do sul da Argentina, fria e com pouca umidade, ao se deslocar até o litoral nordestino, encontra-se com a Massa Tropical Atlântica, provocando chuvas frontais e queda de temperatura.
D
a Massa Tropical Atlântica, formada sobre o Oceano Atlântico, na região do Trópico de Câncer, provoca grande precipitação e queda de temperatura ao se chocar com a Massa Equatorial Atlântica, estacionada na Região Nordeste do Brasil.
E
durante o inverno, a Massa Polar Atlântica fria e úmida, ao se deslocar para o litoral nordestino, provoca elevação de temperatura e tempo estável.
bdfb9344-e5
IF-BA 2012 - Geografia - Geografia Física, Clima

Considerando a estrutura da atmosfera e sua dinâmica, é correto afirmar:


A
O conjunto de características do estado da atmosfera ao longo do tempo e em determinado momento é chamado de clima.
B
É na exosfera que ocorre um dos principais fenômenos climáticos da atualidade: o buraco na camada de ozônio, caracterizado pelo aumento dos raios solares, cuja radiação aumenta a incidência de câncer de pele nos seres humanos.
C
Embora o balanço energético da atmosfera da terra seja positivo, percebe-se que não há muita variação de temperatura na troposfera, uma vez que nesta camada ocorrem 51% da radiação solar absorvida pela terra.
D
A atmosfera terrestre apresenta uma dinâmica relacionada à radiação solar infra vermelha que por si só explica a existência de climas equatoriais e tropicais.
E
Na atmosfera se estabelecem circulações de diversas escalas – desde imperceptíveis movimentações moleculares até grandes oscilações. Podem-se constituir desde suaves brisas até imensas colunas de vento.
63e0f3db-d8
IF-BA 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

O climograma é um gráfico que reúne dados de temperatura média mensal (linha), média mensal de chuvas em milímetros e a oscilação desses dados ao longo das estações do ano (meses do ano). Desta forma, este gráfico acaba sendo uma ferramenta interessante de síntese de dados e de classificação climática.

O climograma que segue representa um clima presente em parte do território brasileiro.

Indique a alternativa que aponta o nome deste clima e a região do país onde ele ocorre:


Disponível em: <http://www.universiaenem.com.br>. Acessado em 26/07/2018.

A
Tropical Semiárido, Sertão Nordestino.
B
Tropical Semiúmido, Centro-Oeste.
C
Equatorial Úmido, Amazônia.
D
Tropical Úmido, litoral do Nordeste e Sudeste.
E
Subtropical Úmido, Sul.
63d22a5b-d8
IF-BA 2019 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

A imagem que segue é parte da obra de PercyLau (1903-1972), ilustrador e desenhista autodidata peruano cujo trabalho na série “Tipos e aspectos do Brasil”, enriqueceram as publicações da Revista Brasileira de Geografia, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.


Disponível em: <http://blogdoluizpe.blogspot.com/2013_01_10_ archive.html>. Acessado em 25/07/2018

A gravura em questão representa com detalhes um os mais importantes biomas do território brasileiro, destacando os aspectos típicos da vegetação xerófila, de galhos retorcidos, folhas pequenas, com predomínio de arbustos espaçados e cactáceas. Marque a seguir a alternativa que apresenta o nome desse bioma:

A
Cerrado.
B
Amazônia.
C
Mata Atlântica.
D
Caatinga.
E
Pantanal.
5b0a8e3a-f4
IF-BA 2013 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Já se tornou até um clichê dizer que o planeta Terra deveria se chamar planeta Água. Mas o chavão faz todo o sentido quando notamos que o líquido é a substância mais presente no globo, cobrindo mais de 70% da superfície.

Geografia atualidades 2014, p. 46.

Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre as características e dinâmica da hidrosfera no mundo, é INCORRETO afirmar que

A
O fenômeno da rotação terrestre não colabora para a formação das marés. O movimento de subida e descida das águas em relação à costa é ocasionado exclusivamente pela atração que a Lua e o Sol exercem sobre as massas de água.
B
Os mares são porções menores de água salgada ligada aos oceanos. Em geral, são classificados de acordo com a maneira pela qual se juntam aos oceanos, sendo comumente chamados como mares abertos, continentais e fechados.
C
As correntes marítimas são um tipo de movimento das águas oceânicas influenciado, dentre outros fatores, pela rotação da Terra e em razão da inclinação do eixo terrestre, bem como pela diferença térmica entre a linha do Equador e as zonas polares.
D
Toda a água disponível no planeta está em constante renovação. Esse processo no qual a água se desloca da superfície terrestre e da atmosfera, passando pelos estados líquido, sólido e gasoso, recebe comumente o nome de ciclo hidrológico.
E
Os mananciais constituem-se como fontes de água, superficiais e subsuperficiais, que podem ser usadas para o abastecimento das populações. Ainda assim, percebe-se que a interferência humana nesses ambien- tes vem reduzindo drasticamente a quantidade de água potável no planeta.
591c2b89-f4
IF-BA 2013 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

Desde a construção dos primeiros termômetros até a análise de dados por meio de satélites e supercomputadores, a meteorologia - a ciência que estuda os fenômenos atmosféricos- aumentou enormemente o grau de previsão do tempo.

Geografia atualidades 2014, p. 46.

Baseando-se nessa afirmação e em seus conhec imentos sobre os fenômenos atmosféricos terrestres, pode-se dizer que

A
a chuva frontal ou orográfica ocorre quando a massa de ar sobe por causa de algum obstáculo de relevo, como uma montanha.
B
a chuva orográfica, também chamada de chuva convectiva, ocorre quando a massa de ar sobe por causa de algum obstáculo de relevo, como uma montanha
C
a massa de ar constitui-se como um corpo de ar com características próprias de umidade, pressão e temperatura, herdadas, por sua vez, das diferentes regiões da superfície terrestre.
D
a Troposfera, também conhecida como Tropopausa, representa a camada atmosférica mais importante para o ser humano, por concentrar a maioria dos fenômenos atmosféricos.
E
geralmente as áreas anticiclonais ou de baixa pressão atmosférica são áreas dispersoras de ventos, enquanto as áreas de alta pressão atmosférica ou ciclonais são zonas receptoras de ventos.
2cdef014-d0
IF-BA 2013 - Geografia - Geografia Física, Clima

A climatologia possui excepcional importância para o estudo ambiental, pois a dinâmica climática é responsável pela intensidade assumida pelos processos geomorfológicos, formação dos solos e crescimento e desenvolvimento das plantas. Todo o sistema do meio ambiente físico funciona em termos de calor e umidade. As próprias atividades humanas apresentam características relacionadas com os eventos climáticos. A zona tropical caracteriza-se pela grande quantidade de energia solar, apresentando uma dinâmica atmosférica específica.

AYOADE, J.O. Introdução à Climatologia para os Trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

Com base nos conhecimentos geográficos sobre a dinâmica climática tropical, analise as alternativas abaixo, colocando V ou F conforme sejam Verdadeiras ou Falsas.

( ) A climatologia estuda os padrões de comportamento da temperatura, umidade e pressão definidas a partir de processos atuantes na atmosfera durante o período aproximado de 30 a 35 anos.

( ) A geometria orbital da Terra no sistema solar interfere diretamente na definição das zonas climáticas polar, temperada e tropical, tendo a variação longitudinal como o principal fator de diferenciação térmica.

( ) A geometria orbital da Terra no sistema solar interfere diretamente na definição das zonas climáticas polar, temperada e tropical, tendo a variação longitudinal como o principal fator de diferenciação térmica.

( ) No clima tropical, as médias térmicas anuais são elevadas e as estações definidas fundamentalmente com base na ocorrência de precipitação e na umidade relativa do ar.

( ) O padrão climático tropical é predominante no Brasil, o que justifica a ausência de estação fria e amplitude térmica diária elevada, ao longo do ano, no território nacional.

( ) Os fenômenos climáticos do El Niño e La Niña ocasionam anomalias nas temperaturas superficiais do Oceano Atlântico que intensificam a média térmica anual da zona tropical.

A sequência correta obtida, de cima para baixo, é

A
V-V-F-F-V
B
V-F-V-F-F
C
V-F-F-V-F
D
F-V-V-F-V
E
F-V-V-F-F
2f358cc8-d0
IF-BA 2013 - Geografia - Geografia Física, Meio Ambiente na Geografia, Hidrografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

O grande “planeta água” está passando sede. É incrível imaginar que atualmente dezenas de milhões de pessoas vivam com menos de cinco litros de água por dia em um planeta que possui 70% de sua superfície coberta por água. É certo que a “hidrosfera aproveitável” é suficiente para o abastecimento de água de toda a população da Terra, mas ela é irregularmente distribuída. A água como substância está presente em toda parte, mas como recurso hídrico, entendido como um bem econômico e que pode ser aproveitado pelo ser humano dentro de custos financeiros razoáveis, é mais escasso.

TEIXEIRA, Wilson (Org.) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

No contexto geopolítico da água, o Brasil se destaca mundialmente pela sua riqueza hídrica tanto na superfície como no subsolo. Assim, no que se refere às características da hidrografia brasileira, pode-se considerar como aspecto predominante

I. o regime pluvial, com exceção do rio Amazonas que também possui o regime glacial pelo derretimento das geleiras andinas.

II. a drenagem endorreíca, com intensa devastação da mata ciliar e assoreamento nos leitos fluviais.

III. a foz em delta, na qual as águas deságuam diretamente no mar do Atlântico Sul com formação de ilhas sedimentares. IV. elevado potencial hidrelétrico, com o predomínio de rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico.

IV. elevado potencial hidrelétrico, com o predomínio de rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico.

V.os rios principais perenes, sendo mantidas constantes as vazões hídricas dos afluentes e subafluentes nas bacias hidrográficas.

Estão corretas as alternativas

A
I e II.
B
II e III.
C
III e V.
D
I e IV.
E
IV e V.
2e04c128-d0
IF-BA 2013 - Geografia - Geografia Física

                                       Dois anos do terremoto no Haiti

Tremor de 7 pontos na escala Richter afetou cerca de 3 milhões de pessoas na região da capital, Porto Príncipe. 



    Como se não bastasse a triste realidade do país mais pobre das Américas, da nação mais miserável de todo o hemisfério ocidental, a cólera, a história de escravidão e ditaduras, como se não bastasse tudo isso, o Haiti foi nocauteado por um devastador terremoto em janeiro de 2010. As imagens não cessam de chocar: edifícios históricos em ruínas, pessoas esquálidas que nem sequer conseguem chorar, diante de casas que não mais existem, corpos amontoados e retorcidos, tratados sem qualquer dignidade. O tremor, de 7 pontos na escala que nunca passou de 9, foi causado por uma falha até então desconhecida pelos cientistas. Matou mais de 200 mil pessoas e deixou 1,5 milhão de desabrigados. Dois anos depois, a conclusão mais óbvia é a de que nada ou pouca coisa mudou na vida dos haitianos. Pior: o país, além de precisar enfrentar a tragédia e as consequências da destruição, e o crescimento da cólera, está à mercê de outros terremotos, para os quais não está e não estará preparado. 

                                 TOUEG, Gabriel. Disponível em: http://topicos.estadao.com.br/terremoto-nohaiti.
                                                                                                            Acesso em 13 de julho de 2012. 


A partir da leitura do texto e dos conhecimentos sobre a estrutura e dinâmica interna da Terra e suas repercussões espaciais, é correto afirmar que

A
a evolução progressiva da técnica vem diminuindo a submissão do homem às imposições da natureza. O exemplo disto é que a geotecnologia tornou possível a prevenção dos terremotos através da elaboração de mapas digitais de risco sísmico.
B
a diferença das velocidades sísmicas no interior da Terra é influenciada pela composição físico-química das rochas, sendo que quanto maior for a densidade rochosa, menor será a velocidade sísmica.
C
os terremotos geralmente ocorrem na zona de contato entre duas placas litosféricas, sendo denominado de epicentro (ou foco) o ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas no interior da Terra.
D
os riscos e a vulnerabilidade socioambiental às catástrofes naturais se espacializam de forma homogênea no espaço geográfico, uma vez que são determinadas pela sismicidade terrestre.
E
um dos aspectos importantes da sismicidade brasileira é que parte dela é induzida através da implantação de novos reservatórios artificiais ligados a barragens hidroelétricas.
467aa6e1-cf
IF-BA 2011 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

A litosfera tem uma dinâmica que envolve diferentes processos de ordem física, físico-química e biológica. Considerando a dinâmica da natureza no processo de surgimento dos solos, analise as seguintes afirmações:

I – O perfil do solo é um esquema hipotético, no qual são representados os horizontes do solo desde a rocha matriz até o horizonte A, mais superficial, constituído pela rocha em decomposição.
II – Produto do intemperismo ou meteorização, os solos podem ser classificados de diferentes maneiras. Tomando por referência os elementos que participam na formação do solo, pode-se classificá-los em zonais, azonais e intrazonais.
III – Muitas florestas equatoriais, como a amazônica, são consideradas florestas clímax, devido ao fato de se apresentarem sempre verdes, com portes majestosos e grande biodiversidade. Concorre para isso o tipo de solo, com ph neutro, rico em nutrientes e de alta fertilidade, decorrente de grande quantidade de matéria orgânica.
IV – De acordo com a pedologia, o solo é um corpo complexo resultante da ação do intemperismo físico e físico-químico, que, em condições de normalidade, produz 1cm de solo quimicamente rico em aproximadamente 700 anos.

De acordo com a análise das proposições, a alternativa verdadeira é:

A
I, II, III, IV
B
II, III, IV
C
II, IV
D
II, III
E
I, II, III
4577e848-cf
IF-BA 2011 - Geografia - Geografia Física

Considerando a estrutura da atmosfera e sua dinâmica, é correto afirmar:

                        imagem-013.jpg

A
O conjunto de características do estado da atmosfera ao longo do tempo e em determinado momento é chamado de clima.
B
É na exosfera que ocorre um dos principais fenômenos climáticos da atualidade: o buraco na camada de ozônio, caracterizado pelo aumento dos raios solares, cuja radiação aumenta a incidência de câncer de pele nos seres humanos.
C
Embora o balanço energético da atmosfera da terra seja positivo, percebe-se que não há muita variação de temperatura na troposfera, uma vez que nesta camada ocorrem 51% da radiação solar absorvida pela terra.
D
A atmosfera terrestre apresenta uma dinâmica relacionada à radiação solar infra vermelha que por si só explica a existência de climas equatoriais e tropicais.
E
Na atmosfera se estabelecem circulações de diversas escalas – desde imperceptíveis movimentações moleculares até grandes oscilações. Podem-se constituir desde suaves brisas até imensas colunas de vento.