Questõesde ENEM 2019 sobre Geografia

1
1
1
Foram encontradas 35 questões
9fa17378-b7
ENEM 2019 - Geografia - Astronomia

Um estudante leu em um site da internet que os povos antigos determinavam a duração das estações do ano observando a variação do tamanho da sombra de uma haste vertical projetada no solo. Isso ocorria porque, se registrarmos o tamanho da menor sombra ao longo de um dia (ao meio-dia solar), esse valor varia ao longo do ano, o que permitiu aos antigos usar esse instrumento rudimentar como um calendário solar primitivo. O estudante também leu que, ao longo de um ano (sempre ao meio-dia solar): (I) a sombra é máxima no solstício de inverno; e (II) a sombra é mínima no solstício de verão.

O estudante, que morava em Macapá (na Linha do Equador), ficou intrigado com essas afirmações e resolveu verificar se elas eram verdadeiras em diferentes regiões do mundo. Contactou seus amigos virtuais em Salvador (Região Tropical) e Porto Alegre (Região Temperada) e pediu que eles registrassem o tamanho da menor sombra de uma haste vertical padronizada, ao longo do dia, durante um ano. Os resultados encontrados estão mostrados esquematicamente no gráfico (SV: Solstício de Verão; SI: Solstício de Inverno; E: Equinócio):



Qual(is) cidade(s) indicada(s) no texto e no gráfico contradiz(em) a afirmação II?

A
Salvador.
B
Porto Alegre.
C
Macapá e Salvador.
D
Macapá e Porto Alegre.
E
Porto Alegre e Salvador.
9f7ba529-b7
ENEM 2019 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Segundo o pensamento religioso de Padre Cícero Romão Batista (1844-1934), a ação humana do camponês sobre a natureza deveria seguir alguns princípios norteadores, os quais ficaram conhecidos na cultura popular brasileira como “os preceitos ecológicos do Padre Cícero”. Dentre esses preceitos, destaca-se:

“Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé: deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza.”


FIGUEIREDO, J. B. A. Educação ambiental dialógica: as
contribuições de Paulo freire e a cultura popular nordestina.
Fortaleza: UFC, 2007.


Comparando o pensamento do Padre Cícero com o atual conhecimento científico, pode-se encontrar elementos de convergência, já que a prática citada contribui primariamente para evitar (o)a

A
erosão.
B
salinização.
C
eutrofização.
D
assoreamento.
E
desertificação.
a3e2bdf6-b6
ENEM 2019, ENEM 2019 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

No litoral sudeste, especialmente na região de Cabo Frio (RJ), ocorre, por vezes, um fenômeno interessante, que abaixa a temperatura da água do mar a até 14 °C, nos meses de janeiro e fevereiro. Isso acontece devido ao vento, que, no verão, sopra constantemente da direção nordeste. Assim, esse vento constante empurra as águas da superfície, que haviam sofrido insolação e, portanto, estavam aquecidas (em torno de 26 °C), para o oceano aberto. Origina-se, então, uma lacuna de água junto à costa, que é preenchida por águas profundas, bem mais frias, que sobem e atingem a superfície. A ascensão das águas frias é chamada de ressurgência.
VIEIRA, A. C. M.; ALVES, D. S. C.; MATSCHINSKE, E. G. Influência das correntes oceânicas no clima do Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 10 out. 2015.

Uma importância econômica do fenômeno apresentado reside no fato de que ele favorece o surgimento de

A
recifes de corais, atraindo o turismo.
B
áreas de cardumes, beneficiando a pesca.
C
zonas de calmaria, facilitando a navegação.
D
locais de águas límpidas, favorecendo o mergulho.
E
campos de sedimentos orgânicos, formando o petróleo.
a3dcf40c-b6
ENEM 2019, ENEM 2019 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

As águas das precipitações atmosféricas sobre os continentes nas regiões não geladas podem tomar três caminhos: evaporação imediata, infiltração ou escoamento. A relação entre essas três possibilidades, assim como das suas respectivas intensidades quando ocorrem em conjunto, o que é mais frequente, depende de vários fatores, tais como clima, morfologia do terreno, cobertura vegetal e constituição litológica.
LEINZ, V. Geologia geral. São Paulo: Editora Nacional, 1989 (adaptado).

A preservação da cobertura vegetal interfere no processo mencionado contribuindo para a

A
decomposição do relevo.
B
redução da evapotranspiração.
C
contenção do processo de erosão.
D
desaceleração do intemperismo químico.
E
deposição de sedimentos no solo.
a3cf7e0d-b6
ENEM 2019, ENEM 2019 - Geografia - Amazônia

Tal como foi concebido, o desenvolvimento da Amazônia pressupunha o desmatamento. Muitas forças foram envolvidas e constituíram uma teia de múltiplos interesses: as instituições financeiras internacionais, a tecnocracia militar e civil, as elites regionais e nacionais, as corporações transnacionais, os madeireiros, os colonos sem terra e os garimpeiros.
SANTOS, L. G. Politizar as novas tecnologias: o impacto sociotécnico da informação digital e genética. São Paulo: Editora 34, 2003 (adaptado).

O modo de exploração descrito opõe-se a um modelo de desenvolvimento que

A
gera empregos formais.
B
possibilita lucros imediatos.
C
maximiza atividades de extração.
D
reitera a dependência econômica.
E
promove a conservação de recursos.
a3c32ccf-b6
ENEM 2019, ENEM 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

Particularmente nos dias de inverno, pode ocorrer um rápido resfriamento do solo ou um rápido aquecimento das camadas atmosféricas superiores. O ar quente fica por cima da camada de ar frio, passando a funcionar como um bloqueio, o que impede a formação de correntes de ar (vento). Dessa forma, o ar frio próximo ao solo não sobe porque é o mais denso, e o ar quente que lhe está por cima não desce porque é o menos denso. Nas grandes cidades, esse fenômeno tende a se agravar, uma vez que a expressiva concentração de indústrias e automóveis intensifica o lançamento de poluentes e material particulado na atmosfera, o que torna o ar mais impuro e, por conseguinte, contribui para o aumento de casos de irritação nos olhos e doenças respiratórias.
AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996 (adaptado).

Agravado pela ação antrópica, o fenômeno atmosférico descrito no texto é o(a)

A
efeito estufa.
B
ilha de calor.
C
inversão térmica.
D
ciclone tropical.
E
chuva orográfica.
a3d7b362-b6
ENEM 2019, ENEM 2019 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

A topografia predominante no Planalto Central é a de uma região horizontal, chata, que me fez recordar muito do Planalto Central da África do Sul: o mesmo horizonte circular, a mesma vegetação baixa e rala, que permite à vista varrer extensões infinitas.
WEIBEL, L. Capítulos de geografia tropical e do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1979.

Quais formações vegetais pertencem às paisagens apresentadas?

A
Os cerrados e as savanas.
B
Os garrigues e as pradarias.
C
As caatingas e os maquis.
D
As coníferas e as estepes.
E
As restingas e os chaparrais.
a3a97898-b6
ENEM 2019, ENEM 2019 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano

Estima-se que no Brasil mais de 20% da população tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, seja por deficiência física, motora, sensorial ou mesmo por uma condição específica transitória. Para que essa parcela da população exerça plenamente o seu direito constitucional de ir e vir, os sistemas de transporte têm de apresentar características adequadas de acessibilidade, dentro dos conceitos do desenho universal.
IPEA. Políticas de melhoria das condições de acessibilidade do transporte urbano no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2015.

No meio urbano, o atendimento da proposta de inclusão social apresentada no texto demanda um conjunto de intervenções técnicas que promovam o(a)

A
ocupação de áreas periféricas.
B
democratização do espaço público.
C
alargamento da malha de rodovias.
D
monitoramento de fluxos populacionais.
E
expansão de sistemas de comunicação.
a3a53c56-b6
ENEM 2019, ENEM 2019 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

O consumo da habitação, em especial aquela dotada de atributos especiais no espaço urbano, contribui para o entendimento do fenômeno, pois certas áreas tornam-se alvos de operações comerciais de prestígio com a produção e/ou a renovação de construções, diferente de outras porções da cidade, dotadas de menor infraestrutura.
SANTOS, A. R. O consumo da habitação de luxo no espaço urbano parisiense. Confins, n. 23, 2015 (adaptado).

O conceito que define o processo descrito denomina-se

A
escala cartográfica.
B
conurbação metropolitana.
C
território nacional.
D
especulação imobiliária.
E
paisagem natural.
a3ad8d8e-b6
ENEM 2019, ENEM 2019 - Geografia - Globalização

Quanto mais a vida social se torna mediada pelo mercado global de estilos, lugares e imagens, pelas viagens internacionais, pelas imagens da mídia e pelos sistemas de comunicação interligados, mais as identidades se tornam desvinculadas — desalojadas — de tempos, lugares, histórias e tradições específicos e parecem “flutuar livremente”. Somos confrontados por uma gama de diferentes identidades (cada qual nos fazendo apelos, ou melhor, fazendo apelos a diferentes partes de nós), dentre as quais parece possível fazer uma escolha.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

Do ponto de vista conceitual, a transformação identitária descrita resulta na constituição de um sujeito

A
altruísta.
B
dependente.
C
nacionalista.
D
multifacetado.
E
territorializado.
a39d8cab-b6
ENEM 2019, ENEM 2019 - Geografia - Geografia Econômica

A estética relativamente estável do modernismo fordista cedeu lugar a todo o fermento, instabilidade e qualidades fugidias de uma estética pós-moderna que celebra a diferença, a efemeridade, o espetáculo, a moda e a mercadificação de formas culturais.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2009.

No contexto descrito, as transformações estéticas impactam a produção de bens por meio da

A
promoção de empregos fabris, integrada às linhas de montagem.
B
ampliação dos custos de fabricação, impulsionada pelo consumo.
C
redução do tempo de vida dos produtos, acompanhada da crescente inovação.
D
diminuição da importância da organização logística, utilizada pelos fornecedores.
E
expansão de mercadorias estocadas, aliada a maiores custos de armazenamento.
a399935b-b6
ENEM 2019, ENEM 2019 - Geografia - Geografia Econômica

Embora os centros de decisão permaneçam fortemente centralizados nas cidades mundiais, as atividades produtivas podem ser desconcentradas, desde que haja conexões fáceis entre as unidades produtivas e os centros de gestão e exista a disponibilidade de trabalho qualificado e uma base técnica adequada às operações industriais.
EGLER, C. A. G. Questão regional e a gestão do território no Brasil. In: CASTRO, I. E.; CORRÊA, R. L.; GOMES, P. C. C. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

A mudança nas atividades produtivas a que o texto faz referência é motivada pelo seguinte fator:

A
Definição volátil das taxas aduaneiras e cambiais.
B
Prestação regulada de serviços bancários e financeiros.
C
Controle estrito do planejamento familiar e fluxo populacional.
D
Renovação constante das normas jurídicas e marcos contratuais.
E
Oferta suficiente de infraestruturas logísticas e serviços especializados.