Questão a399935b-b6
Prova:ENEM 2019, ENEM 2019
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Econômica

Embora os centros de decisão permaneçam fortemente centralizados nas cidades mundiais, as atividades produtivas podem ser desconcentradas, desde que haja conexões fáceis entre as unidades produtivas e os centros de gestão e exista a disponibilidade de trabalho qualificado e uma base técnica adequada às operações industriais.
EGLER, C. A. G. Questão regional e a gestão do território no Brasil. In: CASTRO, I. E.; CORRÊA, R. L.; GOMES, P. C. C. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

A mudança nas atividades produtivas a que o texto faz referência é motivada pelo seguinte fator:

A
Definição volátil das taxas aduaneiras e cambiais.
B
Prestação regulada de serviços bancários e financeiros.
C
Controle estrito do planejamento familiar e fluxo populacional.
D
Renovação constante das normas jurídicas e marcos contratuais.
E
Oferta suficiente de infraestruturas logísticas e serviços especializados.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Globalização é um tema complexo, extremamente abrangente e recorrente em provas do tipo. Deve ser estudado em toda a sua complexidade. O texto de apoio aborda a descentralização das atividades produtivas, uma das características mais marcantes da globalização, que só é possível pelo enorme avanço das tecnologias de comunicação e transporte. O tema é atual e países como os EUA na atual gestão presidencial já vêm criando políticas públicas, como o America's first, para recuperar postos de trabalho e capacidade produtiva perdidos.  O enunciado busca a alternativa que explica corretamente a motivação das mudanças descritas no texto. 

A) Taxas aduaneiras são relacionadas à entrada e saída de produtos de países e taxas cambiais são relacionadas a conversão de moedas. Nenhuma dessas atividades possui a capacidade de induzir sozinha a descentralização produtiva.
B) Serviços bancários e financeiros se relacionam indiretamente com as atividades produtivas não sendo fator de decisão pelas empresas que fazem a opção de produzir em países diferentes de sua origem.
C) A demografia não é determinante para a transferência de atividades produtivas.

D) Normas jurídicas e contratuais são analisadas e negociadas mas estão longe de serem fatores determinantes na tomada de decisão sobre a transferência de unidades produtivas.
E) Abordar a transferência de atividades produtivas a infraestrutura logística, que envolve transporte e armazenamento, do local que irá receber as mesmas é, sim, fator determinante nessa decisão. O nível de qualificação da mão-de-obra local também é importante e diretamente relacionado a estrutura de serviços que serão prestados em apoio a técnicos, funcionários e demais envolvidos nas referidas atividades produtivas transferidas de um país para outro. Alternativa correta. 





Gabarito do professor: E

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo