Questõesde UERJ sobre Desenvolvimento

1
1
1
Foram encontradas 9 questões
ac41760f-f9
UERJ 2019 - Geografia - Desenvolvimento

O BRASIL SOB A LAMA


O Brasil viveu, na última semana, um pesadelo. O país ainda chora os 110 mortos e mais de 200 desaparecidos deixados pela avalanche de lama da sexta-feira passada, dia 25 de janeiro, em Brumadinho (MG), causada pelo rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale. A tragédia tem um precedente muito próximo, também no Estado de Minas Gerais, em Mariana. Em 5 de novembro de 2015, o rompimento de duas paredes de contenção na represa da Samarco matou 19 pessoas e deixou um irreparável rastro de destruição ambiental.

É assombroso constatar que, mais de três anos depois, o Brasil continua debatendo sobre os mesmos problemas que ocasionaram a primeira tragédia. Mais ainda, que durante todo este tempo nada tenha sido feito para melhorar a segurança de tais instalações. É terrível também ver como uma parte da sociedade continua demonizando a fiscalização ambiental e militando em uma dicotomia cega e antiquada entre preservação e desenvolvimento econômico.

Adaptado de brasil.elpais.com, 01/02/2019


NÃO HÁ DESENVOLVIMENTO SEM PROTEÇÃO AMBIENTAL


O desastre de Brumadinho é uma boa oportunidade para refletir sobre uma visão muito disseminada no Brasil de que a proteção ambiental é um entrave ao desenvolvimento. Muitos acreditam que devemos desenhar políticas econômicas sem analisar suas consequências ambientais. Isso está profundamente equivocado. Os livros de economia das melhores universidades do mundo já não falam mais de crescimento sem considerar os seus impactos ambientais, que no passado eram tratados como simples “externalidades”. Na visão antiga, qualquer forma de extrair minério é boa porque faz a economia crescer. Não entra nessa perspectiva a análise do custo das vidas e da degradação ambiental decorrente de desastres como os de Brumadinho ou Mariana. Se os órgãos ambientais tivessem exigido maiores investimentos da Vale na segurança das barragens antes de conceder a licença, isso teria sido visto como um “entrave ambiental”.

VIRGÍLIO VIANA

Adaptado de brasil.elpais.com, 16/03/2019.


Nos textos são apresentados alguns dos significados dos desastres humanos e ambientais causados pelo rompimento de barragens de rejeitos de mineração em Mariana e Brumadinho.

Os desastres mencionados indicam a permanência do seguinte critério na relação entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental:

A
valorização da ocupação laboral
B
primazia da acumulação capitalista
C
racionalização da produção industrial
D
retomada da desregulamentação estatal
d417bda0-9c
UERJ 2017, UERJ 2017, UERJ 2017 - Geografia - Desenvolvimento

Compare as imagens noturnas, obtidas através de satélite de sensoreamento remoto, que mostram a luminosidade dos principais núcleos de povoamento da Síria:



Considerando o contexto sírio no período indicado nas imagens, uma explicação para a mudança no padrão de distribuição espacial da população é:

A
redução da expectativa de vida
B
elevação da taxa de emigração
C
aumento da insalubridade urbana
D
diminuição do índice de fecundidade
059c67a5-60
UERJ 2011, UERJ 2011, UERJ 2011 - Geografia - Desenvolvimento

Artigo 25, parágrafo 3º - Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Constituição da República Federativa do Brasil

www.planalto.gov.br
O Brasil possui atualmente três Regiões Integradas de Desenvolvimento − RIDE, um tipo especial de região metropolitana que só pode ser instituída por legislação federal.

Esta característica é explicada pelo fato de a integração decorrente das RIDE estar associada a:

A
unidades estaduais diferentes
B
áreas de fronteira internacional
C
espaços de preservação ambiental
D
complexos industriais estratégicos
7bbe107e-5f
UERJ 2011 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Desenvolvimento

As diferenças entre a reparação dos efeitos das catástofres ocorridas no Japão e no Haiti estão relacionadas, respectivamente, a:

O Ministério da Saúde do Haiti informou que 4.030 pessoas morreram até 24 de janeiro de 2011, em decorrência da epidemia de cólera. A situação se agrava, pois o país ainda busca a reconstrução depois do terremoto de 12 de janeiro de 2010, que devastou a capital Porto Príncipe e outras cidades importantes.

                                                                                       Adaptado de http://operamundi.uol.com.br, 28/01/2011



A
desenvolvimento tecnológico − IDH baixo
B
mão de obra qualificada − economia de base agrícola
C
centralismo estatal − recursos internacionais escassos
D
distribuição equilibrada de renda − criminalidade elevada
1986ad3b-98
UERJ 2015, UERJ 2015, UERJ 2015 - Geografia - Desenvolvimento

DISPOSITIVOS CONECTADOS À INTERNET

Imagine mandar um sinal para todos os dispositivos conectados à Internet ao redor do globo? Foi exatamente o que fez John Matherly, que se autointitula um “cartógrafo” da rede. Com essa técnica, que permite sondar tão rapidamente o panorama de conexões no mundo, o criador pretende fazer isso mais vezes ao longo do tempo, para comparar a evolução do acesso à rede. Quanto mais intensa a cor, maior o número de dispositivos, e por enquanto sabemos bem onde eles se concentram.

Adaptado de revistagalileu.globo.com, setembro/2014.

A análise do mapa possibilita visualizar o uso da Internet nas diversas regiões do mundo. A principal causa para as diferenças regionais na concentração do uso dessa rede é:

A
baixa densidade demográfica
B
redução do crescimento econômico
C
descontinuidade das transmissões globais
D
desigualdade de desenvolvimento tecnológico
1956161f-98
UERJ 2015, UERJ 2015, UERJ 2015 - Geografia - Desenvolvimento

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é composto por três indicadores: longevidade, educação e renda. No Brasil, o IDH-M cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, conforme os mapas.

Geograficamente, o desenvolvimento humano no Brasil apresenta mudanças decorrentes dos seguintes fatores principais:

A
erradicação do analfabetismo – elevação do PIB
B
desaceleração do desemprego – incremento da industrialização
C
decréscimo da natalidade – crescimento da qualificação profissional
D
diminuição da mortalidade infantil – aumento da expectativa de vida
d0a4b8fd-94
UERJ 2013, UERJ 2013, UERJ 2013 - Geografia - Desenvolvimento

           

A distribuição espacial da produção técnico-científica entre os países, parcialmente apresentada no mapa, é um dos fatores que explicam as desigualdades socioeconômicas entre as nações. Pela importância do mercado consumidor norte-americano, quase todos os produtos ou tecnologias relevantes desenvolvidos no mundo são registrados nesse país.

Um resultado dessa espacialidade diferenciada é a formação de um grande fluxo financeiro internacional para as empresas dos países desenvolvidos.

Esse fluxo está mais adequadamente associado a:


A
pagamentos de licenças
B
capitais para especulação
C
compensações de impostos
D
investimentos em infraestrutura
75b0ad30-be
UERJ 2009 - Geografia - Desenvolvimento

Considerando o mapa, a associação adequada entre o valor do IDH, a localização geográfica e uma de suas causalidades históricas está identificada em:

imagem-025.jpg
A
médio – sudeste asiático – proeminência chinesa
B
elevado – América do Norte – colonização inglesa
C
baixo – África subsaariana – neocolonialismo europeu
D
elevado – países do Mercosul – modernização agrícola
effe181c-23
UERJ 2013 - Geografia - Desenvolvimento

A Zona Portuária do Rio de Janeiro vem recebendo muitos investimentos públicos e privados com o objetivo de promover sua renovação física e funcional.

Considerando a charge, a nova dinâmica espacial pode ter a seguinte consequência sobre o processo de urbanização nessa região da metrópole carioca:

Imagem 029.jpg
A
mudança do perfil social
B
degradação do setor comercial
C
aumento da atividade industrial
D
redução da acessibilidade viária