Questõesde ENEM sobre MCU - Movimento Circular Uniforme

1
1
1
Foram encontradas 5 questões
4b02e8bf-0a
ENEM 2019 - Física - MCU - Movimento Circular Uniforme, Cinemática

Na madrugada de 11 de março de 1978, partes de um foguete soviético reentraram na atmosfera acima da cidade do Rio de Janeiro e caíram no Oceano Atlântico. Foi um belo espetáculo, os inúmeros fragmentos entrando em ignição devido ao atrito com a atmosfera brilharam intensamente, enquanto “cortavam o céu”. Mas se a reentrada tivesse acontecido alguns minutos depois, teríamos uma tragédia, pois a queda seria na área urbana do Rio de Janeiro e não no oceano.



De acordo com os fatos relatados, a velocidade angular do foguete em relação à Terra no ponto de reentrada era

A
igual à da Terra e no mesmo sentido.
B
superior à da Terra e no mesmo sentido.
C
inferior à da Terra e no sentido oposto.
D
igual à da Terra e no sentido oposto.
E
superior à da Terra e no sentido oposto.
d8bd07f4-a6
ENEM 2016 - Física - MCU - Movimento Circular Uniforme, Cinemática

A invenção e o acoplamento entre engrenagens revolucionaram a ciência na época e propiciaram a invenção de várias tecnologias, como os relógios. Ao construir um pequeno cronômetro, um relojoeiro usa o sistema de engrenagens mostrado. De acordo com a figura, um motor é ligado ao eixo e movimenta as engrenagens fazendo o ponteiro girar. A frequência do motor é de 18 RPM, e o número de dentes das engrenagens está apresentado no quadro.

A frequência de giro do ponteiro, em RPM, e

A
1.
B
2.
C
4.
D
81.
E
162.
8729aa49-7c
ENEM 2014 - Física - MCU - Movimento Circular Uniforme, Cinemática

Um professor utiliza essa história em quadrinhos para discutir com os estudantes o movimento de satélites. Nesse sentido, pede a eles que analisem o movimento do coelhinho, considerando o módulo da velocidade constante.

imagem-049.jpg

Desprezando a existência de forças dissipativas, o vetor aceleração tangencial do coelhinho, no terceiro quadrinho, é

A
nulo
B
paralelo à sua velocidade linear e no mesmo sentido.
C
paralelo à sua velocidade linear e no sentido oposto.
D
perpendicular à sua velocidade linear e dirigido para o centro da Terra.
E
perpendicular à sua velocidade linear e dirigido para fora da superfície da Terra.
adf63438-96
ENEM 2013 - Física - MCU - Movimento Circular Uniforme, Cinemática

      Para serrar ossos e carnes congeladas, um açougueiro utiliza uma serra de fita que possui três polias e um motor. O equipamento pode ser montado de duas formas diferentes, P e Q. Por questão de segurança, é necessário que a serra possua menor velocidade linear.
imagem-013.jpg

Por qual montagem o açougueiro deve optar e qual a justificativa desta opção?

A
Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.
B
Q, pois as polias 1 e 3 giram com frequências iguais e a que tiver maior raio terá menor velocidade linear em um ponto periférico.
C
P, poisas polias 2 e 3 giram com frequências diferentes e a que tiver maior raio terá menor velocidade linear em um ponto periférico.
D
P, poisas polias 1 e 2 giram com diferentes velocidades lineares em pontos periféricos e a que tiver menor raio terá maior frequência.
E
Q, pois as polias 2 e 3 giram com diferentes velocidades lineares em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.
881da20c-bc
ENEM 2009 - Física - MCU - Movimento Circular Uniforme, Cinemática

O Brasil pode se transformar no primeiro país das Américas a entrar no seleto grupo das nações que dispõem de trens-bala. O Ministério dos Transportes prevê o lançamento do edital de licitação internacional para a construção da ferrovia de alta velocidade Rio-São Paulo. A viagem ligará os 403 quilômetros entre a Central do Brasil, no Rio, e a Estação da Luz, no centro da capital paulista, em uma hora e 25 minutos. 
Disponível em: http://oglobo.globo.com.
Acesso em: 14 jul. 2009. 

Devido à alta velocidade, um dos problemas a ser enfrentado na escolha do trajeto que será percorrido pelo trem é o dimensionamento das curvas. Considerando-se que uma aceleração lateral confortável para os passageiros e segura para o trem seja de 0,1 g, em que g é a aceleração da gravidade (considerada igual a 10 m/s² ), e que a velocidade do trem se mantenha constante em todo o percurso, seria correto prever que as curvas existentes no trajeto deveriam ter raio de curvatura mínimo de, aproximadamente, 

A
80 m.
B
430 m.
C
800 m.
D
1.600 m.
E
6.400 m.