Questõessobre Lançamento Oblíquo

1
1
Foram encontradas 64 questões
6333673d-7a
ENEM 2021 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Com base nas distâncias dadas e mantendo o último ângulo de disparo, qual deveria ser, aproximadamente, o menor valor de  que permitiria ao disparo efetuado pelo canhão B atingir o canhão A?

A figura foi extraída de um antigo jogo paracomputadores, chamado Bang! Bang!



    No jogo, dois competidores controlam os canhões A e B, disparando balas alternadamente com o objetivode atingir o canhão do adversário; para isso, atribuemvalores estimados para o módulo da velocidade inicial dedisparo  e para o ângulo de disparo (θ).


    Em determinado momento de uma partida, ocompetidor B deve disparar; ele sabe que a bala disparadaanteriormente, θ = 53º, passou tangenciando o ponto P.


    No jogo,  é igual a 10 m/s2. Considere sen 53º = 0,8,cos 53º = 0,6 e desprezível a ação de forças dissipativas.



Disponível em: http://mebdownloads.butzke.net.br. Acesso em: 18 abr. 2015 (adaptado).

A
30 m/s.
B
35 m/s.
C
40 m/s.
D
45 m/s.
E
50 m/s.
ad8a27c8-57
ENEM 2021 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

A figura foi extraída de um antigo jogo para computadores, chamado Bang! Bang!



No jogo, dois competidores controlam os canhões A e B, disparando balas alternadamente com o objetivo de atingir o canhão do adversário; para isso, atribuem
valores estimados para o módulo da velocidade inicial de disparo (e para o ângulo de disparo (θ).

Em determinado momento de uma partida, o competidor B deve disparar; ele sabe que a bala disparada anteriormente, θ = 53°, passou tangenciando o ponto P.

No jogo,  é igual a 10 m/s2. Considere sen 53°= 0,8, cos 53°= 0,6 e desprezível a ação de forças dissipativas.

Disponível em: http://mebdownloads.butzke.net.br. Acesso em: 18 abr. 2015 (adaptado).

Com base nas distâncias dadas e mantendo o último ângulo de disparo, qual deveria ser, aproximadamente, o menor valor de  que permitiria ao disparo efetuado pelo canhão B atingir o canhão A?

A
30 m/s.
B
35 m/s.
C
40 m/s.
D
45 m/s.
E
50 m/s.
31b5f82f-57
ENEM 2021 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

    A figura foi extraída de um antigo jogo para computadores, chamado Bang! Bang! 

    No jogo, dois competidores controlam os canhões A e B, disparando balas alternadamente com o objetivo de atingir o canhão do adversário; para isso, atribuem valores estimados para o módulo da velocidade inicial de disparo  e para o ângulo de disparo (θ).

Em determinado momento de uma partida, o competidor B deve disparar; ele sabe que a bala disparada anteriormente, θ = 53°, passou tangenciando o ponto P.

    No jogo, é igual a 10 m/s2 . Considere sen 53° = 0,8, cos 53° = 0,6 e desprezível a ação de forças dissipativas.

Disponível em: http://mebdownloads.butzke.net.br. Acesso em: 18 abr. 2015 (adaptado).


Com base nas distâncias dadas e mantendo o último ângulo de disparo, qual deveria ser, aproximadamente, o menor valor de que permitiria ao disparo efetuado pelo canhão B atingir o canhão A?

A
30 m/s.
B
35 m/s.
C
40 m/s.
D
45 m/s.
E
50 m/s.
def31762-7b
USP 2021 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Considere as seguintes afirmações:


I. Uma pessoa em um trampolim é lançada para o alto. No ponto mais alto de sua trajetória, sua aceleração será nula, 0 que dá a sensação de "gravidade zero".

II. A resultante das forças agindo sobre um carro andando em uma estrada em linha reta a uma velocidade constante tem módulo diferente de zero.

III. As forças peso e normal atuando sobre um livro em repouso em cima de uma mesa horizontal formam um par ação-reação.


De acordo com as Leis de Newton:

A
Somente as afirmações I e II são corretas.
B
Somente as afirmações I e III são corretas.
C
Somente as afirmações II e III são corretas.
D
Todas as afirmações são corretas.
E
Nenhuma das afirmações é correta.
684f59c0-7c
ENEM 2020 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar na superfície da Lua. Ele foi seguido por Edwin Aldrin, ambos da missão Apollo 11. Eles, e os astronautas que os seguiram, experimentaram a ausência de atmosfera e estavam sujeitos às diferenças gravitacionais. A aceleração da gravidade na Lua tem 1/6 do valor na Terra. Em relação às condições na Terra, um salto oblíquo na superfície da Lua teria alcance

A
menor, pois a força normal com o solo é menor.
B
menor, pois a altura do salto seria maior.
C
igual, pois o impulso aplicado pelo astronauta é o mesmo.
D
maior, pois a aceleração da gravidade é seis vezes menor.
E
maior, pois na ausência de atmosfera não há resistência do ar.
a7b06339-70
UPE 2021 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Bolas de tênis são arremessadas por um lançador automático, instalado no solo e ajustado de tal modo que as bolas descrevem a trajetória parabólica, mostrada no gráfico ao lado. Desprezando a resistência do ar, qual é a velocidade de lançamento, m/s, se as bolas são arremessadas em ângulo θ? Utilize sen θ = 0,8 e cos θ = 0,6.


Na questão com respostas numéricas, considere o módulo da aceleração da gravidade g = 10,0 m/s2 .
A
2,0
B
5,0
C
10,0
D
12,0
E
15,0
3620b4a7-6a
URCA 2021 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Uma criança e seu pai resolvem brincar lançando bolinhas de borracha o mais longe possível, como mostra a figura abaixo. No lançamento feito pelo pai, a bolinha sai com velocidade de vo = 2,5 m/s num ângulo de θo = 30º, em relação a horizontal, e alcança uma distância D, mas a bolinha lançada pela criança quica duas vezes no chão antes de atingir o mesmo ponto 1,5s depois da primeira bolinha. Sabendo que os dois lançamentos foram simultâneos e que em cada quicada o módulo da velocidade da bolinha é reduzido à metade, mas não o ângulo, então a direção do lançamento realizado pela criança é caracterizada por: 



A
tan θ1 = 3√3
B
tan θ1 = 4√3
C
tan θ1 = 5√3
D
tan θ1 = 6√3
E
tan θ1 = 7√3
9e937e1b-5f
ENEM 2020 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Nos desenhos animados, com frequência se vê um personagem correndo na direção de um abismo, mas, ao invés de cair, ele continua andando no vazio e só quando percebe que não há nada sob seus pés é que ele para de andar e cai verticalmente. No entanto, para observar uma trajetória de queda num experimento real, pode-se lançar uma bolinha, com velocidade constante (V0), sobre a superfície de uma mesa e verificar o seu movimento de queda até o chão.

Qual figura melhor representa a trajetória de queda da bolinha?

A

B

C

D

E

816dd48d-01
Unichristus 2015 - Física - Fundamentos da Cinemática, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Cinemática, Lançamento Oblíquo, Movimento Retilíneo Uniforme

O desenho mostra o movimento de um projétil em três pontos ao longo de uma trajetória. As velocidades nos pontos 1, 2 e 3 são representadas por . Considerando que não há resistência do ar, os módulos das velocidades nos pontos 1, 2 e 3 podem ser representados por



A
v1 > v3 > v2.
B
v1 > v2 > v3.
C
v2 > v3 > v1.
D
v2 > v1 > v3.
E
v3 > v2 > v1.
53c77205-fd
UNICENTRO 2016 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Um projétil é lançado com uma velocidade v0 de módulo igual a 100m/s e com um ângulo de lançamento θ0.
Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0m/s2 , senθ0 e cosθ0, respectivamente iguais a 0,6 e 0,8, analise as afirmativas, marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O movimento em duas dimensões pode ser modelado como dois movimentos independentes em cada uma das duas direções perpendiculares associadas aos eixos x e y.
( ) O alcance horizontal que o projétil percorre é igual a 48,0m.
( ) O projétil permanece no ar durante um tempo de 12,0s.
( ) O projétil atinge uma altura máxima de 320,0m.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V V F F
B
V F V F
C
V F F V
D
F V V F
E
F F V V
97dbc98a-e6
Esamc 2016 - Física - Cinemática Vetorial, Cinemática, Lançamento Oblíquo

Um jogador de futebol, durante os jogos olímpicos do Rio, errou um pênalti decisivo. Ele realizou a cobrança de modo que a bola tivesse alcance máximo, com v0 = 20m/s, fazendo com que ela atingisse sua altura máxima exatamente sobre a trave superior do gol. Sabendo que a altura da trave oficial é de 2,44m e desprezando a resistência do ar, a que altura a bola passou acima do gol? Adote g = 10m/s² .

A
2,44 m
B
2,56 m
C
5 m
D
7,44 m
E
7,56 m
3d87978d-fa
PUC - RJ 2017 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Ao jogar uma pedra a partir da borda de um penhasco de 100 m de altura, uma garota verifica que a pedra chega ao solo a uma distância horizontal de 10 m da borda do penhasco, e 5 s depois de lançada.
Qual é a tangente do ângulo de lançamento da pedra, em relação à horizontal?

Dado
g = 10m/s2

A
0
B
0,4
C
1
D
√3
E
2,5
14aca497-dc
CESMAC 2015 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

O gráfico abaixo mostra a velocidade em função do tempo de uma bolinha de látex que foi lançada a partir do solo, de baixo para cima, na direção vertical. Desprezando a resistência do ar e supondo colisões elásticas e rápidas com o solo, calcule a distância total percorrida pela bolinha no intervalo de tempo de t = 0 até t = 6,0 s. Considere a aceleração da gravidade g=10m/s2

A
20 m
B
40 m
C
60 m
D
80 m
E
100 m
efe641cd-fc
PUC - PR 2017 - Física - Fundamentos da Cinemática, Lançamento Horizontal, Cinemática, Lançamento Oblíquo, Lançamento Vertical

Num parque da cidade, uma criança lança uma bola verticalmente para cima, percebendo a sua trajetória de subida e descida e, depois, recebe-a em suas mãos. O lançamento dessa bola poderá ser representado pelo gráfico posição (y) versus tempo (t), em que a origem dos eixos coincide com as mãos da criança.

Ao considerar a posição (y) da bola em função do tempo (t), assinale o gráfico que descreve CORRETAMENTE o seu movimento a partir das mãos da criança.

A

B

C

D

E

6d8cde18-f8
PUC - RJ 2019 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Da borda de um precipício, Clara chuta uma pedrinha, que sai com velocidade que é horizontal de 10m/s. Lá embaixo no solo, Henrique vê que a pedrinha cai a uma distância x da base do precipício que é a metade da sua altura h, como mostrado na figura.  



Desprezando a resistência do ar, qual é a altura h, em metros?

Dado

aceleração da gravidade = 10 m/s2 

A
10
B
20
C
40
D
80
E
100
db0ceaf4-e0
FAG 2016 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Duas pedras são lançadas do mesmo ponto no solo no mesmo sentido. A primeira tem velocidade inicial de módulo 20 m/s e forma um ângulo de 60° com a horizontal, enquanto, para a outra pedra, este ângulo é de 30°. O módulo da velocidade inicial da segunda pedra, de modo que ambas tenham o mesmo alcance, é: DESPREZE A RESISTÊNCIA DO AR.

A
10 m/s
B
103 m/s
C
15 m/s
D
20 m/s
E
20√3 m/s
db0a13a5-e0
FAG 2016 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Uma partícula de massa m é lançada a partir do solo, com velocidade v0, numa direção que forma um ângulo θ com a horizontal. Considere que a aceleração da gravidade tem intensidade g e que y é a altura medida a partir do solo. A energia cinética da partícula em função da altura y é dada por:

A
1/2 mv02sen2θ - mgy
B

1/2 mv02 - mgy

C
1/2 mv02 + mgy
D
1/2 mv02sen2θ + mgy
E
1/2 mv02cos2θ + mgy
53bfc1f0-dc
FAMEMA 2016 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Um helicóptero sobrevoa horizontalmente o solo com velocidade constante e, no ponto A, abandona um objeto de dimensões desprezíveis que, a partir desse instante, cai sob ação exclusiva da força peso e toca o solo plano e horizontal no ponto B. Na figura, o helicóptero e o objeto são representados em quatro instantes diferentes.


Considerando as informações fornecidas, é correto afirmar que a altura h de sobrevoo desse helicóptero é igual a

A
200 m.
B
220 m.
C
240 m.
D
160 m.
E
180 m.
e1993ac0-b4
Unimontes - MG 2018 - Física - Cinemática, Lançamento Oblíquo

Em um jogo de futebol, o jogador A faz um lançamento oblíquo de longa distância para o jogador B, que corre abaixo da bola, em direção ao ponto previsto onde ela irá tocar o solo. Nessa situação, desprezaremos a resistência do ar.
Podemos afirmar que:

A
Para um observador na arquibancada, o jogador B move-se em movimento retilíneo uniformemente variado
B
Para o jogador B, a bola permanece em repouso.
C
Para o jogador B, a bola move-se em movimento retilíneo uniforme.
D
Para um observador na arquibancada, o jogador B move-se em movimento retilíneo uniforme.
7f2b71de-e7
UEAP 2009 - Física - Cinemática Vetorial, Cinemática, Lançamento Oblíquo

As mulheres roubaram a cena na participação brasileira nos jogos Olímpicos de Pequim, na China. Foram delas dois dos três ouros que o país conquistou. No atletismo, no vôlei, no judô, na vela, no taekwondo e na ginástica artística, resultados inéditos. No salto em distância, Maurren Maggi conquistou a inédita medalha de ouro feminina numa competição individual, atingindo a marca de 7,04 metros.

Supondo que a massa da atleta esteja toda concentrada no seu centro de massa, sua trajetória poderá ser considerada parabólica, como ilustrado na figura, onde a atleta imprime uma velocidade vo, formando um ângulo α com a horizontal.
 


Desprezando a resistência do ar, é correto afirmar que a distância alcançada pela atleta: 

A
É diretamente proporcional à aceleração da gravidade.
B
Depende da velocidade inicial do salto, vo.
C
É inversamente proporcional à velocidade inicial vo.
D
É diretamente proporcional à altura máxima atingida.
E
Independe do ângulo de elevação α.