Questõessobre Pensamento pós-moderno

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ENEM 2015 - Filosofia - Pensamento pós-moderno, O Sujeito Moderno

  Todo o poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência. Quando pensamos em uma montanha de ouro, não fazemos mais do que juntar duas ideias consistentes, ouro e montanha, que já conhecíamos. Podemos conceber um cavalo virtuoso, porque somos capazes de conceber a virtude a partir de nossos próprios sentimentos, e podemos unir a isso a figura e a forma de um cavalo, animal que nos é familiar.

UME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995.

Hume estabelece um vínculo entre pensamento e impressão ao considerar que


A
os conteúdos das ideias no intelecto têm origem na sensação.
B
o espírito é capaz de classificar os dados da percepção sensível.
C
as ideias fracas resultam de experiências sensoriais determinadas pelo acaso.
D
os sentimentos ordenam como os pensamentos devem ser processados na memória.
E
as ideias têm como fonte específica o sentimento cujos dados são colhidos na empiria.
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ENEM 2010 - Filosofia - Pensamento pós-moderno, O Sujeito Moderno

A lei não nasce da natureza, junto das fontes freqüentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes
que agonizam no dia que está amanhecendo.
FOUCAULT, M. Aula de  14 de janeiro de  1976.  In: Em  defesa da sociedade. São Paulo: Martins  Fontes,  1999.

O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é

A
combater ações violentas na guerra entre as nações.
B
coagir e servir para refrear a agressividade humana.
C
criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação.
D
estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos.
E
organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.