Questõessobre Filosofia

1
Foram encontradas 1162 questões
26600f0a-7a
ENEM 2022 - Filosofia

TEXTO I

            Nunca se soube tanto da vida e aparência dos outros, graças à postagem e ao compartilhamento de imagens. Uma comissão parlamentar britânica constatou que meninas de até cinco anos de idade já se preocupam com peso e aparência. Outro sintoma do problema, segundo um relatório da comissão, foi o aumento das taxas de cirurgia plástica no país, de cerca de 20% desde 2008.

ROXBY, P. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 9 dez. 2018.


TEXTO II 

            Toda a vida das sociedades nas quais reinam as condições modernas de produção se anuncia como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era diretamente vivido se esvai na fumaça da representação.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.


Os textos apontam a centralidade da circulação imagética na sociedade contemporânea, uma vez que realçam a 

A
fragilização de vínculos afetivos.
B
fetichização da experiência vivida.
C
monopolização do mercado estético.
D
diferenciação dos modelos corporais.
E
personalização das dimensões íntimas.
265bb2b6-7a
ENEM 2022 - Filosofia

Os verdadeiros filósofos, tornados senhores da cidade, sejam eles muitos ou um só, desprezam as honras como as de hoje, por julgá-las indignas de um homem livre e sem valor algum, mas, ao contrário, têm em alta conta a retidão e as honras que dela decorrem e, julgando a justiça como algo muito importante e necessário, pondo-se a serviço dela e fazendo-a crescer, administram sua cidade.


PLATÃO. A República. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (adaptado).



No contexto da filosofia platônica, o texto expressa uma perspectiva aristocrática acerca do exercício do poder, uma vez que este é legitimado pelo(a)

A
prática da virtude.
B
consenso da elite.
C
decisão da maioria.
D
riqueza do indivíduo.
E
pertencimento de sangue.
2658a168-7a
ENEM 2022 - Filosofia

196º — Se alguém arranca o olho a um outro, se lhe deverá arrancar o olho.


197º — Se ele quebra o osso a um outro, se lhe deverá quebrar o osso.


198º — Se ele arranca o olho de um liberto, deverá pagar uma mina.


199º — Se ele arranca um olho de um escravo alheio, ou quebra um osso ao escravo alheio, deverá pagar a metade de seu preço.


Código de Hamurabi. Disponível em: www.dhnet.org.br. Acesso em: 6 dez. 2017. 




Esse trecho apresenta uma característica de um código legal elaborado no contexto da Antiguidade Oriental explicitada no(a)

A
recusa do direito natural para expressão da vontade divina.
B
caracterização do objeto do delito para a definição da pena.
C
engajamento da coletividade para a institucionalização da justiça.
D
flexibilização das normas para garantia do arbítrio dos magistrados.
E
cerceamento da possibilidade de defesa para preservação da autoridade.
26558b5b-7a
ENEM 2022 - Filosofia

A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos, e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem. Pois deve haver uma natureza qualquer, ou mais do que uma, donde as outras coisas se engendram, mas continuando ela a mesma.


ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Abril Cultural, 1973.



O texto aristotélico, ao recorrer à cosmogonia dos pré-socráticos, salienta a preocupação desses filósofos com a 

A
mutação ontológica dos entes.
B
alteração estética das condutas.
C
transformação progressiva da ascese.
D
sistematização crítica do conhecimento.
E
modificação imediata da espiritualidade.
6294a5f4-7a
ENEM 2021 - Filosofia

    A filosofia é como uma árvore, cujas raízes são a metafísica; o tronco, a física, e os ramos que saem do tronco são todas as outras ciências, que se reduzem a três principais: a medicina, a mecânica e a moral, entendendo por moral a mais elevada e a mais perfeita porque pressupõe um saber integral das outras ciências, e é o último grau da sabedoria.


DESCARTES, R. Princípios da filosofia. Lisboa: Edições 70, 1997 (adaptado).


Essa construção alegórica de Descartes, acerca da condição epistemológica da filosofia, tem como objetivo

A
sustentar a unidade essencial do conhecimento.
B
refutar o elemento fundamental das crenças.
C
impulsionar o pensamento especulativo.
D
recepcionar o método experimental.
E
incentivar a suspensão dos juízos.
629deee8-7a
ENEM 2021 - Filosofia

    É preciso usar de violência e rebater varonilmente os apetites dos sentidos sem atender ao que a carne quer ou não quer, mas trabalhando por sujeitá-la ao espírito, ainda que se revolte. Cumpre castigá-la e curvá-la à sujeição, a tal ponto que esteja disposta para tudo, sabendo contentar-se com pouco e deleitar-se com a simplicidade, sem resmungar por qualquer incômodo.


KEMPIS, T. Imitação de Cristo. Petrópolis: Vozes, 2015.


Qual característica do ascetismo medieval é destacada no texto?

A
Exaltação do ritualismo litúrgico.
B
Afirmação do pensamento racional.
C
Desqualificação da atividade laboral.
D
Condenação da alimentação impura.
E
Desvalorização da materialidade corpórea.
629adc54-7a
ENEM 2021 - Filosofia

    Minha fórmula para o que há de grande no indivíduo é amor fati: nada desejar além daquilo que é, nem diante de si, nem atrás de si, nem nos séculos dos séculos. Não se contentar em suportar o inelutável, e ainda menos dissimulá-lo, mas amá-lo.


NIETZSCHE apud FERRY, L. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado).


Essa fórmula indicada por Nietzsche consiste em uma crítica à tradição cristã que

A
combate as práticas sociais de cunho afetivo.
B
impede o avanço científico no contexto moderno.
C
associa os cultos pagãos à sacralização da natureza.
D
condena os modelos filosóficos da Antiguidade Clássica.
E
consagra a realização humana ao campo transcendental.
e5d1d2ed-75
UECE 2021 - Filosofia

“Havia duas festas anuais nas quais se encenavam tragédias. [...] A representação era prevista e organizada sob o patrocínio do Estado, pois era um dos altos magistrados da cidade quem se incumbia de escolher os poetas e de selecionar os cidadãos ricos, encarregados de cobrir todas as despesas. [...] Consequentemente, esse espetáculo adquiriu as características de uma manifestação nacional. Esse fato explica com clareza certos aspectos da inspiração dos autores de tragédia. Eles se dirigiam sempre a um grande público, reunido numa ocasião solene: é normal que eles quisessem atingi-lo e interessá-lo. Eles escreviam na qualidade de cidadãos que se dirigiam a outros cidadãos.”

ROMILLY, J. A tragédia grega. Trad. bras. Ivo Martinazzo.

Brasília: Ed. da UNB, 1998, p. 14-15.


Essa tese de Jacqueline de Romilly (1913-2010) sobre a origem e as características da tragédia grega pode ser relacionada à tese de Jean-Pierre Vernant sobre a origem e as características da filosofia grega no seguinte: assim como a tragédia, a filosofia

A
é organizada pela polis e financiada pelos cidadãos mais ricos dela.
B
é objeto de concursos anuais previstos no calendário da polis.
C
nasce no contexto da polis, caracterizada pela igualdade entre cidadãos.
D
busca chamar a atenção dos cidadãos da polis, com temas populares.
e5f2f709-75
UECE 2021 - Filosofia

“Como as pessoas que infringem as leis parecem injustas e as cumpridoras da lei parecem justas, evidentemente todos os atos conforme à lei são justos no sentido de as leis visarem ao interesse comum a todas as pessoas, de tal forma que chamamos justos os atos que tendem a produzir e preservar a felicidade para a comunidade política; e a lei determina igualmente que ajamos como homens corajosos, como homens moderados, como homens amáveis e assim por diante em relação às outras formas de virtudes, impondo a prática de certos atos e proibindo outros.” 

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, 1129b. Trad. bras. Mario da Gama Kury. – 4 ed. Brasília: Editora da UnB, 2001 – Adaptado.


Segundo a citação acima, é correto concluir que

A
quaisquer leis existentes são justas e contribuem para a felicidade comum.
B
as leis justas são aquelas que obrigam aos atos justos e proíbem os injustos.
C
mesmo quando injustas, as leis obrigam às virtudes e proíbem os vícios.
D
as leis visam aos interesses comuns, não aos atos justos dos indivíduos.
e6003dbe-75
UECE 2021 - Filosofia

“A extrema desigualdade na maneira de viver, o excesso de ociosidade por parte de uns, o excesso de trabalho de outros, [...] os alimentos demasiadamente requintados, que nos nutrem de sucos abrasantes e nos sobrecarregam de indigestões, a má alimentação dos pobres, [...]: eis, pois, as funestas garantias de que a maioria dos males é fruto de nossa própria obra, e de que seriam quase todos evitados se conservássemos a maneira simples, uniforme e solitária de viver, que nos foi prescrita pela Natureza.”

Rousseau, J.-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999, p. 61 – Coleção Os Pensadores.


Por meio do trecho acima, é correto concluir que, para Rousseau,

A
as desigualdades existentes entre os homens não são naturais, mas decorrentes da sociedade.
B
alguns homens vivem melhor, pois trabalham mais, enquanto outros vivem no ócio e na pobreza.
C
as desigualdades entre os homens são resultado da natureza e independem da vontade humana. 
D
a natureza humana impede que haja desigualdades entre os homens, mesmo na vida em sociedade. 
e60c5325-75
UECE 2021 - Filosofia

“Agostinho faz um contraponto ao dualismo maniqueísta ao refutar que o mal não existe enquanto ser. Ele refuta o dualismo ontológico do bem e do mal dos maniqueístas e desenvolve a teoria da origem do mal como uma negação do Sumo Bem, na qual o mal não tem ser, não existe, mas é resultado do livre-arbítrio da vontade do homem que o utiliza em vista de si mesmo. Ou seja, o mal é moral; é um ato voluntário do homem ao negar seu Criador, Deus, Bem universal, em vista de si mesmo.”

GOMES, I. S. G. A origem do mal no pensamento de agostinho de hipona. In: Anais do III Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia. Disponível em: http://www.unicap.br/ocs/index.php/cncrt/cncrt/paper/vie wFile/277/61. Acessado em 18-10-2021 – Adaptado.


Segundo essa passagem, a origem do mal está 

A
na liberdade do homem, dotado por Deus de livre-arbítrio.
B
na ação sobre os homens de um ente que personifica o mal.
C
na natureza humana, que, por ser finita, é próxima do mal.
D
no mau uso do livre-arbítrio, orientado pelo amor-próprio.
e5d644c7-75
UECE 2021 - Filosofia

Leia com atenção os dois textos abaixo.


“Os números da fome no Brasil aumentaram durante a pandemia. Atualmente, 27 milhões de brasileiros estão vivendo abaixo da linha da pobreza – quatro milhões a mais que antes de março de 2020. Além disso, 1,2 milhão estão na fila para conseguir receber o Bolsa Família, que termina no final deste ano.”

G1. GLOBONEWS. Fome: 27 milhões de brasileiros estão abaixo da linha da pobreza. Disponível em: https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-16. Acessado em 16/10/2021.


“O Direito, no sentido de efetivação da liberdade, ultrapassa o sentido estrito do jurídico e designa a forma eficiente do justo, que habita todo domínio da vida humana; há, assim, um direito de propriedade, um direito de consciência, um direito de família, um direito do Estado e um direito do espírito do mundo. A primeira forma de liberdade se refere às coisas: meu. Ela precisa das coisas. O homem, nesse aspecto, é sensível, perpassado por desejos, arbítrios, tensões. Para subsistir, ele tem necessidade de possuir coisas singulares, tornar-se proprietário delas. É exatamente nas coisas, na propriedade da coisa, que o querer livre encontra sua primeira forma de realização.”

SOARES, M. C. O direito de ter para ser livre. In: Conjectura: filosofia e educação, Caxias do Sul, v. 16, n. 1, jan./abr. 2011, p. 46-68 - Adaptado.


Com base nos textos acima apresentados, assinale a proposição verdadeira.

A
O desemprego, a fome, a miséria material são a negação de uma forma primária e pouco importante de um sentido mais amplo da liberdade.
B
A satisfação das carências fundamentais, que na sociedade moderna se realizam pela propriedade, é uma base necessária da vida livre.
C
A liberdade, em seu sentido moderno, se realiza completamente na propriedade e na satisfação das carências físico-biológicas do homem. 
D
Embora não seja a única forma de realização da liberdade, o direito de propriedade é o mais importante em um sistema ético.
e6096395-75
UECE 2021 - Filosofia

“A tarefa da bela aparência artística, segundo Hegel, é libertar-nos da aparência sensorial impura e grosseira. No quadro de um mestre holandês, não é a exata reprodução dos objetos que nos agrada: é que a ‘magia da cor e da iluminação’ transfigura as pobres coisas naturais que são representadas; é que as cenas prosaicas de quermesses e bebedeiras são metamorfoseadas num ‘domingo da vida’; é que a ‘bela aparência’ torna fascinante o que, na vida, nos deixava indiferentes. Assim, a representação artística é uma negação sorrateira do sensível: ante os nossos olhos, o sensível se torna o que ele não é. Mas, é claro, é sempre ante nossos olhos que se efetua essa transmutação; é sempre no sensível que a arte critica o sensível. E porque a obra de arte se apresenta necessariamente numa matéria sensível, ela não pode ser ‘o modo de expressão mais elevado da verdade’. O fato de a obra de arte se dirigir à aísthesis (sensibilidade) constitui, para Hegel, tanto a sua essência como a sua limitação.”

LEBRUN, G. A mutação da obra de arte. In: A filosofia e sua história. São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 332-333 – Adaptado.


Conforme o texto acima, é correto afirmar que, para Hegel, a arte não pode ser o modo de expressão mais elevado da verdade, porque 

A
ultrapassa o sensível, tornando-se conceitual.
B
não abrange toda a realidade por ser sensível.
C
se limita à pura e grosseira realidade sensível.
D
modifica o sensível, produzindo uma ilusão.
e5fc968d-75
UECE 2021 - Filosofia

“Todo o ser que só pode agir sob a ideia da liberdade é, por isso mesmo, em sentido prático, verdadeiramente livre. Quer dizer, para ele valem todas as leis que estão inseparavelmente ligadas à liberdade, exatamente como se a sua vontade fosse definida como livre em si mesma. A todo o ser racional que tem uma vontade, temos que atribuir-lhe necessariamente também a ideia de liberdade, sob a qual ele unicamente pode agir.”

Kant, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. port. Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, p. 16 – Adaptado.


Considerando a citação acima, é correto afirmar que

A
vontade livre é a vontade determinada pela razão.
B
o agir livre, na prática, é espontâneo e involuntário.
C
o ser racional é impulsivo e necessariamente livre.
D
liberdade é verdadeiramente agir pelas paixões.
e5da0e3e-75
UECE 2021 - Filosofia

“A moradora de rua Rosângela Sibele, que furtou R$ 21,69 em comida para alimentar os filhos, concedeu uma entrevista ao Brasil Urgente após deixar a cadeia e contou que tem ‘o sonho de ser gente’. Ela ficou 18 dias detida após o episódio e teve a prisão revogada pelo ministro Joel Ilan Paciornik, do STJ (Superior Tribunal Federal), na última quarta-feira, 13. ‘Meu grande sonho é ser gente. Eu ainda não sei o que é isso, não sei o que é ser mãe, filha, irmã’, contou ela. A mulher de 41 anos é mãe de cinco filhos e mora há dez anos nas ruas de São Paulo.”

IG DELAS. “Meu sonho é ser gente”, diz mãe que furtou comida para alimentar os filhos. Disponível em: https://delas.ig.com.br/2021-10-14/sonho-ser-gente-mae-furto-filhos.html. Acessado em 14/10/2021.


A palavra “gente” na fala dessa mulher, quando compreendida à luz da Ética de Immanuel Kant, expressa seu desejo de

A
compor a população de um país ou um Estado.
B
ter satisfeitas as suas carências alimentares.
C
ser solta da cadeia e ficar livre de penalidade.
D
ser moralmente reconhecida em sua dignidade.
e5dd9852-75
UECE 2021 - Filosofia

“É impossível que o mesmo atributo, ao mesmo tempo, pertença e não pertença à mesma coisa segundo o mesmo aspecto.”

ARISTÓTELES. Metafísica, IV, 105a15. São Paulo: Loyola, 2002 – Adaptado.


Sobre a citação acima, é correto afirmar que 

A
expressa uma tese sobre a realidade, não sobre o princípio a ser observado na argumentação.
B
é um princípio do argumento coerente, não contraditório, mas não diz respeito à realidade. 
C
é um princípio, tanto da realidade quanto do pensamento, a ser observado na argumentação.
D
não diz respeito, como princípio metafísico, à argumentação, à realidade e ao pensamento.
e5e30f3b-75
UECE 2021 - Filosofia

“Como se sabe , a palavra mŷthos raramente foi empregada por Heródoto. Caracterizar um lógos (narrativa) como mŷthos era para ele um meio claro de rejeitá-lo como duvidoso e inconvicente. [...] Situado em algum lugar além do que é visível, um mýthos não pode ser provado. [...] Não obstante, Heródoto sempre se refere à sua própria narrativa como lógos ou lógoi. [...] Parte de um lógos podia ser circunscrito como mŷthos e, ao mesmo tempo, o autor podia ser designado como logopoiós, ou seja, como alguém que expõe uma forma de conhecimento sem fundamento apropriado ou de impossível verificação.”

HARTOG, F. Os antigos, o passado e o presente. Trad. bras.

Sonia Lacerda et all. Brasília,Editora da UnB, 2003, p. 37-38.


Com base no que diz François Hartog, é correto afirmar que 

A
mŷthos se refere a uma narrativa improvável, inverificável, e lógos a uma narrativa ou argumento que pretende possuir fundamento.
B
a distinção entre mŷthos e lógos é arbitrária, pois não se fundamenta em nenhum uso culto da língua grega no período clássico.
C
há um processo cultural em que mŷthos e lógos se aproximam semanticamente na língua grega, terminando por se identificarem.
D
a distinção entre mŷthos e lógos não tem importância para Heródoto, sendo-lhe bem relativa, embora efetivamente existente. 
e5f610a1-75
UECE 2021 - Filosofia

“A despeito de todas as conquistas provenientes da elaboração da ideia de direitos humanos, o crime de estupro é associado ao sexo, e não à violência, e seus índices sequer são diminuídos nas sociedades contemporâneas de controle e promoção de segurança. O estupro é crime cometido preponderantemente contra as mulheres também por se tratar de um corpo compreendido como algo para um outro que é tido como mais forte, com mais poderes e, portanto, mais direitos. [...] Estupra-se significativamente mais as mulheres porque são elas que têm, segundo a tradição, o corpo frágil para reagir. [...] Trata-se de um crime autorizado pela tradição, sobre o qual o poder de qualquer regime jurídico/penal não tem qualquer valor. Neste aspecto da vida em sociedades, a despeito de quais sejam as avaliações possíveis – se ‘atrasadas’ ou ‘avançadas’, ‘mais civilizadas’ ou ‘mais primitivas’ –, as mulheres seguem tendo um destino traçado pelo modo falocêntrico de interpretar a natureza e de dar seguimento a tradições.”

LOPES, A. D. Sobre esse gênero que não nos pertence e os poderes a nos pertencer. In: Kalagatos – Revista de Filosofia, Vol. 15, nº 2, 2018, p. 34-55 – Adaptado.


Considerando a citação acima, assinale a afirmação verdadeira.

A
Com os debates atualmente desenvolvidos sobre os direitos humanos, mais particularmente no que se refere à segurança, o número de estupros de mulheres diminuiu.
B
A cultura do estupro é própria das sociedades atrasadas, primitivas e que não alcançaram grau suficiente de civilização, sustentando-se em uma tradição falocêntrica.
C
A tradição patriarcal e falocêntrica compreende a mulher como sexo frágil e legitima a proteção de seu corpo pelo homem, visto como mais forte, defendendo-a contra estupros.
D
A tipificação legal do estupro como crime não basta para diminui-lo, pois ele não se ampara na falta de leis e punições, mas na tradição que afirma o poder do homem sobre a mulher.
e5e03ad9-75
UECE 2021 - Filosofia

Considerando a premissa: “Se Alcibíades empurrar Sócrates, Sócrates cai”, analise os seguintes argumentos:


I. Sócrates caiu, logo Alcibíades o empurrou.

II. Alcibíades o empurrou, logo Sócrates caiu.

III. Sócrates não caiu, logo Alcibíades não o empurrou.


É correto dizer que o que consta em

A
I e II são argumentos válidos.
B
I e III são argumentos válidos.
C
III constitui uma falácia.
D
I constitui uma falácia.
e60f4428-75
UECE 2021 - Filosofia

“Segundo Benjamin, a proletarização e a formação de massas na Alemanha de seu tempo são dois aspectos do mesmo processo. O que o fascismo faz é uma tentativa de disciplinamento dessas massas proletarizadas, evitando com isso que haja qualquer perturbação ao regime de propriedade posto. Trata-se de permitir que tais massas se expressem enquanto massas, desde que a ordem social não seja posta em xeque e que quaisquer reivindicações que toquem na estrutura social sejam contidas.”

VIEIRA, R. Modernidade e barbárie: as análises de Walter Benjamin sobre o fascismo alemão. https://www.niepmarx.blog.br/MManteriores/MM2017/anai s2017.pdf. Acessado em 17-10-2021 – Adaptado.


Conforme o trecho acima apresentado, para Walter Benjamin, o fascismo

A
se origina necessariamente das massas, quando elas se proletarizam.
B
tenta evitar a oposição das massas proletarizadas à ordem burguesa.
C
possibilita a que as massas se expressem como o que são: proletárias.
D
é a prova de que não existem mais classes sociais, mas apenas massas.