Questõesde UEMA sobre Biologia

fda2b2f0-dc
UEMA 2015 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

As atividades econômicas praticadas na região da Amazônia, tais como o garimpo, a extração de madeiras e os grandes projetos que demandam a exploração ambiental, são causas de impactos ambientais e de agravos à saúde, como desmatamento das barrancas dos cursos d’água, com o assoreamento dos rios, o descontrole das cheias e a escassez de caça e de pesca, e, no caso específico do garimpo, o mercúrio jogado nas águas pode ser posteriormente ingerido pelas pessoas, causando como efeito mais deletério as anomalias de formação de fetos humanos.

LIMA, Deborah e POZZOBON, Jorge. Estudos avançados, 19, 54, 2005.

Em relação às causas e às consequências do desmatamento é correto afirmar, com base no texto, que

a contaminação humana pelo mercúrio ocorre diretamente por ingestão do peixe contaminado.
o desmatamento das barrancas contribui para o acúmulo de CO2 no ar atmosférico.
o mercúrio é ingerido na forma oxidada.
o assoreamento do leito dos rios não compromete o curso natural da água.
a diminuição da quantidade de pescado pode ocorrer pela maior disponibilidade de oxigênio na água.
fda6a582-dc
UEMA 2015 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

Os peixes ósseos marinhos evoluíram ao que tudo indica de ancestrais de água doce, que possuem a tonicidade de seus líquidos internos bem maior que a tonicidade da água doce. Por isso, eles estão continuamente ganhando água do meio e perdendo sais, conforme o esquema abaixo.

Pode(m)-se identificar o(s) seguinte(s) tipo(s) de transporte(s) no esquema, apontados pelas setas 1 e 2:

liberação de bomba de Na+ e Cl- pelo peixe.
liberação de íons carbonatos pelo peixe.
transporte ativo e osmose.
difusão e transporte ativo.
osmose e difusão.
fd8cffbc-dc
UEMA 2015 - Biologia - Fotossíntese, Moléculas, células e tecidos

Leia o texto a seguir para analisar as assertivas e responder à questão.

A fotossíntese é um processo físico-químico, em nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água para obter glicose através da energia da luz solar. A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes. Ao nos alimentarmos, parte das substâncias orgânicas produzidas na fotossíntese entram na nossa constituição celular, enquanto outras (os nutrientes energéticos) fornecem a energia necessária às nossas funções vitais, como o crescimento e a reprodução. Além do mais, ela fornece oxigênio para a respiração dos organismos aeróbicos.

A fotossíntese é o principal processo de transformação de energia na Biosfera, essencial para a manutenção da vida na Terra, porém, muitos fatores do ambiente podem afetar as taxas de fotossíntese, limitando-as em diferentes regiões da Terra.

Analise as assertivas a seguir.

I. A concentração de dióxido de carbono é geralmente o fator limitante da fotossíntese para as plantas terrestres, em geral, devido a sua baixa concentração na atmosfera, que é em torno de 0,04%.

II. Para a maioria das plantas, a temperatura ótima para os processos fotossintéticos está entre 30 e 38 °C. Acima dos 45°C, a velocidade da reação decresce, pois cessa a atividade enzimática.

III. A água é fundamental como fonte de hidrogênio para a produção da matéria orgânica. Em regiões secas, as plantas têm a água como um grande fator limitante.

IV. A disponibilidade de água e as temperaturas podem afetar a fotossíntese e modificar a morfologia foliar.

São corretas as assertivas

I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
fd82d558-dc
UEMA 2015 - Biologia - Níveis de organização da vida, Ecologia e ciências ambientais

Biologia é uma ciência que estuda os seres vivos e explica os fenômenos ligados à vida e à sua origem. É de extrema importância para entender o funcionamento do nosso ecossistema, que, por sua vez, se torna essencial para a sobrevivência humana. A importância do conhecimento biológico pode ser percebida desde a base do que compõe o planeta Terra. Hoje, a Biologia está presente no nosso dia a dia e possui uma influência direta em tudo que está relacionado aos seres vivos, desde os mecanismos que regulam as atividades vitais até as relações que estabelecem entre si e com o ambiente em que vivem. Estudar Biologia consiste em adquirir conhecimentos de como o mundo se organiza, desde os níveis mais simples até os mais complexos. E assim, prever e mensurar os fenômenos que podem melhorar a existência na Terra, e, consequentemente, garantir a manutenção dos sistemas biológicos de forma sustentável.

PANIAGO, G.L. Descubra a importância da Biologia. https://www.portaleducacao.com.br

O texto faz referência à hierarquia de complexidade da organização biológica, cuja sequência correta é a seguinte:

célula - tecido - órgão - sistema - organismo - população - comunidade - ecossistema - biosfera.
célula - órgão - tecido - organismo - sistema - comunidade - população - biosfera - ecossistema.
tecido - célula - órgão - organismo - sistema - população - comunidade – ecossistema - biosfera.
tecido - célula - órgão - organismo - sistema - comunidade - população - biosfera - ecossistema.
célula - tecido - órgão - organismo - sistema - comunidade - população - biosfera - ecossistema.
fd866097-dc
UEMA 2015 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Para responder à questão, analise o esquema que mostra uma população de gafanhoto submetida a determinado inseticida por um período prolongado.

Quanto ao processo de seleção, é possível afirmar, após o uso do inseticida, que

a seleção natural favorece os indivíduos com fenótipos extremos (representados pela cor clara) em relação aos indivíduos com fenótipos intermediários.
a seleção natural favorece os indivíduos com fenótipos extremos (representados pela cor clara) da variação normal (representados pela cor escura) da população.
a seleção natural age de forma aleatória, favorecendo os insetos sensíveis (representados pela cor clara) e os resistentes (representados pela cor escura) ao acaso.
a seleção natural elimina os indivíduos muito diferentes da média (representados pela cor escura), com características extremas, o que favorece os indivíduos com fenótipos intermediários.
a seleção natural favorece os insetos resistentes (representados pela cor escura), visto que eles sobrevivem e podem reproduzir; os insetos sensíveis (representados pela cor clara) têm sua população diminuída.
fd89944f-dc
UEMA 2015 - Biologia - Principais doenças endêmicas no Brasil, Qualidade de vida das populações humanas

Os padrões e a frequência com que as infecções parasitárias, tais como malária e esquistossomose ocorrem em determinadas localidades dependem de interações complexas entre hospedeiros, parasitas e ambiente. A ação do homem dominando e alterando a natureza pode se constituir em fator de progresso e de melhoria da qualidade de vida, porém, também pode introduzir ou espalhar infecções parasitárias, minimizando ou até inviabilizando os efeitos benéficos sobre o bem-estar da população.

CHIEFF, P.P. Alterações ambientais e infecções parasitárias. Arq. Med. v.47, n.1. março de 2002. Adaptado.

Segundo o texto, as alterações ambientais provocadas pela atividade humana influenciam a incidência de infecções, pois

populações que vivem em ambientes com grande complexidade e com grande diversidade biológica apresentam menores taxas de infecção e menor gama de espécies parasitas.
variações de temperatura e de precipitação pluviométrica são fatores decisivos na distribuição e na consequente transmissão da malária.
alterações decorrentes da urbanização facilitam a transmissão da malária, ao determinar o aumento de sítios naturais que funcionam como criadouros de anofelinos.
alterações ambientais e movimentos migratórios não podem ser associados ao espraiamento da esquistossomose mansônica.
modificações efetuadas na distribuição natural de recursos hídricos como canalização de rios, construção de diques ou represas podem diminuir a transmissão da esquistossomose.