Questõesde UECE sobre Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática

1
1
1
Foram encontradas 8 questões
609148bb-b9
UECE 2014 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

A membrana plasmática, também chamada de membrana celular, consiste em um envoltório composto por fosfolipídios e proteínas encontradas em todas as células vivas. Nos vegetais, o reforço externo dessa membrana é:

A
rígido, quitinoso e denominado de parede celular.
B
rígido, celulósico e impermeável quando impregnado de suberina.
C
elástico, celulósico e responsável pela proteção das células vegetais.
D
elástico, celulósico e de natureza exclusivamente proteica.
9702167d-b8
UECE 2013 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Sobre o modelo mosaico fluido das membranas celulares, é correto afirmar-se que

A
os componentes mais abundantes da membrana são fosfolipídios, proteínas e aminoácidos livres.
B
a membrana tem constituição glicoproteica.
C
lipídios formam uma camada única e contínua, no meio da qual se encaixam moléculas de proteína.
D
a dupla camada de fosfolipídios é fluida, possui consistência oleosa, e as proteínas mudam de posição continuamente, como se fossem peças de um mosaico.
bac761e9-c2
UECE 2019 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

A osmose reversa, que é utilizada na fabricação de bebidas, como em alguns tipos de água mineral, é um processo em que

A
o solvente (água) flui de um compartimento com maior concentração de sais para um compartimento com menor concentração.
B
o deslocamento do solvente (água), mediante a aplicação de uma pressão menor do que a pressão osmótica natural, transforma água salgada em água doce.
C
a membrana é impermeável ao soluto, mas permeável ao solvente (água) que passa de uma região hipotônica para uma hipertônica.
D
o solvente (água) passa de uma região menos concentrada para a mais concentrada, caracterizando um transporte passivo.
f27d61a3-b9
UECE 2015 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Toda célula procariótica ou eucariótica possui uma membrana que a isola do meio exterior denominada membrana plasmática. As proteínas presentes na membrana plasmática são fundamentais para a estrutura das células, pois

A
são moléculas hidrofóbicas que impedem a saída de água do citoplasma, evitando a desidratação celular.
B
atuam preferencialmente nos mecanismos de transporte, organizando verdadeiros túneis que permitem a passagem de substâncias para dentro e para fora da célula.
C
são responsáveis pela regulação das trocas de substâncias entre a célula e o meio, permitindo apenas a passagem de moléculas do meio externo para o meio interno à célula.
D
podem funcionar como catalisadores biológicos, diminuindo a velocidade das reações químicas da célula, através da captação de substâncias do meio externo.
ba27d402-a5
UECE 2011 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

As células apresentam um envoltório, que as separa do meio exterior, denominado membrana plasmática, extremamente fina. A disposição das moléculas na membrana plasmática foi proposta por Singer e Nicholson, e recebeu o nome de Modelo Mosaico Fluido, que pode ser definido como

A
dupla camada lipídica com extremidades hidrofóbicas voltadas para o interior da célula e extremidades hidrofílicas voltadas para proteínas globulares, presente apenas em eucariontes.
B
uma camada lipídica com extremidades hidrofílicas voltadas para dentro e extremidades hidrofóbicas voltadas para proteínas globulares, em que as proteínas encontram-se estendidas sobre a membrana e ocupam espaços vazios entre lipídios.
C
uma camada monomolecular composta apenas por lipídios, presente em todas as células, sejam elas procariontes ou eucariontes.
D
dupla camada lipídica com extremidades hidrofóbicas voltadas para o interior e as hidrofílicas voltadas para o exterior, composta por proteínas (integrais ou esféricas) e glicídios ligados às proteínas (glicoproteínas) ou lipídios (glicolipídios).
823648fe-e5
UECE 2017 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Analise as seguintes afirmações sobre membrana plasmática e assinale-as com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas.


( ) Cada tipo de membrana possui proteínas específicas que funcionam como portas de entrada e saída de moléculas do meio interno para o meio externo à célula, e vice versa.

( ) Mosaico fluido é o modelo válido para explicar a membrana plasmática, mas não para as membranas que envolvem as organelas celulares.

( ) As proteínas periféricas se encontram embutidas nas membranas, interagindo fortemente com as porções hidrofóbicas dos lipídios e, por essa razão, são de difícil isolamento em laboratório.

( ) O2, CO2, ácidos graxos e hormônios esteroides são substâncias que entram e saem da célula por difusão simples, pois o movimento acontece apenas pela força do gradiente de concentração.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

A
V, F, V, F.
B
F, V, F, V.
C
V, F, F, V.
D
F, V, V, F.
0b2bd39a-0d
UECE 2016 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

Membranas biológicas são finas películas que envolvem as células vivas, delimitando as organelas em seu interior e promovendo sua interação com outras células. Com relação a essas membranas, é correto afirmar que

A
qualquer transporte de substâncias por meio das membranas celulares nos seres vivos exige gasto de energia.
B
suas moléculas lipídicas são anfipáticas, pois possuem uma extremidade polar (insolúvel em meio aquoso) e uma extremidade não polar (solúvel em água).
C
seu glicocálix, estrutura que confere resistência física e química e capacidade de reconhecer substâncias nocivas, é composto exclusivamente por lipídios.
D
possuem permeabilidade variável, o que significa que algumas substâncias não conseguem atravessar sua estrutura.
0b112f95-a5
UECE 2011 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

A membrana plasmática tem como principal função selecionar as substâncias e partículas que entram e saem das células. Para sua proteção, a maioria das células apresenta algum tipo de envoltório. Nos animais esse envoltório é denominado glicocálix e nos vegetais é denominado parede celulósica. Em relação às células animais, é correto afirmar-se que o glicocálix

A
compreende o conjunto de fibras e microvilosidades que revestem as células das mucosas.
B
é representado pelo arranjo de estruturas como interdigitações e desmossomos fundamentais à dinâmica celular.
C
é composto exclusivamente pelos lipídios e proteínas presentes nas membranas dessas células.
D
pode ser comparado a uma manta, formada principalmente por carboidratos, que protege a célula contra agressões físicas e químicas do ambiente externo.