Questõessobre Ciclos biogeoquímicos

c72d2041-74
CEDERJ 2021 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Nos ciclos biogeoquímicos ocorrem processos que permitem que determinado elemento ou composto químico seja renovado na natureza. O esquema a seguir representa o Ciclo do Nitrogênio.

Modificado de https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/ conteudo/images/o-ciclo-nitrogenio-garante-circulacao-desse-elemento-no-ambiente-5bd851c0985f5.jpg  (Acesso em: 10 out. 2010).

As letras X, Y e Z identificam diferentes tipos de bactérias e os algarismos romanos I, II e III representam, respectivamente:

NO3, NO2 e NH4
NH4, NO2 e NO3
NO, NO3 e NO3
NO2, NH3 e NH4
a076bc21-67
UFPR 2021 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Sobre os ciclos biogeoquímicos, que possibilitam a interação dos elementos com o meio ambiente e com os seres vivos, assinale a alternativa correta.

Raízes de leguminosas como feijão, soja e ervilha possuem a capacidade de associação com bactérias fixadoras de nitrogênio.
O aquecimento global é decorrente da redução da taxa de oxigênio da atmosfera e do aumento das emanações de dióxido de enxofre.
As cianobactérias são capazes de degradar matéria inorgânica e disponibilizar o fósforo para outros seres vivos.
A principal forma de incorporar nitrogênio atmosférico (N2) em moléculas orgânicas é por meio da absorção foliar durante a fotossíntese.
A preservação de florestas contribui para a diminuição do efeito estufa, pois garante a captura de CO2 atmosférico por meio da respiração das plantas.
b095891a-0a
UECE 2021 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Relacione, corretamente, os ciclos biogeoquímicos a algumas de suas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Oxigênio;

2. Cálcio;

3. Fósforo;

4. Nitrogênio.

( ) Envolve a formação da camada de ozônio na atmosfera da Terra.

( ) Esse elemento não pode ser aproveitado diretamente pela maioria dos seres vivos, apesar de ser fundamental para a síntese de proteínas e de ácidos nucleicos.

( ) As rochas calcárias são as principais fontes desse elemento e, com a ação do intemperismo, o liberam no meio ambiente.

( ) Em ambientes aquáticos, esse elemento sedimenta-se e é incorporado às rochas que estão em formação.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

4, 1, 3, 2.
3, 2, 1, 4.
1, 4, 2, 3.
2, 3, 4, 1.
219078c9-f7
UEG 2015 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

No solo existe uma quantidade limitada de nitratos, sais de amônia e de outros minerais necessários às plantas. Nos ecossistemas naturais, por exemplo, em uma floresta, a morte e a decomposição dos organismos promovem a rápida reciclagem desses elementos. Todavia, nas culturas agrícolas, de muita ocorrência no estado de Goiás, uma parte dos “vegetais colhidos” é consumida pela população humana, evidenciando que parte sai do ecossistema e impede a reciclagem desses sais. Como estratégia para compensar esta perda na retirada desses vegetais, alguns procedimentos são adotados, dentre eles, a aplicação e inoculação nos solos de

micro-organismos, como bactérias e fungos, que sintetizam naturalmente metano e gás oxigênio, aumentando a quantidade de sais.
herbicidas, favorecendo o acúmulo de resíduos que são absorvidos pela planta, aumentando a reciclagem dos sais.
amônia e molibdênio, que favorecem a fixação de outros sais minerais como o magnésio e a nitrogenase.
adubos ou fertilizantes sintéticos ricos em nitrogênio, fósforo, potássio e outros elementos.
d24e86bb-8c
UNICAMP 2021 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Plantas são organismos que interferem na composição da atmosfera e regulam o ciclo de carbono em nosso planeta, permitindo a vida como a conhecemos. Enquanto a parte aérea das plantas está exposta a variações de intensidade luminosa, as raízes têm íntimo contato com o solo, fonte de nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento. Considerando a figura a seguir e a biologia de uma planta terrestre mesófita na ausência de luz, assinale a alternativa que identifica corretamente as moléculas nas posições numeradas (as setas indicam o sentido do movimento das moléculas).

(1) O2; (2) CO2; (3) amido; (4) sacarose.
(1) CO2; (2) O2; (3) sacarose; (4) nitrogênio.
(1) O2; (2) CO2; (3) sacarose; (4) nitrogênio.
(1) CO2; (2) O2; (3) amido; (4) sacarose.
dec38815-7b
USP 2021 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

O gás carbônico atmosférico reage com a água do mar conforme detalhado em (I):

(I) CO2 + H2O ⇌ H2CO3 ⇌ HCO3- + H+

As condições ambientais causadas pelo aumento de gás carbônico na atmosfera influenciam em processos caracterizados pela reação (II) durante o desenvolvimento de diversos organismos marinhos:

(II) Ca2++ CO32- ⇌ CaCO3

Tendo por base essas afirmações, assinale a alternativa correta:

Note e adote: Considere o bicarbonato solúvel e o carbonato de cálcio insolúvel.

O processo (I) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, comprometendo a estruturação de recifes por interferir na formação dos esqueletos calcários dos corais, conforme a reação (II).
O processo (I) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, comprometendo processos de contração muscular de vertebrados marinhos por diminuir o cálcio livre disponível, como demonstrado em (II).
O processo (I) não altera a alcalinidade da água do mar, mas compromete o processo de formação de conchas de moluscos marinhos, nos quais a estrutura básica é o carbonato de cálcio, produto da reação (II).
O processo (I) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, aumentando o pH e beneficiando o processo demonstrado em (II), o que favorece o crescimento de recifes de algas calcárias.

O processo (I) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, beneficiando os processos de fermentação por bactérias marinhas em regiões de recifes de coral, que são formados pelo processo (II).

3758ece1-6a
URCA 2021 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

o ciclo do carbono é controlado por dois processos antagonicos que resultam na quantidade de CO2 presente na atmosfera. Sobre o esquema abaixo:

1 e 2 são autótrofos e heterótrofos respectivamente;
1 e 2 são heterótrofos e autótrofos respectivamente;
1 e 2 são autótrofos e produtores respectivamente;
1 e 2 são autótrofos e consumidores respectivametne;
1 e 2 são autótrofos e decompositores respectivamente;
fc0878e4-6b
ENEM 2020 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

A rotação de culturas, juntamente com a cobertura permanente e o mínimo revolvimento do solo, compõem os princípios básicos do sistema de plantio direto. O aumento da diversidade biológica do solo contribui para a estabilidade da produção agrícola por causa de diversos fatores, entre eles o processo de fixação biológica de nitrogênio, realizado por bactérias.

FRANCHINI, J. C. et al. Importância da rotação de culturas para a produção agrícola sustentável no Paraná. Londrina: Embrapa Soja, 2011 (adaptado).

Nesse processo biológico, ocorre a transformação de

N2 em NH3.
NO3 em N2
NH3 em NH4+.
NO2 em NO3.
NH4+ em NO2 .
ff744e93-6a
UNESP 2021 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Os seres vivos contribuem para a ciclagem do carbono na natureza por meio da oxidação ou redução desse elemento químico presente em moléculas orgânicas ou inorgânicas. As equações das reações químicas a seguir remetem a processos biológicos que convertem compostos de carbono.

Nessas reações químicas, o carbono é reduzido com menor transferência de elétrons na

quimiossíntese.
fotossíntese.
respiração celular.
fermentação alcoólica.
fermentação acética.
9e094f20-5f
ENEM 2020 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Grandes reservatórios de óleo leve de melhor qualidade e que produz petróleo mais fino foram descobertos no litoral brasileiro numa camada denominada pré-sal, formada há 150 milhões de anos.

A utilização desse recurso energético acarreta para o ambiente um desequilíbrio no ciclo do

nitrogênio, devido à nitrificação ambiental transformando amônia em nitrito.
nitrogênio, devido ao aumento dos compostos nitrogenados no ambiente terrestre.
carbono, devido ao aumento dos carbonates dissolvidos no ambiente marinho.
carbono, devido à liberação das cadeias carbônicas aprisionadas abaixo dos sedimentos.
fósforo, devido à liberação dos fosfatos acumulados no ambiente marinho.
bc6a1774-ff

Animal → Amônia → Urina → Nitrito → Nitrato

Com base no esquema que representa parte do ciclo do nitrogênio foram feitas as afirmações:

I. O nitrato poderá ser absorvido pelas plantas

II. Bactérias associadas às raízes de leguminosas participam desse ciclo

III. O nitrogênio atmosférico é absorvido pelo vegetal São corretas:

I e II.
II e III.
I e III.
I, II e III.
96d82497-00
UEMG 2019 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Os ciclos biogeoquímicos são responsáveis pela ciclagem de elementos na natureza. O carbono, oxigênio e nitrogênio podem ficar aprisionados na matéria orgânica de plantas e animais, voltando a reciclar através de reações químicas. A oxidação biológica desses compostos orgânicos resulta na liberação de CO2 atmosférico através da

fermentação.
fotossíntese.
quimiossíntese.
respiração.
0a0df9f2-00
UEMG 2019 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Plantas leguminosas desenvolvem-se bem em terrenos ricos em bactérias do gênero Rhizobium que se associam às suas raízes, formando nódulos macroscópicos. Essas bactérias atuam no ciclo do nitrogênio,

devolvendo N2 para a atmosfera.
fixando N2 da atmosfera.
transformando amônia em nitritos.
transformando nitritos em nitratos.
ce75ec90-00
UEMG 2019 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

O carbono é o elemento fundamental na constituição das moléculas orgânicas. Esse elemento químico, utilizado primariamente pelos seres vivos, está presente no ambiente, combinado ao oxigênio e formando as moléculas de gás carbônico presentes na atmosfera ou dissolvidas nas águas dos mares, rios e lagos. Que processo elimina dióxido de carbono para a atmosfera?

Decomposição.
Excreção.
Fotossíntese.
Quimiossíntese.
1e44aa4e-fd
FUVEST 2017 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Analise as três afirmações seguintes sobre ciclos biogeoquímicos.

I. A respiração dos seres vivos e a queima de combustíveis fósseis e de vegetação restituem carbono à atmosfera.
II. Diferentes tipos de bactérias participam da ciclagem do nitrogênio: as fixadoras, que transformam o gás nitrogênio em amônia, as nitrificantes, que produzem nitrito e nitrato, e as desnitrificantes, que devolvem o nitrogênio gasoso à atmosfera.
III. Pelo processo da transpiração, as plantas bombeiam, continuamente, água do solo para a atmosfera, e esse vapor de água se condensa e contribui para a formação de nuvens, voltando à terra como chuva.

Está correto o que se afirma em

I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
ac200f47-ff
UNICENTRO 2019 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

A figura esquematiza mecanismos fisiológicos da floresta amazônica que evoluíram em interação com o ambiente, em função da sobrevivência desse ecossistema.

A partir da sua análise e dos conhecimentos sobre meio ambiente, é correto afirmar:

A emissão de vapor d’água é uma consequência direta da fotossíntese das plantas.
Os aerossóis emitidos pelas plantas são constituídos por soluto e solvente gasosos.
O vapor d’água que se condensa nas camadas mais altas da atmosfera se transforma em gotas de chuva, absorvendo grande quantidade de energia.
A transpiração é uma propriedade fundamental da floresta amazônica, que proporciona nutrientes inorgânicos às folhas e a regulação térmica do ecossistema.
O vapor d’água emitido pela vegetação, por ser menos denso que o ar frio, se movimenta para camadas superiores da atmosfera, propagando calor por condução térmica.
65cdf6e6-ff
UECE 2019 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

O circuito percorrido pelos elementos dentro dos ecossistemas é chamado de ciclo biogeoquímico. Sobre o ciclo da água, é correto afirmar que

cerca de 97.5% da água presente na Terra está nos oceanos, 1.75% encontra-se nos rios, lagos e aquíferos de água doce e somente 0.75% encontra-se nas geleiras e cumes permanentemente gelados das montanhas.
os animais perdem água por meio de processos como eliminação de urina e fezes, respiração e transpiração.
evapotranspiração é a forma como a água existente nos organismos vivos passa para a atmosfera enquanto transpiração é o processo pelo qual ocorre perda de água para a atmosfera a partir do solo e das plantas.
as plantas eliminam água na forma de vapor pelos seus estômatos no processo de gutação enquanto o processo de eliminação de água no estado líquido recebe o nome de transpiração.
018bbda8-fd
MULTIVIX 2019 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

A pequena quantidade de vapor-d´ água encontrada na atmosfera, presente em 0,9% da água doce distribuída no mundo, passa por um determinado processo, que depende de fatores como temperatura, pressão, umidade e ventilação, dentre outros para completar o ciclo da água. Com esse processo também é possível estabelecer a classificação do clima na região.

Qual o processo presente no ciclo da água está descrito no texto acima?

Respiração.
Excreção.
Lixiviação.
Eluviação.
Evapotranspiração.
64d68eb9-fc
ENCCEJA 2019 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

A fonte primária de energia que permite a continuidade desse ciclo da água é do tipo

cinética.
térmica.
química.
potencial.
d55ba979-fc
PUC - RS 2018 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

A figura abaixo constitui uma representação parcial do ciclo do nitrogênio.

Com base na figura, analise as afirmativas:

I. O número 1 representa a fixação do nitrogênio.

II. Os números 2 e 3 representam etapas do processo de desnitrificação.

III. Os números 2 e 3 são mediados por organismos procariontes.

IV. O número 4 representa o processo de nitrificação.

Estão corretas as afirmativas