Questõesde PUC-MINAS sobre Atualidades

1
1
Foram encontradas 4 questões
f0fd83b9-b0
PUC-MINAS 2013 - Atualidades - Política, Política no Brasil, Atualidades do ano de 1994 ao ano de 2013

Junho de 2013 foi marcado por manifestações no Brasil. Em outros tempos, jovens brasileiros e dos quatro cantos do mundo também saíram às ruas. No ano de 1968, com destaque para maio de 1968, estudantes franceses, em confronto direto com a polícia após a ocupação do bairro universitário Quartier Latin (no coração de Paris), acabaram incendiando a França, inaugurando um novo estilo de ação e manifestação política. Os movimentos de 1968, consideradas suas especificidades e os contextos, apresentam traços em comum às manifestações dos jovens neste ano no Brasil.


Marque a opção que apresenta CORRETAMENTE esses traços comuns aos dois movimentos.




A
Crítica ao estilo de vida da sociedade de consumo e à desigualdade social.
B
Luta intensa contra os governos, contra as guerras coloniais ou imperiais.
C
Apoio à revolução socialista como caminho para a nova ordem democrática.
D
Recusa de uma tutela partidária e/ou sindical e discurso em defesa da ética.
f0f6bcf7-b0
PUC-MINAS 2013 - Atualidades - Arte e Cultura na Atualidade, Atualidades do ano de 1994 ao ano de 2013

Este ano de 2013 tornou sessentão o espião mais famoso da história do cinema: James Bond, o agente 007 (criado por Ian Fleming em 1953).


A primeira vez que o charmoso espião apareceu para o público foi na publicação de bolso da novela Casino Royale. No cinema apareceu pela primeira vez em 1962, em O satânico Dr. No. Fleming faleceu em 1964, deixando escritos doze livros e dois contos do superagente de espionagem da MI-6 e depois outros autores como Kingsley Amis continuaram dando vida à personagem.


A substância para ação de espionagem da personagem vai ao encontro do contexto vivenciado pelo seu criador (Fleming), que foi:

A
a corrida espacial e nuclear entre Estados Unidos e Inglaterra.
B
a crise britânica após a conquista de seu território pelos russos.
C
o cenário de guerra ideológica entre soviéticos e americanos.
D
o capitalismo internacional impactando na produção industrial.
f0b94e84-b0
PUC-MINAS 2013 - Atualidades - Saúde, Questões Sociais

Analise o mapa dos países com registros de casos de dengue no ano de 2011.

A partir da análise desse mapa e de outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:

A
A incidência de casos de dengue na Ásia se concentra na região de maior densidade populacional, dificultando e onerando os programas de erradicação da doença.
B
A grande incidência de casos de dengue na América do Sul e África se deve às características ambientais favoráveis ao mosquito transmissor e às condições socioeconômicas das populações.
C
As regiões desérticas da África e Oceania apresentam ecossistemas pouco favoráveis à sobrevivência do mosquito transmissor, contribuindo para a diminuição da incidência de casos de dengue nesses locais.
D
O mosquito transmissor da dengue, originário de ecossistemas de clima tropical, com temperaturas médias elevadas e alta pluviosidade, sobrevive em ecossistemas de clima frio com temperaturas médias baixas e com ocorrência de neve.
f0cc1ea2-b0
PUC-MINAS 2013 - Atualidades - Trabalho, Transporte, Previdência e outras Questões Sociais, Questões Sociais

As grandes manifestações ocorridas no Brasil durante os meses de junho e julho deste ano foram iniciadas a partir do reajuste das tarifas de ônibus em grandes metrópoles brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo. Apesar da diversidade de reivindicações apresentadas durante os protestos, a pauta inicial do movimento ancorou-se na defesa da “tarifa zero” no transporte público, pauta defendida pelo MPL – Movimento Passe Livre, trazendo o tema da mobilidade urbana para o centro dos debates da sociedade.


Sobre o transporte público nas grandes cidades brasileiras, é INCORRETO afirmar:

A
Os investimentos em transportes públicos não acompanharam o rápido crescimento populacional das cidades, o que levou a uma situação de colapso, uma vez que os serviços prestados à população não conseguem atender à demanda crescente.
B
Os meios de transporte público são considerados como ineficientes, com baixo padrão de conforto para os usuários e com custo elevado diante do padrão médio de renda da população.
C
Há no país uma clara prioridade ao transporte público de massa, em detrimento do transporte individual, provocando esgotamento do sistema, diante do crescimento acentuado de novos usuários, que optam pela não utilização do automóvel em seus deslocamentos diários.
D
A utilização do ônibus como modalidade principal de transporte de massa chegou ao seu limite, apontando para a necessidade de priorizar, nas grandes cidades brasileiras, outras modalidades de transporte de alta capacidade.