Questõessobre Energia na Atualidade

1
1
Foram encontradas 5 questões
1682e427-e6
IFAL 2015 - Atualidades - Energia na Atualidade

O gráfico abaixo mostra a situação brasileira da disponibilidade de energia elétrica. Com base nele e excetuando-se a energia elétrica importada, podemos afirmar que


A
a fonte de energia elétrica renovável com maior potência gerada é o gás natural.
B
a energia fóssil com maior potência elétrica gerada é o carvão mineral.
C
apesar de sua importância, a geração de energia elétrica das fontes solar e eólica ainda é pouco representativa em relação ao total de energia elétrica produzida.
D
a ausência prolongada de chuvas no país não afeta a disponibilidade de energia elétrica.
E
a grande maioria da energia elétrica é oriunda de fontes não renováveis.
29d6533e-de
Esamc 2014 - Atualidades - Política, Atualidades do ano de 2014, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global na Atualidade, Política Internacional, Energia na Atualidade

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o dia 22 de março ficou registrado como o Dia Mundial da Água. Anualmente, o Dia Mundial da Água gira em torno de um tema também definido pela ONU. Para 2014 as discussões e reflexões tiveram como pauta “Água e Energia”.


O tema escolhido para este ano tem grande relevância em cenário mundial. Das alternativas abaixo, assinale a única que não apresenta informações corretas sobre essa temática:

A
Os principais processos para geração de energia consomem grandes volumes de água bem como a extração, o tratamento e a distribuição de água necessitam de considerável disponibilidade energética.
B
Dos 7 bilhões de habitantes do mundo, 2,5 bilhões de pessoas têm acesso deficitário à energia elétrica e 2,8 bilhões vivem em áreas com preocupante escassez de água.
C
Nos próximos 20 anos o consumo mundial de energia aumentará significativamente, exigindo uma disponibilidade hídrica muito superior à demandada atualmente.
D
A demanda cada vez maior por alimentos e o consequente aumento da produção agrícola aumentarão significativamente as demandas de água e energia em todo o planeta podendo acirrar disputas sociais e econômicas por seus acessos.
E
O aumento significativo da demanda de água para a geração de energia vem se tornando o principal responsável pela falta de água para o consumo doméstico e a desertificação de grandes áreas produtivas em todo o planeta.
9b963d44-e0
FAG 2017 - Atualidades - Energia na Atualidade, Atualidades do ano de 2016

A 3ª maior hidrelétrica do Brasil foi inaugurada oficialmente em dezembro de 2016. Com 50 turbinas, a usina de tem capacidade para gerar 3.750 megawatts. Teve investimento de R$ 19 bilhões e poderá abastecer 40 milhões de pessoas. O nome dessa usina hidrelétrica é:

A
Jirau.
B
Xingó.
C
Paulo Afonso.
D
Tucuruí.
E
Sobradinho.
b2e269bb-e0
FAG 2017 - Atualidades - Energia na Atualidade, Atualidades do ano de 2016

A 3ª maior hidrelétrica do Brasil foi inaugurada oficialmente em dezembro de 2016. Com 50 turbinas, a usina de tem capacidade para gerar 3.750 megawatts. Teve investimento de R$ 19 bilhões e poderá abastecer 40 milhões de pessoas. O nome dessa usina hidrelétrica é:

A
Jirau.
B
Xingó.
C
PauloAfonso.
D
Tucuruí.
E
Sobradinho
e8f0097a-94
UNESP 2011 - Atualidades - Atualidades do ano de 1994 ao ano de 2013, Energia na Atualidade

Considerando os resultados e as condições nas quais foi realizado o  experimento, e considerando os processos de obtenção e produção da energia que permitem a movimentação dos músculos do homem, pode-se dizer corretamente que quatro homens

Os carros híbridos, cujos motores funcionam a combustão interna (geralmente combustíveis fósseis) e eletricidade, são tidos como alternativa viável para reduzir a emissão veicular de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.
Para testar se são realmente ecológicos, pesquisadores italianos compararam as emissões de dióxido de carbono de quatro homens, em três situações, correndo, caminhando e andando de bicicleta, com as emissões de dióxido de carbono de carros movidos a gasolina, de carros movidos a óleo diesel e de carros híbridos, quando cada um desses tipos de carros transportava esses mesmos quatro homens em percursos urbanos. Os resultados são apresentados no gráfico a seguir, onde as barras representam a emissão de CO2 de cada tipo de carro, e as linhas vermelhas representam a emissão de CO2 pelo grupo de quatro homens.


A
transportados por um carro híbrido apresentam a mesma taxa respiratória que quatro homens pedalando, e liberam para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada pelo carro híbrido que os está transportando.
B
correndo consomem mais glicose que quatro homens pedalando ou quatro homens caminhando, e liberaram para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por um carro híbrido que os estivesse transportando.
C
pedalando consomem mais oxigênio que quatro homens caminhando ou correndo, e cada um desses grupos libera para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por um veículo híbrido que os estivesse transportando.
D
pedalando têm maior consumo energético que quatro homens caminhando ou quatro homens correndo, e cada um desses grupos libera para a atmosfera menor quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por qualquer
veículo que os estivesse transportando.
E
transportados por um veículo a gasolina ou por um veículo a diesel liberam para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por quatro homens transportados por um veículo híbrido, ou por aquela liberada pelo carro híbrido que os está transportando.