O orientalismo é uma construção ocidental sobre os povos
e culturas orientais, segundo o intelectual Edward Said.
Nesse processo, preconceitos e estereótipos são
construídos sobre sociedades muito diversas entre si.
Referências à cultura islâmica são particularmente ricas
para a construção desse imaginário estereotipado, sobretudo em suas elaborações pela literatura e pelas
artes plásticas europeias.
Rudolph Weisse, (1869-1927) Os jogadores de dados.
(Disponível em https://blog.britishmuseum.org/an-introduction-to-orientalis
tpainting/?_ga=2.56311842.808380880.15712149821542458113.156864822
4 . Acessado em 09/11/2020.)
Considerando a obra do pintor tcheco reproduzida acima e
as reflexões formuladas por Said, assinale a alternativa
correta.
O orientalismo é uma construção ocidental sobre os povos
e culturas orientais, segundo o intelectual Edward Said.
Nesse processo, preconceitos e estereótipos são
construídos sobre sociedades muito diversas entre si.
Referências à cultura islâmica são particularmente ricas
para a construção desse imaginário estereotipado, sobretudo em suas elaborações pela literatura e pelas
artes plásticas europeias.
Rudolph Weisse, (1869-1927) Os jogadores de dados.
(Disponível em https://blog.britishmuseum.org/an-introduction-to-orientalis
tpainting/?_ga=2.56311842.808380880.15712149821542458113.156864822
4 . Acessado em 09/11/2020.)
Considerando a obra do pintor tcheco reproduzida acima e
as reflexões formuladas por Said, assinale a alternativa
correta.
A
Destaca-se, na representação da cena, a ausência de
mulheres; tal construção sinaliza a condição de
submissão feminina nas sociedades islâmicas e
contrasta com a ideia de mulheres ativistas no final do
século XIX que lutavam pelo voto no Ocidente.
B
A obra retrata o cotidiano de uma sociedade de
costumes tradicionais e remete à ideia de um modelo
de vida simples e sem tensões sociais evidentes,
demarcando ritmos históricos distintos entre o Oriente
e o Ocidente.
C
O realismo da pintura tem uma forte influência da
fotografia, com suas técnicas e inovações sobre luzes
e sombras, e valoriza os costumes das sociedades
islâmicas e seus estilos de vida, num tipo de pintura
conhecida como costumbrismo.
D
A cena do garoto e do senhor pedindo esmolas é um traço da cultura religiosa islâmica e, para os pintores europeus da época, a religião era uma das principais diferenças entre eles e os povos do Oriente Médio e do Norte da África.