Questão ff03df7b-f9
Prova:PUC - RJ 2019
Disciplina:Espanhol
Assunto:Interpretação de Texto | Comprensión de Lectura

El artículo trata sobre

Texto adaptado, de Enrique Vaquerizo, publicado en El País, el 01/04/2019.

A
los riesgos que envuelve para los escaladores neófitos la subida al Huayna Potosí en Bolivia.
B
la importancia de la culinaria indígena en la zona montañosa cercana al Huayna Potosí.
C
el surgimiento de un grupo de mujeres indígenas escaladoras en Bolivia.
D
las montañas más desafiantes para escaladores entre 24 y 50 años en América del Sur.
E
la historia de la Asociación de Guías de Montaña y Trekking de Bolivia.

Gabarito comentado

Anna Carolina Land Formada em Letras pela UFOP. Mestra em Linguística pela UERJ. tradutora, revisora de textos e professora de inglês e espanhol.
Questões com textos extremamente longos podem causar um pouco de receio de passar de maneira inatenta por algum conteúdo importante para a resposta. No caso de interpretações de texto, pode-se adotar uma técnica inicial chamada skimming: ler o texto por alto, focando em palavras-chave e tentando buscar a ideia central de cada parágrafo. Em textos mais longos, anotar essas ideias é importante, para que, após ler as opções da questão, seja mais fácil retornar à leitura em pontos específicos, sem perder muito tempo passando os olhos novamente pelo texto.

A pergunta da questão é justamente um exercício de identificar a que se propõe o texto, sua ideia principal. Não existe uma regra – por exemplo, o tópico frasal do parágrafo sempre aparece na primeira linha ou a ideia principal do texto está sempre no último parágrafo. Isso varia muito de acordo com o estilo da escrita e o gênero textual – por isso, a competência em leitura precisa lançar mão de outras estratégias. Uma delas, por exemplo, é a identificação dos elementos que se repetem a cada parágrafo. E algo que chama a atenção em todo o texto é o fato de que cada parágrafo aborda um tema a partir da inclusão de vozes femininas – como se pode ver nos excertos a seguir, retirados dos três primeiros parágrafos: “Lidia y otras 10 esposas de guias de montaña (...) completaban (...) los cerca de 1.000 metros (...)", “has integrar a 16 escaladoras", “cinco cholitas escaladoras (...) emprendían una expedición a Chile...". Na linha 35, porém, há uma informação, um fato, a partir do qual outras informações serão desenvolvidas (“Analía Gonzáles y Elena Quispe consiguieron el objetivo, convirtiéndose en las primeras mujeres indígenas en hacer cumbre y en auténticos íconos del alpinismo boliviano.") Após este fato, as demais informações do texto buscam explorar outras ações que igualmente foram consideradas desbravadoras e realizadas por mulheres – elas, no entanto, ocorreram após a conquista de Gonzáles e Quispe. Assim sendo, pode-se afirmar que  o foco do texto está em enaltecer o surgimento e tornar conhecidos os feitos dos blocos de mulheres alpinistas na Bolívia.

A) As informações do texto buscam explorar ações que foram consideradas desbravadoras e realizadas por mulheres – elas, no entanto, ocorreram após a conquista de Gonzáles e Quispe. Pode-se afirmar que  o foco do texto está em enaltecer o surgimento e tornar conhecidos os feitos dos blocos de mulheres alpinistas na Bolívia. INCORRETA.

B)
O tema central do texto está nas excursões realizadas por mulheres que escalam montanhas na Bolívia, uma atividade tipicamente masculina naquele país. A culinária não aparece no texto. INCORRETA.

C)
Na linha 35 há uma informação, um fato, a partir do qual outras informações serão desenvolvidas (“Analía Gonzáles y Elena Quispe consiguieron el objetivo, convirtiéndose en las primeras mujeres indígenas en hacer cumbre y en auténticos íconos del alpinismo boliviano.") Após este fato, as demais informações do texto buscam explorar outras ações que igualmente foram consideradas desbravadoras e realizadas por mulheres – elas, no entanto, ocorreram após a conquista de Gonzáles e Quispe. Assim sendo, pode-se afirmar que  o foco do texto está em enaltecer o surgimento e tornar conhecidos os feitos dos blocos de mulheres alpinistas na Bolívia. CORRETA.

D) De acordo com o texto, cinco mulheres alpinistas com idades entre 24 e 50 anos empreenderam uma expedição ao Aconcágua, no Chile, para escalarem a montanha mais alta da América do Sul. Não há informação no texto sobre qual é a montanha mais desafiante para pessoas na faixa etária informada, mas, ao final do texto, na linha 54, diz-se que o monte Everest é a montanha que mais desafia alpinistas no mundo – no texto, a montanha foi apelidada de “o teto do mundo", o que dá a dimensão da complexidade em chegar ao seu cume.
INCORRETA.

E) Os parágrafos do texto não focam na história da Associação de Guias de Montanha e Trekking da Bolívia, caso contrário todos eles teriam um pouco desse tema.
Algo que chama a atenção em todo o texto é o fato de que cada parágrafo aborda um tema a partir da inclusão de vozes femininas – como se pode ver nos excertos a seguir, retirados dos três primeiros parágrafos: “Lidia y otras 10 esposas de guias de montaña (...) completaban (...) los cerca de 1.000 metros (...)", “has integrar a 16 escaladoras", “cinco cholitas escaladoras (...) emprendían una expedición a Chile...". A partir da linha 35, o empreendedorismo de mulheres alpinistas ganha ainda mais destaque, com a conquista de Gonzáles e Quispe. INCORRETA.

Gabarito da Professora: Letra C.


Estatísticas

Questões para exercitar

Dicas de estudo