Questão fb933bbb-6b
Prova:ENEM 2020
Disciplina:Biologia
Assunto:Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

A perfuração de poços para a extração de petróleo causa soterramento do leito submarino, contaminação química e aumento da turbidez da água. Além disso, o vazamento desses hidrocarbonetos gera efeitos adversos, em especial no metabolismo de organismos aquáticos, influenciando as cadeias alimentares de ecossistemas marinhos. Essas consequências negativas advêm das propriedades do petróleo, uma mistura oleosa de substâncias orgânicas, de coloração escura e menos densa que a água.


A consequência do vazamento dessa mistura na produtividade primária do ecossistema é o(a)

A
redução da atividade do fitoplâncton, em decorrência da alteração na zona fótica.
B
intoxicação dos animais filtradores, em decorrência da absorção de óleo. 
C
bioacumulação do óleo no zooplâncton, por causa da sua agregação.
D
mortandade dos peixes, causada pela obstrução das suas brânquias.
E
dizimação da população de bentônicos, pelo seu soterramento.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão fala sobre os problemas causados pela extração de petróleo, citando soterramento, contaminação química e aumento da turbidez da água, que influenciam as cadeias alimentares dos ecossistemas marinhos. Várias são as consequências do vazamento do petróleo, que é uma mistura oleosa menos densa que a água. Os ecossistemas marinhos são diretamente afetados pela turbidez (dificuldade de ultrapassar a luz) por conta da fotossíntese que é realizada pelos vegetais marinhos. O enunciado cita a consequência na produtividade primária, que é realizada pelos produtores das cadeias alimentares com a fotossíntese. Como os produtores (vegetais marinhos) necessitam da luz solar para absorver a energia, a turbidez da água causada pela camada oleosa que é menos densa que a água, flutuando na superfície, afeta negativamente essa passagem de luz, diminuindo a incidência solar e, consequentemente, a realização da fotossíntese por esses organismos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)



A consequência do vazamento dessa mistura na produtividade primária do ecossistema é o(a)


a) redução da atividade do fitoplâncton, em decorrência da alteração na zona fótica. A zona fótica é a camada superficial que ocorre a penetração de luz, e com a turbidez da água causada pela película oleosa (petróleo), a atividade dos organismos fotossintetizantes fica reduzida. CORRETA.

b) intoxicação dos animais filtradores, em decorrência da absorção de óleo.
 Essa é uma consequência para esses animais, porém eles não fazem parte da produtividade primária da cadeia alimentar. Incorreta.

c) bioacumulação do óleo no zooplâncton, por causa da sua agregação.
Também se trata de uma consequência para o zooplâncton, mas não tem relação com a produtividade primária. Incorreta.

d) mortandade dos peixes, causada pela obstrução das suas brânquias.
 É uma consequência para os peixes, que fazem parte da cadeia alimentar, porém eles não são produtores, não sendo parte da produtividade primária. Incorreta.

e) dizimação da população de bentônicos, pelo seu soterramento.
Uma das consequências da perfuração do poço, e não do vazamento de petróleo, é a redução de animais bentônicos, sem relação com a produtividade primária e o vazamento. Incorreta.


 

Gabarito do Professor: Alternativa A.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo