Questão fb64aeab-6b
Prova:ENEM 2020
Disciplina:Biologia
Assunto:Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Em 2012, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou sua intenção de trabalhar na clonagem de espécies ameaçadas de extinção no Brasil, como é o caso do lobo-guará, da onça-pintada e do veado-catingueiro. Para tal, células desses animais seriam coletadas e mantidas em bancos de germoplasma para posterior uso. Dessas células seriam retirados os núcleos e inseridos em óvulos anucleados. Após um desenvolvimento inicial in vitro, os embriões seriam transferidos para úteros de fêmeas da mesma espécie. Com a técnica da clonagem, espera-se contribuir para a conservação da fauna do Cerrado e, se der certo, essa aplicação pode expandir-se para outros biomas brasileiros.

Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 8 mar. 2013 (adaptado).


A limitação dessa técnica no que se refere à conservação de espécies é que ela

A
gera clones haploides inférteis.
B
aumenta a possibilidade de mutantes.
C
leva a uma diminuição da variabilidade genética.
D
acarreta numa perda completa da variabilidade fenotípica.
E
amplia o número de indivíduos sem capacidade de realizar diferenciação celular.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão traz uma intenção de clonagem de espécies ameaçadas pela Embrapa, coletando células e mantendo em banco de germoplasma para depois retirar os núcleos e inserir em óvulos anucleados, para posterior transferência dos embriões ao útero de uma fêmea. Esse processo contribui para a conservação, porém traz algumas limitações. A clonagem é um processo de criação de organismos geneticamente idênticos por meio da reprodução assexuada. O tipo apresentado no enunciado é chamado de clonagem reprodutiva, que tem como finalidade a produção de organismos idênticos ao progenitor. Alguns problemas podem ocorrer, como a morte precoce dos clones e a presença de anormalidades, além de apresentar limitações quanto às questões éticas, culturais e religiosas, e quanto à diminuição da variabilidade genética pela ausência da fecundação cruzada (sexuada). (Intercâmbio de germoplasma. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Acesso em fevereiro de 2021. Disponível em https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/pesquisa-e-desenvolvimento/intercambio-de-germoplasma; Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)



Fonte da imagem: site planetabiologia.com


A limitação dessa técnica no que se refere à conservação de espécies é que ela



a) gera clones haploides inférteis. Não há como gerar organismos haploides, uma vez que eles serão cópias idênticas ao do organismo gerador. Incorreta.

b) aumenta a possibilidade de mutantes.
Essa técnica não aumenta a mutação, pois ela ocorre de forma aleatória e não possui relação com o processo de clonagem. Incorreta.

c) leva a uma diminuição da variabilidade genética.
A clonagem gera indivíduos geneticamente iguais, diminuindo a variabilidade genética de espécies pela reprodução não ocorrer de forma sexuada, sendo uma limitação importante para a conservação de espécies. CORRETA.

d) acarreta numa perda completa da variabilidade fenotípica.
Os fenótipos consideram o ambiente além dos genótipos apenas, não ocorrendo perda dessa variabilidade, pois a clonagem gera organismos geneticamente iguais, mas não fenotipicamente iguais. Incorreta.

e) amplia o número de indivíduos sem capacidade de realizar diferenciação celular.
A diferenciação celular ocorre da mesma forma, com os indivíduos clonados. Incorreta.



Gabarito do Professor: Alternativa C. 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo