Questão f8275b51-e3
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Considerando o Texto 6 bem como o contexto histórico
e literário de sua produção, assinale a afirmativa correta.
Considerando o Texto 6 bem como o contexto histórico
e literário de sua produção, assinale a afirmativa correta.
TEXTO 6
Todos os anos, nas férias da escola, Conceição
vinha passar uns meses com a avó (que a criara desde que
lhe morrera a mãe), no Logradouro, a velha fazenda da
família, perto de Quixadá. Ali tinha a moça o seu quarto, os
seus livros, e, principalmente, o velho coração amigo de
Mãe Nácia. (...)
Conceição tinha vinte e dois anos e não falava em
casar. As suas poucas tentativas de namoro tinham-se ido
embora com os dezoito anos e o tempo de normalista; dizia
alegremente que nascera solteirona. Ouvindo isso, a avó
encolhia os ombros e sentenciava que mulher que não casa
é um aleijão...
─ Esta menina tem umas ideias!
Estaria com razão a avó? Porque, de fato,
Conceição talvez tivesse umas ideias; escrevia um livro
sobre pedagogia, rabiscara dois sonetos, e às vezes lhe
acontecia citar o Nordau ou o Renan da biblioteca do avô.
Chegara até a se arriscar em leituras socialistas, e
justamente dessas leituras é que lhe saíam as piores das
tais ideias, estranhas e absurdas à avó. (...)
QUEIROZ, Rachel de. O Quinze. 54ª ed. São Paulo: Siciliano,
1993, p. 9-10.(trecho adaptado)
TEXTO 6
Todos os anos, nas férias da escola, Conceição
vinha passar uns meses com a avó (que a criara desde que
lhe morrera a mãe), no Logradouro, a velha fazenda da
família, perto de Quixadá. Ali tinha a moça o seu quarto, os
seus livros, e, principalmente, o velho coração amigo de
Mãe Nácia. (...)
Conceição tinha vinte e dois anos e não falava em
casar. As suas poucas tentativas de namoro tinham-se ido
embora com os dezoito anos e o tempo de normalista; dizia
alegremente que nascera solteirona. Ouvindo isso, a avó
encolhia os ombros e sentenciava que mulher que não casa
é um aleijão...
─ Esta menina tem umas ideias!
Estaria com razão a avó? Porque, de fato, Conceição talvez tivesse umas ideias; escrevia um livro sobre pedagogia, rabiscara dois sonetos, e às vezes lhe acontecia citar o Nordau ou o Renan da biblioteca do avô. Chegara até a se arriscar em leituras socialistas, e justamente dessas leituras é que lhe saíam as piores das tais ideias, estranhas e absurdas à avó. (...)
─ Esta menina tem umas ideias!
Estaria com razão a avó? Porque, de fato, Conceição talvez tivesse umas ideias; escrevia um livro sobre pedagogia, rabiscara dois sonetos, e às vezes lhe acontecia citar o Nordau ou o Renan da biblioteca do avô. Chegara até a se arriscar em leituras socialistas, e justamente dessas leituras é que lhe saíam as piores das tais ideias, estranhas e absurdas à avó. (...)
QUEIROZ, Rachel de. O Quinze. 54ª ed. São Paulo: Siciliano,
1993, p. 9-10.(trecho adaptado)
A
A obra tem como tema principal os embates da
mulher diante de uma sociedade fortemente
patriarcal; nesse contexto repressor, Conceição
mostra-se uma mulher à frente de seu tempo.
B
O Quinze se insere no romance regional de 30,
segunda fase do Modernismo brasileiro, que se
volta para a denúncia social e traz personagens
construídos a partir de elementos psicológicos
que lhes conferem mais humanidade.
C
A opção por uma linguagem elaborada, com emprego de vocabulário erudito, indica um nexo com as características de Conceição, personagem caracterizada como uma moça de vasta cultura, muito apreciadora da leitura.
D
Para a personagem Conceição, representante da
classe rica, que tem acesso à educação e aos
bens materiais, a seca não tem outro significado
senão o de um incidente climático eventual, que
não é capaz de envolvê-la verdadeiramente.
E
Rachel de Queiroz, fiel aos princípios defendidos
pelos autores da primeira fase do Modernismo
brasileiro, mostra uma marcante preocupação em
empregar a variedade linguística regional
nordestina, que repercute amplamente no estilo
de O Quinze.