Questão f5edeccc-e3
Prova:UCPEL 2018
Disciplina:Biologia
Assunto:Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Em 2017 a Estação ecológica do Taim, localizada no extremo sul do Brasil, foi ampliada passando a ter 32 mil hectares,conforme informações do Ministério do Meio Ambiente. Criada em junho de 1979, sua finalidade é a preservação de um grande viveiro natural de animais e vegetais distribuídos em banhados, campos, lagoas, praias arenosas e dunas litorâneas. Ela abriga muitas espécies ameaçadas de extinção, como a lontra e o gavião-cinza, que estão nessa lista. Além de outros que são mais fáceis de serem avistados como jacaré-do-papo-amarelo, tartaruga-tigred’água, capivara e o graxaim-do-campo. Em relação ao ambiente mencionado, podemos afirmar que

A
a perda progressiva de energia ao longo da cadeia alimentar é um dos fatores que justifica a menor abundância de gaviõescinza em relação a abundância de capivaras.
B
numa pirâmide energética com algumas espécies mencionadas, a menor quantidade de energia estaria disponível para o graxaimdo-campo, pois trata-se de um animal herbívoro.
C
as lontras ocupam o primeiro nível trófico em qualquer tipo de pirâmide ecológica, por isso a falta de preservação do seu ambiente representa uma grande ameaça de extinção dessa espécie.
D
os banhados existentes na Estação ecológica do Taim, são um bioma fundamental para manutenção da eficiência trófica nesse tipo de ambiente, pois abrigam diversas espécies de plantas e animais.
E
o jacaré-do-papo amarelo e uma tartarugatigre-d´água nunca poderiam ocupar um mesmo nível trófico, pois um é carnívoro e outro é onívoro.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo