Questão eacb18b1-d5
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A Literatura brasileira, nas primeiras décadas do
século XX:
1) deixa de ser um mero eco de estéticas
estrangeiras e passa a ter como referência
principal a própria realidade nacional.
2) sem ignorar a cultura internacional, recusa-se a
absorvê-la passivamente e procura assimilar
criticamente seus valores.
3) aproxima a expressão de suas obras literárias da
linguagem manifestada nos padrões da cultura e
do falar brasileiro.
4) as produções de seus primeiros representantes
acercavam-se da abordagem afetada e artificial
de escolas anteriores.
As observações que remetem, corretamente, ao
movimento literário do Modernismo, estão nas
alternativas:
A Literatura brasileira, nas primeiras décadas do século XX:
1) deixa de ser um mero eco de estéticas estrangeiras e passa a ter como referência principal a própria realidade nacional.
2) sem ignorar a cultura internacional, recusa-se a absorvê-la passivamente e procura assimilar criticamente seus valores.
3) aproxima a expressão de suas obras literárias da linguagem manifestada nos padrões da cultura e do falar brasileiro.
4) as produções de seus primeiros representantes acercavam-se da abordagem afetada e artificial de escolas anteriores.
As observações que remetem, corretamente, ao movimento literário do Modernismo, estão nas alternativas:
É uma tendência substancialmente poética, situada na
segunda metade do século XIX. Embora seja
simultaneamente contemporânea do Realismo e do
Naturalismo, não compartilha dos ideais desses
movimentos literários, pois não pretende fazer da arte um
mecanismo de interpretação objetiva. Pretende, isso sim,
um esteticismo ancorado no princípio da “arte pela arte”,
suprimindo da obra de arte qualquer dimensão utilitarista.
O culto à forma, a sofisticação de seus meios de expressão
e a rejeição de assuntos corriqueiros e triviais são as
marcas mais evidentes de seu projeto de ‘arte poética’.
É uma tendência substancialmente poética, situada na
segunda metade do século XIX. Embora seja
simultaneamente contemporânea do Realismo e do
Naturalismo, não compartilha dos ideais desses
movimentos literários, pois não pretende fazer da arte um
mecanismo de interpretação objetiva. Pretende, isso sim,
um esteticismo ancorado no princípio da “arte pela arte”,
suprimindo da obra de arte qualquer dimensão utilitarista.
O culto à forma, a sofisticação de seus meios de expressão
e a rejeição de assuntos corriqueiros e triviais são as
marcas mais evidentes de seu projeto de ‘arte poética’.
A
1, 2 e 3, apenas.
B
1, 2, 3 e 4.
C
1, 3 e 4, apenas.
D
2 e 3, apenas.
E
1 e 4, apenas.