A medida mais eficaz a ser tomada, visando à conservação da planície pantaneira e à preservação de sua grande biodiversidade, é a conscientização da sociedade e a organização de movimentos sociais que exijam
Gabarito comentado
A alternativa (A) está incorreta, pois a criação de parque ecológicos na área do pantanal não é a medida mais adequada, uma vez que esse tipo de ação não evita a ocorrência de problemas como a diminuição da erosão e do desmatamento.
A alternativa (B) está incorreta, pois, embora a pesca e a caça indiscriminadas ameacem a biodiversidade, é possível permitir esse tipo de atividade desde que de forma controlada, visando à subsistência das populações locais. Além disso, a preservação da planície e de sua biodiversidade seria muito mais eficaz por meio do controle do desmatamento e da erosão.
A alternativa (C) está incorreta, pois o aumento das pastagens destrói a vegetação nativa e colabora para a degradação da planície e de sua biodiversidade, e não para a preservação.
A alternativa (D) está correta. Combater o desmatamento e a erosão é a principal medida que deve ser tomada para proteger a região do pantanal. Evitando a erosão nas cabeceiras dos rios, consegue-se retomar o volume de água dos rios, que é tão essencial à preservação da planície como um todo e de sua biodiversidade.
A alternativa (E) está incorreta. A construção de barragens é uma medida artificial que não resolve o problema em sua origem. O ideal é combater a erosão nas cabeceiras dos rios, de modo a manter o nível de água em patamares suficientes para garantir a sobrevivência do ecossistema pantaneiro.