Questão e536262b-d9
Prova:UEA 2019
Disciplina:Biologia
Assunto:Hereditariedade e diversidade da vida, Herança ligada ao sexo

Um dos testes iniciais para verificação da ocorrência do daltonismo consiste na identificação de números em imagens coloridas, como o ilustrado na figura.


(http://portaldaoftalmologia.com.br)


Caso a pessoa identifique o número 74, ela não apresenta daltonismo. Caso a pessoa identifique o número 21, ela é provavelmente daltônica para as cores vermelha e verde. O diagnóstico final, no entanto, depende de outros procedimentos médicos.

O daltonismo é classificado e estudado no ensino médio como uma herança genética do tipo



A
alelos múltiplos.
B
ligada ao sexo.
C
dominância simples.
D
codominância.
E
epistasia.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Imagem da questão:
O enunciado da questão fala sobre a identificação de números em figuras com cores para um possível diagnóstico de daltonismo. O daltonismo é uma doença hereditária condicionada por um gene recessivo d localizado no cromossomo X e é representado por XD e Xd. Mulheres apresentam dois cromossomos X, podendo ter três genótipos (neste locus): XDXD (normal), XDXd (normal portadora) e XdXd (daltônica). Homens apresentam apenas um gene para essa característica, podendo ser o alelo normal XDY ou o condicionante para daltonismo XdY. Esse é um caso de herança genética ligada ao sexo. (Amabis & Martho. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991).
O daltonismo é classificado e estudado no ensino médio como uma herança genética do tipo:

a) alelos múltiplos. Essa é uma condição em que o genótipo apresenta três ou mais alelos no mesmo locus, o que não ocorre no daltonismo. Incorreta.

b) ligada ao sexo. O daltonismo é um caso de herança genética ligada ao sexo, condicionada ao cromossomo sexual X. CORRETA.

c) dominância simples. A dominância simples ocorre quando um alelo totalmente dominante impede a expressão do segundo alelo, sendo totalmente recessivo. O daltonismo é condicionado a um gene recessivo, na dominância, a doença não ocorre. Incorreta.

d) codominância. A codominância ocorre em indivíduo heterozigoto, onde há a expressão de ambos os alelos, não apresentando gene dominante ou recessivo. Incorreta.

e) epistasia. A epistasia é a inibição de genes, onde um gene mascara ou interrompe a ação de outro gene não alelo. Incorreta.

Gabarito do professor: B - ligada ao sexo

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo