Questão e4dd883c-d9
Prova:UEA 2019
Disciplina:Geografia
Assunto:Amazônia

A década de 1970 representa um momento novo da história da Amazônia. A ditadura militar [1964-1985] começou a implantar um projeto de ocupação para a Amazônia, procurando atrair o capital de grandes empresas do Sudeste para os projetos agropecuários na região. [...] A ditadura disseminou a noção de que a Amazônia era um vazio demográfico para justificar suas ações. Se era, o que se deveria fazer? Ocupar, encher o vazio.


(Francisco de Assis Costa. “As múltiplas faces da Amazônia”. Pesquisa Fapesp, março de 2019.)

Economista e professor da Universidade Federal de Belém, Francisco de Assis Costa descreve políticas de desenvolvimento econômico aplicadas na região amazônica. Essas políticas estavam baseadas

A
na valorização da diversidade de estruturas produtivas já estabelecidas ao longo da história.
B
no empenho de preservação das reservas indígenas contra a infiltração de garimpeiros.
C
na necessidade de defesa militar de uma região petrolífera ambicionada internacionalmente.
D
na incorporação das reivindicações culturais do conjunto das populações ribeirinhas.
E
no discurso de deslegitimação das práticas socioeconômicas previamente existentes.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
O texto associado aborda politicas públicas para o desenvolvimento econômico na Amazônia e o enunciado busca a alternativa correta sobre o tema: 

A) A região historicamente padece de baixa diversificação de atividades econômicas.

B) Este tipo de política é imprescindível para a manutenção da biodiversidade e o respeito aos direitos dos povos originários, mas não possui caráter de estímulo direto ao desenvolvimento econômico regional.
C) Apesar de existirem jazidas de hidrocarbonetos na Amazônia, sua exploração não é tão vantajosa assim e tampouco essa é a principal riqueza natural da região. 
D) Importante ação do ponto de vista social e cultural, mas que não corresponde a política de desenvolvimento econômico regional.
E) As práticas socioeconômicas tradicionais são contraditórias à lógica de desenvolvimento econômico, com base na exploração de recursos naturais. Extrativismo de látex, pesca, coleta e beneficiamento de gêneros alimentícios, cosméticos e farmacológicos não combinam com desmatamento para a expansão da fronteira agrícola, mineração e exportação de madeira.    


GABARITO DO PROFESSOR: E


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo