Questão e132f100-7a
Prova:USS 2022
Disciplina:Biologia
Assunto:Respiração celular e fermentação, Moléculas, células e tecidos

Admita um indivíduo com sintomas de anemia, cuja análise de uma amostra de sangue revelou uma produção excessivamente baixa de lactato pelas hemácias, indicando disfunção no metabolismo energético.


A etapa da respiração celular das hemácias que está alterada, resultando em baixos níveis de lactato é:

A
fosforilação oxidativa
B
síntese de acetil-coA
C
ciclo de Krebs
D
glicólise

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão fala da análise de uma amostra de sangue com produção muito baixa de lactato pelas hemácias, que indica disfunção no metabolismo energético, pedindo a alternativa correta sobre a etapa da respiração celular das hemácias que está alterada, com baixos níveis de lactato. A energia química que o corpo necessita é liberada através da quebra de cadeia de carbono, ocorrendo por meio da fermentação e respiração celular. A mitocôndria é a organela responsável pela respiração celular aeróbia. A respiração celular ocorre dentro das células, especificamente nas mitocôndrias, oxidando a glicose e liberando energia para as células, pela reação: C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 +6H2O + ENERGIA. Ela é um processo composto de três etapas: a glicólise, que ocorre no citosol da célula; o ciclo de Krebs (ciclo dos ácidos tricarboxílicos, ou ciclo do ácido cítrico), que ocorre na matriz mitocondrial; e a fosforilação oxidativa, que ocorre na membrana interna da mitocôndria. A glicólise ocorre no citoplasma de todos os seres vivos, em ausência de oxigênio (processo anaeróbio) onde há produção de ácido pirúvico a partir da glicose, pela equação global: C6H12O6+ 2 NAD+ 2ADP + 2Pi → 2C3H4O+ 2ATP +2 NADH +2H+. No ciclo de Krebs, as duas moléculas resultantes da glicólise se direcionam para a matriz mitocondrial, e uma das moléculas reage com a enzima A (CoA) produzindo Acetil – CoA que reage com o ácido oxalacético e produz uma molécula de ácido cítrico, e ao término de oito reações, são liberadas duas moléculas de CO2, íons H+ e elétrons, que posteriormente formam o NADH e FADH2, com saldo final de 2ATP. A fosforilação oxidativa realiza a condução dos elétrons do NADH e FADH2 até o oxigênio, através da cadeia transportadora de elétrons que estão presentes nas cristas mitocondriais. É um processo com grande liberação de energia, com saldo final de aproximadamente 26 ATP. Na glicólise, ocorre a fermentação do ácido lático assim como as bactérias que produzem o iogurte, e as hemácias no organismo humano, que não possuem mitocôndrias e não realizam respiração celular com oxigênio. Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)

Fonte da imagem: site cienciahoje.org.br



A etapa da respiração celular das hemácias que está alterada, resultando em baixos níveis de lactato é:


A) fosforilação oxidativa. Incorreta. A fosforilação oxidativa é uma etapa da respiração celular que ocorre dentro das mitocôndrias, organela que não está presente nas hemácias e que não produz ácido lático ou lactato.

B) síntese de acetil-coA. Incorreta. A síntese de acetil-coA ocorre no ciclo de Krebs, etapa da resporação celular que utiliza oxigênio, que não produz lactato e que acontece dentro da mitocôndria, que não está presente nas hemácias.

C) ciclo de Krebs. Incorreta. O ciclo de Krebs é a etapa da respiração celular que utiliza oxigênio, não produz ácido lático ou lactato, e ocorre dentro da mitocôndria.

D) glicólise. CORRETA. A glicólise é uma etapa da respiração celular que não utiliza oxigênio, e que produz ácido lático e lactato. As hemácias não apresentam mitocôndria, portanto seria essa etapa que estaria alterada com resultados baixos de lactato.


Gabarito do Professor: D

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo