Questão dea2f439-7b
Prova:USP 2021
Disciplina:Geografia
Assunto:Urbanização, Noções Gerais de Urbanização


O esquema apresenta a linha de urbanização da sociedade, que vai do 0 ao 100%. Considerando os referenciais trazidos no esquema, fazem parte do contexto identificado na chamada "zona crítica":

A
Monetarismo; Revolução Industrial; lei Bill Aberdeen.
B
Comunismo; centralização do poder; New Deal.
C
Neoliberalismo; elevada urbanização; crise hipotecária de 2008.
D
Neocolonialismo; Revolução Agrária; quebra da Bolsa de Nova Iorque.
E
Mercantilismo; financeirização da economia; Acordo de Vestfália.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
A Geografia urbana deve ser estudada com bastante atenção tanto no que se refere aos seus processos específicos como ao que se refere a sua relação com outras áreas como a Geografia econômica, da população, e a geopolítica entre as mais comuns. O esquema apresentado aborda a relação campo-cidade enquanto o enunciado busca sua correta relação com o contexto econômico e um acontecimento histórico  associado.


A) Monetarismo é uma corrente do pensamento econômico que defende a importância da estabilidade macroeconômica e é historicamente posterior a revolução industrial o que inviabiliza sua influência no processo descrito no esquema associado, enquanto que a lei Bill Aberdeen trata do combate britânico ao tráfico internacional de pessoas escravizadas durante o século XIX.

B) Comunismo é uma corrente de pensamento que defende o fim da propriedade privada dos meios de produção, enquanto que centralização do poder é um processo que pode ocorrer em qualquer formato de regime político e o "New Deal" foi um extenso programa de reconstrução da economia norte-americana colocado em prática em função da grande depressão da década de 1930. Neste caso não há relação direta entre os itens apresentados e o esquema gráfico associado.

C) O neoliberalismo é uma corrente de pensamento econômico que defende entre outras coisas a menor intervenção possível do Estado sobre a economia e é aplicada em diversos países no mundo contemporâneo, enquanto que a elevada urbanização é característica da maioria dos países industrializados e aparece no esquema como ponto pós industrial onde a cidade submete completamente os acontecimentos do espaço agrário aos interesses do urbano. Já o ponto crítico corresponde a crise hipotecária de 2008, onde a especulação imobiliária influenciada pela recusa de intervenção na economia característica do pensamento neoliberal, permitiu que os preços das moradias disparassem a ponto de causar uma crise de falta de pagamentos que se espalhou por diversos pontos do sistema financeiro internacional naquele período. 

D) Neocolonialismo é um dos nomes do imperialismo característico do século XIX e início do XX e tem relação com a busca por novos mercados e fornecedores de matéria prima por potências industrializadas. A Revolução Agrária  corresponde a modernização das práticas da agricultura que se tornam mais lucrativas e produtivas mas passam a depender ainda mais das técnicas desenvolvidas na cidade enquanto que a quebra da bolsa de Nova Yorque ocorre em 1929 e não possui  relação direta com nenhum dos eventos listados. 

E) O Mercantilismo corresponde ao sistema econômico utilizado por metrópoles europeias da idade moderna a partir do século XV, enquanto que a financeirização da economia é fenômeno do século XX e o acordo de Vestfalia foi um tratado de paz celebrado entre nações europeias no século XVII. 








GABARITO DO PROFESSOR: C

 
 

 

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo