Considere que uma molécula de DNA com todas as citosinas marcadas radioativamente foi
transferida para uma célula sem qualquer substância radioativa. Após esse procedimento, a
célula sofreu duas divisões mitóticas, originando quatro células-filhas.
Ao final das divisões mitóticas, a quantidade de células-filhas com radioatividade é:
Considere que uma molécula de DNA com todas as citosinas marcadas radioativamente foi transferida para uma célula sem qualquer substância radioativa. Após esse procedimento, a célula sofreu duas divisões mitóticas, originando quatro células-filhas.
Ao final das divisões mitóticas, a quantidade de células-filhas com radioatividade é:
As duas cadeias carbônicas que formam a molécula de DNA são unidas por meio de ligações de hidrogênio
entre bases nitrogenadas. Há quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e timina.
Adaptado de mundoeducação.bol.uol.com.br.
Nas estruturas a seguir, estão representadas, em pontilhado, as ligações de hidrogênio existentes nos
pareamentos entre as bases timina e adenina, e citosina e guanina, na formação da molécula de DNA.
As duas cadeias carbônicas que formam a molécula de DNA são unidas por meio de ligações de hidrogênio entre bases nitrogenadas. Há quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e timina.
Adaptado de mundoeducação.bol.uol.com.br.
Nas estruturas a seguir, estão representadas, em pontilhado, as ligações de hidrogênio existentes nos pareamentos entre as bases timina e adenina, e citosina e guanina, na formação da molécula de DNA.
Gabarito comentado
Para resolver essa questão, precisamos analisar a mitose - processo de divisão celular que ocorre. A mitose é o mecanismo de divisão das células somáticas, para crescimento e reposição de células desgastadas, podendo ocorrer em haploides ou diploides. Nesse mecanismo, uma célula gera duas células-filhas com material genético idêntico. Para transmitir a herança genética, a molécula de DNA precisa se replicar, então ocorre a quebra das ligações de hidrogênio que unem as bases nitrogenadas, a separação das fitas do DNA, e pela ação da enzima DNA polimerase, as bases se ligam a outras bases soltas formando os pares certos (A-T, C-G), e ao final, duas moléculas de DNA se formam a partir da sequência original, pelo processo de replicação semi-conservativa. Como cada molécula filha terá um filamento de DNA original e uma nova sequência, nem todas as células-filhas apresentarão radioatividade. Ao final das duas divisões mitóticas, apenas duas células carregarão DNA com citosina radioativa. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
Analisando as alternativas, ao final das divisões mitóticas, a quantidade de células-filhas com radioatividade é:
a) 1. Nas duas divisões mitóticas que ocorrem, as células-filha com radioatividade são duas. Incorreta.
b) 2. A replicação semi-conservativa mantém um filamento original e cria uma nova sequência, resultando, após duas divisões mitóticas, duas células-filhas com radioatividade. Correta.
c) 3. Os filamentos originais se combinam e formam 2 células-filhas com citosinas radioativas. Incorreta.
d) 4. O filamento sem radiação se combina com uma nova sequência, e apenas duas células-filhas não apresentam radioatividade, as outras duas apresentam pelo primeiro filamento ser de célula com citosina radioativa. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra B.