Questão d9a04e35-a6
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Na imagem e no texto do romance de Marguerite
Duras, os dois autorretratos apontam para o modo de
representação da subjetividade moderna. Na pintura
e na literatura modernas, o rosto humano deforma-se,
destrói-se ou fragmenta-se em razão
Na imagem e no texto do romance de Marguerite
Duras, os dois autorretratos apontam para o modo de
representação da subjetividade moderna. Na pintura
e na literatura modernas, o rosto humano deforma-se,
destrói-se ou fragmenta-se em razão
TEXTO II
Tenho um rosto lacerado por rugas secas e profundas,
sulcos na pele. Não é um rosto desfeito, como acontece
com pessoas de traços delicados, o contorno é o mesmo
mas a matéria foi destruída. Tenho um rosto destruído.
DURAS, M. O amante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
TEXTO II
Tenho um rosto lacerado por rugas secas e profundas, sulcos na pele. Não é um rosto desfeito, como acontece com pessoas de traços delicados, o contorno é o mesmo mas a matéria foi destruída. Tenho um rosto destruído.
DURAS, M. O amante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
A
da adesão à estética do grotesco, herdada do
romantismo europeu, que trouxe novas possibilidades
de representação.
B
das catástrofes que assolaram o século XX e da
descoberta de uma realidade psíquica pela psicanálise.
C
da opção em demonstrarem oposição aos limites
estéticos da revolução permanente trazida pela
arte moderna.
D
do posicionamento do artista do século XX contra a
negação do passado, que se torna prática dominante
na sociedade burguesa.
E
da intenção de garantir uma forma de criar obras
de arte independentes da matéria presente em sua
história pessoal.
Gabarito comentado
Isabel VegaMestra em Letras na UFRJ, Coordenadora e Professora Aposentada de Português do Colégio Pedro II-RJ