Questão cf84761e-ed
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Sobre a poesia de Carlos Drummond de Andrade, autor de Sentimento do mundo, é
correto afirmar que:
Sobre a poesia de Carlos Drummond de Andrade, autor de Sentimento do mundo, é
correto afirmar que:
A
A sua poesia verdadeira, a que lhe deu glória e popularidade porque constituía, realmente, a
expressão de sua alma, o grito das suas artérias, a voz do seu temperamento, era aquela que
alguém chamou, uma vez, o seu “erotismo dourado”. Drummond sem beijos, sem a ronda
voluptuosa dos corpos sensuais e fugitivos, das bocas súplices e dos braços estendidos como
tentáculos do pecado, não seria Drummond.
B
Na poesia de Drummond, as palavras atuam no sentido de iluminar ou isolar para os olhos
um sinal da esparsa beleza geral. Fruto da circunstância, o poema é por vezes pequena joia
faiscante e secreta extraída do instante consumido. Em cada poema um convite à perene
virgindade do primeiro olhar, um retorno às fontes de energia de quem observa as coisas
como se as visse pela primeira vez.
C
O caráter pessimista da poesia de Drummond quanto ao pretenso poder da ciência contra o
mistério do universo, essa falta de crença na eficácia de todo o esforço humano, é uma das
suas características que mais o aproximam de nós, exilados há muito do ingênuo ufanismo
cientificista do século passado. Drummond é o poeta do fracasso do enfrentamento do
mistério, da impotência perante o incognoscível.
D
Nos poemas, os grandes acontecimentos públicos do século são expressos através de uma
atormentada, galhofeira ou benévola autoanálise. A esta se acopla uma reflexão poética
sobre a vivência do cidadão brasileiro, e o intelectual cosmopolita em tempos que podem ser
trágicos, dramáticos, nostálgicos, pessimistas ou alegres. Experiência privada e fatos públicos
nacionais e estrangeiros, em correlação e sistema de troca entranháveis, compõem a textura
das sucessivas coletâneas de poemas.
E
O poeta dá geralmente à imaginação as prerrogativas de um poder absoluto e, portanto, quem
deseja compreendê-lo e, em consequência, assimilar as suas criações, terá que reconhecer,
previamente, esse primado. A imaginação criadora de Drummond corresponde ao que a crítica
qualifica de plástica, imaginação exterior, na qual costumam prevalecer as associações de
caráter objetivo, tornando-se por isso mesmo mais atenta às coisas do espaço visível.