INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia o
excerto do romance Jubiabá, de Jorge Amado.
Foi quando o alemão voou para cima dele querendo
acertar no outro olho de Balduíno. O negro livrou o corpo
com um gesto rápido e como a mola de uma máquina
que se houvesse partido distendeu o braço bem por
baixo do queixo de Ergin, o alemão. O campeão da
Europa central descreveu uma curva com o corpo e
caiu com todo o peso.
A multidão rouca aplaudia em coro:
– BAL-DO... BAL-DO... BAL-DO...
O juiz contava:
– Seis... sete... oito...
Antônio Balduíno olhava satisfeito o branco estendido
aos seus pés.
Com base no diálogo e na obra de Jorge Amado, considere
as afirmativas.
I. A luta entre Antônio Balduíno e Ergin pode ser interpretada
como uma metáfora dos conflitos entre
o branco europeu e o negro brasileiro.
II. Ao longo dos seus diferentes romances, Jorge
Amado constrói um projeto estético baseado principalmente
na representação do intimismo e do
lirismo.
III. Nos romances Tereza Batista, cansada de guerra
e Memorial de Maria Moura, o escritor baiano explora
basicamente o universo erótico feminino em
diferentes perspectivas sociais.
IV. O romance Capitães de areia apresenta um detalhado
quadro da marginalidade infantil urbana, ao
retratar crianças de rua, como Pedro Bala, Sem
Pernas e Pirulito.
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia o excerto do romance Jubiabá, de Jorge Amado.
Foi quando o alemão voou para cima dele querendo acertar no outro olho de Balduíno. O negro livrou o corpo com um gesto rápido e como a mola de uma máquina que se houvesse partido distendeu o braço bem por baixo do queixo de Ergin, o alemão. O campeão da Europa central descreveu uma curva com o corpo e caiu com todo o peso.
A multidão rouca aplaudia em coro:
– BAL-DO... BAL-DO... BAL-DO...
O juiz contava: – Seis... sete... oito...
Antônio Balduíno olhava satisfeito o branco estendido aos seus pés.
Com base no diálogo e na obra de Jorge Amado, considere as afirmativas.
I. A luta entre Antônio Balduíno e Ergin pode ser interpretada como uma metáfora dos conflitos entre o branco europeu e o negro brasileiro.
II. Ao longo dos seus diferentes romances, Jorge Amado constrói um projeto estético baseado principalmente na representação do intimismo e do lirismo.
III. Nos romances Tereza Batista, cansada de guerra e Memorial de Maria Moura, o escritor baiano explora basicamente o universo erótico feminino em diferentes perspectivas sociais.
IV. O romance Capitães de areia apresenta um detalhado quadro da marginalidade infantil urbana, ao retratar crianças de rua, como Pedro Bala, Sem Pernas e Pirulito.
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)